Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Vinha perguntar o mesmo!
E se ele arranjar os filtros frontais mais baratos também estou interessado :D
A brincar a brincar estes gen8 dão um gozo do caraças a fazer estas pequenas mods.

Isso é verdade e é um servidor bem capaz :)

sem falar que tem slot pci, que ainda ando a pensar o que vou fazer com ele :P
 
Bem... lá fiz uma best offer e consegui uma licença por 10 dollars, vou tentar activar daqui a pouco quando ma enviarem :D Não foram 7€ mas ficou por 9,20€!
 
Tenho filtros de "reserva" mas não tenho a peça de alumínio para o montar. Vou procurar o link do vendedor onde comprei isso.

EDIT: Foi mesmo desse vendedor e ainda está ao mesmo preço. Não sei porque é que pensei que estava mais barato :P
 
Última edição:
Uma pequena ajuda, alguem que tenha um gen 8, com cpu com grafica integrada e vmware esxi, se podia verificar se a grafica aparece na lista dos dispositivos capazes passthrough.
 
o meu gen8 tem se desligador e fica com o led a vermelho, clicando ele liga a funciona durante bastantes dias.
esta ligada a UPS
alguma ideia de como posso ver o erro? e correr um diagonostico?
nao estou habituado aos HP é mais com dell
 
Tenho filtros de "reserva" mas não tenho a peça de alumínio para o montar. Vou procurar o link do vendedor onde comprei isso.

EDIT: Foi mesmo desse vendedor e ainda está ao mesmo preço. Não sei porque é que pensei que estava mais barato :P

O meu também vieram 3 filtros. Acabei de montar o meu. Está catita o brinquedo :D
 
Obrigado ao @skandal pelo negocio do cooler. :)
Já mandei vir os filtros, agora para finalizar o bixo, só me falta + um pente de 8GB e assim fico com o server pronto :D

para ajudar no arrefecimento, estou a pensar em meter uma ventoinha fixada a porta dos discos do lado exterior (sei que não é bonito mas vai ajudar a entrar o ar). o que acham?

para já as minhas temps são:
Physical id 0: +36.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 0: +27.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 1: +24.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 2: +34.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 3: +35.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)

Com temperatura ambiente de 18º e a fan a 7%
Mas no verão chego a ter temps ambiente de 30º ou mais, por isso é que estou a pensar em adicionar mais uma ventoinha, mas sem estragar o servidor.
 
Obrigado ao @skandal pelo negocio do cooler. :)
Já mandei vir os filtros, agora para finalizar o bixo, só me falta + um pente de 8GB e assim fico com o server pronto :D

para ajudar no arrefecimento, estou a pensar em meter uma ventoinha fixada a porta dos discos do lado exterior (sei que não é bonito mas vai ajudar a entrar o ar). o que acham?

para já as minhas temps são:
Physical id 0: +36.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 0: +27.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 1: +24.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 2: +34.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 3: +35.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)

Com temperatura ambiente de 18º e a fan a 7%
Mas no verão chego a ter temps ambiente de 30º ou mais, por isso é que estou a pensar em adicionar mais uma ventoinha, mas sem estragar o servidor.

Para já, de inverno, com um E3 1220 não sinto necessidade nenhuma de colocar um cooler com fan
 
Viva,
Tinha um HP DL380 G6 (2x L5640 + 48GB RAM) que pouco estava a utilizar... basicamente apenas para testes de aplicações web, web server portanto... e só quando o ligava, pois nao dava para estar sempre ligado porque fazia barulho a mais :D

Vendi-o e estou a pensar num MicroServer para o substituir (e alem das VM de webserver, adicionar Plex Server e mais alguma coisa, servindo de NAS tb)... vejo o pessoal todo virado para os Gen8... algo contra os Gen10 (alem do valor? ).. um Gen10 com o AMD X3216 será má compra? Há reports de chatices com ele?

Ou é preferível um Gen8 com o G1610T e/ou possivel upgrade para o E3-1220 ?
 
Depende do OS base que instalares. O FreeBSD é meio esquisito com algum hardware AMD, mas funciona. Tenho uma board SuperMicro + EPYC que funciona bem com FreeNAS.

Para mim o maior problema do Gen10, é perder o iLO. De resto é um sistema mais future proof que o Gen8 e é também mais fácil e barato de arranjar.
 
Depende do OS base que instalares. O FreeBSD é meio esquisito com algum hardware AMD, mas funciona. Tenho uma board SuperMicro + EPYC que funciona bem com FreeNAS.

Para mim o maior problema do Gen10, é perder o iLO. De resto é um sistema mais future proof que o Gen8 e é também mais fácil e barato de arranjar.

Só o facto de estar agarrado àquele CPU é um enorme problema. Juntar a isso o facto de ter perdido a iLO por completo. É muito mais vantajoso um G8 na minha modesta opinião. A única coisa que pode desmotivar a comprar é o preço deles. Novos é muito raro encontrar à venda e quem os tem também não os larga por tuta e meia, especialmente aqueles com pouco uso e com algum material (+ram, cpu mais potente, SSDs e HDDs, iLO Advanced, etc). No ebay é fácil um artilhado destes passar os 600/700€.
 
Só o facto de estar agarrado àquele CPU é um enorme problema.
Nem por isso. A não ser que faças uma utilização muito intensiva de CPU. Mas aí ficas limitado aos 16Gb de RAM do Gen8 vs os 32Gb do Gen10.

Juntar a isso o facto de ter perdido a iLO por completo
Isso sim, é um ponto a menos e muito importante no Gen10. Eu estou sempre a usar o iLO no meu Gen8.

. A única coisa que pode desmotivar a comprar é o preço deles. Novos é muito raro encontrar à venda e quem os tem também não os larga por tuta e meia, especialmente aqueles com pouco uso e com algum material (+ram, cpu mais potente, SSDs e HDDs, iLO Advanced, etc). No ebay é fácil um artilhado destes passar os 600/700€.
Ou seja, tudo pontos negativos :P

A minha recomendação... se arranjarem um Gen8 barato, força, senão, comprem o Gen10.
 
Última edição:
Back
Topo