Construção de um NAS num HP ProLiant microserver gen8 G1610T

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

  • CentOS

    Votes: 4 5,8%
  • Debian

    Votes: 7 10,1%
  • FreeNAS

    Votes: 18 26,1%
  • XPEnology

    Votes: 9 13,0%
  • OMV

    Votes: 3 4,3%
  • Windows / Windows Server

    Votes: 11 15,9%
  • Ubuntu Server

    Votes: 7 10,1%
  • Outro

    Votes: 6 8,7%
  • Esxi

    Votes: 4 5,8%

  • Total voters
    69
pessoal voces acham que se trocar o CPU tenho que reinstalar tudo? (eu acho que não, mas queria uma opiniao)
entro o e31230 v2 e o 1065l v2 qual é melhor?
 
pessoal voces acham que se trocar o CPU tenho que reinstalar tudo? (eu acho que não, mas queria uma opiniao)
entro o e31230 v2 e o 1065l v2 qual é melhor?
Trocar o processador não tens que reinstalar nada.

Quanto ao melhor depende do que pretendes, o 1230v2 tem melhor performance, mas também tdp de 69w e tens que ter cuidado se vais puxar muito por ele com o cooler de origem...
O 1265v2 tem menor performance, um tdp de 45w, gráfica incorporada, mas acho que o preço é um pouco mais caro...
 
Trocar o processador não tens que reinstalar nada.

Quanto ao melhor depende do que pretendes, o 1230v2 tem melhor performance, mas também tdp de 69w e tens que ter cuidado se vais puxar muito por ele com o cooler de origem...
O 1265v2 tem menor performance, um tdp de 45w, gráfica incorporada, mas acho que o preço é um pouco mais caro...


Eu quero ter VM's e numa delas zoneminder a correr.
sem ver o preço, entre os dois qual é melhor para perf/temps/longevidade?

a grafica incorporada penso que não me vai servir de nada.
 
Yep, máximo 16Gb. Infelizmente não há pentes de 16Gb de RAM ECC Non-Registered.

Acabei de comprar um Gen 8 :D Para já fica com o Celeron e 8Gb de RAM. A DDR3 usada está mais cara que há 2/3 anos quando fiz upgrade ao meu N54L.



v1 ou v2? É que se for o V1, 80w de TDP é puxadote. Tens que cooler?

Esses DIMMs existem, é uma questão de encontrar um CPU que suporte DIMMs de 16GB do que outra coisa :D


Foste censurado.... :P Manda por PM o nome :D

Segundo o @vgoncalves funciona bem. Desligando o Turbo Boost deve ter um TDP semelhante ao 1265L V2.


Acho que é caro porque é o CPU que toda a gente tenta meter no Gen8.
Porque como o cooler de 65w são 150€ (+portes) no eBay e há lojas que vendem peças da HP em que custa quase 300€ é normal que a malta tente comprar o CPU com TDP de 45W.

E para quem estiver interessado, já há Gen10 refurbished no eBay a bom preço.

Ah, também há o Xeon E3-1220L V2 para quem quer poupar energia :D

Eu já não consigo encontrar o Gen8 em lado nenhum à venda... :( O gen10 é caro para o que oferece, não tem expansão (X32 sucka e não é User replaceable) e não tem iLO.
 
Visto que vou instalar o novo CPU. voces acham que um server de jogos (eg. ARK) se aguenta bem numa VM?

Pergunto isto por uma razão:

Gostava de ter uma versão de CentOS só para servir de host e criar varias VM's para os serviços que quero, pois assim posso criar snapshot's e backup's das VM's mais facilmente para o caso que alguma coisa corra mal.

Neste momento o meu Host faz quase tudo(webserver, server de jogos, server TS, etc...) se o disco morre, perco tudo, assim se tudo isto for configurado em VM's e posteriormente feito backup's das imagens, etc.. penso ser mais seguro.

outra questão que tenho, se formatar a maquina não quero perder o meu RAID1, alguem sabe se depois posso voltar a montar o RAID sem perder os dados que estão lá dentro? ainda são 3TB de dados. Se sim como fazer?

mais uma questão, para quem já fez upgrade du CPU, acham que uma VM vai saber gerir um server de Zoneminder?

