• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Construção torre gaming

prdjc

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

- 2000€, este mês



2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

- Apenas todos os componentes



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) (80%)

- Principalmente Fortnite, entre outros

c) Office / Navegação web / Filmes (20%)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

- Quando achar necessário



5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

- É um portátil, não há nada que se possa aproveitar

6) Vais fazer Overclock?
> Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX)
> Não incluída no orçamento

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não sei

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Nvidia

e. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD e HDD 500GB+/-

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Nenhuma

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Silenciosa

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
> Preciso, mas já tenho algo em mente e fora do orçamento em questão

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
> Não



10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
> Não



11) Contexto, comentários adicionais.
> Já tive vários portáteis mas nunca fiquei satisfeito com a jogabilidade a fim de certo tempo. Como tenho possibilidades, acho que já é altura de fazer um pc que seja bom e dure algum tempo
 
A minha ideia é um monitor curvo, 144Hz no mínimo, com entradas hdmi, dos mais baratos, tipo 300€, devem rondar as 23,5"
 
Eu não percebo muito de componentes, tenho de ver. Mas queria os ssd nvme, disseram-me ser melhores e mais rápidos. Não vale a pena apostar em watercooler? O ecrã estava a pensar nesse mas em 23,5" ou num AOC
 
NVMe não faz diferença em jogos e no dia a dia. Mas se fizeres muita questão, podes meter um Intel 660p, em vez.
Watercooler não vale a pena. Em geral são mais caros, mais barulhentos e menos fiáveis que bons coolers a ar. Além do mais mencionas que nem sequer vais fazer overclock.
Monitor, meti algo que cabe no orçamento total que deste e capaz de tirar bom partido de uma máquina como esta. Mas se preferires mais pequeno, tu é que sabes. Não vás é para 1080p. Ou se fores, podes trocar a gráfica por uma 2070, para não desperdiçares dinheiro.
 
Está bem, obrigado pela tua opinião. Se calhar opto por meter o tal Intel 660p, não me importo de gastar mais uns euros. Em relação ao cooler, deves perceber melhor do que eu, vou apostar então num a ar. O monitor se achas que fica melhor um 27" em vez de 23,5", mais vale apostar então num 27" para tirar o maior partido da máquina então
 
Se preferes um monitor mais pequeno, nada da contra, atenção! Apenas acho um bocado desperdício de potencial, com o teu orçamento. ;)
 
Caixa ATX Sharkoon TG5 Led Vermelho com Janela
69,90 €

Processador Intel Core i7-9700K Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.9GHz 12MB Skt1151
P/N: BX80684I79700K
425,90 €

Placa Gráfica Asus ROG Strix GeForce RTX 2080 8GB OC
P/N: 90YV0C60-M0NM00
934,90 €

SSD M.2 2280 Intel 660p 512GB QLC NVMe
P/N: SSDPEKNW512G8X1
77,90 €

Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular
P/N: SSR-650FX
99,90 €

Motherboard ATX Gigabyte Z390 UD
P/N: GA-Z390UD
125,95 €

Cooler CPU Noctua NH-U12S
P/N: NH-U12S
58,90 €

Memória RAM G.SKILL Trident Z 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL15 Cinza
P/N: F4-3000C15D-16GTZ
119,80€

Máquina: 1913,15€


Monitor Curvo MSI Optix MAG27CQ VA 27" QHD 16:9 144Hz FreeSync
P/N: S15-0007010-HH5
449,00€

Teclado Mecânico Corsair K70 MK.2 RGB PT Cherry MX Red
P/N: CH-9109010-PT
148,90€

Colunas Trust GTX 608 Illuminated Speaker Set USB
P/N: 21202
54,90€

Headset HyperX Cloud II 7.1 Pro Gaming Vermelho
P/N: KHX-HSCP-RD
89,90€

Periféricos: 742,70€

Total: 2,655,85€


Rato para já ainda não vou precisar.
O que achas assim?
 
Última edição:
A nível de periféricos está bom mas a nível de máquina ha muitas coisas que para mim simplesmente não faz sentido fazer quando se tem orçamento e se faz uma máquina para estes valores.

