Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Transmission ou deluge, por aqui.

Obrigado ao dois, vocês seguiram algum tutorial, ou poder-me-iam indicar algum, ....sou mais do que nOOb 🥴

Já agora, vocês conseguem me indicar como visualizar e ter acesso a pasta ( download ) no truenas, é que o qbitorrent instalado e não consigo nem visualizar, quanto mais aceder mesmo.

Fotos
 
Última edição:
O Deluge torna-se um bocado pesado e lento com uma lista grande de torrents. É também o client que uso, mas já pensei algumas vezes em mudar para o qbittorrent que é baseado em libtorrent.
 
Obrigado ao dois, vocês seguiram algum tutorial, ou poder-me-iam indicar algum, ....sou mais do que nOOb 🥴

Já agora, vocês conseguem me indicar como visualizar e ter acesso a pasta ( download ) no truenas, é que o qbitorrent instalado e não consigo nem visualizar, quanto mais aceder mesmo.

Fotos
Mas consegues aceder à página dele (LocalIP:8080) ? Está nos plugins?
https://www.truenas.com/community/threads/issue-accessing-qbittorrent-web-ui.91784/post-636200

A instalação manual é deste género.
 
E sem sabermos o que tens instalado/configurado:

Memory, CPU, and Network Considerations​

Memory Sizing​

TrueNAS has higher memory requirements than many Network Attached Storage solutions for good reason: it shares dynamic random-access memory (DRAM or simply RAM) between sharing services, add-on plugins, jails, and virtual machines, and sophisticated read caching. RAM rarely goes unused on a TrueNAS system and enough RAM is key to maintaining peak performance. You should have at least 8 GB of RAM for basic TrueNAS operations with up to eight drives. Other use cases each have distinct RAM requirements:

  • Add 1GB for each drive added after eight to benefit most use cases.
  • Add extra RAM (in general) if there are more clients connecting to the TrueNAS system.
  • Add 2 GB of RAM for directory services for the winbind internal cache.
  • Add more RAM as required for plugins and jails as each have specific application RAM requirements.
  • Add more RAM for virtual machines with guest operating system and application RAM requirements.
  • Add the suggested 5 GB per TB of storage for deduplication that depends on an in-RAM deduplication table.
  • Add approximately 1 GB of RAM (conservative estimate) for every 50 GB of L2ARC in your pool. Attaching an L2ARC drive to a pool actually uses some RAM, too. ZFS needs metadata in ARC to know what data is in L2ARC.
https://www.truenas.com/docs/core/gettingstarted/corehardwareguide/#minimum-hardware-requirements
 
i5-4570
32Gb DDR3
SSD 250Gb
3Tb x 2 WD RED

HP ProDesk G1

E o que só tenho configurado é o Jail com o qBittorrent, nada mais.

Já tentei instalar uma VM com o Docker / Portainer / qBittorrent, uma maravilha,...sem consumo algum de recursos,....o único senão, é eu não conseguir aceder e partilhar a pasta ( download ) do qBittorrent neste caso.
 
Ok, sendo assim....


Uma questão, estava a pensar em adquirir este equipamento, isto vale apena?

HP ML350p G8​

• Modelo servidor: HP ML350P G8 | Modelo para 8 x Discos 2.5" ou SFF
• Processador: 1 x Intel Xeon Processor E5-2680 (até 3,5GHz)(total 16 Cores / 32 threads)
• Memória RAM: 64GB DDR3 RAM ECC
• Armazenamento / HDD: 1 x 600B SAS 2.5"
• Networking: 4 x Portas RJ45 1Gbit
• Gestão Servidor: 1 x ILO4 RJ45
• 1 x Fontes Alimentação
 
Ok, sendo assim....


Uma questão, estava a pensar em adquirir este equipamento, isto vale apena?

HP ML350p G8​

• Modelo servidor: HP ML350P G8 | Modelo para 8 x Discos 2.5" ou SFF
• Processador: 1 x Intel Xeon Processor E5-2680 (até 3,5GHz)(total 16 Cores / 32 threads)
• Memória RAM: 64GB DDR3 RAM ECC
• Armazenamento / HDD: 1 x 600B SAS 2.5"
• Networking: 4 x Portas RJ45 1Gbit
• Gestão Servidor: 1 x ILO4 RJ45
• 1 x Fontes Alimentação
Pelo preço no OLX parece ser uma opção interessante. Com muitas opções para expandir memória e discos.

Para quem tenha espaço.. também deve ser barulhento
 
Existe alguma forma de fazer uma cópia de um computador com Windows 10 e usar essa imagem como VM do NAS ?
Ja tentei mas não consigo um formato compatível com a QNAP NAS.
 
Nao conheço o hipervisor da QNAP, mas habitualmente aceitam os formatos conhecidos.

No windows corres o Disk2vhd e crias um disco virtual da tua maquina que queres virtualizar.
No hypervisor da QNAP, deve haver alguma forma de criares uma VM e apontar para um disco ja existente( o que criaste, no formato .vhd ou .vhdx).
Caso nao aceite esse formato nativamente deve haver algum conversor.
 
Tenho o truenas e exprimentei o qBittorrent, funcionou sem qualquer problema, e boas velocidades.
Mas no entanto nao consegui com que fosse parar para o meu disco.

Tenho disco 4tb + ssd com jails e sistema e o qBittorrent nao há maneira de salvar no disco 4tb.
 
Estava a pensar fazer um novo projeto com um NUC.
Os 16GB de ram do meu hp já começa a ser pouco :S
Estava a pensar em utilizar o NUC com o proxmox para ter as minhas VM´s.

Alguém algum NUC ou aconselha algum?

Obrigado
 
Back
Topo