Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Julgo que nao haveria problema, o ms tem backup rom se nao me enganp, que pode estar numa versao diferente.
Isto é a minha politica nos varios server que tenho da hp.
Ja nao tenho ms para confirmar mas julgo que tem dual rom e caso algo de grave no update arrancava na dual.

Em BIOS / UEFI sim, tens dual ROM. Para o iLO não sei.

Cumps
 
Julgo que nao haveria problema, o ms tem backup rom se nao me enganp, que pode estar numa versao diferente.
Isto é a minha politica nos varios server que tenho da hp.
Ja nao tenho ms para confirmar mas julgo que tem dual rom e caso algo de grave no update arrancava na dual.

Sim ficou com um backup de outra versão da ROM.
 
Não sei se este é o tópico mais indicado mas quero aproveitar para obter algumas dicas. Adquiri recentemente um Raspberry e pretendo utilizá-lo para projetos pessoais e entre eles montar uma cloud caseira. Já estive a pesquisar um pouco e encontrei alguns conceitos: samba, nextcloud, nextcloudpi. Mas ainda não tenho nada em concreto.

Para alguém que use o Raspberry que conselhos pode me dar relativamente ao uso do Raspberry como cloud? Também gostava de ter alguma redundância nos dados, algo do gênero RAID 1.
 
Alguém aqui usa o vmware e tenha adicionado uma placa de rede extra?
Eu adicionei uma mas não detecta nada e queria comprar uma que tivesse a certeza que fosse funcionar.
 
Após algumas horas a virar estas 38 páginas, já vi inúmeras coisa que também quero fazer no meu Gen8.

O meu Gen 8 já tem o Xeon E3 1265L V2, mas só agora vi os ditos coolers de 65W, pode vir a ser um possível investimento se encontrar algum a bom preço @skandal não tens nenhum escondido? - Algum preço menos bom.

Para controladora SAS/SATA, há pessoal com a LSI 9207-8i e já vi a IBM M1015, ambas suportam 8 ligação, serão ambas boas, alguma melhor que outra ou apenas uma questão de diferença de €?

Tenho 12GB, mas poderia pensar em trocar com acerto, o módulo de 4GB por um de 8GB para ficar com 16GB

E já tem iLo Advance que acho muito porreiro.

Ando a brincar com isto pois é um investimento recente e o kit de unhas não há, pelo que para primeiro contacto com este tipo de material de servidores estou a gostar bastante, e ao invés de investir em outro tipo soluções preferi investir o "mesmo" dinheiro em algo que seja mais polivalente, pelo que vejo a preferência/limitações do Gen10 face ao Gen8, fiz uma boa aquisição.

Já coloquei o ESXI (fui buscar a imagem da HPE), usei um disco na baía, apesar de ver o pessoal a colocar SSD's ou cartões, num SSD só quando adquirir a controladora para colocar no sitio da drive e migro tudo.

Vejo pessoal a colocar o Home assistant e fica tudo a dar, o meu não funciona. criei uma VM através do ficheiro OVA do HassIO, ele realmente está a correr mas não consigo aceder, se houver alguém que me possa dar uma ajuda com isto agradeço.
 
Última edição:
O meu Gen 8 já tem o Xeon E3 1265L V2, mas só agora vi os ditos coolers de 65W, pode vir a ser um possível investimento se encontrar algum a bom preço @skandal não tens nenhum escondido? - Algum preço menos bom.
Quem me dera arranjar mais ao preço que comprei o meu. Conseguia vender pelo dobro do preço :D
Podes sempre comprar um Noctua NH-L9i e furar a retenção para encaixar nos furos do Gen8.

Para controladora SAS/SATA, há pessoal com a LSI 9207-8i e já vi a IBM M1015, ambas suportam 8 ligação, serão ambas boas, alguma melhor que outra ou apenas uma questão de diferença de €?

