1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Consumo de um router com disco externo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Toutatis, 7 de Janeiro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 1689)

1. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Alguem sabe qual é o consumo em Watts de um router wireless, por exemplo um asus wl-500g?

E de um hdd externo com transformador? Sei que um hdd normal gasta menos de 10W em idle [fonte], o facto de ser externo e ter um transformador faz aumentar o consumo?

2. Mortymore

Mortymore Power Member

Não sei bem a que tipo de consumo te referes...

Se estás a considerar o consumo do router, quando tem ligado um disco externo com alimentação própria, através de um transformador a ele destinado, então o consumo do router só aumentará quase insignificantemente, pois para todos os efeitos vai estar a usar a porta USB para comunicar com o disco e isso faz aumentar ligeiramente o seu consumo, pois caso contrário o router não consumiria energia com a porta USB. Mas isso é um ninharia.
    Agora o consumo considerado de outra forma: o consumo geral de energia eléctrica em tua casa vai aumentar pois tens agora lá mais um disco a consumir energia da rede, mas embora seja um consumo naturalmente superior ao acréscimo do consumo do router por usar a porta USB, continua a ser coisa pouca. Estou convicto que qualquer lâmpada que tenhas em casa consome mais do que o disco externo.
    O router, por si, só iria consumir significativamente mais se o disco estivesse a ser alimentado através da porta USB do router, mas como o disco é alimentado pelo seu próprio transformador, o router só consumirá mais, como disse anteriormente, porque vai estar a usar porta USB para comunicar com o disco.

Espero que me tenhas entendido. :wow:

Abraço

PS: Se tiver tempo, posso medir o consumo real do meu router (medindo tensão e corrente) e depois mostrar aqui, mas de qualquer forma podes ter uma ideia do consumo máximo do equipamento se no transformador que o alimenta estiver descrita a corrente de entrada do transformador. Normalmente os transformadores devem ter pelo menos descrita as tensões e correntes de saída, tipo 12v 250mA, e a tensão de alimentação da rede, mas muitos têm também algo do estilo em relação á entrada, tipo 220v...240v (que é a tensão de alimentaçã da rede) e 0.1A (ou 100mA que é o mesmo). Podes assim ter pelo menos uma ideia do consumo máximo aproximado multiplicando a tensão de entrada pela corrente de entrada, ou seja, considerando o valor de tensão mais elevado 240v * 0.1A = 24W

Última edição: 8 de Janeiro de 2008
  3. Toutatis

Obrigado pela resposta. Queria mesmo saber qual o consumo electrico que o conjunto faz. Tenho o router sempre ligado e passava a ter o disco externo sempre ligado também se não houvesse grande aumento de consumo.

Nao percebo nada de electricidade..

O transformador do router diz input: 100-240v~50-60Hz 0.3A; output: 12v 5A, 5V 2A.

O transformador do disco diz input: 100-240v~50-60Hz 1.0A; output: 12v 5A, 5V 2A.

EDIT: o router é um wl-500g e o disco um lacie 320GB usb2.0

4. Mortymore

Mortymore Power Member

Então o máximo de energia que os tansformadores poderão absorver respectivamente é:

Router: 240*0.3=72W
    Disco: 240*1=240w

Por outro lado a potência máxima que são capazes de fornecer aos circuitos que alimentam será:

para 12v, 5A: 12*5 = 60w
    se for 5v, 2A: 5*2 = 10w

Nota que isto são valores máximos para o transformador, e como é evidente têm que os transformadores ser capazes de estar á vontade para fornecer a energia suficiente aos equipamentos que lhes estão ligados, e por conseguinte, estes deverão ter um consumo energético inferior á potência do transformador que os alimenta.

Como o cálculo energético á saída do transformador é inferior ao da entrada, será de esperar que o consumo real de energia eléctrica tenha estes valores por limite, pois a disparidade é considerável, e não acredito que uma alimentação simples tenha assim tantas perdas (pelo menos os transformadores têm um rendimento perto dos 100%, tipo 98%)

Então, com os dados que forneceste, se o router e/ou disco for alimentado a 5v, o máximo consumo que podes esperar é de 10w, se for algum ou ambos alimentados por 12v, o máximo consumo esperado é de 60w. A tensão que qualquer dos equipamento realmente necessita deve estar descrita provavelmente junto da ficha onde ligas o transformador ou numa etiqueta que eles tenham colada. Em todo o caso os valores reais de consumo serão certamente um pouco abaixo destes máximos que aqui indiquei.

Como disse anteriormente, julgo que qualquer lâmpada que tenhas em casa consome mais do que isso. Por outro lado se estás preocupado com o facto de deixares um disco ligado á corrente permanentemente, há aí muito pessoal, no qual me incluo, que estão bem piores pois deixam computador(es) ligado(s) de forma permanente.

Nada como medir. O que aqui escrevi foi só para dar uma ideia do máximo que podes esperar, apenas recorrendo ás informações inscritas nos aparelhos, e a umas contitas. :P

Abraço

5. Toutatis

Explicação 5*

No próprio router diz input 5v/2A, o disco não diz mas supondo que é igual fico com um consumo de 20W (+ perdas de transformação) no pior dos casos. Para já também tenho o PC ligado 24/7 mas ando à procura de alternativas para reduzir a conta da luz. :P

6. Mortymore

Mortymore Power Member

Aqui vai uma foto com as medições de corrente e tensão, na entrada do transformador do meu router USR 9108.

Corrente I = 65.68mA = 0.06568A
    Tensão V = 234.0V

Potência = Corrente * Tensão <=> P = I*V = 0.06568 * 234.0 = 15.36912W

Abraço

PS: Infelizmente não tenho um disco externo disponível para poder efectuar a medição de consumo. Só poderia medir o consumo de um disco ligado directamente á motherboard.

Última edição: 9 de Janeiro de 2008

Partilhar esta Página