Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Nem por isso. A não ser que faças uma utilização muito intensiva de CPU. Mas aí ficas limitado aos 16Gb de RAM do Gen8 vs os 32Gb do Gen10.


Isso sim, é um ponto a menos e muito importante no Gen10. Eu estou sempre a usar o iLO no meu Gen10.


Ou seja, tudo pontos negativos :P

A minha recomendação... se arranjarem um Gen8 barato, força, senão, comprem o Gen10.

VM's e multithread. Eu tenho um E3 1220 e sinceramente, sendo bem melhor que o AMD e que o Celeron já me sinto limitado.
A RAM é uma questão de gestão de recursos. Tenho lá Kali, Ubuntu e Windows Server 2019 a correr em cima de 12GB de RAM. Está tudo fluído com SSD. Depois tenho mais algumas máquinas que só ligo em caso de necessidade e pausando uma das outras (VM MacOS, VM Android e VM Xpenology).
A minha recomendação é: se não ligarem ao HW servidor e iLO então não comprem um G10, comprem antes um sistema MicroATX/ITX que fica mais potente e custa o mesmo.
 
VM's e multithread. Eu tenho um E3 1220 e sinceramente, sendo bem melhor que o AMD e que o Celeron já me sinto limitado.
A RAM é uma questão de gestão de recursos. Tenho lá Kali, Ubuntu e Windows Server 2019 a correr em cima de 12GB de RAM. Está tudo fluído com SSD. Depois tenho mais algumas máquinas que só ligo em caso de necessidade e pausando uma das outras (VM MacOS, VM Android e VM Xpenology).

Provavelmente, porque tens pouca RAM. A verdade é que em ambiente caseiro, o CPU vai estar a tocar viola maior parte do tempo.
A diferença de performance entre o Gen8 e o Gen10 não é muita (comparando SKUs equivalentes), diria uns 20%.
É pena não terem esperado por CPUs Ryzen. Tinham sido grande aposta neste "tamanho".

A minha recomendação é: se não ligarem ao HW servidor e iLO então não comprem um G10, comprem antes um sistema MicroATX/ITX que fica mais potente e custa o mesmo.
Depende muito do que conseguires arranjar. A verdade é que só a caixa fica uma pequena fortuna para arranjar algo tão compacto. Podem sempre comprar caixas do Gen8 no taobao que trazem uns adaptadores para mini-itx :P
 
Pois o problema é mesmo a caixa, eu tenho uma CFi, para mini-itx, ja com fonte, hotswap, e so a caixa nova ronda os 150€.
Construir uma maquina em miniitx com caracteristicas identicas ao gen 8 é mais caro que este.
 
Provavelmente, porque tens pouca RAM. A verdade é que em ambiente caseiro, o CPU vai estar a tocar viola maior parte do tempo.
A diferença de performance entre o Gen8 e o Gen10 não é muita (comparando SKUs equivalentes), diria uns 20%.
É pena não terem esperado por CPUs Ryzen. Tinham sido grande aposta neste "tamanho".


Depende muito do que conseguires arranjar. A verdade é que só a caixa fica uma pequena fortuna para arranjar algo tão compacto. Podem sempre comprar caixas do Gen8 no taobao que trazem uns adaptadores para mini-itx :P

Não consigo concordar. Repara que eu tenho o mais fraco que existe por motivo de preço e de TDP. Se eu quisesse poderia ter muito mais performance a nível de CPU. O que não acontece com quem compra o Gen10. A RAM não é problema pois está bem optimizada para aquilo que preciso de cada máquina (está tudo bem segmentado e com folga qb).

Por acaso não sabia que vendem as caixas do Gen10 no TaoBao. Vou lá dar um olho :D
Mas olha que montei um sistema Ryzen 2 para um familiar (mATX) numa Koolink Cube que é pouco maior que o Gen10 com a vantagem que dá para encher de storage.
 
Gosto bem da koolink Satellite Cube Case, bem fixe.
Kolink Satellite
Micro ATX Cube Case
  • 2 x USB3.0 on the front panel
  • Support for Micro-ATX Motherboards
  • Support for 280mm VGA cards
  • Small footprint
  • Space for 2 x 3.5" + 2 x 2.5" or 3 x 3.5" or 4 x 2.5" HDD's
  • Black Interior with 12cm rear fan installed.
Mas tens mais opções catitas:
Cooler Master Elite 110 Case
Features

  • The mini–ITX case with front mesh panel and vents on the top and side panels for better airflow.
  • One 120mm fan in the front (included) and Two 80mm fan on the side (optional).
  • Dual Super Speed USB 3.0.
  • Supports a 120mm radiator in the front.
  • Supports standard length ATX PSU up to 180mm.
  • Supports graphic card length up to 210mm.
  • Ample storage – up to 3 HDDs / 4 SSDs: – HDD x 3 – HDD x 2 + SSD x 2 – HDD x 1 + SSD x 3 – SSD x 4.
 
E 3 Microservers? :P

e-S9Qg94TYGtSeIInAB8XbG-o8buhrAvNxwaURN6aomP4uVPk0S1t4_RgSIVFe04019jYqkrpWhP-sW9JrqL15oeNNhW9hPlrTUUN6VaH99LCUzUcJ3e8-YWgRhAIjr7LsgJGgVyfQ=w735-h979-no
 
Eu tinha "eliminado" a foto sem querer da minha conta google

Já podem ver 3 MicroServers juntinhos :P
Não ficaram lá em casa, foram para conhecidos meus. Consegui a um preço muito porreiro (e justo na minha opinião), 100€ cada um. Vieram com 2Gb de RAM e o Celeron.
 
Pessoalmente estas soluções pecam pelo custo energético...são máquinas para estarem ligadas 24h/dia...uma NAS é sempre muito mais eficiente e vantajosa...pensem nisso!
 
Foi comprado a um particular.

Pessoalmente estas soluções pecam pelo custo energético...são máquinas para estarem ligadas 24h/dia...uma NAS é sempre muito mais eficiente e vantajosa...pensem nisso!

Poupar 20€ por ano, mas gastar uns 200€ a mais na compra. Vai demorar uns 10 anos a ter retorno do investimento.
 
Última edição:
eBay. Velocidade de 1600Mhz ou 1333Mhz (dependendo do CPU), 1.5V, ECC non registered.
Se não te importares de pagar mais um pouco podes comprar HP Smart Memory, para ficar "certificada" no iLo :P
 
Back
Topo