1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 402; Visualizações: 23394)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

2 vote(s)
    9,1%
  2. Debian

1 vote(s)
    4,5%
  3. FreeNAS

7 vote(s)
    31,8%
  4. XPEnology

4 vote(s)
    18,2%
  5. OMV

1 vote(s)
    4,5%
  6. Windows / Windows Server

5 vote(s)
    22,7%
  7. Ubuntu Server

1 vote(s)
    4,5%
  8. Outro

1 vote(s)
    4,5%
  1. JMRR

JMRR Power Member

Era configuração que usava ate alguns dias atras(hpe ms gen 8+esxi+1265l v2+xpenology).
    O problema que acabei por ter é que nesta configuração so vale a pena/funciona o loader do equipamento mais antigo da synology, e eu queria usar o loader da 918+ para tirar partido do transcoding no cpu, que nao funciona devido ao igpu ser desativado pela bios.

Preferi comprar uma Asrock j5005-itx e montar la o Xpenology, com o novo loader, funciona 100%.

2. skandal

skandal Power Member

Acho que podes activar o iGPU na BIOS. O "problema" é que dependendo do CPU podes não ter iGPU.

3. JMRR

JMRR Power Member

Podes ativar, mas ele nao ativa. Essa funcionalidade no 1265l v2(pelo menos neste), nao faz nada.
    Ha registos de que tenha tentato i5´s, i7´s e tenha conseguido ter disponivel o igpu, para mim nao vale o risco.

4. skandal

skandal Power Member

Qual risco? Tentas activar, ou está ou não está. Não percebi qual o risco :P

Tens é o problema do loader mais recente não suportar CPUs anteriores ao Haswell, e isso pode ser um problema.

Última edição: 28 de Fevereiro de 2019
  5. rubmarques

rubmarques Power Member

Usando um SSD na porta sata 5(leitor DVD)

ao instalar o windows 10 Pro, com o driver para o RAID 0
    obtenho o erro abaixo. ja tentei o disk part e nunca consigo avançar, alguem teve alguma dificuldade neste processo? usando instalação por USB

Setup was unable to create a new system partition or locate an existing system partition

6. skandal

skandal Power Member

Verifica se a porta USB a que está ligado a pen do Windows é uma 2.0
    Não devias precisar de nenhum driver para RAID 0. Usa uma caixa externa e formata completamente o SSD, e tenta novamente.

7. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Não consegui descobrir se posso actualizar o CPU desta board, mas confesso que não perdi muito tempo.
    Instalaste nativamente o XPEnology? Ou tens ESXi?

O HP gen8 tem iLO e para mim isso era uma ENORME vantagem. Não pondero um IP KVM porque não é nem de perto a mesma coisa.

Acordei tarde para o mundo dos micro servers.

8. JMRR

JMRR Power Member

O risco dos i5, i7, nao e relativamente ao igpu, mas sim ao cpu mesmo.
    Os relatos que li, eram varios, desde que tenha conseguido montar e a maquina funcionou bem, quem montou e dava muitos erros, e ate maquinas que nem sequer arrancou com o cpu.
    Dai achar que nao vale o risco eu comprar um cpu e nao funcionar.
    Por vezes pondero vender e apostar numa montagem personalizada.

9. JMRR

JMRR Power Member

Ao cpu, se te referes a trocar, sim podes, eu ja usei o de origem, um e3-1220 v2 e atualmente um e3-1265l v2, que e qualquer coisa de brutal nesta maquina.

O xpe usei sobre esxi. Esxi no sdcard, 2 ssd para datastore e 2hdd para o xpe em rdm.
    Todos discos na mesma controladora.

10. vgoncalves

vgoncalves Power Member

Já agora como é que fixaste os ssd?

11. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Falas da Asrock j5005, certo?
    O HPE Gen8 sei que aceita xeons E3 12xx v2

Obrigado pela ajuda mais uma vez

EDIT: Muito provavelmente devo ir para as boards AsRock Rack Xeon D com IPMI. Penso ser a melhor alternativa ao HP Gen8 neste momento apesar de ser uma board SoC.

Última edição: 1 de Março de 2019
  12. JMRR

JMRR Power Member

Misturei assuntos na resposa entao.

Na Asrock j5005-itx que uso so para xpe, nao é possivel trocar cpu.
    No HPE ms Gen 8, é possivel, ja usei o de base, o xeon e3-1220v2 e agora o xeon e3-1265l v2.
    Ha relatos de quem tenha usado i5 e i7, mas os resultados sao aleatorios, dai eu dizer que para mim nao vale o risco de comprar um cpu desses para colocar nesta maquina.

