1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construção de um PC a Low-Cost [1º Motherboard]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por KapeloMaster, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 1833)

1. KapeloMaster

KapeloMaster Banido

Buenaz to all!

Vou explicar um pouco da minha situação:

Há relativamente pouco tempo comprei um portatil devido a ser essencial para a realização de projectos na universidade (Toshiba Satellite A110-179), pondo de lado o velhinho pc que sempre me acompanhou o belo e extremamente lento Compaq Presario já com + de 10 anitos.:-D
    O problema é que tou a queimar um bocado o portatil devido a estar noites consecutivas ligado, o que não acho nada bom.8|

É assim que surgiu a ideia de aos poucos contruir um pc mais ou menos novo com alguns materiais do compac (drive de dvd's e disco rigido +/- novos).
    Este pc não vai ser para jogar jogos ou para correr grandes programas, no maximo, vai ser utilizado para ver uns filmes, mas o grande objectivo é mesmo ficar a noite e dia ligado (pelo que é fundamental o baixo ruido) e também tem que ter uma grande capacidade de armazenamento.
    Espero desta forma que me dêem umas luzes daquilo que deverei fazer, tendo em atenção que o orçamento é muito limitado :wow: e quanto mais barato melhor. Passo a passo irei colocar neste topico as diferentes peças que desejo adquirir.

Em principio, vou construir uma caixa em acrilíco, }> devido a ser mais barata e a nível de cores e assim acho que fica muita fixe. Já tenho algumas luzes do que tenho que fazer.

Penso que a seguir a isto, deverei em primeiro lugar investir numa motherboard. Eu até era para renovar a do Compaq, mas depois de verificar que tinha um AMD a 533 mhz, com muito pouca base de expansão pus essa ideia de lado.
    E aqui começam as complicações, é que no mercado existem um sem número de boards. Em primeiro lugar: AMD ou INTEL, acredito que deve ser um dos topicos mais falados, só que não faço a mais pequena ideia das diferenças e daquela que se adequa ao meu caso. :'(
    Agora das mais baratas (todo o projecto tem por base low cost), qual é que me aconselham, tendo em base o objectivo do pc?
    Estejam à vontade para dizer sites com os produtos.

Obrigado!

Desculpem pela extensão do topico,e se fiz alguma coisa de errado :'(

2. JoaoAlves7

JoaoAlves7 Power Member

tudo bem explicado mas falta uma coisa...
    quanto estas a pensar gastar no pc completo???
    so torre ou com monitor???

3. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

barato? compra um celeron , uma ASrock baratita, 1 giga de ram, 80 gigas de disco, a grafica fica onboard, ou compras uma x1300 para nao ser assim tao mau, uma fonte de 400 W , juntas a drive de DVD que tens ai e tens um PC novo por 250 euros :D

isto sem ecran e isso

4. KapeloMaster

KapeloMaster Banido

Monitor já tenho, pelo menos enquanto não tiver € não troco, 1º está o pc.
    Quanto a orçamentos, eu esperava comprar tipo peça por peça, não sei muito bem quanto vou gastar porque ainda estou à espera do subsidio ehehe, mas qualquer coisa entre os 200€ talvez (motherboard, fonte de alimentação, chip, cabos, ventoinhas,etc) , mas não sei ainda não fiz grandes contas ... isso é um pouco variàvel, mas quanto menos gastar melhor, porque por valores mais altos quase que vale a pena comprar um pc novo, não acham?

Última edição: 30 de Maio de 2007
  5. Scarecrow

Scarecrow Power Member

É que não sei se consegues aproveitar alguma coisa sequer do teu compaq(era essa a ideia ou não).. mesmo os discos rígidos devem ser muito lentos para o que se pede em dia.. e o resto dos componentes não deve ser compatível com nada novo hoje em dia

Cumps

6. Romani48

Romani48 Power Member

Low Cost operacional:

TEAM ELITE 1GB 2x512MB DDR2-667 DUAL CHANNEL .......................................... € 49.90
    ASROCK 4CORE-VSTA SOCKET 775 ................................................................. € 65.00
    CORE 2 DUO E2140 1.60GHZ FSB800 1MB CACHE BOX ........................................ € 79.90

TOTAL: € 194.80

já dá para muita coisa

7. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Ainda falta fonte e gráfica (ou essa tem gráfica integrada?)

