• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Construção torre gaming

Os coolers AIO são selados e não precisam de qualquer manutenção de liquido. Fugas também são muito improváveis. O maior ponto de falha é mesmo a bomba. Quando falha é mais difícil de detectar que uma ventoinha, e as temperaturas sobem muito rapidamente quando o liquido não circula.

Memória, 3600MHZ CL18 têm aproximadamente a mesma latência que 3200MHz CL16. 3600MHz CL19 já é um pouco pior em latência, mas continuam a ter vantagem em largura de banda. Na prática, para jogar devem acabar a dar no mesmo, sem se perder tempo com configurações e testes detalhados, que não me parece ser de todo a tua cena. No teu caso diria que ficas perfeitamente servido com um kit de 3200MHz CL16. É um bom equilíbrio de velocidade/latência/preço e a compatibilidade e facilidade de configuração é quase garantida.

Garanto-te que o kit 3600c19 tem ligeiramente menos latência que o kit 3200c16 hynix afr. As coisas não são assim tão lineares como pensas...

Para além disso tem muito mais potencial de overclock do que lixo que é hynix afr.
 
Garanto-te que o kit 3600c19 tem ligeiramente menos latência que o kit 3200c16 hynix afr. As coisas não são assim tão lineares como pensas...

Para além disso tem muito mais potencial de overclock do que lixo que é hynix afr.
Nao é por nada mas estás a entrar por campos que não interessam ao user que quer comprar a máquina, só o estás a confundir com os termos. Isso são temas para ser debatidos por pessoal que percebe bastante de overclock e não num tópico de aconselhamento, pelo menos na minha opinião.

De qualquer forma, se queres pegar na vertente do overclock, concordo contigo que devido à qualidade da die e por ser mais recente será sem dúvida melhor por aguentar mais "porrada". Se falarmos em velocidades stock, que provavelmente será como o user vai funcionar, ou seja, trocar o perfil XMP na board, as rams CL 19 vão ser inferiores e as CL18 vão estar a par, isto comparativamente ás 3200 CL16, o ser AFR ou CFR não vai ditar nada aqui.
 
Nao é por nada mas estás a entrar por campos que não interessam ao user que quer comprar a máquina, só o estás a confundir com os termos. Isso são temas para ser debatidos por pessoal que percebe bastante de overclock e não num tópico de aconselhamento, pelo menos na minha opinião.

De qualquer forma, se queres pegar na vertente do overclock, concordo contigo que devido à qualidade da die e por ser mais recente será sem dúvida melhor por aguentar mais "porrada". Se falarmos em velocidades stock, que provavelmente será como o user vai funcionar, ou seja, trocar o perfil XMP na board, as rams CL 19 vão ser inferiores e as CL18 vão estar a par, isto comparativamente ás 3200 CL16, o ser AFR ou CFR não vai ditar nada aqui.

Com os IMCs actuais da Intel é mais 3200c16 = 3600c19 em termos de latência.

https://www.techpowerup.com/reviews/Team_Group/T-Force_Vulcan_DDR4/5.html
https://www.techpowerup.com/reviews/G.SKILL/F4-3600C19D-16GSXK/6.html
Existem outros timings e settings que afectam latência que não se sabe no review do techpowerup, no entanto foi o melhor que arranjei.

Que cooler aconselhas?


O monitor já vai para além daquilo que estava a contar, mas entre esses dois prefiro mesmo aquele que referi, gosto mais, mas obrigado pela tua opinião :D

Em relação ao cooler depende do que queres. Se te preocupas com o aspecto talvez um corsair h100i pro.
Podes também trocar as memórias por um kit b-die. Tens o TridentZ 2x8gb 3600c17 a 150€.

Dá uma vista de olhos no monitor Asus VG279Q, só para gaming até é melhor que o MSI na minha opinião.
 
Última edição:
Fiquei bastante esclarecido em relação ao watercooler, obrigado a ambos.

