1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 86; Visualizações: 3863)

1. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Porreta. Vou tentar e ver se corre tudo bem. Prefiro ubuntu pois posso personalizar mais que uma solução aio.

2. mittch

mittch Power Member

Boas

Estou a pensar comprar um bicho destes para me fazer de plex server, backup de fotos videos e personal cloud.

Se quiser fazer transcoding 4k quais as minimum specs?

Se quiser alterar o processador, posso colocar qualquer um com socket 1155 ou estou limitado? A minha ideia era ir até um i5.

Qual o melhor OS e qual a melhor forma de o instalar? Pen, SSD?

Quanto aos discos, e para ficar seguro com os meus backups, qual o melhor sistema de ficheiros?

Desde já obrigado pela vossa ajuda

3. luckypt

luckypt Power Member

Moas @mittch,

em relação a plex não te sei ajudar pois não utiliso, quanto aos processadores estás limitado procura pelo google mas até agr o maximo que vi foi um i3 3240.

Quanto ao OS é uma questão de gostos. vê no primeiro post o meu setup (OS discos etc...)

Se precisares d outra coisa apita ;)

4. sLiNk

sLiNk Power Member

5. Por esta altura do campeonato já deves ter tudo feito, mas mesmo assim vou-te aconselhar a usares o xpenology »»»» http://xpenology.me/downloads.
    É melhor que o FreeNas e outros que andam por ai.

6. Gandalf

É melhor porque ..... ?

Um sistema que é um port de uma solução de uma marca para os seus equipamentos para correr em equipamentos não oficiais contra um com todo o suporte que tem e capaz de correr em milhentas configuraçoes.
    Alem de ZFS etc .. sim não é fácil de configurar mas as vantagens são mais que muitas.

7. N3RO

N3RO Power Member

Comprei hoje por 22€ um i3 3220T. Pareceu-me um óptimo preço, mantendo um TDP baixo.

8. rubmarques

rubmarques Power Member

consegui um 3240 agora dificil é trocar o cooler por outro

9. skandal

skandal Power Member

Acho que há uma versão "alta performance" para o Gen 8. Encontrar é que não deve ser fácil.

10. rubmarques

rubmarques Power Member

custa 200€...
    50 ainda pensava..

11. Gandalf

Sabem qual a referencia do de alta performance? Eu com o 3220T nao tenho tido temps altas, mas gostava de meter um activo.

12. N3RO

N3RO Power Member

Existe alguma trick para disco SSD com SO na controladora integrada (porta ODD) e arrays de storage na B120i?

13. vgoncalves

vgoncalves Power Member

14. luckypt

luckypt Power Member

@N3RO eu consegui metento o grub numa pen (ligada na slot usb no interior) porque eu não quero usar o fakeraid da HP
    Mas se para ti não há problema de usar o fakeraid, podes criar um array hp só com o ssd assim podes bootar atraves dele ;)

@vgoncalves o I3 é melhor que esse XEON? se não onde compraste o XEON? estou para adquirir um processador mais potente mas só instalo depois da garantia acabar.

15. N3RO

N3RO Power Member

@luckypt, não tive dificuldades em arrancar pelo SSD.

Assim que o instalei defini no setup que deveria fazer boot pelo controlador integrado em AHCI sem pensar em mais nada.
    Só entretanto é que me lembrei que iria precisar de criar dois arrays RAID1 na B120i pelo que não sei se deveria ter considerado outra configuração.

Edit:
    corrigido, unidade adicionada à controladora B120i.

Última edição: 29 de Maio de 2017
  16. vgoncalves

vgoncalves Power Member

O xeon é melhor, tem 4 cores, 8 threats e 8mb de cache.

Comprei no ebay, mas andei uns meses à "caça" até encontrar com um preço jeitoso uma vez que são processadores raros e caros...

17. luckypt

luckypt Power Member

@vgoncalves estou a ver no ***** a 125$, consigo encontrar mais barato?

18. vgoncalves

vgoncalves Power Member

Os preços mais baixos andam por volta dos 100e, depois os mais vulgares são a partir dos 150e.

Se não tiveres pressa, crias um alerta de pesquisa no site para receberes diariamente o que aparece por lá e quando achares um pelo preço que tiveres disposto a dar compras... :)

Atenção a esses 125$, é que se vem de fora da Europa corres grandes probabilidades de ficar retido na alfândega e teres que pagar taxas...

19. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Que feedback dás atualmente @luckypt ?
    Sempre te mantiveste pelo CentOS? e Raid ?
    Satisfeito com a máquina?

Eu tenho um N40L e base já experimentei freenas, openmediavault, xpe, e outros já decidi.
    Vou usar Debian9 (headless), será instalado num SSD (na tray, bios hacked), depois vou adicionar em raid5 3 HDD WD RED e mais 1 WD Green para backups, usando ext4 ou xfs. Ando a ver também a questão do cache ao raid.

Partilhar esta Página