Cumps

8. theforbidden1

theforbidden1 Banido

A bom rigor ele não consegue aproveitar nada, alias tentar aproveitar alguma coisa só tornara o computador + caro.

Na linha dos 300 euros (sem monitor) tens por exemplo isto, acho que eles tiram o Windows se quiseres utilizar a maquina para correr linux.

http://www.poweron.pt/portal/index....88f95e73d8cc943&option=com_phpshop&Itemid=126
    http://www.poweron.pt/portal/index....88f95e73d8cc943&option=com_phpshop&Itemid=126

9. Romani48

Romani48 Power Member

tem VGA, apesar disso é compativel com AGP, PCI-E e PCI, logo alguma board deve lá dar, até PCI..

Fonte também é só mais uns 35/40 por uma LC Power 350W
    PAra que comprar PCs já feitos? Isso só encarece a coisa, e acho mais "emocionante" ser mos nós a montar :D

eu prefiro.. alem do mais deve vir com uma fonte eurotech:004::004: para por aquilo em chamas loool

Não, mas é que assim não tens tanto "controlo" sobre o que compras e pagas a construção também...

10. KapeloMaster

KapeloMaster Banido

O disco que tenho é mais ou menos novo ( +/- 1 ano), apesar de ter apenas 40 gb :'( quero o meter para depois este ficar com o sistema e mais umas coisinhas porque ele até é rapido e depois tento meter outro disco maior.
    A drive também ainda é mais nova, já é um leitor/gravador da samsung 52x, dual layer, etc, etc.
    Isso de comprar pc novo não tá mesmo na minha mira, queria ver se nao gastava muito mais de 200€.>(

11. KapeloMaster

KapeloMaster Banido

Esta ideia pareceu-me muito boa, ainda faltava mais umas coisinhas mas é mais ou menos isto que ando à procura.
    O que eu não percebo muito bem é que processador dá para certa board, e a memoria ram se dá para aquela board, ou seja, pelo que eu sei nem todos os processadores e memorias dão para uma motherboard certo?

12. Romani48

Romani48 Power Member

O sistema que eu fiz ai é o que eu gosto de chamar reciclavel..

Porque?
    1º O que tu falas de um processador dar para certa board é normalmente o socket.. neste caso a board e a Mobo são skt775 e esta ultima suporta os Conroe, logo aqui não encontras problemas.

2º Agora a parte do reciclavel. Como deves saber de a uns tempos para cá a porta das gráficas antigas (AGP) tem sido a vir substituida por uma mais rápida (PCI-Express) e com esta board tens a capacidade de ter uma das duas. Apesar que a de PCI-Express está limitada electricamente a 1/4 da velocidade, mas para o sistema que queres nunca irás notar.

Depois a outra fase da compatibilidade são as memorias! Esta board é compativel com DDR e DDR2, de qualquer forma as memorias que pus lá são DDR2, mas podes também por DDR, porém só um tipo pode ser usado de cada vez!! (a board tem 2 slots DDR e 2 DDR2)

e está é uma board excelente para sistemas low-cost/office/media center..

cumps

13. KapeloMaster

KapeloMaster Banido

Buenas to all!

