1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construcção de um NAS num Hp ProLiant microserver gen8 G1610T

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por luckypt, 23 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 252; Visualizações: 12241)

?

Para animar a coisa... Que SO usam no vosso server? :)

1. CentOS

1 vote(s)
    12,5%
  2. Debian

1 vote(s)
    12,5%
  3. FreeNAS

2 vote(s)
    25,0%
  4. XPEnology

2 vote(s)
    25,0%
  5. OMV

1 vote(s)
    12,5%
  6. Windows / Windows Server

1 vote(s)
    12,5%
  7. Ubuntu Server

0 vote(s)
    0,0%
  8. Outro

0 vote(s)
    0,0%
  1. omega

omega Power Member

e usas o quê? OSX server?
    a volta de que preços anda uma maquina dessas?
    por acaso nunca me ocorreu fazer um server com um mac pro

Tenho macbook pro e iMac mas por acaso nunca experimentei osx server

Por exemplo, nesta maquina, ainda dá para montar alguma coisa de jeito?

Última edição: 3 de Julho de 2018
  2. skandal

skandal Power Member

Onde? No eBay custam todos pra cima de 800€. A não ser que sejam Xeons muito antigos... ainda Core 2 Duo.

3. TommyPT

TommyPT Power Member

Para já ainda só tenho o High Sierra porque comprei um 5.1 que ainda é compatível.
    Essa máquina dá, mas tens de lhe meter windows ou outra coisa qualquer. Ainda tenho de perceber como farei mas possivelmente terei dual boot de Mac OS + Windows Server 2016 (Hyper-V).

É uma questão de procurar bem em todos os classificados nacionais e internacionais ;)
    O meu ficou por 550€ mas andei meses até aparecer uma boa oportunidade. O meu Microserver não está longe deste valor, senão até acima!
    O ideal até era uma das versões mais recentes do 5.1, os de 2012 com dual CPU e 128GB de RAM mas esses custam entre 2 a 3k£ :(

4. skandal

skandal Power Member

A comparação de preços que fazes é cherry picking. A verdade é que procurares bem também encontrar MicroServers bem mais baratos.
    Acho que o valor médio de cada sistema é muito diferente. um Mac Pro 5.1 custa na boa o dobro de um MicroServer Gen 8.
    São sistemas diferentes, acho que quem quer fazer experiências e correr várias VMs numa só máquina, o Gen 8 pode não ser a melhor opção.
    Mas a malta também exagera nos requisitos, e as vezes um dual-core chega bem.

5. omega

omega Power Member

eu arrependi-me de ter vendido o meu

6. TommyPT

TommyPT Power Member

Eu fiz muito cherry picking e não arranjei nenhum Microserver em condições a valores decentes, tanto novo como usado. Os usados sem garantia e a fazerem-se valer do facto de que facilmente é uma boa base de upgrades e que tem iLO4. Acabei por ir para um novo dada a diferença de preços a que os vendiam usados. Pena o omega só ter posto o dele à venda depois de ter encomendado o meu pois o dele, mesmo sendo o mais fraco, estava a um valor muito aceitavel :D

Sim o Mac Pro é caro, mas podes fazer o mesmo que eu que é comprar um 4.1 e actualizar para 5.1 com algumas mods. Também não é diferente do que estou a fazer com o meu Micro Server (agora com 12GB de RAM, SSD e CPU novos a caminho)!

Eu bem que podia ter ficado com o teu, tinha poupado uns trocos valentes que me davam para a RAM, CPU e SSD :(

7. skandal

skandal Power Member

Eu comprei o meu por 170 (Celeron e 8Gb de RAM). Para já comprei RAM e uma placa HBA que ficou por outros 170. Estou a pensar no CPU, se o dual core low power ou o quad.

8. JMRR

JMRR Power Member

Comprei o meu aqui no forum por 185€, com 12gb e com o cpu original (celeron) e o 1220v2, em exelentes condições(nada de riscos, amolgadelas, nenhum desgaste visivel).

9. TommyPT

TommyPT Power Member

Excelentes valores. O meu custou o dobro disso, novo e com storage. Mas pronto tenho 3 anos de garantia HP on-site :D

10. omega

omega Power Member

Se me aparecer um pelo preço que o vendi, ainda volto a comprar.
    o meu estava imaculado.
    agora ando a pensar comprar um synology, que é muito mais fraco e custa muito mais.
    tinha o meu com o xpenology, funcionava como um relogio

11. TommyPT

TommyPT Power Member

Também tenho 2 Synos. São porreiros para configurar e "esquecer" mas são pouco potentes para aquilo que custam. O meu setup é composto por um DS216J (com 2x4TB WD Red), local em Lisboa e um DS115J (com 1x Toshiba de 5TB) a fazer de DR no Porto. Funcionam bem mas já tive chatices com os WD (2 unidades substituídas até agora). A presença do HP é precisamente para colmatar algumas falhas de potencia dos Synos e também porque do ponto de vista de gestão da segurança começo a ter demasiados serviços concentrados no Synology, algo que pode ser comprometedor numa eventual entrada remota na minha rede. Pena a Synology não vender o software deles para baremetal porque usar Xpenelogy não dá grandes garantias e eu era um gajo que despachava bem as enclosures deles em troca de um serviço pago :D

12. rubmarques

rubmarques Power Member

como se atualiza o ILO?

13. luckypt

luckypt Power Member

14. TommyPT

TommyPT Power Member

Bem já fiz o upgrade ao meu HP e tenho um Xeon E3 1220L a bombar :D imediatamente corri o prime 95 e o cpu chegou aos 71 graus. É normal?

15. skandal

skandal Power Member

A correr prime parece-me perfeitamente normal :)
    Ainda tenho de testar o meu Celeron a sério, mas devo comprar o Xeon dual core para poupar na conta da luz.

E já vos disse que tenho 2x4GB de RAM para despachar? :P

16. skandal

skandal Power Member

Acabei por instalar o Open Media Vault. Com o FreeNAS tinha de criar pools ZFS e como não preciso de redundância nem de checksums para maior parte dos dados, preferi o OMV.
    Sinto que desperdicei dinheiro no upgrade da RAM para 16GB, mas também ainda não tenho muita coisa a correr.

Alguém já usou o OMV? Queria saber como é que colocaram o ZFS a funcionar :)

17. skandal

skandal Power Member

Alguém está interessado em comprar o dissipador de 65w da HP genuíno? É que encontrei um sitio que os vende a 30/35€ cada.
    Como havia malta com CPUs com TDP alto, pode ser que estejam interessados e fazemos a compra junta para se poupar nos portes.

18. JMOS

JMOS Power Member

Pode pf enviar o link por PM?

19. JMRR

JMRR Power Member

Se puderes envia para mim tb.

Partilhar esta Página