Então e em relação a ram's 3200mhz 16CL, aquela marca que mandei não aconselham? Gostei do aspeto delas
 
Fiquei bastante esclarecido em relação ao watercooler, obrigado a ambos.

Então e em relação a ram's 3200mhz 16CL, aquela marca que mandei não aconselham? Gostei do aspeto delas

Para a tua build eu ia com as TridentZ 2x8Gb 3600cl17 já que nem estão assim tão caras, 150€, b-die.
 
Em relação ao cooler depende do que queres. Se te preocupas com o aspecto talvez um corsair h100i pro.
Podes também trocar as memórias por um kit b-die. Tens o TridentZ 2x8gb 3600c17 a 150€.

Dá uma vista de olhos no monitor Asus VG279Q, só para gaming até é melhor que o MSI na minha opinião.

O watercooler parece-me bem, é idêntico ao que já foi sugerido, e por mais 35€+/- fica com outro aspeto, obrigado pela tua sugestão.

Sobre o monitor, agradeço a sugestão, mas a minha ideia é mesmo um curvo, e até ver está escolhido, obrigado na mesma :D

As Ram's o que acham então das TridentZ 2x8GB 3600mHz 17CL FilipeCarvalho e SideWalker?
 
O watercooler parece-me bem, é idêntico ao que já foi sugerido, e por mais 35€+/- fica com outro aspeto, obrigado pela tua sugestão.

Sobre o monitor, agradeço a sugestão, mas a minha ideia é mesmo um curvo, e até ver está escolhido, obrigado na mesma :D

As Ram's o que acham então das TridentZ 2x8GB 3600mHz 17CL FilipeCarvalho e SideWalker?

Considera também um bom cooler a ar. Tens o Be Quiet Dark Pro 4, que ao ser todo preto nem fica feio. É mais fiável e barato.
Problemas com leaks em AIOs não vais ter, mas há sempre a probabilidade da pump falhar, as pumps usadas nestes coolers não são as melhores...
 
O watercooler parece-me bem, é idêntico ao que já foi sugerido, e por mais 35€+/- fica com outro aspeto, obrigado pela tua sugestão.

Sobre o monitor, agradeço a sugestão, mas a minha ideia é mesmo um curvo, e até ver está escolhido, obrigado na mesma :D

As Ram's o que acham então das TridentZ 2x8GB 3600mHz 17CL FilipeCarvalho e SideWalker?
Não digo que a culpa seja tua mas já estás a começar a complicar demais sem necessidade.

A minha sugestão inicial das rams mantém-se, tudo o que pagares a mais além do que te recomendei das duas uma, ou estás a pagar estética (que eu não acho que faça sentido a não ser que queiras mesmo algo com RGB para efectivamente se ver, caso contrário não faz diferença nenhuma) ou então estás a pagar por uma performance mínima que não vais tirar real partido ou sequer notar. Estamos a falar de uma diferença de preço de mais de 50€ ou seja, qualquer gasto extra que faças alem do que te recomendei vai ser literalmente estourar. Claro que a decisão final vai sempre ser tua mas convém que tomes consciência do que estás a fazer, estarás literalmente a atirar dinheiro à rua em coisas que não precisas em vez de gastares num monitor melhor por exemplo que, esse sim, vai fazer real diferença sendo que é através dele que efectivamente vais "ver" a máquina que construíste. Outra opção de melhor investimento seria num SSD de 1TB em vez de 500GB, isto sim seria uma melhoria substancial e que justificaria investir se ainda tens dinheiro para gastar.

