1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. N!T3MaRe

N!T3MaRe 1st Folding then Sex

Boas,
    acabo de instalar a aplicação para folding, e como era de esperar o uso de ciclos de CPU foi optimizado substancialmente numa máquina que apenas serve para p2p e distribuir ficheiros cá em casa.
    Acontece que ao fim de uns meros 1000 steps de computação, a temperatura do CPU já subiu para o dobro, de ~35ºC para 69/70ºC (onde estabilizou), e a caixa de ~30ºC para 45ºC, sensivelmente.
    O CPU tá constantemente a 100% :victory:
    Apercebi-me do aumento de temp dado que tinha uma regra caso chegasse aos 70ºC :)
    Se estes valores se manterem, no worries, mas gostava de saber se o mesmo vos aconteceu (o que é provável).
    Uso o MotherBoard Monitor para controlar a temperatura.
    Server conf: Celeron a 1,8Ghz/ 258 MiB RAM com XP SP2
    apps a correr: avast, peer-guardian, utorrent, folding

2. Baderous

Baderous Banido

@ http://www.portugalfolding.org/wiki...figuro_o_uso_do_processador_a_apenas_50.25.3F

3. N!T3MaRe

Broken link?
    Nem me consigo ligar ao http://www.portugalfolding.org/

O PC não tá over-clockado...
    Tendo completado os primeiros 4000 steps continua à mesma temp discriminada no primeiro post.
    Apenas queria partilhar o que me aconteceu, mais nada :D
    Tendo estabilizado, acho que não vai fugir muito disto nos próximos tempos...
    Mas de facto pó acumulado (ou massa térmica ter "desaparecido") poderia ter sido uma das causas :)

4. Baderous

Baderous Banido

Deve ser problema da tua ligação porque eu consigo.

5. N!T3MaRe

Weird...
    É mesmo, o site está on-line (confirmei por fonte de 3ºs) mas estranhamente não me consigo ligar :(
    Nem com um reset ao router...
    Mas tenho acesso normal a outros sites inter- e nacionais...
    Mas pronto, isso é off-topic!
    Thx anyway!

6. MrOverclock

MrOverclock Power Member

O aumento de temperatura é mais do que normal. Acontece a toda a gente! Aproveita para melhorar a circulação de ar da caixa com uma ventoinha a extrair ou a inserir ar lá para dentro. As vezes isso é o suficiente para baixar a temperatura em 10ºc

7. WindWalker

WindWalker Power Member

É um Celeron 430, não é? Vê lá se tens o dissipador BEM montado (não pode abanar se estiver).

Um CPU a 1.8GHz a 70ºC?!?? Só se for de portátil.

A única vez que vi 70ºC foi num P4 1.7GHz e foi porque me esqueci de ligar a ventoinha do dissipador.

8. MrOverclock

MrOverclock Power Member

falta de ventilação e o pó fazem milagres :D

9. WindWalker

WindWalker Power Member

:lol:

Deixa lá o autor do tópico pronunciar-se.

Esses factores que referes não provocam temperaturas da ordem dos 70ºC.

10. Baderous

Baderous Banido

Eu também atinjo temperaturas dessa ordem (devido à falta de ventilação e arrefecimento). Neste momento estou em 64º e só tenho o browser, messenger e folding a trabalhar.

Última edição: 3 de Abril de 2008
  11. WindWalker

WindWalker Power Member

Oh, mas eu estou a referir-me ao Celeron 1.8GHz dele (e a considerar que não é dos antigos) :\

Mas com aqueles 256MB de RAM, hmmm...

EDIT: Vendo bem, deve ser mas é um Celeron baseado no Core Willamette (pré-Northwood). E sim, esses aquecem bem.

