Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Obrigado pela ideia, mas tive a ler sobre isso e é desaconselhado para 'critical data' .
Já tiveste algum problema ao fazeres isso?

Zero problemas, caso contrario nao aconselhava, alias em dsm os discos passaram para uma original e vice versa diretamente sem problema algum.
Para freenas tudo o que saia das indicações originais é desaconselhado, até mesmo virtualizar, contudo há quem o faça(eu tambem) e funciona bem.
Eu no teu caso faria assim, sem medo algum, mesmo que la tenhas 'critical data', basta não inventares e saberes o que estas a fazer.

Ele fez para o Synology, para o FreeNAS não recomendo mesmo nada fazer isso. Em principio nem para o Synology deves fazer isso, mas cada um sabe de si.

Tambem fiz em freenas, omv e outros que não sao NAS.
 
Para freenas tudo o que saia das indicações originais é desaconselhado, até mesmo virtualizar, contudo há quem o faça(eu tambem) e funciona bem.

Desde a versão 11 que não há problema em virtualizar o FreeNAS. Tens é de saber o que estas a fazer. Deves sempre fazer passthrough do device a que os discos estão ligados, assim garantes que o FreeNAS tem acesso aos discos.
Deves ter atenção à quantidade de RAM, mas 8Gb devem ser suficientes para ter uns 4 discos de 2/3TB em RAID-Z1.

Quanto à tua configuração, não conheço o DSM o suficiente para dizer se a informação está segura. Se tiveres a usar btrfs, não sei se confiava muito.

Tambem fiz em freenas, omv e outros que não sao NAS.

Dá sempre pra fazer... a questão é saber quando é que vais ter problemas. E para uma VM "normal" não há problema nenhum em passar o disco dessa forma, os problemas podem acontecer é ao tentar usar os discos dessa forma em sistemas de ficheiros que pedem acesso directo ao hardware (como o ZFS e acho que o BTRFS também).
Eu larguei o OMV porque tem montes de problemas para ser usado com ZFS e porque tem uma imensidão de bugs chatos.
 
Última edição:
O meu comentario em relacao ao freenas e apenas a mentalidade incutida de que qualquer coisa de diferente e desaconselhado. Eu acho essa mentalidade muito restrita dai o meu comentario era mais no sentido sarcastico. Existam muitas configuracoes destintas e por vezes vesse essa mentalidade acaba apenas por limitar. Tal o exemplo de virtualizar o freenas, eu usei virtualizado quando era desaconselhado, sem problema algum, vale o que vale.

Relativamente a questao de quando vai dar problemas, isso nem e tema, qualquer sistema esta sujeito.
 
Eu acho essa mentalidade muito restrita

Se não te importas de perder informação que tens nos discos, podes experimentar tudo.
E não é "mentalidade" nenhuma. São factos. Podes tentar correr o software como quiseres, o problema é depois vir dizer que tiveste problemas e a culpa é do software quando te recomendaram a fazer as coisas de forma diferente.

Relativamente a questao de quando vai dar problemas, isso nem e tema, qualquer sistema esta sujeito.
Então se não usares a configuração recomendada, mais problemas vais ter.
 
Boas vinha pedir aqui ajuda porque já não sei o que fazer mais para isto funcionar.

No meu HP tenho instalado um vm com o pfsense para fazer de FW. Basicamente a minha WAN é uma porta ligada ao router da operadora, a minha LAN é a segunda porta ao qual o meu pc está ligado e fiz um DMZ com uma placa virtual.

Na minha DMZ tenho um webserver que quero configurar com o dns usando o noip.

O meu objetivo é conseguir aceder ao webserver mas pelo nome "webserver.cenas.com" seja dentro ou fora da minha rede.

Para aceder dentro da rede LAN tive de fazer um DNS Resolver a dizer que o "webserver.cenas.com" pretendia ao ip "10.0.1.10".
Para aceder fora da rede de casa tenho de adicionar um port forward no router da operadora para a saida a que o HP está ligado.

Alguém sabe se estou a fazer isto mal ou se há maneira de fazer o que quero?


Obrigado

Alguém sabe se estou a fazer isto mal ou se há maneira de fazer o que quero?


