1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 239; Visualizações: 11216)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

1 vote(s)
    16,7%
  2. Debian

1 vote(s)
    16,7%
  3. FreeNAS

2 vote(s)
    33,3%
  4. XPEnology

0 vote(s)
    0,0%
  5. OMV

1 vote(s)
    16,7%
  6. Windows / Windows Server

1 vote(s)
    16,7%
  7. Ubuntu Server

0 vote(s)
    0,0%
  8. Outro

0 vote(s)
    0,0%
  1. TommyPT

TommyPT Power Member

Por isso te disse para usares os drivers da controladora que estão no site da HP. Quando ele não detecta fazes have disk e ligas uma pen com os drivers. Nessa altura surge o(s) volume(s) que criaste no B120...

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Li para trás e não entendo tanta confusão
    Eu comprei um n40L, instalei vários sistemas GNU/Linux e xpenology.
    Acabei por ficar com debian9+webmin sem qualquer complicação instalado num SSD na bay, RAID5 a funcionar com mais um volume externo usb3.
    E tem-me servido bem, para fileserver, torrents, backups com um baixo consumo e barulho (troquei a ventoinha), always-on.

3. luckypt

luckypt Power Member

@skandal
    Quando puderes da noticias, que isto de ter a ventoinha ao MAX faz um bocadinho de barulho :p

@APLinhares
    a tua ventoinha está a quanto %? pois em normal, quase que nem ouvia o server.

4. skandal

skandal Power Member

Já encomendei 2. Tenho de ir deixar o link e o processo de encomenda do mesmo na thread original. Para já vai em 80€, mas conto gastar mais 20 em portes para PT. Ou seja, cada heatsink 50€.

5. TommyPT

TommyPT Power Member

O N40L acho que não tinha placa RAID. Era tudo "onboard" ;) De facto com o Gen10 e para quem não compreenda bem os conceitos de RAID por HW/SW e ainda o modo dos discos AHCI vs BIOS terá alguns problemas a tentar instalar o que quer que seja assim como dá cá aquela palha...

6. luckypt

luckypt Power Member

Sei que no meu caso para instalar o CentOS no SSD (ODD) tive que instalar o grub numa pen que está ligada na porta usb directamente na MB. Pois a porta ODD não dá para dar boot, mesmo em AHCI.

Tenho uma pergunta (noob), que em principio sei a resposta, mas prefiro ter a certeza:

Tendo um raid1 (mdam) se reinstalar o meu SO (só disco ssd) conseguirei adicionar outra vez o raid (exemplo /data ) sem perder nada, visto que não o vou eliminar, certo?

obrigado :)

7. skandal

skandal Power Member

Sim, não perdes nada.

8. rubmarques

rubmarques Power Member

nao consegui encomendar! e queria..

9. skandal

skandal Power Member

Podes ficar com o segundo que encomendei, desde que aceites que o preço vai ser metade do que eu pagar. :P
    Eu acabei por não encomendar mais porque o risco de parar na alfandega é elevado.

Quanto ao processo. Já devia ter colocado aqui, mas fui adiando porque queria experimentar para ver se recebia os heatsinks. Mas cá vai.

Eu usei o Bhiner como intermediário para comprar no taobao. O taobao não envia directamente para PT, por isso tem de ser por intermediários.
    O link para o cooler no taobao é este. No bhiner é este.
    Não sei se o Bhiner é o melhor intermediário, dos que vi era o que cobrava as taxas mais baixas. Mas como podem ver, do preço original de 30$ (por cada, ou seja 60$) já gastei 80€ e ainda tenho de pagar portes do Bhiner para PT.

Dos 80€ que gastei, também tenho de incluir um fan spliter. O valor é muito mais baixo do que eu comprar os "componentes" à parte e tentar fazer uma cena semelhante. Se calhar, sem o fan spliter, podia ficar uns 3/4€ mais barato.

Não recomendo encomendar agora. Estamos na semana nacional chinesa, ou seja, está tudo fechado :P

Da malta que quer um. A lista ainda é esta?
    1x @JMRR
    1x @JMOS
    1x @TommyPT
    1x @luckypt
    2x @rubmarques

10. APLinhares

Staff Member

http://n40l.wikia.com/wiki/Base_Hardware_N40L

É o melhor procedimento, usar essa porta usb :)
    Ter atenção às limitações de firmware, como por ex da porta ODD :)

11. rubmarques

rubmarques Power Member

vou tentar falar com uma empresa que compra coisas lá directamente, será para pagar taxas e afins, mas penso que seja mais pratico.

12. JMOS

JMOS Power Member

E eu vou ver se um amigo meu ainda está a trabalhar na China e caso esteja se ele sabe alguma solução económica.

13. skandal

skandal Power Member

Se ele souber o melhor agente para mandar coisas para a Europa que avise. :)

"Compra lá"? Compra na China ou directamente no taobao?

14. TommyPT

TommyPT Power Member

Precisamente. Não tem uma controladora dedicada como o Gen 8.

15. APLinhares

Staff Member

Está em Auto mas está num quarto.
    Troquei por uma versão mais silenciosa, com +- mesmo CFM.

16. skandal

skandal Power Member

Qual é o modelo? :P

17. skandal

skandal Power Member

Já tenho fotos do cooler :) Está a caminho do agente, ainda deve demorar umas 2 semanas até chegar a minha casa.

18. joazito

joazito Power Member

Nesta thread parece haver entendidos... Eu tenho um HP gen10 sem discos e queria instalar-lhe um SSD OCZ PCI-E M2. Mas meti lá o bicho e não aparece na BIOS. Há alguma maneira de o utilizar?

19. skandal

skandal Power Member

Ligaste o SSD no slot PCI-E? Eu acho normal não te aparecer o disco para boot.

20. joazito

joazito Power Member

Eu liguei o SSD no único sítio que encaixa, o slot M.2, assim de repente não sei se é PCI-E ou não, não percebo nada disto.

Partilhar esta Página