Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Comprei recentemente um minisforum hm90 ryzen9 4900h c/ 8 cores e estou satisfeito.

Era para comprar um nuc da Intel, mas ainda bem que esgotaram, este é muito mais performance. Não foi muito mais caro. Pena não ter thunderbolt.
 
Estava a pensar fazer um novo projeto com um NUC.
Os 16GB de ram do meu hp já começa a ser pouco :S
Estava a pensar em utilizar o NUC com o proxmox para ter as minhas VM´s.

Alguém algum NUC ou aconselha algum?

Obrigado
Tenho tido exactamente esse problema, tbem ando á procura se alguma coisa não muito cara, mas que se possa fazer upgrades á vontade (espaço e barulho para mim não são problema)
Já pensei em montar um pc com base em ryzen2, mas os preços estão altos neste momento.
 
Tenho tido exactamente esse problema, tbem ando á procura se alguma coisa não muito cara, mas que se possa fazer upgrades á vontade (espaço e barulho para mim não são problema)
Já pensei em montar um pc com base em ryzen2, mas os preços estão altos neste momento.

Pois os preços andam muito altos. Eu agora vou ver se apanho algum negócio porreiro em segunda mão de um nuc.
Eu ao contrario de ti tenho falará de espaço e preciso que seja silencioso =P

Uma dica para ti no OLX há empresas a vender servidores em segunda mão e a bom preço, visto que o barulho para ti não é importante podes também ver ;)
 
Como salvar todas as configurações do qBittorrent, pretendendo formatar o TrueNAS?


Comprei dois HDs novos (WD RED Pro 6Tb), e preciso remover os discos antigos e colocar esses novos no pc com TrueNAS, mas quero salvar as configurações do qBittorrent, como posso fazer isso?



Obrigado
 
Estava a pensar fazer um novo projeto com um NUC.
Os 16GB de ram do meu hp já começa a ser pouco :S
Estava a pensar em utilizar o NUC com o proxmox para ter as minhas VM´s.

Alguém algum NUC ou aconselha algum?

Obrigado
Sim, tenho 3 com proxmox e funcionam muito bem. Mas nada de extremamente exigente. Apenas uma VM com Mongodb + Nodejs para storage de informação de vários equipamentos e mandar para fora. Impecável. Para não falar que têm refrigeração passiva, o que é ótimo para não puxar pó e o silêncio é também ponto positivo. Compacto, que se encosta a um qualquer canto. Muito bom equipamento, a meu ver.
 
Sim, tenho 3 com proxmox e funcionam muito bem. Mas nada de extremamente exigente. Apenas uma VM com Mongodb + Nodejs para storage de informação de vários equipamentos e mandar para fora. Impecável. Para não falar que têm refrigeração passiva, o que é ótimo para não puxar pó e o silêncio é também ponto positivo. Compacto, que se encosta a um qualquer canto. Muito bom equipamento, a meu ver.

Que modelos usas?
 
Que modelos usas?
https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/95062/intel-nuc-kit-nuc6cayh.html

Nada de espetacular em termos de specs mas tem PVE instalado com uma VM e tem cumprido bastante bem a função. Ligado 24/7, sincronizando os registos todos para vários servidores. "Encostado" num qualquer "canto", até atrás de um monitor pode ficar e zero chatices com manutenções de hardware, que é o que preciso, uma vez que são localizações de difícil alcance (8000km de distância).
Mas também noutros locais tenho HPE microservers a fazer trabalhos mais pesados e noutros HPE GEN 10. Dependendo do volume de informação e importância da mesma, tarefas de CPU necessárias, armazenamento e redundância.
Se precisares de mais processamento, aí compensa pensar num CPU mais interessante... tens ofertas de i3, i5 e i7 nestes modelos, claro que o preço acompanha. A intel fez nesta linha um excelente trabalho. Tem um toque muito clean e profissional.
 
Última edição:
https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/95062/intel-nuc-kit-nuc6cayh.html

Nada de espetacular em termos de specs mas tem PVE instalado com uma VM e tem cumprido bastante bem a função. Ligado 24/7, sincronizando os registos todos para vários servidores. "Encostado" num qualquer "canto", até atrás de um monitor pode ficar e zero chatices com manutenções de hardware, que é o que preciso, uma vez que são localizações de difícil alcance (8000km de distância).
Mas também noutros locais tenho HPE microservers a fazer trabalhos mais pesados e noutros HPE GEN 10. Dependendo do volume de informação e importância da mesma, tarefas de CPU necessárias, armazenamento e redundância.
Se precisares de mais processamento, aí compensa pensar num CPU mais interessante... tens ofertas de i3, i5 e i7 nestes modelos, claro que o preço acompanha. A intel fez nesta linha um excelente trabalho. Tem um toque muito clean e profissional.

Os nuc são uma boa opção para mim por serem pequenos e silenciosos.
O meu maior problema é a falta de ram. Quero ter mais espaço para conseguir correr mais vm’s de testes, as de produção deixaria no meu ho gen 8.
 
Os nuc são uma boa opção para mim por serem pequenos e silenciosos.
O meu maior problema é a falta de ram. Quero ter mais espaço para conseguir correr mais vm’s de testes, as de produção deixaria no meu ho gen 8.
Acho que consegues ter 16GB de ram no máximo. Parece-me ser o maior fator limitativo no teu caso então. Podes sempre considerar adquirir mais unidades e não centralizares as VM... para além do módulo de 16GB de ram + um CPU mais potente. Mas claro, aí começa a entrar o fator euros. Em termos de equipamento para casos menos complexos, puxados, que seja para configurar e "encostar" são perfeitos. Em caso de necessidade de maiores recursos, aí diria que talvez possa não ser a melhor opção, dependendo dos requisitos totais.
 
Eu tenho um hp proliant gen 8 e a única coisa que fiz foi upgrade a ram. Tenho 8gb.

Uso para dados pessoais, uso Emby em casa e fora de casa, uso também VM com HomeAssistant.
Tenho 4 discos de 3GB cada, e o truenas a trabalhar num miniSD.

Já tenho isto a 5 anos, e funciona 5*
Para as minhas necessidades, é perfeito. O funcionamento do truenas é cada vez melhor. Tem evoluído muito
Boas.
Onde compraste a RAM? (Ok...***** como ultimo recurso :))
Tenho tido muita dificuldade em arranjar UDIMM para este servidor. Alguma referencia de comercializador?
Obg
 
são DDR3 normais...
DIMM é apenas um indicativo do formato físico do modulo de memoria, e UDIMM apenas indica que a memoria é do tipo Unbuffered DIMM ou seja um modulo de memoria comum de desktop e sem buffer
Memory
  • Type: HPE Smart Memory, DDR3 Unbuffered (UDIMM)
  • DIMM Slots available: 2
  • Standard: 4 GB (1 x 4GB) PC3L-12800E Dual Data Rate (DDR3) UDIMM
  • Maximum: 16 GB (2 x 8GB) PC3-12800E DDR3 UDIMM
 
Comprei recentemente um minisforum hm90 ryzen9 4900h c/ 8 cores e estou satisfeito.

Era para comprar um nuc da Intel, mas ainda bem que esgotaram, este é muito mais performance. Não foi muito mais caro. Pena não ter thunderbolt.

Quanto pagaste pelo dito (preço sem ram/ssd)?

Eu tenho uma Nuc i5 8259u a fazer de servidor e estou satisfeito mas um gajo quer sempre mais :D
 
Boas,

( The web interface could note accessed )


Instalei uma placa de rede nova (duas portas), e agora não consigo aceder a web interface, seja com a nova placa ou a antiga que é que existe na bord.


Existe algum método para contornar isto?

Foto


i5-4570
32Gb DDR3
SSD 250Gb
3Tb x 2 WD RED

HP ProDesk G1
 
Boas,

( The web interface could note accessed )


Instalei uma placa de rede nova (duas portas), e agora não consigo aceder a web interface, seja com a nova placa ou a antiga que é que existe na bord.


Existe algum método para contornar isto?

Foto
Isso não é normal, já tentaste voltar a tirar essa nova placa e ver se a antiga funciona?
 
Existe algum método para contornar isto?

Sim, tens de configurar novamente o interface de rede.
Escolhe a opção 1 e segue as instruções no ecrã.

Outra coisa que não percebo, porque é que quiseste adicionar essa placa e ficar com 3 portas na máquina se vais instalar FreeNAS/TrueNAS.
Vais fazer Link Aggregation?
 
Sim, tens de configurar novamente o interface de rede.
Escolhe a opção 1 e segue as instruções no ecrã.

Outra coisa que não percebo, porque é que quiseste adicionar essa placa e ficar com 3 portas na máquina se vais instalar FreeNAS/TrueNAS.
Vais fazer Link Aggregation?
Boas, vou ficar só com duas, (placa nova) tenho um switch HP que suporta Link Aggregation.
 
Back
Topo