1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Consumo de Fontes de alimntaçao

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por eduardo007, 2 de Julho de 2009. (Respostas: 29; Visualizações: 2014)

1. eduardo007

eduardo007 Power Member

Oi pessoal
    A muito tempo tenho 1 grande duvida!!!
    Se tenho 1 fonte de 550W mas o meu pc so consome no maximo 400W o que acontece aos outros 150W ??? vao pro lixo e no fim do mes fica a conta bem mais pesada ou a fonte so consome o que é presiso???

2. gtre

gtre Power Member

A fonte só consome o que é necessário mas há fontes com boa eficiência e fontes com má.

Última edição: 2 de Julho de 2009
  3. Dark_Webster

Dark_Webster Power Member

Mas tens que ter em conta a eficiência da fonte.

Suponhamos que tinhas o pc a puxar 400w numa fonte com 80% de eficiência. Ora 20% de 400w são 80w. Portanto, enquanto o teu PC requer 400w, a fonte tem que puxar da linha 480w para conseguir dar os 400w. O resto da energia é convertida em calor visto que não é aproveitada.

4. eduardo007

eduardo007 Power Member

Entao 80W sao convertidos em calor e os outros 70W ???

5. ApM

ApM Power Member

Não!

O resto da energia que é convertido em calor são os 80w extra resultantes dos 80% de eficiencia da fonte.

Resumindo:
    Fonte 550w
    consumo requerido 400w
    eficiencia 80%

logo o pc gasta o que os componentes gastam mais 20% que a fonte desperdiça (100% - 80% = 20%)
    400 + (400 * 0.20) = 480w

Destes 480w: 400w são consumidos pelos componentes, 80w são gerados em calor pela fonte.

alem disto a fonte ainda tem capacidade para mais 70w (550w - 480w = 70w)

6. eduardo007

eduardo007 Power Member

Entao os 70w nao se gastam certo??
    E ke nao percebo mesmo peta de fontes!! e melhor ter 1 de 550w do que 1 de 480W devido aos oc mas tenho medo depois na conta lixar-me.
    No final de contas!! Se o pc ta a gastar 480W entao a fonte consome isso e os outros 70w a fonte nao xega a pedir ne?? Tou com medo e que quando tiver pc ligado ele tar sempre a xuxar os 550w e neste momento uso 1 velinha de 350W e ja nao da pro pedido e mudar pra 550w e puxado prk a energia ta cara, isto em portugal e assim, o povo e que paga as despesas das energias renovaveis lolol

7. RSC

RSC Power Member

Vocês não são muito bons a matemática... Se a fonte tem uma eficiência de 80%, para uma máquina que pede 400w, a fonte tem de ir buscar 500w à tomada.

De qualquer das formas, e isto em resposta ao que o user perguntou, o teu PC se consome 400w (hipoteticamente), consome 400w quer tenhas uma fonte de 550w ou uma fonte de 1000w. Depois podes é pagar mais ou menos por esses 400w de que precisas, consoante tenhas uma fonte mais ou menos eficiente.

8. tuniq

tuniq What is folding?

Nós ou tu ? E olha a maneira como te diriges para as pessoas, nao precisas de vir armado em n1 para corrigir os outros, podes indicar sem ser assim...

80% eficácia = 20% dissipada
    20% de 400W = 80W

9. eduardo007

eduardo007 Power Member

Eu ando curto em gito e keria 1 fonte usada e que fosse jeitosinha prk ando a poupar gito pra 1 grafica mais recente que a minha.
    Eu sei que nao e muito recente mas ta barata, o que axam desta fonte de 550w:
    Fonte Alimentação LCPOWER Modelo LC6550 Version 2.0

• Fonte Alimentação LCPOWER de 550Watts.
    • Série Super Silenciosa com ventilador de 120mm.
    • Indicada para os sistemas ATX (12V) que utilizam uma CPU Intel ou AMD.
    • Conector de 24 pinos da alimentação da placa principal (desmontável para 20 pinos).
    • Conectores Molex (ligação de 4 condutores) para 6 periféricos.
    • Conectores para 2 unidades de disquetes.
    • Conectores para duas unidades SATA
    • Conector para PCI - Express (ex. Placa Gráfica) 6 condutores
    • Conector de 12V com 4 pinos
    • Ventoinha de 120 mm
    • Acessório para transformar conector Molex em dois SATA
    • Acessório para transformar dois conectores Molex num PCI - Express
    • Cabo de alimentação ao PC.