Desde já agradeço as vossas respostas :x2: , no entanto, andei a fazer um pequeno estudo de mercado sobre motherboards, memorias ram, fontes de alimentação, etc.
    E deparei-me com algumas duvidas, por exemplo, relativamente às memorias, verifiquei os dois tipos que ja ca tinham falado as DDR e as DDR II, existem assim tantas diferenças? Será melhor uma DDR a 400 mhz do que uma DDR II a 800 mhz? Outra coisa é mesmo a questão da velocidade (no caso das DDR II), existem bastantes, tipo, 533 mhz, 667 mhz, 800 mhz, obviamente que o preço vai subindo à medida que a velocidade aumenta, mas será que a board (Asrock 4 core - VSTA) aguenta? Para finalizar as duvidas sobre memoria, mais vale ter 2 x 512 mb, ou só ter 1 de 1 GB?
    Relativamente às fontes de alimentação, qual acham que deve ser a "potencia", os watts necessários para um desempenho fiavel da máquina (350w/400w/420w/500w/550w)?
    Quanto a motherboards, comecei a ver que existem um sem numero delas por preços baixos, nomeadamente as AMD socket 754, AMD socket 939, AMD socket A e as mais recentes (penso eu) as AMD socket AM2. Quanto às Intel, vi as socket 478 e as socket 775. A recomendada pelo site era uma socket 775 penso eu por ser dos modelos mais recentes, ja podendo levar c2d. Mas com tanta oferta entre AMD's e Intel, será que é mesmo a melhor board rondando os 60€? Por exemplo:
    ASROCK 4 cordual - VSTA VS ASUS P5GC-MX / ASUS P5GZ-MS (as duas tem os mesmo preço)
    Quanto ao processador, verifiquei que era o mais barato (cerca de 80€) que existe no mercado de c2d, mas será que este é melhor que por exemplo:
    AMD Anthon 64 AM2 3800 + Box 512k (74,8 €) ?
    AMD Anthon 64 AM2 Dual Core x2 3800 (77,8 €) ?
    Ainda os Pentium 4 a 3,4 Ghz por 79,8€ ?
    ou os Pentium D a 3,0 Ghz por 78,3 €?
    (Desconsiderei os Semptorn e os celeron devido aos baixos preços que tem, penso que já devem estar desatualizados).

O problema do low-cost é quando existe muita oferta para valores baixos, que leva a que não se saiba realmente escolher o melhor para aquele preço >(

14. DARKiller

DARKiller I quit my job for Folding

desses todos vai para o x2 3800 da amd ou para o CORE 2 DUO E2140 1.60GHZ FSB800 1mb que o romani recomendou!
    sao os melhores!o am2 3800 (74.8) e so um processador assim como o pentium 4 3.4ghz!
    agora o que rende e os dual core!

15. Romani48

Romani48 Power Member

Ora vamos cá começar por refletir tudo isto :D

1º DDR/DDR2

Antes demais começar por dizer que podemos fazer um paralelo entre o que um dualcore/singlecore e o SDR/DDR.

Porque?

DDR é um tipo de memoria que aproveita melhor as larguras de banda em dois sentidos. Por isso passamos a um novo ponto:

As velocidades

Normalmente, tal como analizas-te as memorias vêm com determinadas velocidades. Mas estas são as velocidades efectivas e não reais, ou seja, quando compras um DDR/DDR2 a 667, a velocidade real dele vai ser de 333.3Mhz (in/out).
    Adaptando aqui a duvida do suporte das RAMS pela motherboard, ela vai aguentar a 100% até 667, os 800Mhz não são suportados por padrão pela MB, apenas em OC.

DDR2

DDR2 é nada mais que um novo padrão de DDR, funciona em termos teoricos da mesma forma, com a largura de banda dupla, porém esta é mais recente, atinge velocidades "maiores" e já não vale a pena investir em DDR, logo esta é a escolha mais acertada.

Outra coisa que ambas as DDR e DDR2 têm é o chamado Dual Channel, ou seja, para melhor proveito destas deverás comprar 2 dimms iguais e usálas em paralelo, pois assim a sua largura vai ser superior.

Logo se quiseres 1GB compra 512Mb+512Mb
    Como não vais andar a fazer OC, podes comprar umas Value RAM, chamadas de OEM, que são memorias mais banais e baratas que não conseguem ser puxadas para usar em OC, porém para um sistema default é a melhor escolha.

2º Fontes

Antes de mais não podes avalar as fontes pela Potencia máxima, porque muitas das vezes é markting. Ora como deves ter reparado encontras fontes de 500W de 20€ até 70€.. Isto porque o que realmente conta é a potencia real que a fonte consegue.
    Para isso tens de estudar a sua ameragem, voltagem (estabilidade), rentabilidade, etc.

Como queres um sistema low cost, recomendo te já uma das marcas que tem vindo a trazer "felicidade" a casa de muitos users aqui na TZ! A LC Power, e como o sistema não vai ser um consumidor, então recomendo te uma LC Power 450W. Normalmente o pessoal compra a SIlentGiant 140mm Rev2 Green, mas como não precisas de tanto não vale a pena. Estas fontes têm uma rentabilidade de 80% pelo que a energia dissipada vai ser bastante mais reduzida, criando um sistema mais fiavel e fresco! Logo silencioso.

