Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Vmware ESXi usei durante muito tempo, com passthrough de alguns dispositivos, zero problemas.

Em Proxmox ate podes ativar dispositivos em passthrough sem fazeres reboot ao host.

Ficas bem servido com qualquer um.
 
Vmware ESXi usei durante muito tempo, com passthrough de alguns dispositivos, zero problemas.

Em Proxmox ate podes ativar dispositivos em passthrough sem fazeres reboot ao host.

Ficas bem servido com qualquer um.

vi agora a opção ovirt, ESXi é pago, por isso está fora de questão.
 
vi agora a opção ovirt, ESXi é pago, por isso está fora de questão.
Errado, esxi existe versão grátis e é perfeitamente compatível com o gen 8!
A limitação da versão grátis é apenas permitir vm's até 8 cores, mas como não existem processadores com mais de 8 cores para o gen 8 e o máximo de memória é 16gb, serve perfeitamente... [emoji106]
 
Errado, esxi existe versão grátis e é perfeitamente compatível com o gen 8!
A limitação da versão grátis é apenas permitir vm's até 8 cores, mas como não existem processadores com mais de 8 cores para o gen 8 e o máximo de memória é 16gb, serve perfeitamente... [emoji106]

Preciso de usar a versão customisada para o Gen8? não estou a encontrar.
em relação ao EXSi vi que a webgui tambm não funciona na versão free é verdade?

Bem agora tenho 3 possibilidades:

ESXi
Ovirt
Proxmox

Eu sou mais para Open-Source, mas ao que parece ESXi é muito completo.
 
Chegou o meu CPU novo, logo à noite devo operar o bichinho :D

EDIT:

IMG-7645.jpg


IMG-7647.jpg


Captura-de-ecr-2019-08-27-s-21-57-33.png


Captura-de-ecr-2019-08-27-s-22-37-53.png


Agora falta-me migrar o módulo de 4 de ram para 8 e está perfeita.
 
Última edição:
O meu Gen10 também deve chegar hoje, se a DHL fizer a entrega.
Depois também posto fotos!

Se alguém quiser saber algum pormenor que avise!
 
Não uses um cartão velho, compra um novo que são baratos.



Queres usar RAID por hardware? Isso é independente do EXSi.

@skandal FreeNAS funciona com ESXi?

estou a pensar em fazer ESXi (cartão SD) - SSD para as VM's - FreeNAS - PCI-passthru dos discos para FreeNAS.
depois crio nfs shares no FreeNAS, para depois ter espaço nas minhas outras VM's.

Não posso instalar FreeNAS directamente pois as VM's criadas no FreeNAS não funciona para uma VM PfSense.
 
Não uses um cartão velho, compra um novo que são baratos.



Queres usar RAID por hardware? Isso é independente do EXSi.
No esxi o cartao é usado apenas para o arranque e escrita de logs, tudo o resto é processado pela RAM e datastore.

Como toda a gente deve ter cartões antigos servem perfeitamente devido a não ser preciso ter grande capacidade...
Comprar um novo mesmo que custe menos de 10e é desperdício de espaço pois o minimo que normalmente já estão à venda é de 8-16gb...
 
@skandal FreeNAS funciona com ESXi?
Há malta que reporta que sim. Considerando o limite de 16Gb de RAM, não sei se aconselho.
Vais deixar 8Gb de RAM para o FreeNAS e o resto para as VMs? 8Gb é mesmo o mínimo recomendado para o FreeNAS.

O raid 1 dá-te mais segurança, eu tenho 2 discos em raid1 para datastore e depois mais 2 discos com direct pass-through para outras vm's...

Eu sou um bocado "contra" RAID por hardware. Se o microserver tiver algum problema para recuperar a informação dos discos vai ser uma dor de cabeça.

No esxi o cartao é usado apenas para o arranque e escrita de logs, tudo o resto é processado pela RAM e datastore.

Escrever logs em cartões antigos... vai começar a corromper os sectores do cartão em menos de 2/3 meses. Compra um cartão novo, minimamente decente, gastas 15/20€. Ou vais logo para um SSD para isso, se tiveres espaço.
O FreeNAS também dá para instalar em pens USB (ou cartões), mas recomendam sempre não colocar os logs e a monitorização nessa pool.
 
Realmente a máquina com o novo xeon que instalei ganhou outra vida. Noto alta performance no GitLab e na Nextcloud, coisa que antes era mais lentito. Agora é instantâneo na navegação.
 
Back
Topo