A 9207 usa o "chipset" SAS2308 o da IBM o SAS 2008. O SAS2308 é melhor, mas só notas diferenças ao usar SSDs. Se comprares uma placa com o SAS2308, convém arrefecer a mesma, ou a ventoinha do Gen8 vai disparar.
Podes ver este video para perceber as diferenças entre cada HBA.
 
Boa noite a todos

tenho um gen8 com processador celeron e 4 gb de ram.

uso sobretudo como fileserver caseiro, mas gostava de experimentar com vms, mas os 4 gb de ram são curtos

provavelmente , a comprar nova ram, irei para uma regua de 8 gb, e fico com 4+8 = 12

mas tenho receio de errar na aquisição, e comprar ram incompatível / inadequada

sem quebrar regras do forum, é possivel obter recomendações concretas dos membros do forum que ja fizeram esta aquisição com sucesso ??

agradeço a todos

cumps
 
Boa noite a todos

tenho um gen8 com processador celeron e 4 gb de ram.

uso sobretudo como fileserver caseiro, mas gostava de experimentar com vms, mas os 4 gb de ram são curtos

provavelmente , a comprar nova ram, irei para uma regua de 8 gb, e fico com 4+8 = 12

mas tenho receio de errar na aquisição, e comprar ram incompatível / inadequada

sem quebrar regras do forum, é possivel obter recomendações concretas dos membros do forum que ja fizeram esta aquisição com sucesso ??

agradeço a todos

cumps

A documentação do servidor indica qual as memórias indicadas: PC3-12800E DDR3 UDIMM.

Em termos de marcas, os HP não costumam ser muito picky, mas podes ver malta que tenha feito upgrade com sucesso e utilizaram.

Link para a pagina da HPE: https://support.hpe.com/hpesc/public/docDisplay?docId=emr_na-c03793258
 
Isto tem estado muito parado :D
Aqui alguém com raid5/10 e SSD Cache?
Estou a pensar adicionar um SSD para o efeito de cache raid 5 3x1Tb WD Blue, no lvm.
Mas para o N40L, atendendo às limitações, qualquer SSD servirá não? visto ser (apenas) SATA II 3Gb/s, ou seja, até 300 MB/s.
Continuarei claro com UPS + Disco externo 2Tb para backups do raid e tenho SSD para boot (sistema, no ODD).

E já agora, adaptadores 2.5" para estes proliant, qualquer um serve?
 
Última edição:
Tendo em conta que é um N40L, a cache SSD acho que não te vai trazer grandes vantagens? O que pretendes que fique mais rápido com o SSD?

E já agora, adaptadores 2.5" para estes proliant, qualquer um serve?

Eu no meu Gen8 nem adaptador tenho, como é ssd fica pousado lá dentro :P

Quem quiser o cooler de 65w para o Gen8 pode sempre tentar fazer uma oferta no ebay :002:
 
Última edição:
Não sei se vais ver grandes melhorias. Acho que o bottleneck vai ser sempre o CPU, mas diria que qualquer SSD barato serve o propósito.
HDD de 2.5 não recomendo. Acho que todos os discos desse tamanho são desenhados para serem discos usb/extra storage em portáteis. Por isso estão sempre a fazer park da agulha e numa utilização 24/7 vão morrer cedo.
 
Não sei se vais ver grandes melhorias. Acho que o bottleneck vai ser sempre o CPU, mas diria que qualquer SSD barato serve o propósito.
HDD de 2.5 não recomendo. Acho que todos os discos desse tamanho são desenhados para serem discos usb/extra storage em portáteis. Por isso estão sempre a fazer park da agulha e numa utilização 24/7 vão morrer cedo.
O parking é me irrelevante... Eu sei dos cuidados a ter, além do parking: já nos meus wd green 3.5" havia esse problema e com tweaks corretos ficam ok: 2 com +25.000h trabalharam 24/7 em raid sem problemas no meu DNS320. 2.5" é principalmente pelo (baixo) consumo e barulho, e boa capacidade.
 
Back
Topo