Relativamente ao que foi dito acima:
- O H100i Pro é mais caro e tem performance inferior ao H100X que foi sugerido inicialmente.
- Gastar dinheiro em B-Die em Intel? Cum caraças... Esse tipo de memória é ideal para Ryzen e nem num 2700X eu consideraria em colocar pelo preço absurdo face aos ganhos mínimos que trazem. Compraria sim se estivesse a construir uma máquina de topo para produtividade com um TR e o meu objectivo fosse tirar o máximo partido de cada componente, caso contrário esquece.
- Anteriormente não cheguei a comentar o facto do que foi dito de o cooler da Giga ser mau face ao da Strix. É melhor? Teoricamente sim mas como estamos no mundo real eu pergunto, pagar mais 100€ para ter menos 3 ou 4 graus e fazer menos um bocadinho de barulho justifica? Nunca na vida lol
- Uma última nota, tanto esforço para esmiuçar a performance máxima da máquina e como SSD, que é uma peça crucial, a recomendação é um WD Blue? Em termos de performance, face a um 660P por exemplo, que já é budget, tem metade da performance..

Com estas recomendações todas que foram atiradas para o ar de ram, cooler e gráfica são sensivelmente 200€ em gastos desnecessários...
 
Não recomendo o uso de watercooler AIO, já vários testes provaram que não superam um bom cooler a ar, são mais caros, mais complicados de montar e falham muito mais do que um a ar (quando a ventoinha de um a ar morre a troca é simple e barata, quando um watercooler AIO fica sem bomba vai tudo ao lixo), podem é ser mais silenciosos, sim, mas é desnecessário gastar tanto em arrefecimento se não se vai fazer OC ao sistema.

Quanto à questão da motherboard já estamos a entrar no reino do mito urbano, há mais de 10 anos que não é preciso gastar fortunas na motherboard, a não ser que se queira certas especificas funcionalidades que nada são relevantes para o que se procura aqui, até acho o CPU um exagero para o uso que o sistema irá ter, mas isso sou em que ainda joga tudo no máximo com um CPU com 5 anos...

Há uma diferença entre ter-se 2000 € para gastar ter que se gastar 2000 €, como é que estamos de mesa? De cadeira? Rato e teclado? 2000 € é algo que se arranje facilmente daqui por uns 4 anos quando for altura de mudar o siatema?
 
Última edição:
Não recomendo o uso de watercooler AIO, já cários testes provaram que não superam um bom cooler a ar, são mais caros, mais complicados de montar e falham muito mais do que um a ar (quando a ventoinha de um a ar morre a troca é simple e barata, quando um watercooler AIO fica sem bomba vai tudo ao lixo), podem é ser mais silenciosos, sim, mas é desnecessário gastar tanto em arrefecimento se não se vai fazer OC ao sistema.

Destaquei a parte do mais silencioso porque tenho as minhas reservas se são mais silenciosos em muitos casos. Se a caixa não colocar limite no tamanho estou a pensar em alguns Noctua que já nos passaram pelas mãos em testes e tenho sérias dúvidas que não sejam mais silenciosos que sistemas AiO de 2 ventoinhas. Porque é necessário adicionar ai a bomba de água que com o tempo tem tendência a começar a fazer barulho e nem sempre esse barulho é linear. Além do que referes e bem que se a ventoinha avaria o sistema fica completamente inutilizado. Eu pessoalmente prefiro sistemas a ar. Mas são preferências pessoais.

Para referência:

Noctua NH-D15
https://portal.zwame.pt/54111/analise/analise-ao-bom-gigante-noctua-nh-d15
Noctua NH-D15S
https://portal.zwame.pt/54855/analise/noctua-nh-d15s

O primeiro é um monstro mas um radiador que leva duas ventoinhas de 240mm com dois tubos grossos também ocupam espaço na caixa. E nos últimos tempos temos sido lembrados como é importante arrefecer os VRM à volta do processador e isso não é acautelado em sistemas de AiO. Só com ventoinhas extras. O único sistema que me lembre que fazia isso era o Cryorig A40: https://portal.zwame.pt/55901/analise/cryorig-a40 mas à custa de terem 3 ventoinhas e a bomba.
 
