Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Podes me dar um exemplo de uma build para true nas?
É só para ter uma ideia, mas já pensei em Ryzen + 64GB de memoria no minimo

Eu tenho um hp proliant gen 8 e a única coisa que fiz foi upgrade a ram. Tenho 8gb.

Uso para dados pessoais, uso Emby em casa e fora de casa, uso também VM com HomeAssistant.
Tenho 4 discos de 3GB cada, e o truenas a trabalhar num miniSD.

Já tenho isto a 5 anos, e funciona 5*
Para as minhas necessidades, é perfeito. O funcionamento do truenas é cada vez melhor. Tem evoluído muito
 
Eu tenho um hp proliant gen 8 e a única coisa que fiz foi upgrade a ram. Tenho 8gb.

Uso para dados pessoais, uso Emby em casa e fora de casa, uso também VM com HomeAssistant.
Tenho 4 discos de 3GB cada, e o truenas a trabalhar num miniSD.

Já tenho isto a 5 anos, e funciona 5*
Para as minhas necessidades, é perfeito. O funcionamento do truenas é cada vez melhor. Tem evoluído muito
O meu problema é que preciso de muita ram para VMs e o GEN8 so pode ter 16 no máximo, daí falar de fazer um truenas noutro server.
 
O que usas para NAS?
TrueNAS, e estou à espera que saia o TrueNAS SCALE (baseado em Debian) para finalmente ter docker a funcionar correctamente :)

Sinceramente para o que quero serve perfeitamente, até tenho alguns dockers a funcionar lá.
Medo pq? É base Debian e funciona bem qb...
Para mim foi bastante mau em termos de estabilidade. Quando usei tive vários problemas:
- A UPS não era detectada correctamente no UI
- ZFS era uma dor de cabeça para colocar a funcionar e funcionava mal
- O SMART funcionava às vezes, outras vezes deixava os discos falharem todos para me avisar :D
- Várias vezes tinha erros na UI que o próprio autor dizia que não ia corrigir.
- Por causa do ZFS, às vezes o kernel não era "suportado" entre updates :P

Basicamente aquilo é um projecto de um pessoa só que o começou porque foi afastado do FreeNAS e do NAS4Free porque devia ser algo difícil de lidar :P e então criou aquele pet project.
Acho que há uns anos podia fazer sentido, actualmente com tanta escolha.... acho que não oferece nada de especial.

É só para ter uma ideia, mas já pensei em Ryzen + 64GB de memoria no minimo
Acho que não precisas de tanto, principalmente se o TrueNAS SCALE vier com o KSM sharing ligado e a funcionar bem.
 
O meu problema é que preciso de muita ram para VMs e o GEN8 so pode ter 16 no máximo, daí falar de fazer um truenas noutro server.

O meu até já e difícil encontrar a venda. Mas na altura dei uns 150€ por ele novo.

Eu como de momento só preciso de uma VM e 2GB serve perfeitamente, está impecável:)

Mas tu precisas de uma máquina bem superior:)
 
TrueNAS, e estou à espera que saia o TrueNAS SCALE (baseado em Debian) para finalmente ter docker a funcionar correctamente :)



Para mim foi bastante mau em termos de estabilidade. Quando usei tive vários problemas:
- A UPS não era detectada correctamente no UI
- ZFS era uma dor de cabeça para colocar a funcionar e funcionava mal
- O SMART funcionava às vezes, outras vezes deixava os discos falharem todos para me avisar :D
- Várias vezes tinha erros na UI que o próprio autor dizia que não ia corrigir.
- Por causa do ZFS, às vezes o kernel não era "suportado" entre updates :P

Basicamente aquilo é um projecto de um pessoa só que o começou porque foi afastado do FreeNAS e do NAS4Free porque devia ser algo difícil de lidar :P e então criou aquele pet project.
Acho que há uns anos podia fazer sentido, actualmente com tanta escolha.... acho que não oferece nada de especial.


Acho que não precisas de tanto, principalmente se o TrueNAS SCALE vier com o KSM sharing ligado e a funcionar bem.

Com o upgrade para truenas, acho que houve melhorias significativas. Mas o uso que eu dou é muito “caseiro” :)

Há problemas que relata, que eu nunca senti no meu. Os meus discos nunca tiveram essas falhas até hoje
 
Mesmo não dando problemas... porque é que usam um software que tem um suporte fraco quando há tantas alternativas bem mais viáveis?

TrueNAS (com o SCALE vai passar a ser debian based)
Nas4Free
UnRaid
Xpenology

Acho que qualquer um destes 4 é mais bem suportado que o OMV.
 
Mesmo não dando problemas... porque é que usam um software que tem um suporte fraco quando há tantas alternativas bem mais viáveis?

TrueNAS (com o SCALE vai passar a ser debian based)
Nas4Free
UnRaid
Xpenology

Acho que qualquer um destes 4 é mais bem suportado que o OMV.
Na altura era o que me parecia o mais apropriado para correr numa VM.
Um dia vou mudar,mas não será com o Gen8, aí vou comprar outra coisa com 2 CPUs etc..
 
Comprei um mini-pc j3455 8gb ram, e experimentei o xpenology, e apesar de funcionar bem coisa, apenas notei que ao transferir um iso 5gb , tinha 3 ou 4 quebras de velocidades . Está a transferir a 80mb/s cai para 0kb/s e volta 80mb/s. Andei as voltas mas não resolvi.

Depois de umas procuras acabei por instalar o trueNAS, um disco de 4tb , adicionei 4 users e permissões para as respectivas pastas, uma pasta para publica/convidados. Depois criei uma vm só com o pfsense para fazer de servidor vpn L2TP/IPsec.
Testes 93mb/s constantes sem falhas, com vpn ligada a transferir o pc fica 63% cpu ocupado.

O meu problema é fazer backups e de modo a que consiga aceder a informação de um computador, porque ZFS não dá para aceder sem montar uma pool.

Por exemplo Mycloud crio safe points para o disco externo, mas se pegar no disco externo e ligar no portátil acedo a toda informação.
 
Pois o trueNas só cria ZFS.
já activei o ssh no my cloud mas quando vou configurar o rsync task não consegue ir ao disco.
Backups só faz da Pool, ou para outra NAS. Nem um backup para um disco externo tem opção.
 
Quando dizes "my cloud" é um nas/disco da WD?


Mas isso é algum erro de configuração, porque o rsync podes configurar para fazer sync usando ssh.


Porque fazer backup para um disco local faz pouco sentido.
Sim é um disco WD my cloud.
No entanto como tenho safe point da wd liguei o disco externo e importei o disco, depois foi só mover para as pastas correctas.
Depois os backups vou fazer para o wd my cloud.

Agora tenho uma questão que é nos telemóveis ligados a wifi_5G a ver fotos pelo nextcloud ou directamente por smb pelo gestor ficheiros do android é um bocado lento a mudar para a foto seguinte.
 
Back
Topo