Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69

luckypt

Power Member
Boa tarde a todos,

Este é um projecto que eu queria fazer desde a muito tempo, o meu proprio homeserver.
Ora então aqui vai:

Funções do homeserver:

  • Guardar todos os vídeos, fotos, fimes, series, musicas, documentos, Roms , etc
  • Armazenar a base de dados do Kodi para poder sincronizar todos os dispositivos com Kodi (tenho 3 rpi 3 com kodi)
  • Aceder ao conteúdo dentro e fora de casa, em qualquer aparelho com a possibilidade de ter várias contas de utilizador com vários níveis de acesso e conteúdo específico para cada utilizador
  • Acesso simultâneo de vários dispositivos
  • backup de photos dos Smartphones (se possivel)
  • Server VPN
  • Server IP Cam
  • Client Torrent

Hardware: Hp ProLiant microserver gen8 G1610T -
  • Processador: Intel Celeron 2.3 GHz
  • Ram : 4Gb de base + 1 * Kingston Technology KTH-PL316E 8Gb = total 12 GB
  • Salcar 2nd Hard Drive Caddy + DeLOCK 83877 para meter o SSD onde normalmente é o leitor optico
  • 1 SSD BX100 120GB
  • USB KEY 4GB
  • 2 * 4 TB Western Digital Red, 4TB, 6Gbps
  • mais tarde irei adicionar 2 * 4TB se necessario
Backup:
  • raspberry pi B+ com disco externo para fazer backup dos ficheiros mais criticos (fotos videos, docs, etc..)

Config Discos:
  • USB KEY - boot (em AHCI é impossivel de fazer boot pelo SSD en ODD por isso tenho que instalar o GRUB na pen)
  • SSD - OS
  • 2* 4 TB RAID 1 software - data
Configuração dos Discos instalação :

  • USB KEY - /boot/ EXT4
  • SSD : vg_centos - 120 GB XFS
    • / - 20GB
    • home - 88 GB
    • swap - 4GB
  • 2-4TB: vg_data RAID 1 XFS
    • /data - 4 TB


Obrigado desde já a quem poder ajudar e desculpem qualquer coisa

Ps: Agradeço desde já ao @OutofRange que já me ajudou a compreender algumas coisas que eu não conhecia. Mas que de certesa ainda me vai ajudar mais :)

EDIT: Mudei a config do server para algo mais simples, sem VM's e optei para já pelo CentOS 7.3
 
Última edição:
Antes de te ajudar com as outras duvidas... Não coloques o FreeNAS virtualizado. Vais ter problemas mesmo num ambiente caseiro.

O FreeNAS tem alguma virtualização, mas não é grande espingarda.
Se bem que na versão 10 vai ter suporte muito melhor. No entanto a versão 10 acho que não sai tão cedo, e não é propriamente recomendável teres uma beta para dados sensíveis.

Para o teu uso, eu acho que tentava instalar o FreeNAS e usar a ferramenta de virtualização para ver se consegues ter o sistema a correr de forma aceitável.
Compras duas pens (para ter redundância) e instalas o FreeNAS nas mesmas e usas os discos em ZFS RAID1 + o SSD para L2ARC (tens RAM para isso).

E tentas fazer setup das ferramentas que precisas através das Jails (uma coisa parecida com VMs).
Para torrents tens o plugin do transmission na lista de plugins do FreeNAS.

Se optares pelo ESXI esquece o FreeNAS. Acho que podes colocar os discos a serem partilhados com as VMs directamente.
 
Boa tarde @skandal,

Se optar por ESXI aconselhas então o quê como NAS OS?
usar uma ferramenta de VM do FreeNAS? isso funciona bem?

o que gosto nos SO de NAs sao as webUI se não fosse isso instalava CentOS de raiz + 2 VM's para openvpn e torrents e bota a andar lol
 
Não colocas nada com NAS OS. Tens de configurar tudo à mão :P

Supostamente o FreeNAS 10 sai daqui a uns dias. Se puderes esperar parece-me melhor opção.
Ou tentas configurar o que queres nas Jails do FreeNAS 9.

Outras opções, não faço ideia. Mas há opções que misturam o conceito do FreeNAS com virtualização "a sério".
 
So vou comprar o material daki a 2 semanas ( vou de ferias :D)

Se fizer como dizes, instalar o FreeNAS de raiz (sem usar raid hardware)

"duas pens (para ter redundância) e instalas o FreeNAS nas mesmas e usas os discos em ZFS RAID1 + o SSD para L2ARC"

Penso ter aqui 2 pens mas que não têm exatamente a msm capacidade pode ser?
Como faço a redundância ?

No FreeNAS existe OpenVPN? Algum plugin de câmeras IP? Qul é a versão do Transmission neste momento? Pois o site que uso para torrents é privado e só alguns programas são autorizados....

Se fizer o Raid 1 e um dia mais tarde meter mais discos ( 2*4TB) é facil de refazer outro raid 1 e adicionar ao FreeNAS?

Desculpa tantas perguntas, mas preciso ter a certeza do que vou escolher pois é um projecto de backup de files importantes que não quero perder...
 
Penso ter aqui 2 pens mas que não têm exatamente a msm capacidade pode ser?
Como faço a redundância ?

Pode, mas eu compraria duas drivers novas. Fica-te por uns 10€ cada e sempre ficas melhor servido.
Quando instalas, escolhes as duas pens e o freenas automaticamente faz redundância da instalação.

No FreeNAS existe OpenVPN? Algum plugin de câmeras IP? Qul é a versão do Transmission neste momento? Pois o site que uso para torrents é privado e só alguns programas são autorizados....