Obrigado desde já pela ajuda
 
Visto que vou instalar o novo CPU. voces acham que um server de jogos (eg. ARK) se aguenta bem numa VM?

Pergunto isto por uma razão:

Gostava de ter uma versão de CentOS só para servir de host e criar varias VM's para os serviços que quero, pois assim posso criar snapshot's e backup's das VM's mais facilmente para o caso que alguma coisa corra mal.

Neste momento o meu Host faz quase tudo(webserver, server de jogos, server TS, etc...) se o disco morre, perco tudo, assim se tudo isto for configurado em VM's e posteriormente feito backup's das imagens, etc.. penso ser mais seguro.

outra questão que tenho, se formatar a maquina não quero perder o meu RAID1, alguem sabe se depois posso voltar a montar o RAID sem perder os dados que estão lá dentro? ainda são 3TB de dados. Se sim como fazer?

mais uma questão, para quem já fez upgrade du CPU, acham que uma VM vai saber gerir um server de Zoneminder?

Obrigado desde já pela ajuda

Diria que se a máquina tiver recursos não deves ter stresses.




Entretanto consegui comprar um Gen8 vindo da polónia, deve estar cá para a semana. Traz 2 discos de 1TB mas apenas 4GB de RAM. Estou a planear o upgrade do CPU e da RAM. Qual o melhor compromisso para o CPU?

Obrigado.
 
Já instalei o meu E3-1230 v2 com o heatsink de stock.

Descobri que no iLO 4 a temp do CPU não é a correcta (está sempre bloqueada a 40°) o que afecta a fan do servidor, pois se não detecta que o CPU aumenta de temperatura ela gira em idle.

Estou neste momento com 3 VM, uma delas é um win10 (para testes)

Temperaturas neste momento:

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Physical id 0: +47.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 0: +37.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 1: +38.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 2: +44.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 3: +47.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)

São mais ou menos estes os minimos.
Quando começei a brincar com o windows 10, já chegou a 55/60°

Neste momento tenho a opção 2 para a Fan.

Acham que este CPU pode ficar a trabalhar em idle nestas temps, ou è muito arriscado?
 
Em idle parece-me tranquilo. Vê é se o calor não fica "preso" e começa a aumentar as temps ainda mais.
Skandal, ao que parece as temps estão estáveis nesses níveis com a fan a 30%.
Meti a fan na Bios no nivel 3 e agora a fan está a 70% achas que há algum problema?

Em idle agora:

coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Physical id 0: +39.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 0: +29.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 1: +27.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 2: +34.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 3: +39.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
 
Parecem bem. Tirando a diferença tão grande entre cores. Colocaste pasta térmica correctamente? E já agora, qual?

A 70% deve é fazer um baralho jeitoso.
 
Parecem bem. Tirando a diferença tão grande entre cores. Colocaste pasta térmica correctamente? E já agora, qual?

A 70% deve é fazer um baralho jeitoso.
Meti uma boa unha de pasta térmica no meio e depois meti o cooler. Marca Gelid.

Physical id 0: +37.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 0: +27.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 1: +25.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 2: +35.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)
Core 3: +37.0°C (high = +85.0°C, crit = +105.0°C)

Para já está assim. Achas que á algum problema com a pasta térmica?

Tenho aqui pasta térmica da Noctua achas que é melhor?

O server ta na garagem por isso não me chateia lol
 
onde compraste o procesador @luckypt?
@TommyPT, tinha-te vendido o meu :)
só o uso praticamente para download de torrents

Comprei no Ebay


tambem troquei o meu cpu e agora ando sempre com alertas de temperatura de um dos discos a 40º
alguma ideia?

só se o CPU fizer aquecer o interior da caixa para fazer aumentar a temperatura do HDD.

@skandal estou a pensar em guardar uns trocos para comprar o cooler da HP 65w.
 
Back
Topo