- A gráfica não vale a pena pagares tanto quando consegues a mesma performance por menos.
- Utilizar um SSD budget numa build de 2000€? Com este orçamento consegue-se perfeitamente encaixar um dos melhores do mercado que da muito mais garantias de futuro.
- Uma motherboard de 120€ para um processador de 400€+? Opa, a UD efectivamente tem um bom power delivery VRM para preço mas para um processador destes não recomendo. Por mais um pouco compras uma coisa muito melhor.
- O cooler não me parece de todo adequado á build em questão, acho que deixa um pouco a desejar tendo em conta as restantes opções que temos disponíveis, principalmente para este processador que não é propriamente dos mais frescos. Pode efectivamente ser silencioso, isso não ha como contestar, mas acho que performance será mais importante neste caso. O fator estetica é subjectivo mas acho que é geral, um AIO é sempre mais clean, principalmente quando falamos de um air cooler da noctua com os castanhos que não combinam com nada.
- A caixa é outro factor a considerar sendo que a que apresentas-te não é das melhores, por valores semelhantes compras bastante melhor.

Fica a minha sugestão:

Processador Intel Core i7-9700K - 425€
Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H100x 240mm - 95€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Pro - 200€
Memória RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 110€
Placa Gráfica Gigabyte GeForce RTX 2080 Gaming 8GB OC - 833€
SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo 500GB MLC V-NAND NVMe - 120€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular - 100€
Caixa ATX Phanteks Eclipse P400s Tempered Glass com Janela Preta/Branca - 90€

Máquina: 1973€
 
Continuo sempre entender essa pseudo-necessidade de boards caras para CPUs caros, apenas porque sim, porque o CPU também é caro.
Bem como gastar mais em SSDs que não fazem qualquer diferença na utilização pretendida.
Quanto ao cooler, não me parece que coolers que aguentam perfeitamente com Threadrippers tenham agora algum problema com um i7. O argumento da estética percebo. Não é algo a que dê prioridade em relação a coisas cmo silêncio ou fiabilidade, mas percebo é fica sempre ao critério do OP. Agora performance, não pega.
E para não parecer só do contra, concordo a 100% com a grafica, a strix é um roubo.

Já o disse antes e repito, lá porque um orçamento é grande, não é obrigatório esgota-lo se o benefício não é tangível. ;) Na minha modesta opinião.
 
Continuo sempre entender essa pseudo-necessidade de boards caras para CPUs caros, apenas porque sim, porque o CPU também é caro.
Bem como gastar mais em SSDs que não fazem qualquer diferença na utilização pretendida.
Quanto ao cooler, não me parece que coolers que aguentam perfeitamente com Threadrippers tenham agora algum problema com um i7. O argumento da estética percebo. Não é algo a que dê prioridade em relação a coisas cmo silêncio ou fiabilidade, mas percebo é fica sempre ao critério do OP. Agora performance, não pega.
E para não parecer só do contra, concordo a 100% com a grafica, a strix é um roubo.

Já o disse antes e repito, lá porque um orçamento é grande, não é obrigatório esgota-lo se o benefício não é tangível. ;) Na minha modesta opinião.

Se é uma pseudo-necessidade para ti tudo bem mas para mim não é, é simplesmente uma questão de ajuste e equilíbrio. Como disse acima, excluindo os restantes pontos e pegando só na questão do overclock, que é sempre bom ter em aberto esta opção, a VRM da Aorus Pro é simplesmente muito melhor do que da UD.

Quanto ao SSD, não me vou repetir, uma máquina de 2000€ e leva com um SSD QLC? Não faz diferença a jogar mas faz no resto. Hoje a máquina é para jogar e amanha as necessidades mudam e é para trabalhar ou outra coisa qualquer. A gastar dinheiro que seja de forma a cobrir o máximo de possibilidades.

Quanto ao cooler, se para ti cola ou não a mim muito honestamente não me interessa até porque não estou a atirar as coisas para o ar, alias, eu nunca disse que era mau simplesmente que existiam coisas melhores e que na minha opinião se ajustavam mais à build em questão.

Quanto ao que dizes estar sempre a repetir, são opiniões. Eu não gosto de limitar as máquinas ao estritamente necessário, só faz com que exista a necessidade de trocar ou alterar alguma coisa mais cedo, se ha orçamento, compra-se o melhor possível dentro do valor de forma a cobrir o máximo de casos e situações que possam surgir. Se fosse-mos a pegar por esse ponto que tu tanto falas até te digo que não sei porque não recomendaste ao user para fazer uma máquina de 800€, afinal de contas é principalmente para jogar Fortnite como o próprio indica, quase 2000€ para quê?
 
