Consumo Electrico do PC

Fernandinho

Banido
Ola malta.

Gostava que me ajudassem a perceber uma coisa...

Por Ex, se eu tiver um fonte de 370W e tiver o pc ligado sem estar a fazer nada, ele está a gastar-me os 370W?

E se por Ex estiver a fazer um download?

E se por Ex estiver a jogar um jogo "+- pesado" ?

Existe algum site onde posso fazer uma "simulação" do consumo eléctrico do pc em determinadas circunstâncias?

Cumprimentos a todos

:cool:
 
os 370w é o maximo que a tua fonte fornece...o teu pc gasta bem menos que isso...se tiveres o cpu a 100% ou o HDD a ser constantemente usado ou a tiveres a jogar a placa vai puxar mais energia etc.
(por isso e que os problemas que o pessoal tem a jogar o pc bloquear\ficar em loop\reiniciar, se tiver uma fonte antiga é um caso a suspeitar)
 
Boas,

O teu pc gasta consoante o uso que lhe dás.
Quanto mais tarefas, e mais componentes usares/"stressares"... maior será o consumo.
Sem fazer nada, o consumo é bastante baixo.

Cumps:)
 
os 370w é o maximo que a tua fonte fornece...o teu pc gasta bem menos que isso...

Uma coisa certa, outra nem por isso :)

(já agora, 370W nalgumas fontes os Watts REAIS ficam bem abaixo disso)

O que o "PC gasta" não é o que a fonte fornece (lá voltamos à confusão)

A fonte gasta energia para fornecer os X Watts que o PC precisa num determinado instante. Nesse instante é o que o PC «gasta», é o que te sai na factura da electricidade, o consumo da fonte ;)
 
Tens. Mas só medindo directamente à boca da fonte (incluindo ou não o monitor).

Mas um PC normal não consome grande coisa.

Quantificando isso, quanto gasta +-

1 processador core 2 duo
1 grafica 6600gt
1 disco rigido hitachi sata II

Por ex quando não está a fazer nada e por ex quando está a fazer donwload ou ainda a jogar?
 
Ao certo é dificil dar uma estimativa, mas podemos-te dizer que é muito menos que qualquer outra máquina tua em casa: maquinas de lavar roupa, loiça, ar condicionado, até o meu secador de cabelo gasta mais do triplo que o meu pc :lol:

O que te vai sair na factura não depende apenas dos watts que o equipamente necessita. As fontes têm também uma % de eficiencia. Se tiveres o computador a precisar de 100W, com uma fonte de 80% de eficiencia, elá terá de ir buscar 120W à rede, onde os 20W extra são dissipados em calor (maior eficiencia = menos pagas e mais fresca é a fonte).

No entanto, esse sistema que puseste ai deve rondar os 350-400 (longe de ter a certeza). Para estimativas mais acertadas para um computador inteiro, convem dizer quantas ventoinhas (e a sua potencia), CPU, GPU, discos, perifericos, etc (eu sei que alguns já mencionaste). Tudo isso conta para "chupar" da rede :-D
 
Uma máquina de lavar roupa com um programa de lavagem a quente em 3 horas de lavagem gasta mais que o pc numa semana.

O meu pc está quase sempre ligado 24 horas por dia e num mês são mais ou menos 4 € e tal a mais na factura de EDP.
 
se queres mesmos saber quanto tudo está a gastar, megas num amperimetro e voltimetro, ligas os dois no cabo que ligas a fonte à tomada e vais fazendo contas... ha qq coisa pa medir a potencia mas como nao sei o nome...
 
Medição da Potência

se queres mesmos saber quanto tudo está a gastar, megas num amperimetro e voltimetro, ligas os dois no cabo que ligas a fonte à tomada e vais fazendo contas... ha qq coisa pa medir a potencia mas como nao sei o nome...

Boas

Cuidado, que essa coisa de medir nos 230 V, não é para quem não tenha algumas noções básicas de electricidade.
Em boa verdade, basta medir a corrente (com o amperimetro em serie claro), pois a tensão em princípio podemos assumir que é 230 V, que é a tensão nominal em vazio da rede de baixa tensão monofásica fornecida pela EDP, e não é o consumo do PC que a vai fazer diminuir.

Mas cuidado, porque a tensão de 230 V PODE MATAR quem não a saiba manusear com segurança. Se é o teu caso, pede a um técnico para o fazer. Se não é, parabens.
Mas este é um aviso à navegação em geral.

Saudações

XP
 
Falta aí um pormenor bastante importante.

Falta o factor de potência ou seja o coseno do ângulo entre as primeiras harmónicas da tensão e da corrente. Sem ele medem a potência aparente (os VAs) e não a potência activa (os W)

Ora a EDP cobra Wh (energia activa) portanto convém medir potência activa (W).

A tensão eu media na mesma. Não é assim tão estável e não dá trabalho a medir.
 
Com um multímetro pode medir-se a potência activa ou a aparente? Qual é o esquema da medição?

É que eu só sei medir a tensão. A última vez deu 234/235V
 
opah... eu nao quero é estar a dizer alta barraca e confudir mais as cenas. teoricamente P=U*I. logo medindo cada um deles dava os W que ele estava a consumir no instante da mediçao. acontece que nao faz sentido o que disse tendo em conta o que o timber e outro post de um outro forum disseram...
com um multimetro, se tiver o modo de wattimetro, podes medir as duas coisas, segundo o que li.
 
Back
Topo