• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Construindo um PC

Sonkinha

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
500€/550€ Quando tiver os componentes todos decididos.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Alguns componentes

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming 1080p (Basicamente o que seja de nova geração, watch dogs, no mans sky, fifa's, far cry 4, fallout 4, etc)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
O máximo possível.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Disco IDE 120GB e Disco Sata 40GB
Pentium d 945 3.4GHZ
Motherboard e fonte (São muito velhos e não se aproveita)
4Gb Ram ddr2
hd radeon 4550
Leitor/Gravador CD/DVD (tenho de ver se é IDE ou SATA)

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Preferencialmente Online podendo comprar em loja fisica dependendo do tempo.


8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>ATX

b. Processador (Intel ou AMD)
>Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
>Não sei

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>1 Nvidea

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>Perferivel SSD, no entanto sendo possivel HDD

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
>Tenho de confirmar ainda se é IDE ou SATA. Se for IDE provavelmente vou precisar de 1.

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa, potência pensada)
>Não sei


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (caso se aplique)?
a. HDMI
b. USB 3.0


11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Não

12) Contexto, comentários adicionais.

Boas tardes.
O verdadeiro problema disto é que eu vivo numa zona bastante remota de Portugal o que faz com que as lojas de informática locais tenham preços absurdos.
Basicamente tenho de comprar pelo Ebay (como compro outras 1001 coisas).
Tenho de comprar dentro da EU pois a alfandega vai lá e lixa-me o orçamento, mas existe um familiar meu que vem dos EUA em MAIO e pode me trazer um componente mais pequeno que caiba dentro da mala (CPU ou RAMS).
Apesar de não ser obrigatório era preferível uma MotherBoard que me fosse compatível com um futuro upgrade para daqui a muitos anos visto que as minhas finanças não andam muito boas.
 
Última edição:
Não tens de comprar no eBay. Tens portes grátis em compras acima de 250€ nas principais lojas de informática nacionais (por exemplo, *****).

Preenche o questionário. Confirma só que esse disco rígido é SATA, senão é inútil.
 
600€ já dá para montar um pc decente, se ter que aproveitar peças que tenhas lá por casa, e como foi dito não precisas de comprar nada via ebay e afins, podes comprar tudo numa loja nacional e mandar montar e entregam em tua casa, e é só ligar e por a trabalhar, e portes são gratis acima de x montante...

preenche o questionário:

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?



2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização
e) Outra? Qual?


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)


6) Vais fazer Overclock?


7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)


8) Vais pedir para montar o PC na loja?


9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>

b. Processador (Intel ou AMD)
>

c. Motherboard (chipset, formato)
>

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
>

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa, potência pensada)
>

h. Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)
>


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (caso se aplique)?
a. Wireless
b. eSATA
c. FireWire
d. USB 3.0
e. Outra


11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?


12) Contexto, comentários adicionais.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Não tens de comprar no eBay. Tens portes grátis em compras acima de 250€ nas principais lojas de informática nacionais (por exemplo, *****).

Preenche o questionário. Confirma só que esse disco rígido é SATA, senão é inútil.

É IDE. Tenho outro Sata mas só tem 40GB

600€ já dá para montar um pc decente, se ter que aproveitar peças que tenhas lá por casa, e como foi dito não precisas de comprar nada via ebay e afins, podes comprar tudo numa loja nacional e mandar montar e entregam em tua casa, e é só ligar e por a trabalhar, e portes são gratis acima de x montante...

Se compensar comprar cá em Portugal compra-se cá claro.
PS: Não preciso de alguem a montar o PC. Eu monto-o por mim.
 
Última edição pelo moderador:
Existem conversores IDE para SATA mas diria que não vale a pena tentar aproveitar (devido à lentidão e provavelmente de estar perto da hora da morte). Faria o seguinte:

Intel i3-6100: 117,90€
Asus H110M-K: 59,90€
XFX TS 450W: 56,90€
Nox Hummer ZS: 39,90€
CRUCIAL 8GB DDR4 2400MHZ BALLISTIX SPORT LT: 57,10€
Seagate 1TB: 51,91€
Asus GTX 1050 Ti PH 4GB: 175,90€

Total: 548,31€ na ***** após código *****, incluindo portes.

