Artigo/Análise Consumidores em estudo escolhem Meo como melhor oferta de televisão paga

JoaquimSilva

Power Member
Os consumidores contactados pelo Consumer Choice na área de telecomunicações, no projecto Escolha do Consumidor, elegeram o Meo como melhor oferta de televisão por subscrição, segundo anunciou a operadora em comunicado.
"A análise das várias categorias resulta da própria avaliação dos consumidores. Num primeiro momento são questionados relativamente ao que privilegiam no momento de compra, exceptuando sempre o preço, a marca e factores que sejam condicionadores da necessidade da compra (por exemplo a proximidade de um ponto de venda). O objetcivo é identificar atributos de serviço relevantes para a decisão de compra", explica o comunicado.
"A metodologia usada é através de inquéritos, experimentação de produtos ou cliente mistério. O objectivo global é perceber o que o consumidor valoriza quando adquire o produto, o que mais o satisfaz e qual a sua intenção de compra face à satisfação gerada. A nota final é atribuída pela conjugação de aspectos de satisfação e pela intenção de compra"


http://economico.sapo.pt/noticias/c...o-melhor-oferta-de-televisao-paga_152522.html
 
Está aqui um rico trabalho de jornalismo, sim senhor. Não há números, não se mencionam os outros operadores, não se menciona o universo nem metodologia. Nem sequer esclarecem o que é o tal "projecto Escolha do Consumidor". Tanto quanto sabemos pode ser um projecto do departamento de marketing da PT.
 
Este estudo até pode ser uma treta. Mas que o Meo é o operador que mais cresce no mercado isso é certo. Reparem o Meo "nasceu" muito depois da Zon (ex-tvcabo) e já está quase apanha-la. Aliás acho já a apanhou, pois é líder do 3Play, porque eles juntaram o serviço de Satélite com o Sapo. Ficando tudo Meo. Não sei qual é a formula mágica da PT. Mas aqueles gajos conseguem vender mesmo praticando os preços mais altos do mercado.
 
Este estudo até pode ser uma treta. Mas que o Meo é o operador que mais cresce no mercado isso é certo. Reparem o Meo "nasceu" muito depois da Zon (ex-tvcabo) e já está quase apanha-la. Aliás acho já a apanhou, pois é líder do 3Play, porque eles juntaram o serviço de Satélite com o Sapo. Ficando tudo Meo. Não sei qual é a formula mágica da PT. Mas aqueles gajos conseguem vender mesmo praticando os preços mais altos do mercado.

Líder 3play -> falso. E isso foi claramente desmentido pela ANACOM, ou estou enganado? -> http://economico.sapo.pt/noticias/anacom-desmente-lideranca-da-pt-no-triple-play_146344.html e http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.a...hannelID=00000092-0000-0000-0000-000000000092

E não foi criado "muito depois da ZON" (citando as tuas palavras). A OPA foi em 2006 e a criação do MEO foi em 2007, portanto isso não é "muito depois". Para além disso o MEO herdou a valiosa rede da PT para poder difundir os seus canais por IPTV. Imagina que a OPA da SONAECOM à PT em vez de ter sido em 2006 tinha sido em 2000, aí a PT estava bem lixada para montar uma nova rede, já que a ZON ficaria então com a rede de cabo que detém, o IPTV ainda não era uma verdadeira realidade e o ADSL ainda era o que era no nosso país... tinha sido giro para a PT não tinha?...

E a formula mágica da PT tem muitas parcelas, sendo que uma das mais importantes será a péssima TDT que temos e o enorme e vergonhoso aproveitamento da TDT para interesse comercial da PT. Enfim nem vale a pena falar do resto...
 
Última edição:
[O_o];9470148 disse:
E não foi criado "muito depois da ZON"

O que ele quis dizer é que a Zon lançou o serviço em 1994 e o Meo em 2008. É por isso notável o rápido crescimento do Meo, algo que aliás já foi referido na imprensa estrangeira. Conseguir em poucos anos 1,1 milhões de clientes num país de 10 milhões é um êxito em toda a linha e deve ter superado em muito as expectativas da própria PT.
 
