Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
Usas o pfsense com equipamento da ubiquiti. Posso perguntar para quê?

Não gosto dos routeurs da ubiquiti, para o que quero. Cliente e servidor de vpn. Dá para fazer mas tem de ser manualmente nas configs e os routeurs para isso já têm de ser uma gama alta para aguentar com o load em VPN.
Visto ter um servidor porquê gastar 300e ou maus num router? :)
 
Não gosto dos routeurs da ubiquiti, para o que quero. Cliente e servidor de vpn. Dá para fazer mas tem de ser manualmente nas configs e os routeurs para isso já têm de ser uma gama alta para aguentar com o load em VPN.
Visto ter um servidor porquê gastar 300e ou maus num router? :)


Então segundo estou a perceber só tens os APs da Ubiquiti e geres o resto da rede com pfsense é isso? E tens bind de alguma das placas de rede ao pfsense ou são NICs virtualizados e partilhados?
Eu diria que o USG é mais do que capaz de gerir uma mão de sessões de OpenVPN por exemplo :) É chato porque tens de lhe aceder por SSH mas também é algo que só farias uma ou duas vezes.
 
Então segundo estou a perceber só tens os APs da Ubiquiti e geres o resto da rede com pfsense é isso? E tens bind de alguma das placas de rede ao pfsense ou são NICs virtualizados e partilhados?
Eu diria que o USG é mais do que capaz de gerir uma mão de sessões de OpenVPN por exemplo :) É chato porque tens de lhe aceder por SSH mas também é algo que só farias uma ou duas vezes.

São nics virtualizados com o Esxi.
Pelo que li, em cliente VPN não gere assim tão bem,...
O meu uso é por exemplo um range de hosts passar pela NordVPN ou seja o routeur tem que gerir o tráfego todo através do cliente vpn o que puxa bastante em cpu.
 
Olá Pessoal!

Tenho recentemente um Gen8 com o E3-1220V2 e 16GB RAM, OVM instalado no SSD que está onde vinha o CDROM e tenho o virtualbox no OVM onde já instalei 2 imagens de Androids conhecidos de correr em VM's e é super super lento. Os linux,windows etc correm normalmente nas VM's.

Alguém sabe porque?
Posso instalar o android no slot SD-CARD que não está em uso? vou ter o mesmo problema?

Obrigado.

Cumpts,

Miguel
 
Eu com o 1220L v1 acontece-me uma coisa gira, no taskmanager do windows diz que a velocidade dele é 0,26Ghz e o consumo de CPU está sempre a 0% :D
Se usar outro taskmanager já consigo fazer a identificação correcta do consumo e velocidade de relógio.
 
Porque as VMs de Android são uma lástima? :P
Eu diria que dificilmente tens performance decente num CPU já algo antigo.


Ainda vai ser pior. Não usem os sd-card ou pens usb como discos que estão sempre a levar com writes.

OK, obg.

A minha tanix t9 berrou, la vou eu ter que comprar outra box android com um servidor bom em casa.

tks

Misturei assuntos na resposa entao.

Na Asrock j5005-itx que uso so para xpe, nao é possivel trocar cpu.
No HPE ms Gen 8, é possivel, ja usei o de base, o xeon e3-1220v2 e agora o xeon e3-1265l v2.
Ha relatos de quem tenha usado i5 e i7, mas os resultados sao aleatorios, dai eu dizer que para mim nao vale o risco de comprar um cpu desses para colocar nesta maquina.



hp-microserver-tray-with-ssd.jpg


Esta imagem nao é minha mas é este adaptador que uso(tenho2).
No ebay custam +/-10€ cada.


Obrigado ja vem um a caminho, tenho 2 slots livres e fica mais barato SDD para o que pretendo.
 
Última edição pelo moderador:
Misturei assuntos na resposa entao.

Na Asrock j5005-itx que uso so para xpe, nao é possivel trocar cpu.
No HPE ms Gen 8, é possivel, ja usei o de base, o xeon e3-1220v2 e agora o xeon e3-1265l v2.
Ha relatos de quem tenha usado i5 e i7, mas os resultados sao aleatorios, dai eu dizer que para mim nao vale o risco de comprar um cpu desses para colocar nesta maquina.



hp-microserver-tray-with-ssd.jpg


Esta imagem nao é minha mas é este adaptador que uso(tenho2).
No ebay custam +/-10€ cada.

Podes dar mais info desse teu setup com a Asrock j5005-itx ?!
thanks
 
- Volta a ter iLO, NOICE. Se bem que apesar de ter o iLO onboard, falam num enablement kit por isso vai ficar caro ter iLO.
- Mantem o DP como video output, o que pode dizer que tem o iGPU activo, o que pode fazer diferença para quem tem Plex.
- Voltaram para Intel quando era melhor terem continuado com AMD (fazendo upgrade para Zen).
- PSU externa... tem a vantagem de não ter a ventoinha chata, por outro lado, se avariar algo relacionado com o power delivery, tens de comprar uma board nova.
- Aquela ventoinha de 80/90mm :/
- O espaço mais reduzido, podiam ter aproveitado para colocar 6/8 discos... é que é muito "lindo" ser pequeno, mas depois não podes colocar SSDs internamente como fazias nos outros.
- Portas SATA :/ o Gen8 tinha portas SAS, apesar do controlador ser SATA. Significa que mesmo com um controlador na porta 16x não vai dar para ligar discos SAS, mas posso estar enganado.
- CPU socketed, nice :)
- Pode ser que suporte 64Gb de RAM

Tem vantagens fixes, mas acho que não é desta que vendo o Gen8 :D
 
Relativamente ao iLo, o hardware e preciso adquirir a parte? Nas fotos nao tem.

No gen8 basta adquirir a licenca, o hardware esta la com as funcoes limitadas.
Este parece que nao tem essa versao.
 
Eu penso que foi o meu primeiro e ultimo microserver, pois visto que esta na garagem, não me importo pelo tamanho do server e vendo os preços e limitações penso que vou fazer o meu próprio server.

Mas uma coisa é certa, acho que nunca venderei o meu Gen8 :D
 
Back
Topo