Acho que não. Não. Não tenho a certeza, mas vejo isso amanhã no trabalho na instalação que temos do FreeNAS.
Supostamente, consegues criar uma jails e instalar o OpenVPN. Mas não é um plugin (que é basicamente uma jail pré-configurada), é uma jail que tens de criar e configurar e pode dar mais trabalho.
Para as cameras há malta a falar que basta configurar as cameras a escrever num share do FreeNAS.

Se fizer o Raid 1 e um dia mais tarde meter mais discos ( 2*4TB) é facil de refazer outro raid 1 e adicionar ao FreeNAS?

Sim, mas não vai aumentar o espaço da pool actual. Vai ser um set de discos diferente, com shares diferentes. Não ficam os 4 no mesmo dataset.

Eu aconselhava-te a ver uns tutoriais do FreeNAS. E a experimentar numa VM :)
 
Tenho um HP da geração 7 com free as e satisfeito, por acaso o OpenVPN não cheguei a precisar porque o router já o faz e simplifica.
Tenho de ver essa funcionalidade das 2 pens, inclusive tenho de trocar a actual só tem 4 gb
 
Estou de ferias, quando voltar os componentes já terão chegado e vou começar alguns testes... Vou atualizando o tópico com os testes, OS's etc...

Cumpz
 
Ola a todos :)

Acabei de mudar o primeiro post.
O que acham da nova config?

Já instalei OpenVPN, Deluge, Webmin, e mais umas coisitas

estou com um problema com o vsftpd:
Consigo aceder por ftp ao server em local/exterior + VPN mas no exterior (atraves do ip publico) não consigo.
não penso ser um problema de port forward porque SSH/VPN/Webmin funcionam bem atraves do ip publico.
Alguem me pode ajudar?

Obrigado
 
Boa tarde,
Antes de mais, parabéns pelo projecto

Ando a pensar em algo similar para guardar fotos.
Que discos estás a usar?
Podes enviar-me PM com o sitio onde adquiriste o GEN8.

Cumprimentos
 
Boa tarde,
Antes de mais, parabéns pelo projecto

Ando a pensar em algo similar para guardar fotos.
Que discos estás a usar?
Podes enviar-me PM com o sitio onde adquiriste o GEN8.

Cumprimentos

Boa tarde,

Obrigado, este é um projecto interessante que serve tb para isso ;)

Mandei pm com as infos.

Cumprimentos
 
Já instalaste o FreeNAS 10? :D

Consigo aceder por ftp ao server em local/exterior + VPN mas no exterior (atraves do ip publico) não consigo.
não penso ser um problema de port forward porque SSH/VPN/Webmin funcionam bem atraves do ip publico.

Não coloques a maquina disponível publicamente. Mas vale ter apenas a VPN a funcionar e sempre que quiseres aceder ao PC fora de casa, ligas-te à VPN.
 
Já instalaste o FreeNAS 10? :D



Não coloques a maquina disponível publicamente. Mas vale ter apenas a VPN a funcionar e sempre que quiseres aceder ao PC fora de casa, ligas-te à VPN.

Acabei por não instalar o freenas... tenho CentOS de raiz com os serviços que quero, já fiz server de TS tb etc... :P
scalhar vou experimentar numa VM lol
 
Acho que com esta última versão esse problema já não se coloca. Ainda por cima se conseguires colocar o PCI pass trough a funcionar.

Acho que já há uma página a mostrar que se pode correr o FreeNAS virtualizado (com uma série de condições). Mas tendo em conta que tens virtualização completa, já não faz muito sentido tentar virtualizar o FreeNAS.
 
Acho que com esta última versão esse problema já não se coloca. Ainda por cima se conseguires colocar o PCI pass trough a funcionar.

Acho que já há uma página a mostrar que se pode correr o FreeNAS virtualizado (com uma série de condições). Mas tendo em conta que tens virtualização completa, já não faz muito sentido tentar virtualizar o FreeNAS.

Neste momento, nem sei o que o FreeNAS me pode trazer mais que o que já tenho..... Podes me dar alguns exemplos de app's serviços que há no freenas e não uma distro linux?
 
deixa-te estar com o CentOS. Pode ser mais complicado no inicio mas vais aprender muito mais e acredita, CentOS tem uma comunidade fantastica!
 
  • USB KEY - boot (em AHCI é impossivel de fazer boot pelo SSD en ODD por isso tenho que instalar o GRUB na pen)
  • SSD - OS

Projeto interessante. Tb adquiri recentemente um HP Proliant Microserver G8. Por agora escolhi o Freenas Corral para OS. Anteriormente tive o Ubuntu Server noutro servidor mais potente. Escolhi este novo equipamento porque é mais compacto e silencioso. Ubuntu server é excelente, mas resolvi experimentar o novo Freenas. Até agora está a ser uma boa experiência.

O que me levou a escrever é o seguinte:

É possível arrancar diretamente pela porta ODD sem ativar o modo AHCI no HP Microserver G8. É incrível o número de posts na Internet que dizem que não é possível e explicam grandes "artimanhas" para contornar.

Solução: basta entrar gestão de armazenamento da controladora, usando o iLO (para não ter de estar a ligar monitor e teclado), criar uma unidade lógica (raid0) para o disco que está ligado a porta sata ODD, e nas definições de boot da controladora selecionar o disco da porta ODD para arrancar em 1o lugar. Assim é menos 1 pen para o boot ligada ao servidor ;) Mais simples.

Eu tenho o Freenas instalado e a fazer boot diretamente num SSD. Sem dúvida que o OS corre muito mais rápido do que numa boa pen USB ou cartão micro SD.

Cumps
 
Back
Topo