Vu ver se arranjo 1 Gforce9800GT ou ATI 4870.

10. rui4892

rui4892 Power Member

peço desculpa , mas voçes estao a fazer alguma confusao ...

vou falar do meu caso para ver se voçes entendem,

tenho em casa no meu pc de trabalho e P2P o seguinte.
    Amd athlon64 3000 socket 939, 2gb ram ddr400, Gecube ati9600xt, 3 hd ide (80g+160g+160g),
    Fonte alimentaçao 400w

durante a noite o pc em idle com a funçao cool n´quiet activada, frequencia bus em 1GHz, o consumo da "torre" fica-se pelos 50w, em full speed fsb=1.8Ghz o consumo é de certa de 65w, se estiver a jogar um jogo + pesado, ja me chegou a ultrapassar os 110w.

tenho uma fonte de 400w max, mas o sistema total nunca me utilizou esse 400w nem perto chegou.

agora porque os 400w, este valor é obtivo pela soma das potencias disponiveis em cada saida da fonte.
    ex: 5v * 20A = 100w , poderá ser suficiente para o meu sistema, mas se calhar nao para um processador mais gastador ou mais potente
    12V * 10A = 120w , aqui aplica-se o mesmo que em cima

somando os 2 valores acima ja temos 220w, agora somando o resto da potencias das outras saidas facilmente chegamos aos tais 400w.

Dependendo dos sistemas , as vezes pode ser mais importante ter energia na linha dos 5v ou 3,3 e nao tanta na dos 12v.

Na fonte o importante é ver quanto pode dar cada linha e nao o total , devem primeiro averiguar qual o consumo maximo de CPU+MAINBOARD+GRAFICA+HDD+etc , e tentar ver quanto é que precisao no total na linha de 5V , 12V, - 12V, etc e apos estes valores comprar uma fonte que em teoria ofereça o dobro do pedido.

os valores afixados na fonte sao por norma valores maximos e nao nominais, pelo que convem ter algum cuidado na compra da mesma.

11. RSC

RSC Power Member

Outro que não sabe matemática. Andam cá todos hoje... :)

Vou-te fazer um desenho a ver se tu entendes. A equação para calcular a eficiência de uma fonte é:

Agora, neste caso particular, tu tens:

400 / X * 100 = 80

Diz-me lá qual é o valor de X.

12. eduardo007

eduardo007 Power Member

Odeio mat, acabem com a bulha e respondam a minha pergunta.
    Esta fonte vale alguma coisa??

13. tuniq

tuniq What is folding?

Edit: Já precebi.

X=500

14. touromelga

touromelga Banido

realmente, a ppl que não procura saber as formulas para estas coisas e depois as contas numca batem certo no final...

ora fazendo a tua conta com o valor de x o resultado não dá 80, mas sim 181.818181...

bastante simples...

15. RSC

RSC Power Member

X = 500

Uma fonte com 80% de eficiência, para fornecer 400w a uma máquina, precisa de puxar 500w da tomada.

PS: Agora temos um user que não sabe o que é uma equação... Isto vai de mal a pior. :rolleyes:

16. tuniq

tuniq What is folding?

Ok, já precebi. E desculpa não saber tanto de matemática como tu. Fiz a multiplicação primeiro e depois a divisão, acho que nunca mais apareço cá...

17. touromelga

touromelga Banido

ok, calma eu fis mal a conta eheh coisas a pressa, sim o x é 500, tambem me parecia que avia algo mal no resultado...

18. tuniq

tuniq What is folding?

Fizeste mal as contas ? Se o RSC aparece por ai, bem que podes fugir :rolleyes: Calma ? Naaaa, isso é para os fracos.

19. touromelga

touromelga Banido

olha, nós com as contas, e o rapaz que quer uma fonte a ver nós as na matematica e sem resposta...

essa é que é a parte melhor...

agora respondendo ao eduardo, olha a se estás com problemas de €€€€, a LC que tens em vista para agora serve perfeitamente, mais tarde então pensas numa coisa melhor quanto tiveres melhor de €€€€€ para tal...

20. eduardo007

eduardo007 Power Member

A mais recent e a V2.2, esta e a V2.0 que nao parece ser muito ma e o gajo ker 20 euros por ela.
    Nao e 1 boa compra?? no final de contas e 1 marca jeitosinha, tem tudo que é necessario, bom arrefecimento e tambem no final de contas nao vai comer os 550w, so come o que o pc pede!
    Matematicos lolol

Partilhar esta Página