Obrigado
 
Última edição:
Para acederes ao conteúdo da dmz do exterior tens que:
  1. Forward da porta que queres para o ip WAN do pfSense por exemplo: porta 80 para o ip wan do pfSense 192.168.1.2
  2. No pfSense tens que fazer uma rule NAT (forward) da porta 80 para o ip da maquina que está na subnet DMZ.
Ao funcionares com o pfsense sem teres o modem do teu ISP em modo bridge tens que fazer um duplo forward :)

Eu também tenho assim porque não se expõe o pfsense à Net directamente.

Se precisares de ajuda apita ;)
 
Vamos tentar ir por partes :S

Eu tenho o HP ligado ao router da meo, esta ligação é a minha WAN no pfsense. Preciso de ativar o modo bridge no router da meo para esta porta?

eu atualmente no router da meo tenho Forward da porta 80 para a ligação do hp, porque se não tiver assim sempre que aceder cenas.cenas.com ele vai logo para a pagina admin do router da meo.
 
Vamos tentar ir por partes :S

Eu tenho o HP ligado ao router da meo, esta ligação é a minha WAN no pfsense. Preciso de ativar o modo bridge no router da meo para esta porta?

eu atualmente no router da meo tenho Forward da porta 80 para a ligação do hp, porque se não tiver assim sempre que aceder cenas.cenas.com ele vai logo para a pagina admin do router da meo.

  1. Qual é o teu ip do HP na subnet WAN?
  2. Não precisas de activar o modo bridge :)
 
Na subnet da WAN está com 192.168.1.90 que foi o ip que lhe foi atribuído automaticamente.

Ok então no modem da Meo tens que fazer um forward da porta 80 para o ip 192.168.1.90
No PfSense tens que fazer um forward da porta 80 para o ip da tua maquina na subnet de DMZ

PS: não vais usar https? que tipo de serviço web é?
 
Ok então no modem da Meo tens que fazer um forward da porta 80 para o ip 192.168.1.90
No PfSense tens que fazer um forward da porta 80 para o ip da tua maquina na subnet de DMZ

PS: não vais usar https? que tipo de serviço web é?

Sim eu no router da meo tenho o port 80 e 443 a apontar para o ip do HP.
No pfsense tenho o 80 e 443 a apontar para o ip da maquina que está na DMZ.
 
Sim eu no router da meo tenho o port 80 e 443 a apontar para o ip do HP.
No pfsense tenho o 80 e 443 a apontar para o ip da maquina que está na DMZ.

e não funciona?
interno está a funcionar? se sim

mete aí uma print do NAT no modem e no pfSense (ou manda em privado e continuamos lá, pois isto é offtopic :D)
 
Já agora que HD´s aconselham?
Os discos não vão levar uma utilização intensiva.
Quero que sejam silenciosos e se consumirem pouco melhor ainda.
eu actualmente tenho 3 discos de 1TB cada, um deles já está a fazer um "toc.... toc...." que não estou a gostar muito.
 
Troca isso agora...
este é um dos discos que está em raid1 quando forar para trocar posso tirar na boa que ele depois copia para o novo?

O que é utilização intensiva? Precisas de quanto espaço?

Os discos não vão sempre estar a ler e a escrever, eles vão ser usados para vm´s e para uma cloud.
O espaço queria comparar preços mas não preciso para já de muito estaço
 
Eu para o meu Gen10 comprei dois Seagate Ironwolf de 2TB.
Same here. Mas depende da utilização intensiva que vai ser feita. Se for para estar 24/7 a ler e escrever, terá de ir para uns mais "NAS proof", ou seja, a gama Seagate NAS ou os WD NAS (salvo erro red).

Se for para uma "utilização intensiva" que é 70 ou 80% do dia a papar sono, tipo os meus, chegam e sobram. E são super silenciosos.
"utilização intensiva" é ambiguo.
 
Same here. Mas depende da utilização intensiva que vai ser feita. Se for para estar 24/7 a ler e escrever, terá de ir para uns mais "NAS proof", ou seja, a gama Seagate NAS ou os WD NAS (salvo erro red).

Se for para uma "utilização intensiva" que é 70 ou 80% do dia a papar sono, tipo os meus, chegam e sobram. E são super silenciosos.
"utilização intensiva" é ambiguo.

A utilização não é intensiva.
Eu quero que seja silencioso.

Tenho aqui uma questão, removi o disco que estava a fazer o "toc... toc..". actualmente estou com dois discos, um uso para backups e o outro para data.
Cada disco está numa raid diferente, agora a minha questão é, quando comprar novos discos posso adicionar a raid que quiser certo?
 
Back
Topo