1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 349; Visualizações: 18991)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

1 vote(s)
    7,1%
  2. Debian

1 vote(s)
    7,1%
  3. FreeNAS

5 vote(s)
    35,7%
  4. XPEnology

2 vote(s)
    14,3%
  5. OMV

1 vote(s)
    7,1%
  6. Windows / Windows Server

3 vote(s)
    21,4%
  7. Ubuntu Server

1 vote(s)
    7,1%
  8. Outro

0 vote(s)
    0,0%
  1. TommyPT

TommyPT Power Member

VM's e multithread. Eu tenho um E3 1220 e sinceramente, sendo bem melhor que o AMD e que o Celeron já me sinto limitado.
    A RAM é uma questão de gestão de recursos. Tenho lá Kali, Ubuntu e Windows Server 2019 a correr em cima de 12GB de RAM. Está tudo fluído com SSD. Depois tenho mais algumas máquinas que só ligo em caso de necessidade e pausando uma das outras (VM MacOS, VM Android e VM Xpenology).
    A minha recomendação é: se não ligarem ao HW servidor e iLO então não comprem um G10, comprem antes um sistema MicroATX/ITX que fica mais potente e custa o mesmo.

2. skandal

skandal Power Member

Provavelmente, porque tens pouca RAM. A verdade é que em ambiente caseiro, o CPU vai estar a tocar viola maior parte do tempo.
    A diferença de performance entre o Gen8 e o Gen10 não é muita (comparando SKUs equivalentes), diria uns 20%.
    É pena não terem esperado por CPUs Ryzen. Tinham sido grande aposta neste "tamanho".

Depende muito do que conseguires arranjar. A verdade é que só a caixa fica uma pequena fortuna para arranjar algo tão compacto. Podem sempre comprar caixas do Gen8 no taobao que trazem uns adaptadores para mini-itx :P

3. JMRR

JMRR Power Member

Pois o problema é mesmo a caixa, eu tenho uma CFi, para mini-itx, ja com fonte, hotswap, e so a caixa nova ronda os 150€.
    Construir uma maquina em miniitx com caracteristicas identicas ao gen 8 é mais caro que este.

4. TommyPT

TommyPT Power Member

Não consigo concordar. Repara que eu tenho o mais fraco que existe por motivo de preço e de TDP. Se eu quisesse poderia ter muito mais performance a nível de CPU. O que não acontece com quem compra o Gen10. A RAM não é problema pois está bem optimizada para aquilo que preciso de cada máquina (está tudo bem segmentado e com folga qb).

Por acaso não sabia que vendem as caixas do Gen10 no TaoBao. Vou lá dar um olho :D
    Mas olha que montei um sistema Ryzen 2 para um familiar (mATX) numa Koolink Cube que é pouco maior que o Gen10 com a vantagem que dá para encher de storage.

5. skandal

skandal Power Member

Qual é a caixa? É que o que encontro da Coolink dá para 3 discos de 3.5"

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Gosto bem da koolink Satellite Cube Case, bem fixe.
    Mas tens mais opções catitas:

7. skandal

skandal Power Member

Bem diferente de um Microserver. Eu tenho 4x3.5" e 6x2.5" no meu :P

8. TommyPT

TommyPT Power Member

9. skandal

skandal Power Member

E 3 Microservers? :P

10. rubmarques

rubmarques Power Member

nao da para ver

11. TommyPT

TommyPT Power Member

Eu consigo ver

12. skandal

skandal Power Member

Eu tinha "eliminado" a foto sem querer da minha conta google

Já podem ver 3 MicroServers juntinhos :P
    Não ficaram lá em casa, foram para conhecidos meus. Consegui a um preço muito porreiro (e justo na minha opinião), 100€ cada um. Vieram com 2Gb de RAM e o Celeron.

13. RiZoto

RiZoto Power Member

Pessoalmente estas soluções pecam pelo custo energético...são máquinas para estarem ligadas 24h/dia...uma NAS é sempre muito mais eficiente e vantajosa...pensem nisso!

14. TommyPT

TommyPT Power Member

Já agora... Também não me importava de ter um segundo a esses preços :D

15. skandal

skandal Power Member

Foi comprado a um particular.

Poupar 20€ por ano, mas gastar uns 200€ a mais na compra. Vai demorar uns 10 anos a ter retorno do investimento.

Última edição: 14 de Fevereiro de 2019
  16. dblaster7

dblaster7 Power Member

Tecnicamente não com o Ilo e vpn consegue-se facilmente.erguer a máquina quando necessário.

17. rubmarques

rubmarques Power Member

ja consigo ver

preciso arranjar ram para o Gen8, que recomendam?

18. skandal

skandal Power Member

eBay. Velocidade de 1600Mhz ou 1333Mhz (dependendo do CPU), 1.5V, ECC non registered.
    Se não te importares de pagar mais um pouco podes comprar HP Smart Memory, para ficar "certificada" no iLo :P

19. rubmarques

rubmarques Power Member

vejo valores perto dos 100€...

20. skandal

skandal Power Member

Se for memoria certificada da HP e 2x8Gb é o normal. Se for genérica ECC (que funciona na mesma), deve estar mais perto dos 70-80€.

Partilhar esta Página