Ajute e equilíbrio de quê? É só essa a minha questão. Que desequilíbrio é que uma UD causa no sistema?
Overclock, ele menciona que não vai fazer. E VRM, já a UD tem um ao mesmo nível ou até melhor que muitas boards de outras marcas de perto de 200€ (são 10 boas fases vs. muitas 8 pseudo). Mesmo VRM melhor, a Elite (ainda ponderei metê-la na sugestão inicial, mas como não havia intenção de overclock e quase ninguém sente a diferença entre um ALC887 e um 1220, achei que eram ~50€ bons de poupar ou aplicar noutro lado) tem o mesmo que a Pro e sai um pouco mais barata... Não é preciso equilibrar a olho pelo preço para haver verdadeiro equilíbrio. ;)

SSD, eu até recomendei um TLC.. SATA :002: porque para jogar e para o dia a dia não faz qualquer diferença. E a dar 100 e poucos € por um SSD, mesmo numa máquina de 2000€ é de longe mais vantajoso ir por um 660p de 1TB do que por um 970 evo de 500GB na minha modesta opinião. Aposto que fica sem espaço muito antes do que fica sem performance...

Enfim, filosofias diferentes. Eu preferi cortar no que não faz diferença (baseado em factos) para dar margem para um monitor melhor. Acho que o equilíbrio também passa por aí. ;) Agora o OP que pondere todas as contribuições e faça como achar melhor. Por mim, retiro-me que isto começa a ser cansativo.
 
Última edição:
Eu já disse mas volto a dizer, limita a capacidade de overclock do processador o que, PARA MIM, é um desequilibro. Num sistema equilibrado uma coisa não limita a outra. São só 200Mhz? Não interessa, limita e a nível de estabilidade também não é a mesma.
Só porque ele AGORA não vai fazer overclock significa que ele NUNCA vai querer fazer? Como disse, se temos margem porque fazer compromissos? Assim cobrimos todas as situações possíveis, presentes e futuras.
De salientar que eu, mais uma vez, não disse que a UD era má, aliás, até disse que para o preço era bastante boa, simplesmente não ajustada a build em questão, na minha opinião.

Outra vez a falar dos SSDs no gaming então eu volto-te a dizer, se é para construir para o mínimo sugeria-se uma máquina de 800€ e pronto, quando entramos nesta gama de preço acho que faz todo o sentido investir em algo melhor sendo que na vida nem tudo são jogos, as nossas necessidades do dia-a-dia alteram com muita regularidade e o dinheiro não abunda para se andar a trocar todos os anos ou de 2 em 2 anos de máquina.
1TB é melhor que 512GB? Se fosse uma comparação directa até te dava razão mas há outros factores a ser considerados, até porque não conheces as necessidades de armazenamento do user em questão para dizer que ele mais rapidamente fica sem espaço do que sem performance suficiente.

Concordo, filosofias diferentes e há que respeitar, tu deste o teu ponto de vista e eu dei o meu (igualmente baseado em factos) ;)
 
9700k
Wd blue sn500 500gb
Z390 aorus pro
Msi Rtx 2080 gaming x
Gskill sniper X 3600c19 2*8gb.
Seasonic gold 650w
Caixa Fractal meshify c


A nível de periféricos está bom mas a nível de máquina ha muitas coisas que para mim simplesmente não faz sentido fazer quando se tem orçamento e se faz uma máquina para estes valores.

- A gráfica não vale a pena pagares tanto quando consegues a mesma performance por menos.
- Utilizar um SSD budget numa build de 2000€? Com este orçamento consegue-se perfeitamente encaixar um dos melhores do mercado que da muito mais garantias de futuro.
- Uma motherboard de 120€ para um processador de 400€+? Opa, a UD efectivamente tem um bom power delivery VRM para preço mas para um processador destes não recomendo. Por mais um pouco compras uma coisa muito melhor.
- O cooler não me parece de todo adequado á build em questão, acho que deixa um pouco a desejar tendo em conta as restantes opções que temos disponíveis, principalmente para este processador que não é propriamente dos mais frescos. Pode efectivamente ser silencioso, isso não ha como contestar, mas acho que performance será mais importante neste caso. O fator estetica é subjectivo mas acho que é geral, um AIO é sempre mais clean, principalmente quando falamos de um air cooler da noctua com os castanhos que não combinam com nada.
- A caixa é outro factor a considerar sendo que a que apresentas-te não é das melhores, por valores semelhantes compras bastante melhor.

Fica a minha sugestão:

Processador Intel Core i7-9700K - 425€
Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H100x 240mm - 95€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Pro - 200€
Memória RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 110€
Placa Gráfica Gigabyte GeForce RTX 2080 Gaming 8GB OC - 833€
SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo 500GB MLC V-NAND NVMe - 120€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular - 100€
Caixa ATX Phanteks Eclipse P400s Tempered Glass com Janela Preta/Branca - 90€

Máquina: 1973€

Essa build também não é a mais equilibrada. O cooler dessa rtx 2080 é horrivel.

RAM hynix afr , quando tens kits cfr pelo mesmo preço... Por exemplo gskill sniper x 3600c19.

A caixa não é grande coisa a nível de ventilação.
 