Quando tiveres alguma folga financeira, tenta colocar um SSD de 250 GB, faz uma grande diferença.

Se puderes, sobe na gráfica para a Asus STRIX RX 470 04G Gaming na amazon.fr, custa 213€ com ajuste de IVA e portes incluídos.
 
Obrigado pela resposta rápida.
O disco posso optar por um mais barato de 500GB. Afinal tenho um disco externo de 1TB e até posso aproveitar o outro de 40GB (apesar de 40GB ser uma treta)
Não existe um core i5 em vez desse core i3?
 
Última edição pelo moderador:
O i5 mais barato custa 178,90€. Obrigar-te-ia a ter uma gráfica bastante fraca. Não há discos de 500GB à venda por menos que esse de 1TB.
 
Se não existe mais barato que remedio...apesar desse i3 ser melhor que alguns i5.
A questão do disco hey de ver se consigo um de 500 mais baratinho.
De resto acho que é tudo o que preciso.

Uma questão só. Essa fonte de 450W não me vai "prender" um pouco quando quiser fazer um upgrade?
 
Última edição pelo moderador:
As novas gerações de gráficas consomem pouco e a tendência é consumirem cada vez menos, penso que não terás muitos problemas no futuro
 
A questão do I3 é uma espinha que me fica atravessada na garganta. Pressupondo que eu espere mais algum tempo para encaixar mais algum dinheiro para o orçamento qual o I5 que me servisse aqui nestes specs, que não fosse pior que o Intel i3-6100 e que não fugisse por aí além no preço?
O I3 é bom! Mas é um dual core apesar do HyperThreading...e verdade seja dita, não há nada melhor que 4 nucleos para gaming.
 
Última edição:
Mais rapidamente melhorava a gráfica que o CPU, não há assim tantos jogos que vão ser significativamente afetados por não teres 4 cores (dos que indicaste, até provavelmente nenhum).
 
Mais rapidamente melhorava a gráfica que o CPU, não há assim tantos jogos que vão ser significativamente afetados por não teres 4 cores (dos que indicaste, até provavelmente nenhum).

Indiquei muito ao de leve para ser sincero. Mas os jogos é uma coisa que vai saindo. Quem diz que para o mÊs que vem não vai sair um que goste e que precise os 4 cores? ;)
 
Não há nenhum jogo que "precise" de 4 cores para correr; há jogos que correm melhor com 4 cores. A lógica é idêntica para a placa gráfica, e a placa gráfica será o bottleneck em mais casos que o CPU.

De qualquer das formas, se ainda preferires o i5, procura-o usado ou acrescenta os tais 70€ de diferença.
 
È Verdade, o i3 corre os mesmo jogos que o i5 mas o i5 dá mais estabilidade e mais fluidez ao jogo. Eu preferia i5 6400 + gtx 1050, mas isso sou eu
 
Na minha opinião a 1050 vai te dar bottleneck mais rápido que o i3, se o teu objectivo é jogar com a máxima fluidez, eu fazia upgrade na gráfica (o que já te ia para os 220€~ uma rx470...) ou sobes para os 700€ e compras o i5 6400 + rx470/80.
 
Atenção que já apareceram 2 ou 3 jogos AAA que pedem mesmo 4 cores. Podem jogar com 4 threads claro, mas se tiverem um pentium G, que só tem mesmo 2 cores 2 threads, há jogos que já não abrem.

Fora isso, o i5 trará mais fluidez/estabilidade nos mínimos dos jogos. Contudo, sou da opinião do resto, que um i5 com uma 1050 é meh... A não ser que seja para ser uma aposta a longo prazo.
 
Back
Topo