Consumidores Mac Pagam «Taxa Apple», Acusa Microsoft

Status
Fechado a novas mensagens.
Também não percebo como é que criticam o facto dos computadores virem com Windows e não criticarem o facto de o MAC já vir com SO.

(...)

LOL, o OS vem de borla? Será que vem mesmo? Não temos a base de comparação entre Mac sem OS X e um Mac com OS X. Não percebo com que base é que dizes isso, ou será que a Apple anda aí a perder dinheiro? Se o OS X vem de borla têm de subir o preço noutra coisa qualquer (neste caso no hardware), portanto vai dar ao mesmo. Continua a não ser de borla.
Quem disse que vinha de borla cometeu um erro. O que já disseram, é que quem compra um mac, é pelo OS X, que já vem instalado e é obvio que este vem inserido no preço total do computador.
 
Correcção...faz favor.

O OS X é o sistema operativo da apple que é usado pelos computadores próprios da apple.
Logo estamos a falar aqui de software próprio em hardware próprio.

Desde quando é que um Core2duo e uma GeForce 9400 (e o resto,memorias,disco,etc) presentes num MB são hardware próprio?

A diferença é que quando compras um Laptop Windows, pagas €300 pela licença do Windows. Quand compras um Mac, o Mac OS X vem de borla com o computador ;)

Isso é tudo convicção ou ignoras,apenas por te ser conveniente, que a Apple é uma empresa e que o preço que se paga inclui todo e qualquer custo e lucro do Software incluido no mac?Sempre que entrei numa *****/Worten/wtv nunca vi listado o Vista como custando 300€ num determinado computador, suponho que não te importes que utilize o teu criterio para dizer que o vista é de borla.

Side Note:Nesta secção qualquer debate ou confronto técnico vai invariavelmente parar argumento de recurso "o mac é o OS (e já agora o resto) e só compra quem quer".É um argumento valido como outro qualquer mas é utilizado para passar por cima do que se está a debater.
Um pouco mais de cabeça e menos de orgulho fazia com que fosse mais agradável de seguir o sub-forum Apple.
 
O Mac OS X vem de borla com o computador, não se pagam €300 pelo SO como no caso dos Windows PC. São as regalias de se comprar a uma empresa que faz tanto o hardware como o software ;)
 
Desde quando é que um Core2duo e uma GeForce 9400 (e o resto,memorias,disco,etc) presentes num MB são hardware próprio?



Isso é tudo convicção ou ignoras,apenas por te ser conveniente, que a Apple é uma empresa e que o preço que se paga inclui todo e qualquer custo e lucro do Software incluido no mac?Sempre que entrei numa *****/Worten/wtv nunca vi listado o Vista como custando 300€ num determinado computador, suponho que não te importes que utilize o teu criterio para dizer que o vista é de borla.

Side Note:Nesta secção qualquer debate ou confronto técnico vai invariavelmente parar argumento de recurso "o mac é o OS (e já agora o resto) e só compra quem quer".É um argumento valido como outro qualquer mas é utilizado para passar por cima do que se está a debater.
Um pouco mais de cabeça e menos de orgulho fazia com que fosse mais agradável de seguir o sub-forum Apple.

Tenho impressão que na factura do computador vem la discriminada a licença do OS. Se não vem, devia vir, porque se pode comprar o computador a preços mais baratos do fabricante sem ter de pagar a taxa microsoft.

Com a Apple a situação é completamente diferente, como é a Apple que faz tudo, não há "taxas escondidas". O OS simplesmente vem de borla com o computador e o preço final é alto porque é Mac.

Não há mais justificação a dar-lhe no caso dos Macs, no caso dos Windows PC, é sempre possível debater que dava para se comprar o computador mais barato se não viesse com a licença do Windows pois o preço desta está bem definido e é efectivamente pago pelo consumidor final.

Como efectivamente as licenças do Mac OS X são de borla, e a única coisa que se paga são os UPGRADES (quando se vende o Leopard numa loja, vende-se na verdade um UPGRADE para quem já possui uma licença do Mac OS X) mesmo que saísse legislação que obrigasse a venda de computadores sem o SO (o que eu duvido que aconteça), a Apple poderia vender os Macs exactamente ao mesmo preço, com ou sem Mac OS X ;)
 
Última edição:
a Apple é uma empresa e o preço que se paga inclui todo e qualquer custo e lucro do Software incluido no mac
Se não consegues reflectir nisto então acho que sinceramente não vale a pena debater, eu pelo menos não tenho interesse nenhum em andar com esta pescadinha de rabo na boca.
 
uma vez que os proprietários de Macs não têm acesso a programas como o Outlook

Acho estranha esta afirmação, especialmente vinda da Microsoft, que tal como vende o Outlook integrado no Office para Windows, também vende o Entourage integrado no Office para Mac.
Embora com nome diferentes, ambos são clientes de mail, calendário, compatível com Exchange, e feitos pela mesma empresa.
Claro que tradicionalmente o Office para Windows (e consequentemente o Outlook) tem mais funcionalidades que o Office para Mac (e portanto que o Entourage), no entanto é estranha esta atitude de falar no Outlook quando supostamente também fazem dinheiro a vender o Entourage à malta da maçã...

