1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 347; Visualizações: 18930)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

1 vote(s)
    7,1%
  2. Debian

1 vote(s)
    7,1%
  3. FreeNAS

5 vote(s)
    35,7%
  4. XPEnology

2 vote(s)
    14,3%
  5. OMV

1 vote(s)
    7,1%
  6. Windows / Windows Server

3 vote(s)
    21,4%
  7. Ubuntu Server

1 vote(s)
    7,1%
  8. Outro

0 vote(s)
    0,0%
  1. ppt

ppt Power Member

A 0,16€/kWh:

0,008kW * 24h/dia * 365dias/ano * 0,16€/kWh = 11,22€/ano
    0,030kW * 24h/dia * 365dias/ano * 0,16€/kWh = 42,05€/ano

É alguma diferença (considerando os dados) mas também não é abismal. Fixe era alguém fazer um teste real de dois sitemas equivalentes (um comercial e outro DIY) para ver qual a diferença real. Se os componente forem similares (processador, memórias, discos, fonte...), não me parece que haja assim tanta diferença como falas, mas não tenho dados que o sustentem.

Se se colocar o caso de estarmos a construir um de raiz e quisermos pelo mesmo preço comprar uma coisa melhorzita para ficar mais future-proof, é bem possível que os consumos aumentem. Mas assim já não é uma comparação justa.

2. RiZoto

RiZoto Power Member

Eheheh...acresce o IVA...a minha solução fica 35€/ano mais em conta...em 3 anos são 100€ em energia poupados que dá por ex. para renovar os discos... ;)

Pode não ser grave consoante a carteira de cada um...

3. Soviet

Soviet Power Member

a tua solução 8watts/hora "mais em conta" supporta 5 discos, cpus xeons, dual lan, 16gb ram ecc, iscsi com velocidades decentes, corre máquinas virtuais, ... ?

nós sabemos que existem soluções low power performance, mas quem compra um microserver HP quer mais que um simples NAS

porquê comparar batatas com cebolas?

4. skandal

skandal Power Member

Se tiveres um NAS com 1 disco apenas, realmente dá para trocar "os discos"...

Porque foi alguém que deixou de seguir esta thread durante um mês....

Um Microserver Gen7 consegue ser melhor que um simples NAS ARM e ainda tem consumos semelhantes.

5. RiZoto

RiZoto Power Member

Têm razão...para "high-end" NAS esta solução irá sempre ser a melhor...não tem comparação possível com a minha básica NAS de 2ray's...

6. skandal

skandal Power Member

E mesmo para low-end, acho que um NAS já "feito" compensa por isso mesmo, já vem preparado com tudo e não tens que te chatear. É ligar e usar.
    De resto, uma solução DIY vai ser muito melhor.

7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

8w?
    Com que discos e quantos ?!

8. skandal

skandal Power Member

Aposto 1 disco, naqueles NAS da WD que já nem o transmission consegues actualizar.

Partilhar esta Página