Esta imagem nao é minha mas é este adaptador que uso(tenho2).
    No ebay custam +/-10€ cada.

13. skandal

skandal Power Member

Se tens o 1265L V2 já tem iGPU, logo ou funciona ou não. Num i7/i5 não ia ser diferente. O que me parece é que pode haver SOs que não inicializem bem a placa e a malta reporta que não dá.

Também eu. O problema é que dificilmente arranjas algo melhor pelo mesmo preço. Acredita que já andei a ver tudo.
    Para mim o que se pode aproximar
    - uma caixa u-nas (ou algo semelhante da Chenbro) mas pagas o premium pela caixa e por uma board ITX com features semelhantes ao Microserver.
    - NODE 804 + board barata da mesma geração do microserver, mas perdes no tamanho compacto (e a verdade é que não fica muito mais barato).

14. JMRR

JMRR Power Member

Nao percebeste, na thread que li, tinha uma resposta por parte de alguem da hp que exlicava, que no caso do 1265lv2, a bios tinha codigo especifico para desativar o igpu(ele referiu este em especifico, mas aplicava-se a gama toda)
    Para os i5, i7, nao havia codigo nenhum.
    O relato de utilizadores nao era referente ao igpu, era mesmo colocar um cpu i7, por exemplo, mas a maquina nao arranca, nem sequer chega a ter algo a ver com o igpu, outros utilizadores colocavam o mesmo modelo e a maquina funcionava, com igpu ativo.

Dai eu dizer que e uma lotaria e nao vale o risco.

15. skandal

skandal Power Member

Ainda tens o link dessa thread? É que pode já ter sido alterado com BIOS mais recente. Tenho de arranjar um disco para instalar o Windows e ver se consigo ligar o iGPU no meu 1265L

16. Panda_N_Shark

Panda_N_Shark Power Member

Creio que o unico problema de correr o esxi no sdcard é o report "errado" de latencia dos discos, porque fica aldrabado.

Quanto ao correr "xpenology->esxi->gen8" já usei:
    - RDM sobre a controladora HP
    - Passthroug sobre lsi 1015

Sinceramente não notei grandes melhorias, a unica coisa em comum com estas duas configurações sao o esxi em boot no sdcard e a datastore do esxi estar na porta odd num sdd.
    Já li relatos que estando nessa porta, ha comportamentos diferentes consoante esteja configurada em ahci/legacy sata que depois "interfere" com o comportamento/performance do xpenology. No meu caso acho estranho, nao tenho os discos as passarem pela datastore mas o que é certo é que a minha performance não é nada de especial, por exemplo se o kodi (mi box) estiver a actualizar a libraria não consigo reproduzir qualquer video, fica completamente lagado (a reprodução é sempre de ficheiros em 720p)

Já fiz vários testes (dd, iperf etc) e a "velocidade" de escrita dos discos é a "normal" pelo que haverá aqui algures um bottleneck que ainda não consegui descobrir

17. JMRR

JMRR Power Member

Nao tenho o link da thread onde tinha o comentario, mas procurei, e outras referem o mesmo.

https://www.cnblogs.com/shangdawei/p/4587060.html

The Gen8 doesn't use the Intel CPU's graphics at all. It uses the truly ancient Matrox G200 built in to the iLO chip. I doubt any modern Linux has drivers for a 15+ year old Matrox.

18. skandal

skandal Power Member

Lol, se alguém vai ter drivers para essa Matrox é Linux :P

E sim, para output já sabia que usa a Matrox. A questão é se pode usar o iGPU para QuickSync.

19. JMRR

JMRR Power Member

Sim, aqui não é esclarecedor a resposta, eu nao encontro a thread que tinha um comentario especifico destes cpus.

Basicamente nos cpus suportados o igpu era desativo pela bios(hardcoded).
    Os relatos de quem conseguia igpu activo, era quem experimentava cpus, que nao estavam na lista de suportados deste hp, mas funcionaram.

20. RiZoto

RiZoto Power Member

Deixei de acompanhar bem esta thread mas cá vai uma opinião:

- a malta que tem NAS geralmente a máquina está ligada 24h/dia...os custos energéticos ainda são elevados se a máquina não tiver muito baixo consumo.

Eu optei por uma NAS nativa com um consumo a rondar os 8watts/hora...qq uma destas opções não acredito que consuma menos de 20-30watts...e 24h/dia ao final do ano é uma boa diferença...pensem nisso.

Partilhar esta Página