Cumps.
 
O Mac OS X vem de borla com o computador, não se pagam €300 pelo SO como no caso dos Windows PC. São as regalias de se comprar a uma empresa que faz tanto o hardware como o software ;)

Como é que sabes que parte do preço que pagas não é para pagar o Mac OS X?

O desenvolvimento do sistema operativo custa dinheiro. Esse dinheiro tem de vir de algures, ou seja, do cliente.

Eu, de bom grado, pago para ter OS X. Não vou é fingir que é gratuito.
 
Eu até coloco a questão de outra forma e não me importo de dizer que dei 2000€ pelo OSX e que a Apple me impingiu um portátil com ele.

A microsoft tá com medo porque cada vez mais os utilizadores Mac se estão a fartar e afastar dos produtos MS que ainda tinham de usar. O Office já começa a não ser um produto necessário. Há mais oferta. O msn a mesma coisa. Cada vez mais quem compra um Mac nunca mais precisa de nada que venha da MS.

Quem compra um Mac sabe o que vai comprar, sabe que quer OS X, mas quem compra um PC também o sabe.

Não é bem assim. A questão é que com Mac está assumidissimo que o OS X é o SO do Mac. Ponto final. A empresa criou o hardware e criou o OS e vende-o assim. Com o PC eu posso querer comprar um portatil e meter linux. Porque raio então eu tenho de estar a pagar uma licença do windows se nunca a vou usar? Isto para mim é que é impingir.
 
Quem disse que vinha de borla cometeu um erro. O que já disseram, é que quem compra um mac, é pelo OS X, que já vem instalado e é obvio que este vem inserido no preço total do computador.

Eu sei que sim, mas o Windows também vem inserido no preço total do computador. A questão é que se calhar pode ser possível, no caso de um pc, pedir para vir sem Windows (e é possível), e num Mac não. Mas quando se compra com Windows já vem inserido no preço do computador, tal como o OS X vem.

O Mac OS X vem de borla com o computador, não se pagam €300 pelo SO como no caso dos Windows PC. São as regalias de se comprar a uma empresa que faz tanto o hardware como o software ;)

Será que não pagas? Em Windows existe uma coisa chamada licença OEM que não custa 300€. E em OS X quanto é que custará a "versão OEM"? Ninguém sabe.

(...)
Não é bem assim. A questão é que com Mac está assumidissimo que o OS X é o SO do Mac. Ponto final. A empresa criou o hardware e criou o OS e vende-o assim. Com o PC eu posso querer comprar um portatil e meter linux. Porque raio então eu tenho de estar a pagar uma licença do windows se nunca a vou usar? Isto para mim é que é impingir.

É a mesma coisa. Tu compras um Mac e vem com OS X. Se comprares um PC vem com Windows. E daí? Empresas como a HP, Asus, etc, decidiram que os seus computadores têm todos Windows. Porque é que não criticas a Apple por impingir nos seus computadores o OS X? É que é exactamente a mesma coisa, nesses PC's o SO é o Windows. Se não quiserem, procurem outra marca que traga PC's sem SO (existem essas marcas). Não consigo perceber a diferença, sinceramente. A Apple escolheu o seu SO para os seus pc's, HP, Asus, Toshiba, e afins escolheram Windows para os seus SO's. Qual é a crise? Não foi a Microsoft que obrigou as empresas a adoptarem os seus SO's.
 
Ai ai, volta Bill Gates e mete este Ballmer no sítio! :x2:

Mas agora a sério, ele nunca deve ter ouvido falar em Boot Camp ou Parallels, que dá para correr software Windows num ambiente OS X em Coherence Mode...
 
Eu sei que sim, mas o Windows também vem inserido no preço total do computador. A questão é que se calhar pode ser possível, no caso de um pc, pedir para vir sem Windows (e é possível), e num Mac não. Mas quando se compra com Windows já vem inserido no preço do computador, tal como o OS X vem.



