Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
eu tenho cada disco numa raid diferente (raid feita por hardware)
Há aqui alguma confusão!
Tens 2 placas raid?
é que tipos de raid existem muitos e variados, e podem ser por hardware ou software! Raid-0,1/2,4,5,etc que só indica o tipo de organização dos dados nos discos e a sus resistência às falhas.
 
Há aqui alguma confusão!
Tens 2 placas raid?
é que tipos de raid existem muitos e variados, e podem ser por hardware ou software! Raid-0,1/2,4,5,etc que só indica o tipo de organização dos dados nos discos e a sus resistência às falhas.

eu estou a utilizar a raid 1 que gen8 consegue fazer.
Eu para utilizar os discos separadamente nas configurações da controladora tive de criar uma raid para cada disco.
 
eu estou a utilizar a raid 1 que gen8 consegue fazer.
Eu para utilizar os discos separadamente nas configurações da controladora tive de criar uma raid para cada disco.

neste momento tens 1 disco em RAID1 na raid_array1 e 1 disco em RAID1 na raid_array2, certo?
Como só tens 1 disco em cada lado o raid não está a fazer nada pois precisas de minimo 2. Quando comprares o disco colocas no raid_Array que queres com redundância.

Acho que disse bem, mas alguém me corrigirá se não!
 
neste momento tens 1 disco em RAID1 na raid_array1 e 1 disco em RAID1 na raid_array2, certo?
Como só tens 1 disco em cada lado o raid não está a fazer nada pois precisas de minimo 2. Quando comprares o disco colocas no raid_Array que queres com redundância.

Acho que disse bem, mas alguém me corrigirá se não!

Sim é isso mesmo que tenho
 
Estou a experimentar o free trial do unraid e não acredito na performance daquilo, realmente anedótico.

unraid.png
 
O unraid só vale a pena se quiseres usar o "sistema de ficheiros" deles que permite algumas features de ZFS mas com discos de diferentes tamanhos.
De resto, é só uma distro de Linux com uma interface Web e que para mim só é um pouco melhor que o OMV, mas não está ao nível do FreeNAS.
 
O que me fez optar por escolher o unraid para testar foi o facto de ter comprado 4 HDD's de 10TB e com o unraid consigo 30 TB's limpos, com hardware raid os níveis recomendados são o 6 e o 10 que basicamente me cortam a capacidade a meio e ambos tem os seus méritos e desmérito. Zettabyte File System é porreiro e tal mas com 40TB os meus 32GB's de ram são fracos especialmente se quiser correr umas vm's ou containers (proxmox) ou jails (freenas).

Criei um tópico no reddit do unraid e parece que a falta de performance está correlacionada com a falta de uma drive para cache, basicamente uma drive onde o unraid armazena informação rapidamente antes de fazer o calculo de paridade...honestamente não acho o webui do unraid assim muito polido mas cumpre, tenho pena de não ter recursos a nível de sistema que me permitissem uma outra abordagem como virtualização mas tenho que trabalhar com o que tenho.
 
Com 32Gb de RAM podes perfeitamente ter isso com o FreeNAS e RAIDZ1 (se bem que para esse tamanho de discos, não recomendam só um disco de paridade).
Mas a não ser que estejas a correr muitas VM que precisam de RAM, podes perfeitamente usar FreeNAS.
 
32GB's de RAM são suficientes neste sistema, mas hipoteticamente com ZFS e a "hard rule" de 1GB por TB...fica curto.

Essa regra foi criada porque havia malta a querer correr o ZFS com 2 e 4 Gb de RAM. O mínimo são 8, com 16 podes perfeitamente ter umas VMs a correr, com 32Gb estas à vontade.
 
Boas a todos. Tenho um bixo destes com 8+4GB RAM (vai ficar com 2 x 8 em breve). Tem 4 discos (2x RAID1) (nota primeiras 2 baias são SATA 6 e as outras duas são SATA 3). Adquirí um Xeon 1230v2 3.30GHz 8MB. Tenho o microserver hipervisado com vSphere e nele corro 5 vms sem stress. É para um ambiente caseiro de pouca exigência e acredito que com os 16GB fique mais flúido. O que eu gosto nesta máquina é ser compacta e silenciosa e principalmente o ILO que não sei porquê a HP deixou de colocar nos Gen9 e 10.
 
venho aqui partilhar uma solução de backups que estou a usar, é o unitrends faz snapshots das minhas vm´s automaticamente. Eu so tive de escolher em que dias é que faz os snapshots e se quero incremental ou full.
Estou a utilizar a versão free, a unica limitação é "só" deixar fazer 1TB de backups, no meu caso chega e sobra :P
Até agora estou a gostar do funcionamento, envia-me emails com o relatório dos backups .

Apesar disto estou a pensar usar mais alguma coisa para fazer backups aos files mais críticos, para isso estou a pensar utilizar o pi e um disco externo.

O que usam para os vossos backups?
 
Uma questão, alguem aqui está a usar o pfsense com mais que um dynamic dns?
Eu tenho o no-ip para a minha cloud, mas agora quero ter mais um dominio para algumas app que tenho a correr em docker numa vm.
Será que dá?
ou será que tenho de comprar um domínio e depois criar CNAME para cada maquina.
 
Última edição:
Back
Topo