1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 402; Visualizações: 23394)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

2 vote(s)
    9,1%
  2. Debian

1 vote(s)
    4,5%
  3. FreeNAS

7 vote(s)
    31,8%
  4. XPEnology

4 vote(s)
    18,2%
  5. OMV

1 vote(s)
    4,5%
  6. Windows / Windows Server

5 vote(s)
    22,7%
  7. Ubuntu Server

1 vote(s)
    4,5%
  8. Outro

1 vote(s)
    4,5%
  1. JMRR

JMRR Power Member

Alguem tem 1 modulo de 4gb de ram que vem montado de fabrica, para venda?
    Eu tenho 4+8, e vou colocar o de 8 a venda.
    Este gen 8 tem pouca coisa a correr e prefiro tem 2x 4gb.

Se alguem precisar de um modulo de 8gb que diga.

2. rubmarques

rubmarques Power Member

vou ter quando me chegar o modulo de 8 que comprei ontem

3. rubmarques

rubmarques Power Member

aproveitando
    alguem sabe como colocar o Windows num disco na drive DVD?
    ja tenho o cabo power mas nao sei que configurações devo colocar para fazer boot pelo disco na drive ODD e manter 4 HDD em raid

4. Panda_N_Shark

Panda_N_Shark Power Member

Viva, alguem a usar xpenology com esxi?

5. JMRR

JMRR Power Member

Migrei hoje para outra maquina, mas usei durante muito tempo.
    Coloca a duvida?

6. Panda_N_Shark

Como usavas? "Normal" esxi no sdcard, datastore na odd e depois os 4 discos em passtrough para a synology?

7. JMRR

JMRR Power Member

- ESXi no sdcard.
    - Datastore em 2 ssd em raid1 ( bay 1 e 2 ).

- bay 3 e 4 em RDM para a synology, desta forma nao é nessessario passtrough da controladora raid.
    Tambem usei no passado bay 3 e 4 em raid 1, e rdm desse array para a dsm (na dsm so detetava um disco obviamente, o array). Entretanto preferi apresentar os discos diretamente a dsm por RDM.

Quando migrei para outra maquina, bastou preparar a maquina de destino, colocar os discos vindos da instalaçao em esxi, e efetuar a migração.
    Tudo foi detetado corretamente, na maquina de destino.

8. Panda_N_Shark

Tens ideia das latencias que tinhas no esxi?
    Eu ja tive RDM, mas agora meti uma lsi e tenho em passtrought, só estou a usar a controladora hp para a odd. O problema destes é que não temos o "smart" no synology, pelo menos nunca consegui...

9. JMRR

JMRR Power Member

nao tenho ideia, sempre funcionou bem.

10. vgoncalves

vgoncalves Power Member

O que significa RDM?

11. JMRR

JMRR Power Member

RDM , Raw Device Mapping, e uma forma de apresentar o disco diretamente a VM, sem passtrough da controladora.
    No datastore, crias um vmdk, que apenas e um apontador para o device fisico.
    Tudo o que e transacionado para esse vmdk passa diretamente ao disco.

12. vgoncalves

vgoncalves Power Member

Obrigado! Tenho que voltar a experimentar o xpenology então... Mal recebi o meu g8 à uns anos meti o esxi e xpenology mas aquilo não me pareceu estavel...

Acabei por adquirir um NAS físico, mas agora como o espaço no NAS já está escasso e ainda tenho uma baía livre no G8, vou voltar a experimentar...

13. JMRR

JMRR Power Member

No meu caso esxi+xpenology+algumas vms, funcionava 100% no HPE MS Gen8, apenas preferi passar a Nas para uma ASRock j5005-itx, pelo facto de poder usar o novo loader com novas funcionalidades (transcoding).
    Tambem tinha la uma caixas Nas/Server muito boa parada, aproveitei e montei la o hardware.
    Miguei tambem uma vm do esxi para o DSM VMM e foi direto sem nenhum problema, ate fiquei admirado como funcionou tudo tao bem, sem truque algum.

14. n3oNx

n3oNx Power Member

Eu tenho 16GB de RAM ECC (2x8GB) para este servidor que já não estou a precisar. Se alguém tiver interessado avise por PM.

15. TommyPT

TommyPT Power Member

Vocês tinham o ESXI a correr num SDCard? Grandes malucos :D
    Neste momento tenho:
    1SSD de 120GB na porta ODD a correr a datastore 1, 1 VM Windows Server 19 e o ESXI em si.
    1 HDD de 1TB de 120GB na porta Sata 1 a correr a datastore 2 com duas VMs (Kali e Ubuntu). Brevemente aqui ainda vai levar com um Win 7 e um Win Server 2016.
    Planeio ainda acrescentar uma VM com Android (possivelmente na DS1) e uma VM com Xpenelogy (DS1 mais um DS3 que ainda não criei) para fazer uns testes com os meus 2 enclosures da Synology a nível de replicação de dados.

16. JMRR

JMRR Power Member

Não tem risco nenhum correr o ESXi do sdcard, quase nenhum IO tem no sd.
    É carregado na memoria aquando o boot da maquina e trabalha apartir dai.
    Alias sempre que possivel a instalação deve ser assim feita.

17. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Desculpem o offTopic, mas alguém tem ideia onde é que consigo arranjar um HPE MicroServer Gen8 G1610T Entry?
    A ideia é fazer upgrade para o Xeon E3-1265L v2, espetar-lhe 16GB de RAM, usar ESXi e espetar-lhe o XPEnology (pelo menos numa fase inicial).

Queria substituir o meu Qnap TS-131.

Abraço e obrigado a todos desde já.

18. vgoncalves

vgoncalves Power Member

Novo já não deves conseguir arranjar uma vez que foi descontinuado e substituído pelo gen10.

Podes tentar achar um usado no ebay ou olx...

19. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

E com sorte não pagares a lotaria para comprar um deles ...

20. skandal

skandal Power Member

Os que arranjei há pouco tempo foi a um conhecido que os tinha encostados. Se entretanto arranjar mais aviso.
    Mas é complicado encontrar a bom preço. Aliás, tendo em conta os preços, deve ficar mais barato ir para uma Node 804 e comprar uma board 1150 mATX barata no eBay.

Partilhar esta Página