1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Construir um blogue ou site de raiz ,por onde começar?

Discussão em 'Web Development' iniciada por FoxNinja, 14 de Julho de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 2320)

1. FoxNinja

FoxNinja Power Member

Pessoal tenho um blogue no blogger mas gostava de ir um pouco mais longe... gostava de aprender a fazer o meu próprio blogue de raiz mas para isso tenho que começar pelo início :)

Não tenho qualquer conhecimento sobre linguagens de programação já que quando se usa ferramentas como o blogger a interface faz tudo por nós conclusão estou mal habituado.

Já andei a pesquisar um pouco no http://www.w3schools.com/ e parece que o ponto de partida é aprender HTML mas devo aprender HTML ou HTML 5?

Para se saber fazer um bom blogue ou site quais as linguagens que devemos dominar?

Em que é que programas como o dreamweaver me podem ajudar a fazer o que pretendo?

Obrigado

2. Macarroni

Macarroni Banido

Se queres realmente aprender e entrar neste longo caminho chamado programar, terás de começar pelas bases.
    Sim, acho que o HTML é um bom ponto de partida para começares a fazer páginas simples, saberes meter um fundo e tamanhos de letra etc.
    Depois do HTML passa para o CSS que ajuda imenso no design, a seguir é contigo.
    Tenta ler um bocado disto ;)

3. FoxNinja

FoxNinja Power Member

Obrigado pela dica :)

Mas em relação às diferenças entre HTML e HTML 5 deve-se sempre começar sempre pelo HTML?

O HTML 5 é uma evolução do HTML certo?

4. Macarroni

Macarroni Banido

É uma evolução com mais funcionalidades mas também mais complicado.
    Aconselho-te a começar por html.
    Eu fui html > css > php por aí fora e até agora tudo em problemas.

5. FoxNinja

FoxNinja Power Member

Uma duvida que tenho é em relação ao backoffice da gestão de blogs por exemplo.

No blogger faço login e tenho acesso a ferramentas que me permitem editar e criar novos posts e posso fazê-lo em qualquer computador.

Se construir um blog de raiz como é que se processa todas essas tarefas que mensionei anteriormente, nomeadamente criação e edição de posts.Obrigado pelo esclarecimento.

6. fatm

fatm Power Member

html ->css->javascript->base de dados php ou outro...

para fazer uma backoffice precisas de base de dados e php(ou outro) html css

7. FoxNinja

FoxNinja Power Member

Certo mas tenho que ter algum programa para gerir isso ou é tudo através de código?

Acabei de reparar que por exemplo no zwame o endereço tem também php :)

Desculpem fazer tantas perguntas mas gosto de saber a "mecânica" das coisas :)

Aproveito o post para agradecer ao Macarroni o site que ele me aconselhou está a ser bastante útil para a iniciação ao html.

Última edição: 15 de Julho de 2012
  8. Jammin @

Jammin @ Power Member

Penso que isto te será útil ;)

9. anjo2

anjo2 Power Member

O endereço até podia ter .xpto ou não ter nada (quando se usa MVC por norma nunca tem), mas a Zwame usa vBulletin para o fórum, e é raríssimo haver blogs com programação de raiz, aliás, a maioria usa Wordpress (apesar de haver outros CMS's), por isso se a tua ideia é programares de raiz um blog, acho que estás a ir pelo caminho errado, porque programar não é só meter algo a funcionar.

html -> markup
    css -> markup
    javascript -> programação
    php ->programação

O html5 foi desenvolvido para evitar o uso do flash e não necessária como uma grande evolução do html/xhtml em termos de markup.

Se queres aprenda, o melhor será algo mais simples.

Partilhar esta Página