Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Alguem tem 1 modulo de 4gb de ram que vem montado de fabrica, para venda?
Eu tenho 4+8, e vou colocar o de 8 a venda.
Este gen 8 tem pouca coisa a correr e prefiro tem 2x 4gb.

Se alguem precisar de um modulo de 8gb que diga.
 
aproveitando
alguem sabe como colocar o Windows num disco na drive DVD?
ja tenho o cabo power mas nao sei que configurações devo colocar para fazer boot pelo disco na drive ODD e manter 4 HDD em raid
 
- ESXi no sdcard.
- Datastore em 2 ssd em raid1 ( bay 1 e 2 ).

- bay 3 e 4 em RDM para a synology, desta forma nao é nessessario passtrough da controladora raid.
Tambem usei no passado bay 3 e 4 em raid 1, e rdm desse array para a dsm (na dsm so detetava um disco obviamente, o array). Entretanto preferi apresentar os discos diretamente a dsm por RDM.

Quando migrei para outra maquina, bastou preparar a maquina de destino, colocar os discos vindos da instalaçao em esxi, e efetuar a migração.
Tudo foi detetado corretamente, na maquina de destino.
 
- ESXi no sdcard.
- Datastore em 2 ssd em raid1 ( bay 1 e 2 ).

- bay 3 e 4 em RDM para a synology, desta forma nao é nessessario passtrough da controladora raid.
Tambem usei no passado bay 3 e 4 em raid 1, e rdm desse array para a dsm (na dsm so detetava um disco obviamente, o array). Entretanto preferi apresentar os discos diretamente a dsm por RDM.

Quando migrei para outra maquina, bastou preparar a maquina de destino, colocar os discos vindos da instalaçao em esxi, e efetuar a migração.
Tudo foi detetado corretamente, na maquina de destino.
Tens ideia das latencias que tinhas no esxi?
Eu ja tive RDM, mas agora meti uma lsi e tenho em passtrought, só estou a usar a controladora hp para a odd. O problema destes é que não temos o "smart" no synology, pelo menos nunca consegui...
 
RDM , Raw Device Mapping, e uma forma de apresentar o disco diretamente a VM, sem passtrough da controladora.
No datastore, crias um vmdk, que apenas e um apontador para o device fisico.
Tudo o que e transacionado para esse vmdk passa diretamente ao disco.
 
RDM , Raw Device Mapping, e uma forma de apresentar o disco diretamente a VM, sem passtrough da controladora.
No datastore, crias um vmdk, que apenas e um apontador para o device fisico.
Tudo o que e transacionado para esse vmdk passa diretamente ao disco.
Obrigado! Tenho que voltar a experimentar o xpenology então... Mal recebi o meu g8 à uns anos meti o esxi e xpenology mas aquilo não me pareceu estavel...

Acabei por adquirir um NAS físico, mas agora como o espaço no NAS já está escasso e ainda tenho uma baía livre no G8, vou voltar a experimentar...
 
No meu caso esxi+xpenology+algumas vms, funcionava 100% no HPE MS Gen8, apenas preferi passar a Nas para uma ASRock j5005-itx, pelo facto de poder usar o novo loader com novas funcionalidades (transcoding).
Tambem tinha la uma caixas Nas/Server muito boa parada, aproveitei e montei la o hardware.
Miguei tambem uma vm do esxi para o DSM VMM e foi direto sem nenhum problema, ate fiquei admirado como funcionou tudo tao bem, sem truque algum.
 
Vocês tinham o ESXI a correr num SDCard? Grandes malucos :D
Neste momento tenho:
1SSD de 120GB na porta ODD a correr a datastore 1, 1 VM Windows Server 19 e o ESXI em si.
1 HDD de 1TB de 120GB na porta Sata 1 a correr a datastore 2 com duas VMs (Kali e Ubuntu). Brevemente aqui ainda vai levar com um Win 7 e um Win Server 2016.
Planeio ainda acrescentar uma VM com Android (possivelmente na DS1) e uma VM com Xpenelogy (DS1 mais um DS3 que ainda não criei) para fazer uns testes com os meus 2 enclosures da Synology a nível de replicação de dados.
 
Não tem risco nenhum correr o ESXi do sdcard, quase nenhum IO tem no sd.
É carregado na memoria aquando o boot da maquina e trabalha apartir dai.
Alias sempre que possivel a instalação deve ser assim feita.
 
Desculpem o offTopic, mas alguém tem ideia onde é que consigo arranjar um HPE MicroServer Gen8 G1610T Entry?
A ideia é fazer upgrade para o Xeon E3-1265L v2, espetar-lhe 16GB de RAM, usar ESXi e espetar-lhe o XPEnology (pelo menos numa fase inicial).

Queria substituir o meu Qnap TS-131.

Abraço e obrigado a todos desde já.
 
Os que arranjei há pouco tempo foi a um conhecido que os tinha encostados. Se entretanto arranjar mais aviso.
Mas é complicado encontrar a bom preço. Aliás, tendo em conta os preços, deve ficar mais barato ir para uma Node 804 e comprar uma board 1150 mATX barata no eBay.
 
Back
Topo