Não digo que a culpa seja tua mas já estás a começar a complicar demais sem necessidade.

A minha sugestão inicial das rams mantém-se, tudo o que pagares a mais além do que te recomendei das duas uma, ou estás a pagar estética (que eu não acho que faça sentido a não ser que queiras mesmo algo com RGB para efectivamente se ver, caso contrário não faz diferença nenhuma) ou então estás a pagar por uma performance mínima que não vais tirar real partido ou sequer notar. Estamos a falar de uma diferença de preço de mais de 50€ ou seja, qualquer gasto extra que faças alem do que te recomendei vai ser literalmente estourar. Claro que a decisão final vai sempre ser tua mas convém que tomes consciência do que estás a fazer, estarás literalmente a atirar dinheiro à rua em coisas que não precisas em vez de gastares num monitor melhor por exemplo que, esse sim, vai fazer real diferença sendo que é através dele que efectivamente vais "ver" a máquina que construíste. Outra opção de melhor investimento seria num SSD de 1TB em vez de 500GB, isto sim seria uma melhoria substancial e que justificaria investir se ainda tens dinheiro para gastar.

Relativamente ao que foi dito acima:
- O H100i Pro é mais caro e tem performance inferior ao H100X que foi sugerido inicialmente.
- Gastar dinheiro em B-Die em Intel? Cum caraças... Esse tipo de memória é ideal para Ryzen e nem num 2700X eu consideraria em colocar pelo preço absurdo face aos ganhos mínimos que trazem. Compraria sim se estivesse a construir uma máquina de topo para produtividade com um TR e o meu objectivo fosse tirar o máximo partido de cada componente, caso contrário esquece.
- Anteriormente não cheguei a comentar o facto do que foi dito de o cooler da Giga ser mau face ao da Strix. É melhor? Teoricamente sim mas como estamos no mundo real eu pergunto, pagar mais 100€ para ter menos 3 ou 4 graus e fazer menos um bocadinho de barulho justifica? Nunca na vida lol
- Uma última nota, tanto esforço para esmiuçar a performance máxima da máquina e como SSD, que é uma peça crucial, a recomendação é um WD Blue? Em termos de performance, face a um 660P por exemplo, que já é budget, tem metade da performance..

Com estas recomendações todas que foram atiradas para o ar de ram, cooler e gráfica são sensivelmente 200€ em gastos desnecessários...

- O H100X vem com uma bomba de pior qualidade e é bastante ruidoso de acordo com os reviews, já para não falar que falta controlo por software.

- A memória é extremamente importante se for jogar com frame rates mais elevados... https://forum.zwame.pt/threads/ram-settings-benchmark-shadow-of-the-tomb-raider.1031033/
Se o OP tem orçamento porque não? Anyway o kit com melhor relação qualidade preço é o sniper X 2x8gb 3600cl19 112€.

- Sem duvida que vale a pena dar o extra pela strix ou gaming x. PCB melhor, cooler MUITO melhor. VRMs na strix/gaming X não passam dos 60ºC, e são MUITO mais silenciosas.

- WD blue nvme é superior ao intel 660p por ser TLC, tem mais endurance e mais performance. O intel só tem mais performance no papel, porque na prática é mais lento que alguns SSDs sata em muitas situações.


Eu pessoalmente ia para algo assim:
- 9700k
- gigabyte z390 aorus elite
- 2x8gb sniper x 3600mhz cl19
- Msi rtx 2080 gaming x
- cooler dark rock pro 4
- seasonic 650w gold.
- wd blue sn500 500gb.


Agora pode fazer algumas alterações,
Kit b-die 3600mhz por 150-170€. Se fizer OC consegue 4000mhz cl18-16 facilmente.
water cooler, caso prefira o "look", tem o h100i Pro.

Por último, ssd da samsung 970 evo 500gb em vez do wd blue. Velocidades sequenciais superiores, vai ser mais rápido em certos workloads.
 