Será que não pagas? Em Windows existe uma coisa chamada licença OEM que não custa 300€. E em OS X quanto é que custará a "versão OEM"? Ninguém sabe.



É a mesma coisa. Tu compras um Mac e vem com OS X. Se comprares um PC vem com Windows. E daí? Empresas como a HP, Asus, etc, decidiram que os seus computadores têm todos Windows. Porque é que não criticas a Apple por impingir nos seus computadores o OS X? É que é exactamente a mesma coisa, nesses PC's o SO é o Windows. Se não quiserem, procurem outra marca que traga PC's sem SO (existem essas marcas). Não consigo perceber a diferença, sinceramente. A Apple escolheu o seu SO para os seus pc's, HP, Asus, Toshiba, e afins escolheram Windows para os seus SO's. Qual é a crise? Não foi a Microsoft que obrigou as empresas a adoptarem os seus SO's.

Vocês estão a cometer um erro crasso em comparar o modelo de negócios da Apple ao modelo de negócios das outras vendedoras de computadores. A Apple controla completamente o ecosistema do seus computadores, enquanto que as outras apenas fazem um computador bonito onde metem um SO feito por outra empresa. São incomparáveis estes dois modelos de negócios (em relação à parte do custo do SO).

Enquanto as outras empresas não têm outro remédio senão pagar pelas licensas OEM (que podem ou não custar €300, mas que envolvem sempre um custo bem definido e acrescido ao preço final do consumidor), a Apple controlando totalmente o ecosistema pode financiar os custos de R&D do seu SO através dos lucros que advém da venda dos upgrades do mesmo, da venda de iPods, iPhones, e até sim, MacBooks, MacBook Pro, iMacs, Mac Pros, Mac Minis e Apple TVs, mantendo a licença que vem com o computador Apple completamente gratuita (pelo menos em termo técnicos, e sim, estamos a falar de pormenores importantes).

Nos computadores Windows há uma diferença bem mensurável entre o preço dum computador que venha com licença OEM do Windows e um que venha limpo. Nos computadores Apple, como este custo é nulo ou imensurável, a Apple não se ve obrigada o sequer impelida a vender computadores mais baratos só porque não vêm com uma licença do Mac OS X (não existem licensas de Mac OS X OEM ou sequer licenças de Mac OS X de venda a público, o SO em si não tem preço, o que e paga quando se compra numa loja é o preço dum UPGRADE para quem já possui uma licença que tenha vindo com um computador Apple).
 
(...)Nos computadores Apple, como este custo é nulo ou imensurável, a Apple não se ve obrigada o sequer impelida a vender computadores mais baratos só porque não vêm com uma licença do Mac OS X (não existem licensas de Mac OS X OEM ou sequer licenças de Mac OS X de venda a público, o SO em si não tem preço, o que e paga quando se compra numa loja é o preço dum UPGRADE para quem já possui uma licença que tenha vindo com um computador Apple).

Não sabes..não tens base de comparação. A Apple não é a Santa Casa da Misericórdia para fazer SO's de borla. Em algum sitio vais ter de pagar o SO, directa ou indirectamente. Mas percebo o que queres dizer. No entanto, acho que estar a criticar outras empresas é estúpido. As empresas escolheram o Windows, quem quer compra, quem não quer não compra. É muito simples. Existem outras alternativas. E depois, é possível comprar um computador e rejeitar a licença Windows, daí que eu não esteja a compreender muito bem qual o objectivo desta discussão.

Esse senhor da Microsoft deu um belo tiro no pé, mais valia estar calado. Mas também há outras pessoas aqui que tentaram logo virar a situação e começar a disparar contra a Microsoft, sem razão. A Microsoft vende SO's, se empresas de hardware escolhem a Microsoft porreiro. Quem não quer não compra.
 
As empresas escolheram o Windows, quem quer compra, quem não quer não compra. É muito simples. Existem outras alternativas. E depois, é possível comprar um computador e rejeitar a licença Windows, daí que eu não esteja a compreender muito bem qual o objectivo desta discussão.

Agora é que disseste tudo ;), se bem que esse "rejeitar" não seja assim tão linear, mas isso também não interessa nada.
 
Não sabes..não tens base de comparação. A Apple não é a Santa Casa da Misericórdia para fazer SO's de borla. Em algum sitio vais ter de pagar o SO, directa ou indirectamente. Mas percebo o que queres dizer. No entanto, acho que estar a criticar outras empresas é estúpido. As empresas escolheram o Windows, quem quer compra, quem não quer não compra. É muito simples. Existem outras alternativas. E depois, é possível comprar um computador e rejeitar a licença Windows, daí que eu não esteja a compreender muito bem qual o objectivo desta discussão.