Última edição:
Processador Intel Core i7-9700K - 425€
Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H100x 240mm - 95€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Pro - 200€
Memória RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 110€
Placa Gráfica Gigabyte GeForce RTX 2080 Gaming 8GB OC - 833€
SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo 500GB MLC V-NAND NVMe - 120€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular - 100€
Caixa ATX Phanteks Eclipse P400s Tempered Glass com Janela Preta/Branca - 90€

Máquina: 1973€

Parece-me bem, tirando a caixa, eu queria mesmo a caixa que mencionei, mesmo que tivesse de adicionar depois 2 ou 3 ventoinhas por cima, acho que é uma caixa bem ventilada até, e gosto do seu design.

Em relação ao watercooler, tenho as minhas dúvidas, não irei ter problemas com a água se houver fugas? Como funciona em relação ao líquido? Tenho de mudar de quanto em quanto tempo? Preços dos líquidos? Vêm incluídos no watercooler a primeira vez e depois tenho de comprar à parte?

Também estou com dúvidas em relação às Ram's. O mHz tem de ser alto e o CL baixo certo? Não é melhor ter 3200mHz e 16CL em vez de 3600mHz e 19CL?

Eu já disse e repito, não percebo muito do assunto, estou a falar com base naquilo que me dizem.

9700k
Wd blue sn500 500gb
Z390 aorus pro
Msi Rtx 2080 gaming x
Gskill sniper X 3600c19 2*8gb.
Seasonic gold 650w
Caixa Fractal meshify c




Essa build também não é a mais equilibrada. O cooler dessa rtx 2080 é horrivel.

RAM hynix afr , quando tens kits cfr pelo mesmo preço... Por exemplo gskill sniper x 3600c19.

A caixa não é grande coisa a nível de ventilação.

Que cooler aconselhas?


Para o monitor considerava o MAG271CQR que é o modelo mais recente que veio substituir o MAG27CQ, e custa o mesmo.

O monitor já vai para além daquilo que estava a contar, mas entre esses dois prefiro mesmo aquele que referi, gosto mais, mas obrigado pela tua opinião :D
 
não irei ter problemas com a água se houver fugas? Como funciona em relação ao líquido? Tenho de mudar de quanto em quanto tempo? Preços dos líquidos? Vêm incluídos no watercooler a primeira vez e depois tenho de comprar à parte?

Também estou com dúvidas em relação às Ram's. O mHz tem de ser alto e o CL baixo certo? Não é melhor ter 3200mHz e 16CL em vez de 3600mHz e 19CL?

Os coolers AIO são selados e não precisam de qualquer manutenção de liquido. Fugas também são muito improváveis. O maior ponto de falha é mesmo a bomba. Quando falha é mais difícil de detectar que uma ventoinha, e as temperaturas sobem muito rapidamente quando o liquido não circula.

Memória, 3600MHZ CL18 têm aproximadamente a mesma latência que 3200MHz CL16. 3600MHz CL19 já é um pouco pior em latência, mas continuam a ter vantagem em largura de banda. Na prática, para jogar devem acabar a dar no mesmo, sem se perder tempo com configurações e testes detalhados, que não me parece ser de todo a tua cena. No teu caso diria que ficas perfeitamente servido com um kit de 3200MHz CL16. É um bom equilíbrio de velocidade/latência/preço e a compatibilidade e facilidade de configuração é quase garantida.
 
Pronto, no final de contas a caixa é aquela coisa que acaba por ir sempre bater no gosto pessoal de cada um, só te dizia para não comprares se fosse horrível mas, não é o caso, não é das melhores mas também não é muito má, se gostas força.

Os AIO não requerem qualquer tipo de manutenção, isso é para os custom loops que tu vês nas máquinas que são completamente refrigeradas a água. Até te digo, mesmo que tentasses abrir para trocar liquido acho que não conseguias porque está tudo selado. A nível de problemas de fugas e etc, nos dias de hoje isso já não é algo que te devas preocupar, ainda mais vindo isso assim de fabrica e sendo da marca que é, não terás problemas.

Fazendo as contas com as velocidades stock, as 3200 serão mais rápidas. A vantagem das 3600 e entrando numa vertente mais "geek", que eu acho que não é muito a tua onda, se forem CL 19 ou CL 18 terão dies melhores o que permite overclocks mais extremos, ou seja, consegue-se colocar as rams a funcionar a 3600Mhz CL16 de forma estável por exemplo (mas isto não é clicar num botão ou só mudar um valor ou dois, este tipo de overclock em rams é complexo QB). Acho que no teu caso as 3200 serão a opção mais sensata.
 
Back
Topo