1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Consumo energético de um sistema quad-core

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por pureluck, 27 de Julho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 2048)

1. pureluck

pureluck Power Member

Hey malta,

Ultimamente tenho pensado em fazer um upgrade ao meu sistema, que já se está a tornar "velhinho" (barton, yay! :D). Decidi num sistema quad-core, mas algo que me assustou um bocado foi uma pequena pesquisa que fiz no google sobre consumos energéticos.

Tava à espera que o fórum me ajudasse a validar esta questão, já que os valores que encontrei assustaram-me um bocado. Embaixo ficam valores aproximados:

Consumo energético de um Q6600 em Full Load (encoding): 197 W
    Consumo energético de um Q9450 em Full Load (encoding): 148 W
    Consumo energético de uma Galaxy GeForce 9600GT em Idle: 157 W
    Consumo energético de uma Galaxy GeForce 9600GT em Load: 245 W
    Valores de consumo médio de DDR3-1333 em Idle: 175 W
    Valores de consumo médio de DDR3-1333 em Load: 242 W

Soma para um sistema Q9450 em Load: 242 W + 245 W + 148 W = 635 W

Isto é IMENSO. Reparem que uma 9600GT até é uma placa mid-range, não deve consumir tanto como isso. Reparem também que não incluí o resto: mainboard, discos, placas de expansão adicionais, etc..

A minha questão é, portanto, se para um sistema destes vou precisar de uma fonte de alimentação de pelo menos 700 W, para o sistema não estourar (ir abaixo) quando estiver a fazer alguma coisa que puxe mais por ele. Também vos pergunto se não me enganei a ir buscar estes valores, ou se estão errados em algum sítio. Se for preciso "anexar" as fontes não há problema, não o faço agora porque dá-me razoavelmente algum calo..

2. pureluck

pureluck Power Member

Desculpem-me, sou um cepo e não li o stickie "Solução para problemas comuns (PSU; RAM; HDD; VGA)". No final da secção da PSU tem um link interessante que me permitiu calcular, com precisão arbitrária, o consumo do meu pseudo-sistema. Este: http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp.

Este andou à volta dos 450 W, em full load.

No entanto, gostava na mesma de saber o porquê de tal disparidade de valores. Os sites que vi foram estes:

http://www.tomshardware.com/forum/247267-28-q9450-q6600 - Para os valores do CPU
    http://www.tweaktown.com/reviews/1293/19/page_19_power_consumption_tests/index.html - Para os valores da gráfica
    http://www.xbitlabs.com/articles/memory/display/ddr3_13.html - Para os valores das memórias

Não consigo descobrir, por eles, se testaram o sistema todo ou só as partes em causa para consumo energético. Ex. se testassem o sistema todo, 240 W parece-me pouco para o sistema completo que engloba os testes da 9600GT.

3. MrRCS

MrRCS Power Member

é o sistema todo

e nao podes comparar isso dessa maneira

em cada review so comparas, cpu vs cpu, vga vs vga, etc

Última edição: 27 de Julho de 2008
  4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

nunca na vida as memorias iriam consumir isso. 245w é o consumo de 2 4870 em crossfire... e ambos os cpus tem tdp de 95w

5. rav3n

rav3n Power Member

esses valores que tens sao estranhos, e a tua interpretaçao nao é a melhor

quando falam no cpu x, é o consumo global do sistema onde está inserido o determinado cpu
    a mesma analogia para a grafica

penso que o full load se refira ao load do cpu(ou grafica) inserido num sistema completo

ou seja nao podes somar, basta confirmar com o TDP dado pelos fabricantes
    para um Q6600 GO é ~90W, e para uma 8800GT é 115W, por exemplo

posso afirmar que o consumo do meu sistema, com OC e a jogar ronda os ~300W(medido com wattimetro)
    mas é o consumo de tudo que liga na UPS: torre, monitor(~30W) e router

Última edição: 27 de Julho de 2008
  6. pureluck

pureluck Power Member

Ok, obrigado malta, não estava habituado a ler análises de consumo energético, e as que li eram um bocado "edgy" nos métodos de teste.

Fiquem bem :cool:

7. yahh

yahh I folded Myself

Sistema todo, certamente. Ora observa.

Lembrei-me de um site que costuma ter sempre os consumos energéticos nas reviews e fui ver.

Bate certo nesses 240.

Só para teres um meio de comparação. O sistema deles, com uma Geforce 280 GTX, consome o seguinte:

Os computadores consomem bastante menos do que a maioria das pessoas geralmente pensa...

E ainda mais uma nota, mas do qual não tenho a certeza:
    Sendo que estas medições são feitas em AC (na ficha que liga à parede, antes de ir à fonte), e sendo que a maioria das vezes as fontes utilizadas têm uma eficiência de ~80%, desses 240w o sistema na verdade só estaria a consumir 192W em DC proporcionados pela fonte. E pelo menos as fontes "a sério", quando dizem que são de 500w (por exemplo), referem-se a 500w produzidos em DC e não a 500w "consumidos" da parede".

8. pureluck

pureluck Power Member

Por acaso sempre tive em mente que os computadores gastariam menos do que o que normalmente se pensa. Mais por comparação do que por conhecimento de especificações de hardware (embora não conheça as especificações de muito hw, sei que um micro-ondas gasta 600-700 W enquanto aquece qualquer coisa, e não me parecia bem que nas 3 horas que estaria a carregar o PC este estaria a gastar o equivalente a um micro-ondas..).

Vim mais nesta onda por causa do hype que se gera aqui no fórum quando se discutem PSUs. Se não me engano, nesta thread diz-se que uma NOX Urano de 600W não aguentou com um sistema semelhante ao meu, embora em condições algo diferentes. Isso pareceu-me bastante abusivo, e fui confirmar. Como não estava habituado a ler sobre estas coisas, interpretei mal.

Obrigado mais uma vez pela ajuda pessoal. Agradeço imenso :D

9. yahh

yahh I folded Myself

Quanto a fontes, tudo se resume à sua qualidade e capacidade real. Essa fonte não tem nem de perto nem de longe 600w reais :002:

10. byakya_sama

byakya_sama Power Member

É boa paa quem procura uma fonte para orçamento.

Quanto a qualidade, Corsair, PC Power & Cooling.

Partilhar esta Página