Esse senhor da Microsoft deu um belo tiro no pé, mais valia estar calado. Mas também há outras pessoas aqui que tentaram logo virar a situação e começar a disparar contra a Microsoft, sem razão. A Microsoft vende SO's, se empresas de hardware escolhem a Microsoft porreiro. Quem não quer não compra.
Não estava a criticar as outras empresas, estava apenas a contra-argumentar essa tal "Taxa Apple" com o exemplo da "Taxa Microsoft" ;)

Cada um sabe de si e só compra quem quer. É essa a verdade nua e crua.

O modelo de negócio das outras empresas é tão válido como o da Apple, apenas apontei as diferenças e mostrei que tanto numas como outras se paga uma "Taxa", quer seja a "Taxa Microsoft", quer seja a "Taxa Apple", e que apenas nas empresas que não fazem o seu SO faz sentido mencionar que a taxa podia não existir (e podia), se essas empresas vendessem os seus computadores sem SO, ou com Linux (o que aliás algumas já fazem).
 
o pessoal aqui não faz ideia dos preços...
então o windows que vem nos pcs custa 300 euros, e o office custa 400? :lol:
 
Última edição:
o pessoal aqui não faz ideia dos preços...
então o windows que vem nos pcs custa 300 euros, e o office custa 400? :lol:

Isso é mesmo relevante? O windows que vem nos laptops (vista basic) tem o custo teórico de 60 dólares, porque é o que andam a devolver, para quem o recusa (se bem que isso implique gastar mais dinheiro em telefonemas e cartas que os 60 euros que são devolvidos).

O Office custará à volta dos 130 dólares/euros, que é o equivalente, mais ou menos, à versão ensino (se bem quew o office não venha como "oferta" em quase nenhuma marca, que eu saiba, vem um trial, simplesmente).

A Apple faz-se pagar, a Microsoft já o faz à dezenas de anos, não há descaramento no universo que encubra o que o senhor da microsoft disse. Há pessoas com muita lata, simplesmente ... Não há na realidade grande coisa a discutir.
 
feito essa escolha.

acho que isto resume tudo.. quer do lado dos que criticam, quer dos que defendem...

escolha... eh pah.. todos pagam a taxa da escolha.. se eu comprar um pc tenho a taxa de trazer o windows, na apple de trazer o OSX..

agora há outro ponto...
nunca encontrei a venda um Apple com Linux... PCs é as carradas já

mas o que interessa é o que suporte as necessidades de cada um:

Isso é mesmo relevante? O windows que vem nos laptops (vista basic) tem o custo teórico de 60 dólares, porque é o que andam a devolver, para quem o recusa (se bem que isso implique gastar mais dinheiro em telefonemas e cartas que os 60 euros que são devolvidos).

cartas? dizes que nao queres, e se de certa forma nao fizer parte do contrato do OEM, então não gastas nada.. na hora formatam o disco se for caso disso
 
sim, o vista home basic OEM custa cerca de 60/65 euros, mas para os fabricantes de portáteis, que têm acordos comerciais de grande escala, as licenças devem custar bastante menos.
o office custa uns 130/150 euros mas isso é uma versão que tem 3 licenças... para 3 computadores.
 
cartas? dizes que nao queres, e se de certa forma nao fizer parte do contrato do OEM, então não gastas nada.. na hora formatam o disco se for caso disso

Deverás saber que não é assim tão simples. Quem tem que te fazer ou não o desconto é o fabricante do portátil/pc que estás a comprar, numa loja qualquer de informática não têm qualquer poder sobre essa decisão, muito menos para a tomar em cima da hora.

Acho é que os fabricantes deviam ter isso bem regulamentado e explicado, para se poder rejeitar na hora de compra da máquina, mas não é assim que funciona, com estas marcas "grandes".
 
Deverás saber que não é assim tão simples. Quem tem que te fazer ou não o desconto é o fabricante do portátil/pc que estás a comprar, numa loja qualquer de informática não têm qualquer poder sobre essa decisão, muito menos para a tomar em cima da hora.

Acho é que os fabricantes deviam ter isso bem regulamentado e explicado, para se poder rejeitar na hora de compra da máquina, mas não é assim que funciona, com estas marcas "grandes".
pois.. é provavel que sim.. só que segundo a lei o consumidor tem o direito de "mandar vir" :p
já assisti a um caso, aliás ja o testemunhei aqui na TZ, de um familiar que nao quis o PC com o Windows e eles na hora puseram Linux e descontaram lhe 100 e poucos aereos :p no Home Premium
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo