Consumos elevados

Macintosh

Power Member
Boa tarde, estou com um problema grave na minha maquina e como nunca tive um mac anterior nao sei como resolver esta situacao.

no natal ofereceram-me um macbook e achei estranho quando recebi a minha primeira factura do kanguru, vinha em quase 500euros, corresponde a 28gb de consumo, achei estranho pois n fiz downloads, como a factura veio atrasada a factura seguinte veio com um vlor de quase 200euros por trafego em excesso, na ***** nao me conseguiram resolver a situação, fui para a vad portugal (interlog), no relatorio da vad eles nao encontraram nenhuma anomalia, virus a maquina nao tem pq foi formatada varias vezes e sempre q ligo a net tem consumos medios de 600mb por o turno da manha e outros 600mb por o da tarde, no windows os consumos ficam nos 250mb ao dia, é uma diferença mt grande para quem nao faz downloads e ve os mesmos sites tanto no windows como no mac, sera q alguem me consegue ajudar?
 
Mac, aquilo que eu posso responder, sem grande reflexão, só o que me veio primeiro à cabeça, é que se realmente esse consumos estão correctos, a máquina realmente consome isso, há que não esquecer que há muito sítio por onde o OS 10 esteja a sacar. Seja por widgets, verificações de actualizações, etc. Não acredito, que isso seja explicação para tanto tráfego.
Há um widget, o iStat Nano, que na parte de Network, dar-te-á todo o tráfego In e Out. Começa por aí...
 
A namorada do meu tio teve o mesmo problema com a kanguru( num imac 20'' ) , como ficou tudo em aguas de bacalhau acabou por pagar os 200 e tal € de excesso de trafego e mudou para a tmn ...
 
Keano-16, tenho isso instalado na minha maquina, nos valores que apresenta sao normais, o que sempre levou-me a pensar foi que poderia haver um erro de contagem por parte da operadora, no apoio a cliente dizem que a contagem esta certa, um amigo que trabalha no isp do sapo diz nao haver argem para erro nos contadores das operadoras, portanto leva-me a pensar que ha qualquer coisa que esteja-me a escapar, se fosse em windows diria q fosse um virus e ficaria resolvido mas num mac e acabado de ter tudo instalado,nao me parece que seja, a minha namorada tem um macbook air so vai ao msn e tambem lhe acontece isso, é muito estranho, nunca tive conhecimento de um caso destes, sempre que levei a maquina para a assistencia tecnica o que diziam era a frase "é impossivel a maquina fazer isso, nenhuma maquina faz downloads porque quer"
 
Acho estranho que os sites aumentem de tamanho por usares Mac OS. :P
Tens algum indicador de trafego na menubar ou no dashboard? Se calhar convinha arranjares alguma aplicação que te permita controlar melhor o tráfego para averiguares onde é que esse tráfego é gasto.
 
Melhor maneira de controlar isso é...
Mal ligas o portátil, abres o Activity Monitor (esta nas Aplicações/Utilities), e metes no separador ca em baixo Network.

Ai podes controlar o trafego que esta a ser efectuado e as velocidade de transferencia de dados.
Apartir dai é ir abrindo aplicações uma a uma, e ir controlando se alguma aplicação aumente o Data Received/sec.

Aconselho também a tirares tudo o que esta a fazer login com o portátil, e fazeres este teste...
 
zoidberg, o problema ficou resolvido?
Não e nunca se chegou a saber bem a causa, mas sem se poder provar nada ficamos com a impressão que alguem poderia estar a usar a ligação kanguru de alguma forma ilegal. Qualquer das formas ela não teve para se chatear.. pagou e cancelou o contrato.
 
s e 7 e n , o que eu acho estranho é a maquina fazer isso sem instalar nada, instalo a placa ligo-me na net e com a maquina de raiz faz isso, coloquei a possibilidade de ser o mirc (uso-o por o travian) ou o msn estar a fazer esses consumos por alguma ligacao que fizessem mas depois de formatada so com a placa instalada acontece o mesmo
 
Esperemos pela resposta do zoidberg para ver se quando mudou para TMN o problema ficou resolvido :)
Se sim, há que começar a fazer ANGRY LETTERS à OPTIMUS!
:009:

ficou, o problema é que também foi feito um format ao imac .. não sei bem qual das duas soluções resolveu lol mas suspeito muito de alguém ter usado a ligação dela do kanguru para se ligar à net, pois haviam ligações efectuadas fora das horas que ela estava em casa ( era o kanguru home ou lá o que é ).
 
pois.... as minha ligacoes batem certo as horas que estou na maquina o que nao bate certo sao os pacotes transferidos. talvez seja do soft. kanguru
 
[PT]latrine quando apago o sistema, formato mesmo nao faço re-instalação, fiquei contente com este post pois vi que nao sou o unico com kanguru a ter o problema dos trafegos, so tenho pena ter gasto quase 600 euros e nao ter como recupera-los
 
Para resolveres isso só mesmo descobrindo que aplicação anda a fazer esse trafego.
Podes tambem o Little Snitch que é uma firewall para o OSX.
Depois ja sabes, bloqueias tudo e vais desbloqueando aos poucos, sempre atento ao Activity Monitor para descobrir qual a aplicação que faz isso.
 
Quer-me parecer a que esse tráfego foi sem dúvida efectuado embora não tenhas dito a quantidade de tráfego excedente, devo dizer que 600 Mb diários é algo perfeitamente normal, são 50 videos no youtube, por exemplo, são duas horas de conversação com webcam ou seis horas conversação de voz ou ouvir rádio. E fazendo as contas, 600 Mb diários são cerca de 18 Gb ao final do mês. Não me parece nada fora do normal.
 
o problema é que são 28GB e não 18GB, parece-me ser escessivo que para quem apenas anda na net sem grandes consumos. quando falas em 600mb diàrios , quem é que vê 50 videos no youtube por dia durante 30 dias?

se no windows , com a mesma utilização de internet faz 250mb, não há motivo para no mac osx fazer o triplo..
 
fEiO , se eu fizesse downloads admitia os ter feito, nao perdia tempo em chamadas para a operadora, ficar 4 meses sem computador, ele foi 2 vezes para a vad portugal (interlog), eu posso dizer q o trabalho que eu dou a essa maquina é jogar travian e ver cotacoes de bolsa, isso faço eu no windows e no windows nao faço mais de 150mb ao dia, nao sao as paginas q vêm estar-me a usar windows e ficarem mais leves para nao estoirar o trafego, uso kanguru desde q saiu, nunca estoirei o trafego e quando usei o mac nao houve 1 unico mes q nao o estoirasse nas primeiras senamas do mes
 
Back
Topo