Conta da Luz

Status
Fechado a novas mensagens.

antcasq

Power Member
Olá!

Pode ser uma pergunta básica, mas gostava de saber quantos Watts por hora gasta um processador que funciona a 62 Watts. Gasta 62 Watts hora!?!

Tinha um Celeron 533Mhz http://www.intel.com/support/processors/celeron/sb/cs-007436.htm

E agora tenho um AMD Sempron 2400+
http://www.amd.com/us-en/Processors/ProductInformation/0,,30_118_11599_11604,00.html

E parece que o consumo de luz se está recentir.
Gastava 6 Watts por dia e agora chega aos 8 Watts. É apenas do processador!?! Ou o facto de ter memória DDR 400 em vez do SDRAM 133 também está a comer mais?
 
Estás a fazer confusão.
Uma lampada consome 60W/h e tu pagas aos KW/h. Não será assim? Ah o valor 62W é médio, ou melhor, máximo para a lâmpada, talvez seja o consumo médio para o processador.
 
Tu não pagas KW/h. Pagas KWh que é totalmente diferente. KWh é uma medida de nergia. KW é uma medida de potência. E KW/h é coisa nenhuma (é uma taxa de variação de potência).
Se tiveres um elemento a consumir 24/7 63 W (e deve ser mais porque se está a pressupor que a fonte entrga os 63 W com 100% de eficiência o que não é verdade) vais gastar 1,512 KWh o que dá para aí uns 30 paus por dia (não me apeteceu ir ver o tarifário ao site da EDP)
 
Boas pessoal , gostava de saber se possivel se existe alguma forma de calcular o consumo de eletricidade de um pc por , ou se existe algum aparelho que se possa colocar tipo contador mini ou assim , quero ter a certeza que nao sou eu que estou a causar as contas astronomicas de luz ca de casa .
Se possível agradeçia uma ajudinha :D
 
Sim podes perfeitamente. Um contador como o que toda a gente tem em casa não é mais que uma montagem abilidosa dum voltímetro e dum amperímetro. Montes de gente vende isso. Só tens de colocar o contador a montante do PC em vez de ser a montante da instalação completa (como o de casa). Não precisas de um que meça energia reactiva (KVAr). Chega um que só meça energia activa (KWh). È a unica coisa que a EDP cobra as clientes residenciais.
O PC típico não tem grande consumo. Só se estiver ligado 24/7 ou forem muitos é que se pode tornar um consumo significativo.
 
Sinceramente nem sei bem mas lembro-me de quando fazia projecto e tinha que consultar os catálogos que os fabricantes de material eléctrico caseiro básico estilo disjuntores e isso vendiam modulos para isso que tu queres. Fabricantes como a Merlin Gerin, a Siemens, a ABB... etc.
Pergunta numa loja de material eléctrico.
Tb há uns modulos para ensino e afins que fazem funções dessas.
Depois há a possibilidade de alguém vender um gadget qualquer desses que há aos kilos para PC's que faça essa função e aí pá... não faço ideia.
Também podias comprar um contador mesmo mas acho que isso é caro.
 
Última edição:
Uma pequena correcção.
O que queria dizer é que em média gastava 6KWh e agora gasto 8KWh.


Pelas contas que apresentaste
62W * 24h = 1,488KWh (AMD Sempron 2400+)
12W * 24h = 0,288KWh (Celeron 533Mhz)

+1 KWh por dia não é grave.
A fonte de alimentação, placa gráfica e o disco são os mesmos.
Mas aumentei a velocidade do disco de UDMA66 UDMA100, pois a motherboard nova suporta.


O que me dava jeito era mesmo esse contador extra :)
Vou procurar numa loja que venda material electrico. Entretanto se alguém encontrar avise!

Obrigado
 
Se o aparelho estiver bem desenhado deve ser independente do país à excepção de ter alguma tomada. E isso resolve-se comum adaptador.
 
Fala o Sr. Engenheiro de Energia! ;) Epá, ainda me lembro quando tive Análise de Circuitos (a long, long time ago... in a galaxy far away... la la la) um dos exercicios do meu exame foi calcular o gasto de uma lâmpada durante um certo periodo de horas em kWh. :P

Confirmo, a EDP só nos cobra a Potência Activa. Mas timber mate em trifásico já não é assim né?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo