Artigo/Análise Construção de uma Cantena

darkbullet

Power Member
Boas a todos, com este Tutorial espero dar o meu contributo a esta comunidade ;)

Este projecto foi elaborado por mim, pelo meu primo (user Dark-Fenix) e com a ajuda do meu pai.

Em 1º lugar vou fazer uma introdução às condições e motivos que me levaram a levar este projecto avante:
A ideia principal é partilhar a ligação à Internet entre duas habitações, neste caso separadas por +/- 100 metros (julgo eu).

Essa partilha seria feita colocando um router wireless (Asus WL-520G) em minha casa (morada de facturação da Internet) e um simples placa de rede (chip RT2500) no PC da outra casa.

Posto isto tentei me informar o melhor possivel qual seria a solução mais eficaz, simples e barata de o fazer. E seria construir duas antenas tipo Yagi (Canetnas) que resistissem às agressões do mundo exterior. Essa informação foi adquirida nos seguintes sites:



Segui e li alguns Tutoriais de construção e de teoria:


Depois de ter aprendido umas coisas ao ler esses sites o meu próximo passo foi ver o material mais adequado para a construção das antenas e aquele que ficava mais barato. O material que usei foi o seguinte:

  • Tubo de Inox de 2mm de espessura e 85mm de diâmetro interior;
  • Vareta roscada de 4mm;
  • Rilene (material fibroso derivado do nylon, utilizado na serralharia mecânica, de fácil manuseamento, aspecto idêntico ao plástico);
  • Alumínio, varão de alumínio;
  • Fichas coaxais para ligação do fio.
Posso também indicar que, como tive meios para isso, efectuei os cálculos indicados nos tutoriais anteriores com maior precisão, pois os valores indicados são aproximados, usei cálculos para o canal 6 (2437Mhz), pois é o canal "do meio" e como em tudo,na prática as medidas não vão poder ser exactamente as calculadas teoricamente, logo assim deixo margem para possíveis erros.

A ideia principal desta antena direccional é captar o melhor possível as ondas wireless emitidas não só por reflexão (o corpo, lata, da antena capta as ondas reflectindo-as para os determinado ponto) mas também por filtragem (o "miolo" tem dimensões especificas para filtrar uma determinada frequência de onda, perturbando as restantes frequências)

As contas que fiz foram as seguintes:

  • Canal utilizado: 6

  • Frequência da onda: 2437Mhz

  • Comprimento da onda (Lo) = velocidade da luz (3*10^8) / Frequência da onda (2437*10^6) = ~ 12,31 cm
tincan2.gif



Lg depende do diâmetro da lata e da frequência, Lo apenas depende da frequência. A frequência é diferente de canal para canal.
Os valores que interessam são 1/4Lo e 3/4Lg, esses valores podem ser obtidos aqui

  • Temos então Lo/4=30.754mm e 3/4Lg=232.24mm
Para o miolo apenas precisamos da medida 1/4Lo, onde a anilha juntamente com o casquilho deverão ter esse medida.

p1290034hy2.jpg

my.php

Aqui encontram-se os casquilhos e as anilhas já feitas.
As anilhas são feitas de alumínio de 2mm de espessura, 30mm de diâmetro e um furo de 4mm. Podiam ser umas anilhas de 1" de diâmetro ou mais comprada numa drogaria.

Os casquilhos são bocados de alumínio redondo com 12mm de espessura e um furo no centro de 4mm roscado, e 28,754mm de comprimento (1/2Lo-2mm)
Mas podiam ser de outro material condutor, como por exemplos daqueles tubos de alumínio ou latão À venda nas lojas de bricolage.

p1290036av6.jpg
aqui está o miolo completo

Depois passei à construção de uma tampa para a antena, essa tampa tem a função de impermeabilizar o interior da antena e de segurar o miolo no local correcto.

p2020061zm1.jpg
p2020063ib0.jpg

esta perspectiva mostra um canal, este canal serve para por um vedante, para proteger da agua.

p2020057iz9.jpg


Aqui já a tampa com o miolo, usei parafuso de inox, e uma anilha de borracha feita à mão com 2 vasadores. Tem de diâmetro exterior 90mm e de diâmetro interior 85mm. A tampa poderia ser construida de inúmeras maneira, é só usar a imaginação. ;)

p2040003va9.jpg


Aqui os tubos de inox com um fundo, de inox também, soldado. O comprimento do tubo deverá ser 3/4Lg.

p2040005cj7.jpg


O fundo dos tubos, usei cola de contacto para vedar o fundo como podem ver.

p2020049kh0.jpg


Uma perspectiva geral do material.
Os tubos já possuem os furos para colocar as fichas.
A distancia do centro desses furos ao fundo dos tubos deverá ser 1/4Lg.
p2040007wm5.jpg


As Fichas, usei uma emenda para passar pelo tubo, e uma anilha para a rosca ficar facejada por dentro do tubo (ficar o mais curto possível).
O brinco é um pouco de tubo de rilene para segurar o fio, pois o fio é flexível e dentro do tubo tem que ficar "direito".

p2040008ml1.jpg
p2040009pf9.jpg


Aqui está a antena construida, com a tampa e respectivo miolo, e a ficha nos seus lugares.

p2080005ux6.jpg


A antena com o sistema que usei para prender ao mastro que coloquei nas chaminés onde estão as antenas.

p2090009lq3.jpg


E aqui o sitio onde está uma das antenas.