3º Motherboards

Motherboards, a base de todo o sistema, e um bom sistema começa por aqui! Uma motherboard estável e sem problemas, com uma bios actualizada e estável é o primeiro passo para nunca teres problemas num sistema!

Antes de mais digo te que podes esquecer já os skts A/754/939 (AMD) e 478 (Intel), estes estão mais que ultrapassados e a sua tecnologia faz parte do passado. Destes ultimos os unicos que ainda conseguem dar cartas são os 939, porém já nem vale a pena considerá-los!

Logo sobra os AM2 e 775

E neste caso saltamos para os processadores.

Ora aqui tens várias, diversas, muitas, variadas (oops, já me repeti :P) soluções.
    Antes de mais devo dizer que ao preço que hoje encontras dual cores, deves já descartar as opções single core! Portanto o 3800+ (o meu :D) e o P4 podem ser já desconsiderados.
    Neste momento aos preços que encontras os C2D, também digo não aos PentiumD..

Passemos então ao que é novo e com futuro.

Como queres um sistema barato diria para ires para um AMD... porém, e infelizmente o skt AM2 está condenado. No final do Ano vai surgir o AM2+ que apesar de suportado pelos skt AM2 só algumas boards são candidatas a sua compatibilidade, normalmente de modelos de media e alta gama, pelo que uma MB com 60€ não vais conseguir :(

Portanto, e tal como já te disse, deves considerar os novos C2D, chamados de Pentium E2140/E2160, que são simplesmente C2D com cache cortado, portatno por muitos considerados como os Celeron dos Core 2 Duo, mas não te deixes enganar por isto!

Estes são CPUs sólidos, estáveis, e pequenas "bestas" á espera de serem explorados, pelo que penso que deves apostar num destes..

Quanto realmente a board que deves escolher, penso que devas ir mesmo para a AsRock, que para já te serve bem, tens a vantagem de ser hibrida e suportar tecnologias anteriores como AGP (se quiseres aproveitar uma Gráfica mais antiga que tenhas por ai) ou DDR (mas este caso já te falei em como o DDR2 é o que deves escolher), e então no futuro podes escolher uma outra board melhorzinha..

espero ter te tirado algumas duvidas e que gostes da pequena "review" :P

lol

cumps fica bem

16. KapeloMaster

KapeloMaster Banido

Buenaz again!

Desde já agradeço a tua longa resposta Romani48, foi realmente esclarecedora!

Desde a minha entrada neste forum até agora, já aprendi mais sobre pc's que quase toda a minha vida, nomeadamenente de hardware.

Neste momento tou mesmo virado para os c2d da intel(o E2140 ou o E2160). No entanto, mais umas horas neste forum e verifiquei algumas coisas um pouco chatas na Asrock 4 coredual - VSTA.
    Esta motherboard até tem bastantes boas criticas e até agora é a mais recomendável para quem quer fazer uma renovação com alguns materiais antigos, mas também para que não tem muitas posses e já quer colocar um processador c2d.
    Segundo o que creio que li no forum, esta motherboard só aguenta DDR's até 667 o que para mim não é nenhum problema, mas era só para não comprar nada que depois não desse.
    Segundo notei esta motherboard não tem qualquer placa grafica onboard, o que para mim não é nada bom, seria um custo acrescido que teria que ter, já que a do compaq tinha grafica na placa.
    A questão que ponho é que vale a pena comprar esta motherboard e obrigatóriamente uma placa grafica muito má, ou se por mais um pouco compro uma motherboard já com placa grafica?
    Por exemplo a Asrock ConRoe945G-DVI (c/ Intel® Graphics Media Accelerator 950, Pixel Shader 2.0, DirectX 9.0 and Max. shared memory 224MB)
    Outro problema, penso que seja a compatibilidade com discos SataII.

17. Romani48

Romani48 Power Member

Então vai para essa, realmente tinha na ideia que essa AsRock tinha grafica onboard...

18. KapeloMaster

KapeloMaster Banido

Segundo o que ta no site da Asrock:

Audio, Video and NetworkingGraphics- n/a

19. Romani48

Romani48 Power Member

qual? a Asrock 4 coredual - VSTA não é?

Partilhar esta Página