consumos sem consumir @ netvisao

[BoB]Marley

To fold or to FOLD?
Boas!

Tenho um amigo meu ke tem netvisao, e veio falar cmg em tom de desabafo pk apareceu-lhe uma factura em casa com cerca de 200€ para pagar, alegadamente por excesso de downloads. Durante a conversa ele referiu que foi ver os consumos na página da netvisao, e tinha consumos praticamente a todas as horas (24h por dia), havendo dias ke passava dos 600Mb. Atendendo ao ke aconteceu há uns anos atras com worm "Code Red", a situação é em tudo mto semelhante e daí perguntei-lhe o ke disseram quando ele telefonou, a resposta foi ke convem ke ele tenha um firewall e ke assim tá desprotegido, etc etc (para mim é só tangas), parece ke estao-se a descartar de alguma responsabilidade, já que se ele tem o computador desligado e se continua a haver consumos, é por algum problema de segurança com os servidores deles n tendo nada a ver com o meu amigo. certo?

a minha dúvida é a seguinte, é possivel alguem com outro modem ter feito um "clone" com o mac address e estar a sacar à conta do meu amigo? é n tenho conhecimento de outro worm parecido com o "code red". E esse problema é da responsabilidade de kem? eu já disse a ele para ir falar à Deco, pode ser ke consigam resolver algumas coisa... ke axam da situação? já tiveram de algo parecido?
 
Última edição:
Eu ja tive uma situaçao tipo essa na cabovisao ha alguns anos, em que o consumo que aparecia em cada hora era superior ao maximo que eu conseguia sacar num dia inteiro sempre a topo. Mas dessa vez acho k foi geral, agr sendo o teu amigo 1 caso isolado não sei...
 
Se realmente houve trafego penso que a culpa não é da netvisao. E se o teu amigo tem certeza que o pc dele não tem virus, pode ser alguem a usar a rede wireless kaso ele tenha isso. Quanto ao clone de mac address, na sei se ha algum modem que simule outros mac addresses ke não o dele.
Seja como for pode sempre fazer queixa na pj, pois parece estar alguem a usar a sua conta sem ele saber.

Pode tb ser erro da netivisão, eles que investiguem
 
virus, axo ke n pode ser, já que até os consumos aparecem mesmo tendo o computador desligado. portanto daí pode-se descartar essa hipotese.
o modem dele n é wireless, portanto daí tb n pode ser....
na minha opiniao, o problema é deles (mas n o kerem admitir), mas à parte, keria "ouvir" a vossa opinião...

e obrigado pelas opiniões (passadas e futuras)
[]'s
 
[BoB]Marley disse:
é n tenho conhecimento de outro worm parecido com o "code red". E esse problema é da responsabilidade de kem?

Neste caso específico, é da responsabilidade do cliente.
Ele que coloque algo que monitorize o modem, senão não tem a mínima hipotese de se defender, e eventualmente descobrir qual a causa (ou não) do tráfego.
 
Tafinho disse:
Neste caso específico, é da responsabilidade do cliente.
Ele que coloque algo que monitorize o modem, senão não tem a mínima hipotese de se defender, e eventualmente descobrir qual a causa (ou não) do tráfego.

mas ele só tem trafego quando o modem está ligado, independentemente se tem ou nao o computador ligado. enquanto n desligar o modem o trafego não pára, logo n é o computador ke tá a gerar esse tráfego. Anyway, que software é que pode fazer essa monitorização?
 
[BoB]Marley disse:
mas ele só tem trafego quando o modem está ligado, independentemente se tem ou nao o computador ligado. enquanto n desligar o modem o trafego não pára, logo n é o computador ke tá a gerar esse tráfego. Anyway, que software é que pode fazer essa monitorização?

Qualquer firewall minimamente decente, ou por ex. o netlimiter.

Quanto ao problema em si, pelo que percebi, só é contado tráfego anormal quando o modem está ligado e o PC não está.
Verifica só se as luzes do modem piscam quando o PC está ligado. Se isso acontecer quer dizer que alguem está a gerar tráfgo e daí o problema. Por outro lado, convém sempre ligar para lá para indicar o problema. Uma vez que ou é uma máquina da Netvisão que está desconfigurada e a gera esse tráfego, ou trata-se de alguem ou algum PC que está a gerar esse tráfego, e nesse caso já se trata de um caso de "Abuse" que também está contemplado como crime informático.
 
Back
Topo