Deixo aqui uma ideia da distancia entre as antenas.

p2090007sm4.jpg

p2090008yw7.jpg

p2090006nf3.jpg


Este projecto já esta terminado desde Agosto do ano passado, apenas coloquei agora este tutorial pois quis ter a certeza dos resultados. e os resultados são excelentes, a ligação é super estável, mesmo com ventos de 80Km hora e granizo lol a ligação tem cerca de -34dB a 54Mbs.

Ate agora só tive 2 contra tempos:
Um foi logo ao inicio, a ligação era estável mas de fraca qualidade, apenas 2Mbs, resolvi o problema trocando o fio, usava um fio RG-58 e agora uso um fio coaxial (de antena como usamos nas nossas casa) de referencia TEKA-N46-TK.
O outro deu-se em Dezembro, a qualidade e estabilidade da ligação começou a piorar, após uma subida ao telhado detectei que a antena estava mal isolada, pois continha agua, retirei a agua e usei vedox na tampo, e problema resolvido.

Até hoje não tive mais problema nenhum :D

Isto não é bem um Tutorial, é mais uma experiência, mas acho que dá para retirar alguns dados, dados que quando iniciei o projecto tive dificuldades em obter. Espero assim poder ajudar alguém ;)

Se Houver alguma duvida, ou critica, disponham, estou aqui para ajudar e ser ajudado ;)

Obrigado a todos, Daniel Oliveira

 
Última edição:
mt bom mesmo.... axo ke tiveste uma ideia mt boa e obtiveste mtos bons resultados....
eu tive mais ou menos essa situação aki em casa mas no meu foi mais distancia entao optei por comprar a meias uma antena unidireccional.... pa n dar trabalho... mas tb aki era de um predio para o outro com cerca de 200 ou 250 metros de distancia....
mas acima de tudo mtos parabens :kfold:
 
mt bom mesmo.... axo ke tiveste uma ideia mt boa e obtiveste mtos bons resultados....
eu tive mais ou menos essa situação aki em casa mas no meu foi mais distancia entao optei por comprar a meias uma antena unidireccional.... pa n dar trabalho... mas tb aki era de um predio para o outro com cerca de 200 ou 250 metros de distancia....
mas acima de tudo mtos parabens :kfold:

então nesse caso julgo que uma antena direccional seria melhor opção...


e obrigado ;)
 
então nesse caso julgo que uma antena direccional seria melhor opção...


e obrigado ;)

Antes de mais parabéns pelo trabalho, está mesmo fantástico, e obrigado pela partilha do mesmo.

Queria contudo fazer um reparo a esta tua última observação em relação ao tipo de antena usada pelo PacChild, pois uma antena "unidireccional" é uma antena direccional, que como o próprio nome indica, ("uni...direccional") se destina a comunicar numa única direcção. Não há mais direccionalidade que esta. :001:

Terias talvez confundido com uma antena omnidireccional (tipo isotrópica que irradia em todas as direcções).

Abraço
 
sera possivel.. usar por exemplo uma antena daquelas de TV por satelite.. de algum modo transforma.la.. para o mesmo efeito que a antena que o darkbullet fez? o meu cunhado mora a uns 400 metros de mim.. queria tentar passar net pra ele! nao sei se o meu router da para fazer essas coisas :/ mas deve dar.. pelo menos tem wireless.. digam qualquer coisa sobre este assunto!

edit and offtopic: como se mete password num router? tipo para o pessoal de la de fora nao utilizar a minha net :S ?!
 
sera possivel.. usar por exemplo uma antena daquelas de TV por satelite.. de algum modo transforma.la.. para o mesmo efeito que a antena que o darkbullet fez? o meu cunhado mora a uns 400 metros de mim.. queria tentar passar net pra ele! nao sei se o meu router da para fazer essas coisas :/ mas deve dar.. pelo menos tem wireless.. digam qualquer coisa sobre este assunto!

Podes meter a cantenna no ponto focal da parabólica que dá perfeitamente. Mas para 400m é um exagero.


darkbullet Esta é das antenas caseiras mais bem construidas que já vi, parabéns!

Chegaste a testar a cantenna com e sem os elementos que tens dentro da lata? existe grande diferença de sinal?
 
Podes meter a cantenna no ponto focal da parabólica que dá perfeitamente. Mas para 400m é um exagero.


darkbullet Esta é das antenas caseiras mais bem construidas que já vi, parabéns!

Chegaste a testar a cantenna com e sem os elementos que tens dentro da lata? existe grande diferença de sinal?


quando dizes " um exagero " quereras dizer.. impossivel? :/ expliquem-me uma coisa.. quando maior for.. e mais alto estiver a antena.. mais sinal manda nao e? ou recebe...
 
Os meus parabéns darkbullet pelo tuturial, está excelente, mt bem explicado! :001:
sera possivel.. usar por exemplo uma antena daquelas de TV por satelite.. de algum modo transforma.la.. para o mesmo efeito que a antena que o darkbullet fez? o meu cunhado mora a uns 400 metros de mim.. queria tentar passar net pra ele! nao sei se o meu router da para fazer essas coisas :/ mas deve dar.. pelo menos tem wireless.. digam qualquer coisa sobre este assunto!

edit and offtopic: como se mete password num router? tipo para o pessoal de la de fora nao utilizar a minha net :S ?!

Sim podes,... aqui tens umas ideias! http://www.usbwifi.orconhosting.net.nz/
 
quando dizes " um exagero " quereras dizer.. impossivel? :/ expliquem-me uma coisa.. quando maior for.. e mais alto estiver a antena.. mais sinal manda nao e? ou recebe...


Exagero no sentido que não precisas de uma parabólica para uma distancia tão pequena como 400m, ex: se tens sinal suficiente com uma cantenna (9dBi) que atinge os 54mbps, para que queres uma parabólica de 22dBi?

Uma cantenna dá perfeitamente para 800m com linha de vista, uma parabólica dá para uns kms com linha de vista..então se apontares 2 cantennas uma à outra dá na boa 1,5km.

E se a cantenna não der, acrescentas um Cone que acrescentas mais 5dBi pouco trabalho.
 
Última edição:
sera que me podem explicar como meter password e como configurar um router? ( o da minha namorada :X ) e um linksys WRT54G.. ela diz que o ligou mas que a net vai mts vezes a baixo e assim :/ acho que ela precisa de abrir umas portas and stuff.. mas eu n sei como :S ajudem please! eu sei que isto e totally offtopic.. mas pa nao andar a poluir por ai.. posto aqui lol

and by the way.. thanks TheBigTwo pelo link :P vou ja ler aquilo! e casser.. preciso de falar cntg! sera que me podes arranjar o teu msn por favor? manda pm please..

cumpz
 
Antes de mais parabéns pelo trabalho, está mesmo fantástico, e obrigado pela partilha do mesmo.

Queria contudo fazer um reparo a esta tua última observação em relação ao tipo de antena usada pelo PacChild, pois uma antena "unidireccional" é uma antena direccional, que como o próprio nome indica, ("uni...direccional") se destina a comunicar numa única direcção. Não há mais direccionalidade que esta. :001:

Terias talvez confundido com uma antena omnidireccional (tipo isotrópica que irradia em todas as direcções).

Abraço

Obrigado a todos, sim tens razão confundi foi das horas lol
 
na distancia de 800 metros.. mais ou menos.. com pinheiros a frente e assim.. sera que da para fazer a mesma coisa que o darkbullet fez? talvez com uma antena melhor nao sei.. talvez se o sinal for bem forte.. passe por essas coisas todas :S
 
na distancia de 800 metros.. mais ou menos.. com pinheiros a frente e assim.. sera que da para fazer a mesma coisa que o darkbullet fez? talvez com uma antena melhor nao sei.. talvez se o sinal for bem forte.. passe por essas coisas todas :S

tira um PS à pagina de configuração do router... ou entao procura por qualquer cena sobre WPA (ou WEP)
 
Umm posso diser que tenho uma antena k chega (+/-) a 3 kilmtrs e costoume os olhos da cara xD mas ainda so a testei a 1 kmt n tive paciencia para mais e e so pa lans ca na terra xD
 
Oi!!!
Muitos parabens pelo teu trabalho, max tenho uma pequena questao k queria k algum de vos me esclarece-se.... Como é k soubeste que ias utilizar o canal 6?
PTT
 
Oi!!!
Muitos parabens pelo teu trabalho, max tenho uma pequena questao k queria k algum de vos me esclarece-se.... Como é k soubeste que ias utilizar o canal 6?
PTT

escolhi-o, foi por opção minha, tanto é que a can trabalha melhor no 4 devido a uns erros na construção da antena, uma vez que a diferença entre o canal 1 e o 11 é de +/- 1mm. Escolhi o 6 para isso mesmo, para eventuais erros...
 
Back
Topo