12. N!T3MaRe

A ultima limpeza ao bicho foi há sensivelmente 1 mês...
    Apenas limpei o pó, que era "inexistente" se assim posso dizer, e nada estava a abanar, isto é meio-solto.
    Os 70ºc são mesmo devido ao folding (uso CPU).
    Tenho lá apenas uma ventoinha e o uso de CPU provocou o aumento de temperatura. :)
    Já estabilizou a algumas horas a 69/70ºc, mesmo levando com sol em cima toda a tarde :P
    Mudei o alerta para os 75ºC, just in case...

13. WindWalker

WindWalker Power Member

Mesmo assim fiquei sem saber que CPU é...

Dica: ver com o cpu-z (www.cpuid.com). Só queria saber se é socket 478 ou LGA775.

14. N!T3MaRe

True, não respondi a todos os comments :)
    Nem aos teus nem aos de outros...

Por ordem:
    @MrOverclock, WindWalker:
    já vi sim um PIV a 90ºC, "apenas" por causa de pó...

@WindWalker:
    De facto, tenho apenas 256 MiB de RAM :)
    Para aquilo que faz, e como o faz, chega!

@WindWalker:
    Sim, a versão é a Willamette, socket 478.

15. Fontemourisca

Fontemourisca Folding Member

Se não tivesse água no meu A64 Newcastle (deve ter sido das coisas mais hot que a AMD já fabricou) a temp em vez de andar nos 49/50 tb ia para os 64º (aliás já lá esteve).
    E sim o aumento de temperatura é normal, mas acho esses valores um pouco altos. A massa não deve ser grande espiga. De qualquer maneira a temperatura do PC estabiliza ao fim de 2 ou 3 min de folding (ou nem tanto) que é o tempo que o processador leva a aperceber-se que vai apanhar mais um dia de trabalho :D

Cumps

16. Tjqueiroz

Tjqueiroz 1st Folding then Sex

Epa com este tópico recebi bad news..

Fui ver as temps do processador e estavam a 64º (idle), parece que vou baixar um bocadinho o folding..:005: Tenho 2 WU a trabalhar mas parece que agora vou só meter uma (50% do processado), senão quando chegar o calor a sério isto rebenta..

É com muito pena que vou ter só 1 a trabalhar, mas acho que é a melhor alternativa...

EDIT: a trabalhar a 50% fica a 62º.. (mesmo assim acho muito)

EDIT 2: Se desligar completamente o folding fica a 39º, acham que estou com algum problema??

17. WindWalker

WindWalker Power Member

Desliga isso.

P4 já não presta para Folding :P

18. Tjqueiroz

Tjqueiroz 1st Folding then Sex

Pois não, mas há falta de melhor..

É melhor estar um P4 do que nada..

19. WindWalker

WindWalker Power Member

A diferença de um P4 para um Celeron com a nova arquitectura (Celeron 4xx), em termos de temperatura (<40ºC), consumo (talvez metade do P4) e tempo necessário (2~3 dias para uma WU comum), acaba por não compensar e muito.

20. N!T3MaRe

Por acaso gostava de comparar, concreta e quantitativamente, o tempo aproximado para um dado CPU.
    Eu sei que a rigor essa comparação teria que ter critérios muito mais rigorosos (config, processos a correr), mas mais uma vez é mesmo só para ter uma ideia geral...

Dado eu apenas estar a foldar a 3 dias não posso disponibilizar muita info, mas deixo aquela de que já disponho :)

[11:10:20] Protein: p3433_proLwt3M_folded_Amber03_Native
    [11:10:29] Completed 0 out of 50000 steps (0) //DIA #01
    [10:55:45] Completed 50000 out of 50000 steps (100) //DIA #02
    24h para aquela WU.

Neste momento:

[10:58:59] Protein: p3732_Seq17_Amber03_Extended
    [10:59:40] Completed 0 out of 1500000 steps (0) //DIA #01
    [13:27:28] Completed 270000 out of 1500000 steps (18) //DIA #02
    ...and still folding :DMesmo o meu PC não sendo uma bomba de folding acho que qualquer contribuição é positiva...
    E como tenho o server sempre ligado, há que aproveitar aumentar o CPU-bound :)

Partilhar esta Página