O que ele quis dizer é que a Zon lançou o serviço em 1994 e o Meo em 2008. É por isso notável o rápido crescimento do Meo, algo que aliás já foi referido na imprensa estrangeira. Conseguir em poucos anos 1,1 milhões de clientes num país de 10 milhões é um êxito em toda a linha e deve ter superado em muito as expectativas da própria PT.

1º - São duas tecnologias diferentes. Quando a ZON era PT Multimédia ninguém gabou o crescimento da TV Cabo e era uma empresa do grupo PT. Ou gabaram?

2º - O MEO foi lançado em 2007, com base na rede de cobre da PT com anos e anos de crescimento e apoiado pelo fracasso que é a nossa TDT, que desde sempre foi um alvo a abater por parte da PT e isso é um facto inegável. Juntar a isso algum marketing agressivo, Benfica TV e algumas inovações possíveis com o IPTV fez do MEO um caso de sucesso em termos de número de clientes. O que quero dizer é que graças a objectivos pouco claros apoiados por uma politica completamente contrária à que existe na maioria dos países europeus encontramo-nos, graças à PT, com este cenário:

TDT -> 4 canais + 1 canal HD a preto ; má cobertura a nível nacional ; problemas na rede ; a ida por água abaixo da oferta paga na TDT, com o dedinho da PT ; os kits DTH (satélite) são caros e de difícil acesso a quem precisa deles. Conclusão: é sempre mais facil adquirir o MEO do que a TDT, quando a TDT, neste aspecto, deveria ser uma prioridade para o país.

MEO -> oferta absurda de canais com disparidades em relação aos locais onde a cobertura ADSL é melhor ou pior, obrigando os clientes a ter que renegociar esse tipo de problemas com a PT ; falta de exigência por parte da população perante esses problemas ; alto nível de persuasão do MEO perante pessoas que nada estão interessadas em serviços de TV paga e acabam por ter que gramar com 3play ; enorme diferença de preços entre zonas sem concorrência, aliciando à contratação do MEO em vez do SAPO (por exemplo, assinatura mensal do tlf presente para quem não tem MEO) ; etc...


Resumindo, e como disse antes, o crescimento enorme do MEO advém de uma triste coincidência de factores a favor da PT. Gostava de ver o MEO a crescer assim tanto se a OPA da SONAECOM tivesse acontecido em 2000...
 
[O_o];9470466 disse:
Resumindo, e como disse antes, o crescimento enorme do MEO advém de uma triste coincidência de factores a favor da PT. Gostava de ver o MEO a crescer assim tanto se a OPA da SONAECOM tivesse acontecido em 2000...

já deu para ver que raiva não te falta a PT, mas essa do cenario da opa em 2000 então esquece lá isso, muita coisa mudou na tecnologia entre 2000 e 2006, por isso não mistures as coisas com actualidade atravez de eventuais suposições, só te estás a enterrar...

e quando a meo surgiu no mercado para concorrer com a zon, ainda nem sequer se falava em TDT tão pouco...

quanto as disparidades ai tenho de concordar, mas ai não á alternativas viaveis, pois a concorrencia tambem não vai lá montar infrastuturas para concorrer com a pt, logo a dita deixa andar, e quem quiser tem que se safar com o que há, se der deu, se não der, não deu...
 
[O_o];9470466 disse:
1º - São duas tecnologias diferentes. Quando a ZON era PT Multimédia ninguém gabou o crescimento da TV Cabo e era uma empresa do grupo PT. Ou gabaram?

A curva de crescimento em número de clientes do Meo e da Zon/TV Cabo não têm absolutamente nada a ver, ainda por cima porque a TV Cabo foi monopolista durante perto de uma década enquanto o Meo foi lançado numa altura em que muitos diziam que o mercado estava saturado.

[O_o];9470466 disse:
2º - O MEO foi lançado em 2007

Neste ponto tens razão, de facto começou no Verão de 2007 no ADSL, só no final de 2008 é que começaram o serviço de satélite.

[O_o];9470466 disse:
Juntar a isso algum marketing agressivo, Benfica TV e algumas inovações possíveis com o IPTV fez do MEO um caso de sucesso em termos de número de clientes

Junta à lista a incompetência dos gestores da Zon que demoraram a aperceber-se da ameaça que representava o Meo, lançaram boxes com softwares defeituosos claramente por terminar, têm um marketing sofrível relativamente ao Meo e ainda o lento definhar dos restantes operadores.

[O_o];9470466 disse:
o crescimento enorme do MEO advém de uma triste coincidência de factores a favor da PT.

Exatamente por isso é um caso de estudo a nível mundial, tanto pelas más como pelas boas razões.
 
Raivas pessoais à parte... Os factos são que a Zon já tinha a maior rede de cabo do país e o Meo só tenho linhas de cobre todas podres... O que se viu foi um forte investimento na rede FO, um melhoramento no cobre, uma aposta no satélite e o resultado está à vista. A Zon (ex-tvcabo) com quase 20 anos de mercado está prestes a perder a liderança para uma empresa com 5 anos de mercado. O resto é conversa... E sim é de facto um motivo de estudo. É quase surreal a forma como Meo cresceu num mercado já com vários operadores para além da Zon.
 
Correcção, não sei se a PT tinha linhas "todas podres", mas tinha o backbone de fibra óptica, coisa que a Zon não só não tinha, como tinha que pagar à PT o aluguer. A Zon teve 3 anos a ter de cortar no investimento no serviço de TV para poder usar os fundos na construção do seu próprio backbone. A Zon não é nem nunca foi uma verdadeira concorrente à PT, basta ver a diferença de facturação entre as duas empresas.

Não é nada de surreal ter crescimento muito superior à concorrência quando se tem muito mais dinheiro para gastar.

Junta à lista a incompetência dos gestores da Zon que demoraram a aperceber-se da ameaça que representava o Meo, lançaram boxes com softwares defeituosos claramente por terminar,
Pela cronologia, fico com a distinta ideia (posso estar enganado) que esses gestores "incompetentes" são os que foram para a PT e negociaram boxes às três pancadas antes do spin-off, para deixar a sua futura concorrente com as mãos atadas.

A minha opinião pessoal é de que a Zon foi criada apenas para inglês ver, mudar para deixar tudo igual e a PT manter o seu quase monopólio. Todo o peixe graudo fugiu para a PT (o Zeinal era presidente da PT Multimédia! Porque raio não ficou na Zon?) e a Zon era suposto morrer cilindrada em meia dúzia de anos.
 
Última edição:
Correcção, não sei se a PT tinha linhas "todas podres", mas tinha o backbone de fibra óptica, coisa que a Zon não só não tinha, como tinha que pagar à PT o aluguer. A Zon teve 3 anos a ter de cortar no investimento no serviço de TV para poder usar os fundos na construção do seu próprio backbone. A Zon não é nem nunca foi uma verdadeira concorrente à PT, basta ver a diferença de facturação entre as duas empresas.

Não é nada de surreal ter crescimento muito superior à concorrência quando se tem muito mais dinheiro para gastar.

Pela cronologia, fico com a distinta ideia (posso estar enganado) que esses gestores "incompetentes" são os que foram para a PT e negociaram boxes às três pancadas antes do spin-off, para deixar a sua futura concorrente com as mãos atadas.

A minha opinião pessoal é de que a Zon foi criada apenas para inglês ver, mudar para deixar tudo igual e a PT manter o seu quase monopólio. Todo o peixe graudo fugiu para a PT (o Zeinal era presidente da PT Multimédia! Porque raio não ficou na Zon?) e a Zon era suposto morrer cilindrada em meia dúzia de anos.


Como é que o maior operador de Portugal de Cabo foi criado para Inglês ver? Estamos a falar do operador com maior cobertura de todos. Estamos a falar de um operador que com investimento podia ter dado KO ao Meo mesmo antes deste começar a instalar FO.

O que eu acho é que houve um grande desleixo da parte da Zon após a separação com a PT. Basicamente tinham o monopólio e nunca na vida pensaram que o poderiam perder. Por isso nos primeiros anos o investimento foi muito pouco. Só quando viram que o Meo afinal não era brincadeira nenhuma é que começaram a investir... O próprio Íris parece um investimento desesperado para tentar fazer frente ao Meo.
 
Em termos de tabela é mais caro, mas muita gente tem conseguido desconto de 5€ e oferta da box, o que a torna mais barata que a vodafone...

Deves comparar:

Preço tabelado vs preço tabelado;

Preço promocional (especial) vs preço promocional (especial);

A PT é a pior empresa do sector em termos de preços quer estejamos a falar de valores de referência ou de valores negociados. Curiosamente o aspecto que o estudo assumidamente quis negligenciar...

Em termos de qualidade deixa a desejar tendo em conta que o MEO ADSL representa a maior fatia da oferta e é um serviço bastante mediano, só superior ao satélite, e custa mais do que a fibra e o cabo da concorrência.

O MEO Fibra pelos valores de referência não tem hipótese. Por valores negociados só se a concorrência não quiser acompanhar.

A qualidade geral no MEO FIBRA é boa agora se é a melhor escolha depende...
 
Pela cronologia, fico com a distinta ideia (posso estar enganado) que esses gestores "incompetentes" são os que foram para a PT e negociaram boxes às três pancadas antes do spin-off, para deixar a sua futura concorrente com as mãos atadas.

Disseram-se muitas coisas, inclusive que estava a ser desenvolvida uma box pela Octal e que o processo abortou. Ou que os gestores bons foram todos para a PT. Ou então que a Zon+PT tinham negociado uma box com a Microsoft para apresentar num serviço conjunto que abarcava coaxial e ADSL e com o spin-off a PT ficou com a box e a Zon ficou de mãos a abanar.
Tudo rumores irrelevantes, acredita naquilo que quiseres acreditar. O que é um facto é que tanto a PT como a Zon tiveram bastante tempo para se preparar para a separação que já há muito se sabia que estaria eminente - a OPA da Sonae apenas acelerou o processou.
 
Como é que o maior operador de Portugal de Cabo foi criado para Inglês ver? Estamos a falar do operador com maior cobertura de todos. Estamos a falar de um operador que com investimento podia ter dado KO ao Meo mesmo antes deste começar a instalar FO.
De que serve ser o maior operador de cabo se não tem rede de transporte? É como dizeres que a EDP Distribuição controla o mercado energético só porque é a que vende ao consumidor final.
"Com investimento podia ter dado KO", que eu saiba investiu que se fartou só que teve de ser no backbone e por isso teve de descurar o serviço de TV. Coisa que aliás me parece ter toda a lógica já que eram líderes no mesmo. Foi graças a esse investimento que conseguem oferecer wideband em quase todas as zonas, ainda é o que os consegue aguentar contra a barragem de FTTH da PT. A alternativa seria terem boas caixas (imagino) mas internet lastimável. Aliás, tu próprio estás constantemente a criticar o TS da Zon, mas se não tivessem rede própria seria muito pior.

Eu não tenho nenhum amor pela Zon, mas revolta-me que se tenha criado uma empresa claramente sem meios para concorrer ao incumbente e mesmo assim seja retratada como concorrente séria, dando a ideia de que o incumbente não é um dos monopólios parasitas da economia portuguesa.
 
Última edição:
De que serve ser o maior operador de cabo se não tem rede de transporte? É como dizeres que a EDP Distribuição controla o mercado energético só porque é a que vende ao consumidor final.
"Com investimento podia ter dado KO", que eu saiba investiu que se fartou só que teve de ser no backbone e por isso teve de descurar o serviço de TV. Coisa que aliás me parece ter toda a lógica já que eram líderes no mesmo. Foi graças a esse investimento que conseguem oferecer wideband em quase todas as zonas, ainda é o que os consegue aguentar contra a barragem de FTTH da PT. A alternativa seria terem boas caixas (imagino) mas internet lastimável. Aliás, tu próprio estás constantemente a criticar o TS da Zon, mas se não tivessem rede própria seria muito pior.

Eu não tenho nenhum amor pela Zon, mas revolta-me que se tenha criado uma empresa claramente sem meios para concorrer ao incumbente e mesmo assim seja retratada como concorrente séria, dando a ideia de que o incumbente não é um dos monopólios parasitas da economia portuguesa.

Acho muito estranho a parte do backbone. Mas como não estou informado não comento. Agora em relação ao resto chega a dar vontade de rir. Estás a fazer da empresa com maior cobertura nacional e que melhor podia prestar um serviço 3Play uma "coitadinha". Onde durante muitos anos (e até mesmo agora em várias zonas) só tinha que competir contra operadores ADSL! Repito ADSL!!!

Houve sim um desleixo da parte da Zon enquanto detinha o monopólio do mercado de 3Play em Portugal. Não vale a pena negar isso. E só começou a mexer-se quando se sentiu ameaçada pelo Meo. Aliás dá mesmo a impressão que a Zon nunca tinha visto o Meo como uma ameaça. Só quando percebeu que a PT afinal estava a investir a sério é que também começou a mexer-se. Como disse tens o exemplo do Íris.

Em relação à internet a Zon fez sim um bom investimento. E sim não concordo com as técnicas (que tu referiste) usadas por eles em algumas zonas, mas isso é outra história e só tem o serviço quem quer.

Nós de facto vemos a Zon de maneira diferente. Tu vês como uma coitadinha. Eu vejo uma empresa que ficou com a maior estrutura de cabo do país e que durante anos só teve lucro e muito pouco investimento. Só nos últimos anos é que teve que investir não porque propriamente quisesse, mas sim para acompanhar e não ser ultrapassada pela concorrência.
 
já deu para ver que raiva não te falta a PT, mas essa do cenario da opa em 2000 então esquece lá isso, muita coisa mudou na tecnologia entre 2000 e 2006, por isso não mistures as coisas com actualidade atravez de eventuais suposições, só te estás a enterrar...

e quando a meo surgiu no mercado para concorrer com a zon, ainda nem sequer se falava em TDT tão pouco...

quanto as disparidades ai tenho de concordar, mas ai não á alternativas viaveis, pois a concorrencia tambem não vai lá montar infrastuturas para concorrer com a pt, logo a dita deixa andar, e quem quiser tem que se safar com o que há, se der deu, se não der, não deu...


Não é questão de ódio ou não. O que disse é factual. São factos.
E quem te disse que não se falava em TDT? Por acaso sabias que os primeiros testes de TV digital em Portugal foram efectuados em 1998 durante a Expo? Claro que em 2006 já se pensava na TDT e julgo que já se sabia que iria arrancar em 2008 e a PT já estava envolvida no processo. Não vou falar mais nisso que isso está mais do que batido, mas inicialmente o MEO seria IPTV + uma oferta de TDT paga. É por isso também que o satélite surgiu depois.

Todo o processo da TDT é completamente vergonhoso e ninguém pode negar isso. A culpa é da PT com a bênção da ANACOM e o MEO tem uma percentagem interessante de clientes que apenas o são graças à TDT.

Agora falarem de linhas de cobre "podres" e outras histórias... enfim... nem vale a pena dizer mais do que isto: a própria frase é infeliz e não traduz a realidade.

Mas pronto, venerem o "papão" da PT e não olhem para os casos flagrantes que a mesma faz.


Eu não tenho nenhum amor pela Zon, mas revolta-me que se tenha criado uma empresa claramente sem meios para concorrer ao incumbente e mesmo assim seja retratada como concorrente séria, dando a ideia de que o incumbente não é um dos monopólios parasitas da economia portuguesa.

Assino por baixo.
 
Última edição:
Back
Topo