Última edição:
Pois, realmente já me estão a baralhar todo. Já tinha a build quase estruturada e agora já não sei de nada.

Agora o monitor também já não é o suficiente? Monitor Curvo MSI Optix MAG27CQ VA 27" QHD 16:9 144Hz FreeSync 2560x1440

O ssd também não chega de 500GB? Para quê 1TB? Vai fazer mais alguma diferença além do espaço de armazenamento? Eu nem 100GB vou ocupar, tenho um disco externo de 1TB que é onde guardo o que não preciso de ter no pc. Tenho de ponderar um melhor que este? SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo 500GB MLC V-NAND NVMe

Mesa comprei uma recentemente e para já considero-me satisfeito face àquela que tinha.

Cadeira também comprei depois da secretária, tenho uma CADEIRA ALPHA GAMER GAMMA BLACK / RED, também bastante satisfeito para já.

Rato e teclado também vou comprar, mas para já tenho em mente o Teclado Mecânico Corsair K70 MK.2 RGB PT Cherry MX Red, o rato ainda não sei.

Será que com este investimento terei mesmo de me atualizar daqui a 4 anos?

A minha dúvida era só saber que cooler e ram's escolher, o resto já tenho decidido, mas vocês estão a trocar-me todo, não percebo a maior parte das coisas que dizem :mad:

As ram's vão ficar estas Memória RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Vermelha, agora, só preciso de ajuda no cooler. Tendo em conta os contras do watercooler, mais vale apostar no AirCooler, que mais sugestões me dão? Em concreto qual Noctua? O cooler dark rock pro 4 não consegui encontrar muito bem
 
@prdjc o monitor é suficiente, no entanto tens opções melhores IPS ou mesmo tn. Como o vg279q IPS 1080p 369€ ou um Dell s2719dgf 1440p tn.

- Sim, 500gb de disco é suficiente, memória depende de quanto queres gastar, 3600c16/17 são os melhores mas custam 150-170€, enquanto que o kit 2*8gb sniper x 3600c19 custa 110€.
Tens vários coolers equivalentes ao be quiet dark rock pro 4, ex: noctua nh-d15s, thermal right grand macho rt, cryorig r1. Escolhe o que gostares mais, a performance é parecida.

- En relação ao rato, recomendo o Logitech g305.
 
Última edição:
@prdjc: Vai para algo como o que sugeriram no post #4, eventualmente com alguma modificação:

- O cooler é muito bom, não precisas mudar, mas como não queres fazer overclock e pareces estar interessado num tema vermelho, até podes optar por um mais barato, como o Raijintek Ereboss.

- Vê se precisas de alguma conexão em particular na traseira da motherboard, pois a Gigabyte Z390 UD é algo limitada nesse aspeto.

- Podes meter o 970 EVO, mas enquanto o preço face ao Crucial é a dobrar, o benefício estará muito longe disso.

- Ao nível do monitor, tem em conta o post #17, ou opções semelhantes. Seriam preferíveis a um monitor de 27'' a 1080p.
 
Bem, eu rato até era capaz de continuar com o Asus que veio de oferta com o portátil que ainda uso, tem uns 5 anos e ainda trabalha. Mas visto que vou comprar um pc completo, não fica muito bonito este rato no resto do setup, estava a pensar neste: Rato Óptico Razer Lancehead Tournament Edition 16000DPI Preto

O cooler só encontro os Noctua naquele site em que estou a pensar mandar vir tudo, apesar de estar indisponível... Encontrei um parecido em aspeto, mas não sei se é muito bom Cooler CPU Cooler Master MasterAir MA620P RGB
 
Eu não percebo ponta de hardware e componentes por isso não me vou pronunciar sobre esse assunto... estava a dar aquele lurk porque também tenho ideias de fazer um upgrade ao meu desktop, logo estava a ler as replies todas que aqui deixaram.

Quanto a ratos para gaming, eu recomendo sempre Logitech. Para mim continua a ser uma das melhores marcas de ratos em relação qualidade/preço/conforto. ;)
 
Boas, acabei por comprar os seguintes componentes (isto em 2019):

Caixa ATX Sharkoon TG5 Led Vermelho com Janela
P/N: 4044951026647

Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Pro
P/N: Z390 AORUS PRO

Processador Intel Core i7-9700K Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.9GHz 12MB Skt1151
P/N: BX80684I79700K

Placa Gráfica Gigabyte GeForce RTX 2080 Gaming 8GB OC
P/N: GV-N2080GAMING OC-8GC

SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo Plus 500GB MLC V-NAND NVMe
P/N: MZ-V7S500BW

SSD M.2 2280 Samsung 970 Evo Plus 1TB MLC V-NAND NVMe
P/N: MZ-V7S1T0BW

Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular
P/N: SSR-650FX

Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H100i Pro RGB
P/N: CW-9060033-WW

Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (1x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta
P/N: F4-3200C16S-16GVK


2x Monitor AOC 27" Curvo CQ27G2U VA QHD 144Hz FreeSync 1ms
P/N:CQ27G2U/BK

Teclado Mecânico Corsair K70 MK.2 RGB PT Cherry MX Red
P/N: CH-9109010-PT

Rato Óptico Razer Lancehead Tournament Edition 16000DPI Preto
P/N: RZ01-02130100-R3G1

Colunas Trust GTX 608 Illuminated Speaker Set USB
P/N: 21202

Headset HyperX Cloud II 7.1 Pro Gaming Vermelho
P/N: KHX-HSCP-RD

Suporte Headset Corsair ST100 RGB
P/N: CA-9011167-EU

Webcam Logitech C925e Full HD 1080p
P/N: 960-001076

Cadeira Gaming ALPHA GAMER Gamma Black/red

Agora queria fazer algumas alterações e com o que sobrasse fazer um pc para o meu afilhado para lhe oferecer este ano no natal. As exigências dele é simplesmente ter full rgb e o que ele costuma jogar é Fortnite, GTAV, Fifa22, ForzaHorizon4 entre outros. E eu tinha como limite 1.000€ para gastar, incluindo o que quero comprar para meu upgrade e o que faltar para lhe fazer uma torre.

Quero comprar para mim:
- Caixa E-ATX Lian Li PC-O11D Evo Preto Vidro Temperado (PC-O11DEX) (179,90 €)
- 3x Ventoinha 120mm Corsair 1500RPM iCUE QL120 RGB c/ Lighting Node CORE 4 Pinos PWM Preta (Triple Pack) (CO-9050098-WW) (3x 102,90 € = 308,70 €)
- Watercooler 360mm (3 ventoinhas) convém serem rgb assim aproveito e passo-as para a caixa do meu afilhado (Não sei qual escolher aceito opiniões)

Sendo assim sobra para a torre do meu afilhado:
- Caixa ATX Sharkoon TG5 Led Vermelho com Janela (P/N: 4044951026647)
- Water Cooler CPU Corsair Hydro Series H100i Pro RGB (P/N: CW-9060033-WW)

Quero comprar:
- Disco SSD Samsung 970 EVO Plus 250GB M.2 NVMe (48,90 €)
- Disco SSD Samsung 970 EVO Plus 500GB M.2 NVMe (94,89 €)

Sobra 367,61€ para comprar:
- Motherboard, processador, placa gráfica, fonte de alimentação e ram, será que dá? Se for preciso acrescentar mais um pouco também posso acrescentar dependendo.

Monitor ele já tem um Monitor Curvo AOC C24G2AE/BK VA 23.6" FHD 16:9 165Hz FreeSync (P/N: C24G2AE/BK) 1080p

Se puderem dar-me as vossas opiniões agradecia
 
Back
Topo