1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 402; Visualizações: 23394)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

2 vote(s)
    9,1%
  2. Debian

1 vote(s)
    4,5%
  3. FreeNAS

7 vote(s)
    31,8%
  4. XPEnology

4 vote(s)
    18,2%
  5. OMV

1 vote(s)
    4,5%
  6. Windows / Windows Server

5 vote(s)
    22,7%
  7. Ubuntu Server

1 vote(s)
    4,5%
  8. Outro

1 vote(s)
    4,5%
  1. luckypt

luckypt Power Member

Tens por aí algum exemplo? :P

2. TommyPT

TommyPT Power Member

Vinha perguntar o mesmo!
    E se ele arranjar os filtros frontais mais baratos também estou interessado :D
    A brincar a brincar estes gen8 dão um gozo do caraças a fazer estas pequenas mods.

3. luckypt

luckypt Power Member

Isso é verdade e é um servidor bem capaz :)

sem falar que tem slot pci, que ainda ando a pensar o que vou fazer com ele :P

4. TommyPT

TommyPT Power Member

Bem... lá fiz uma best offer e consegui uma licença por 10 dollars, vou tentar activar daqui a pouco quando ma enviarem :D Não foram 7€ mas ficou por 9,20€!

5. skandal

skandal Power Member

Tenho filtros de "reserva" mas não tenho a peça de alumínio para o montar. Vou procurar o link do vendedor onde comprei isso.

EDIT: Foi mesmo desse vendedor e ainda está ao mesmo preço. Não sei porque é que pensei que estava mais barato :P

Última edição: 19 de Novembro de 2018
  6. JMRR

JMRR Power Member

Uma pequena ajuda, alguem que tenha um gen 8, com cpu com grafica integrada e vmware esxi, se podia verificar se a grafica aparece na lista dos dispositivos capazes passthrough.

7. rubmarques

rubmarques Power Member

o meu gen8 tem se desligador e fica com o led a vermelho, clicando ele liga a funciona durante bastantes dias.
    esta ligada a UPS
    alguma ideia de como posso ver o erro? e correr um diagonostico?
    nao estou habituado aos HP é mais com dell

8. vgoncalves

vgoncalves Power Member

Tens que ver o erro através do ILO.

9. rubmarques

rubmarques Power Member

tem de ser ao reiniciar(bios) ou dá para ver de outra forma?

10. skandal

skandal Power Member

Podes ligar o iLO à uma porta ethernet do teu router e aceder aos logs.

11. vgoncalves

vgoncalves Power Member

Tens de aceder ao IP do ILO através de um browser...

12. TommyPT

TommyPT Power Member

O meu também vieram 3 filtros. Acabei de montar o meu. Está catita o brinquedo :D

13. luckypt

luckypt Power Member

Obrigado ao @skandal pelo negocio do cooler. :)
    Já mandei vir os filtros, agora para finalizar o bixo, só me falta + um pente de 8GB e assim fico com o server pronto :D

para ajudar no arrefecimento, estou a pensar em meter uma ventoinha fixada a porta dos discos do lado exterior (sei que não é bonito mas vai ajudar a entrar o ar). o que acham?

para já as minhas temps são:
    Physical id 0: +36.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
    Core 0: +27.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
    Core 1: +24.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
    Core 2: +34.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
    Core 3: +35.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)

Com temperatura ambiente de 18º e a fan a 7%
    Mas no verão chego a ter temps ambiente de 30º ou mais, por isso é que estou a pensar em adicionar mais uma ventoinha, mas sem estragar o servidor.

14. TommyPT

TommyPT Power Member

Para já, de inverno, com um E3 1220 não sinto necessidade nenhuma de colocar um cooler com fan

15. STronic

STronic Power Member

Viva,
    Tinha um HP DL380 G6 (2x L5640 + 48GB RAM) que pouco estava a utilizar... basicamente apenas para testes de aplicações web, web server portanto... e só quando o ligava, pois nao dava para estar sempre ligado porque fazia barulho a mais :D

Vendi-o e estou a pensar num MicroServer para o substituir (e alem das VM de webserver, adicionar Plex Server e mais alguma coisa, servindo de NAS tb)... vejo o pessoal todo virado para os Gen8... algo contra os Gen10 (alem do valor? ).. um Gen10 com o AMD X3216 será má compra? Há reports de chatices com ele?

Ou é preferível um Gen8 com o G1610T e/ou possivel upgrade para o E3-1220 ?

16. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

Do pouco que li intel sempre por causa de compatibilidades

17. STronic

STronic Power Member

18. skandal

skandal Power Member

Depende do OS base que instalares. O FreeBSD é meio esquisito com algum hardware AMD, mas funciona. Tenho uma board SuperMicro + EPYC que funciona bem com FreeNAS.

Para mim o maior problema do Gen10, é perder o iLO. De resto é um sistema mais future proof que o Gen8 e é também mais fácil e barato de arranjar.

19. TommyPT

TommyPT Power Member

Só o facto de estar agarrado àquele CPU é um enorme problema. Juntar a isso o facto de ter perdido a iLO por completo. É muito mais vantajoso um G8 na minha modesta opinião. A única coisa que pode desmotivar a comprar é o preço deles. Novos é muito raro encontrar à venda e quem os tem também não os larga por tuta e meia, especialmente aqueles com pouco uso e com algum material (+ram, cpu mais potente, SSDs e HDDs, iLO Advanced, etc). No ebay é fácil um artilhado destes passar os 600/700€.

20. skandal

skandal Power Member

Nem por isso. A não ser que faças uma utilização muito intensiva de CPU. Mas aí ficas limitado aos 16Gb de RAM do Gen8 vs os 32Gb do Gen10.

Isso sim, é um ponto a menos e muito importante no Gen10. Eu estou sempre a usar o iLO no meu Gen8.

Ou seja, tudo pontos negativos :P

A minha recomendação... se arranjarem um Gen8 barato, força, senão, comprem o Gen10.

Última edição: 22 de Janeiro de 2019

Partilhar esta Página