Conta da Luz

Status
Fechado a novas mensagens.
Encontrei a cenita que mede os watt's, meti-o na ficha do meu pc e deu por volta de 150W em full, no arranque e a jogar...
em idle vai para os 100 +-

passado um bocado olho pra la, e andava pelos 70W nao sei como conseguiu descer tanto, mas afinal o meu pc até não consome tanto como eu pensava...

amd64 3200+ a 2400mhz
1gb mem
x800
3discos
fonte 550w lcpower


outra informaçao que vi la ao lado dos watt's tem o power factor ( ou algo parecido) anda pelos .99 e 1.00
mas numa makina velha k tenho la consome 18w mas o power factor k aparece ja é .33

alguem me explica o que é isto sff?
 
Já expliquei isso algumas vezes
Mas como gosto disto epxlico outra vez
O factor de potência é basicamente o coseno do ângulo da desfasagem entre as primeiras harmónicas da onda de tensão e corrente. Indica também como é o consumo de energia reactiva (VArh) e activa (Wh) dum dado dispositivo e a potência aparente (VA) que pede à rede.
Um elemento com factor de potência unitário (1 ou quase igual) não consome reactiva e comporta-se como se fosse um resistência em vez duma bobine que consome reactiva e terá um factor de potência menor que 1 ou um condensador que gera reactiva e também tem um factor de potência menor que 1 (tens que saber para que lado o ângulo é para distinguir)
Isto é indiferente para a conta porque a EDIS só cobra energia reactiva a clientes maiores ou seja por mais miserável que seja o teu factor de potência e maior seja o consumo de reactiva eles só cobram a energia activa.
No teu caso prático só diz que a qualidade da electrónica dessa segunda fonte é zero e que no primeiro caso a publicidade que eles fazem ao PFC (power factor correction) activo é real e funciona mesmo.
A diferença estará na qualidade nos conversores DC-DC imagino eu.
 
tnh um amigo k o contador dele ta arrancado do suporte ou seja ele virou akilo de lado e deu-lhe umas pancadas valentes, e akilo mts das vezes fica parado ou então anda mais lento visto estar de lado.
kd vão la pa ver o contador ele coloca outra x akilo direito, e tem sempre o papelinho a porta pa fazerem as leituras sem ter de entrar em casa. por enkuanto tem resultado e já la vão uns anos neste sistema lol
 
rubenm não sei onde podes arranjar, comprei o meu usado, por volta de 40eur...
encontrei uma pic do meu http://www.minhembio.com/forum/index.php?showtopic=56148&st=0&p=1024415&#entry1024415

timber obrigado pela explicação, percebes do assunto :)
mas só percebi bem a 2ª parte em que deu pra ver que a minha LC Power 550W até n se porta nada mal pois nao!?

a outra é de 147W, e pelo que percebi, se o power factor estiver nos .33 quer dizer k afinal nao esta a consumir 18w mas mais, é assim?!
 
Sim a LC power porta-se bem
No segundo caso ela está mesmo a consumir os 18 W mas para tal está a pedir 54 VA (uma amplitude de corrente de 0,24 A desfasada de 70º da onda de tensão de 230 V da rede) enquanto que a LC power na mesma situação para os 18 W pediria 18 VA (ou seja uma amplitude de corrente de 0,08 A em fase com a onda de tensão de 230 V da rede)
Como ves no primeiro caso para fazer exactamente o mesmo está-se a pedir à rede quase 3 vezes a corrente que no segundo caso bastanto para tal ter uma fonte decente. Além do consumo maior, tens de ter cabos com maior calibre (e mais caros) e aumentas as perdas na rede. Mas como és um cliente residencial estes valores são em termos relativos muito baixos e não tem grande influência e só te é cobrada a energia activa (Wh) mas para os grandes clientes a EDP cobra a energia reactiva e obriga-os a compensar o seu factor de potência.
PS: Fiz as contas a pressa mas julgo que estão correctas
 
timber ->> :zzz:
Resumindo:

A fonte transforma AC(alternada) em DC(continua).

Existe um Factor de Potência(0 a 1), qnto mais perto de 1 mais eficiente é a tua fonte.

Existem dois tipos principais de fontes:

Active PFC: São as melhores, que conseguem FP perto de 1 ( como no teu caso)
Passive PFC: São mais rascas, precisam de mais "watts" para alimentar o pc
Non-PFC: São antigas e rascas .

Isto do active e passive, diz respeito à tecnologia usada na fonte para melhorar o FP.
 
timber disse:
Não queres não lês
Há pessoas que gostam de realmente perceber as coisas


És sempre assim?(pergunta rectórica) denoto alguma arrogancia nas tuas palavras. Quando iniciei o meu tópico, aquilo do :zzz: , era uma forma de expressar... desculpa se o fiz erradamente.


:nocom8le:
 
ScOrpion-boy disse:
És sempre assim?(pergunta rectórica) denoto alguma arrogancia nas tuas palavras. Quando iniciei o meu tópico, aquilo do :zzz: , era uma forma de expressar... desculpa se o fiz erradamente.


:nocom8le:
É um bocado chato estar a tentar descrever uma coisa que não é simples para quem não está na área mas tentando dar a maxima informação e depois vir um gajo e resumir o esforço a :zzz:
Bem se calhar não tive muito sucesso
Que se lixe. Gostei de tentar na mesma
 
Compreendo-te :berlusca:

Agora se queres que o pessoal "beba" as tuas palavras, explica lá como se kita um contador, pois é isso que não vem nos livros :x2:

Edit:
Para estar mais enquadrado no forum, explica como se faz um underclock :)
 
É fácil. Vou dizer isto para quem tem curiosidade académica.
Dentro do contador ha quatro ligações. Duas para a tensão e duas para a corrente. Invertendo uma das duas ele fica a contar ao contrário. Invertendo as duas ele conta bem.
Mas a última vez que mexi num contador foi para aí há uns 14 anos por isso espero não me ter enganado.
 
apos visitar aquele site

Väcker denna tråd till liv igen då jag igår inhandlade denna lilla trevliga energimätare för endast 99 kronor

Den har lite olika lägen som t.ex:

* Nuvarande elektrisk spänning och frekvens
* Nuvarande elektrisk ström och effektfaktor (faskillnad mellan spänning/ström)
* Nuvarande effekt och effektfaktor
* Maxeffekt och effektfaktor under mätperiod med tidsangivelse
* Energiförbrukning (kWh) sedan mätningen påbörjades
* Total kostnad samt tid som apparat varit påslagen
* mm.



Tillverkare: W.H. Mandolyn International Ltd. (Hongkong)
Modellnr.: PM-200
Svensk leverantör: Proove


Alguem sabe que lingua é?
e ja agora sites com isto ou semelhante??

cumps
 
timber, nada disso.
Obrigado por perderes o teu tempo a explicar-me isso com um esforço para eu perceber.
deu pra perceber que não preciso de me preocupar com o power factor da fonte velha...
outra coisa que reparei agora é que qd o consumo desce pra 70W por 1 seg o power factor tb desce para uns 0.55 ou por aí.. que quererá isto dizer...

andei a fazer umas contas e como tenho uma tarifa bihoraria, o meu pc consome 2 euros, ja com iva, por semana de energia.
com tarifa normal gastava 2,8eur, mas tambem pagava menos 2 euros no contador.

rubenm
acho k é sueco
com uma traduçao online deu:
Arouses this thread to lives again then I yesterday purchased this small genial energimätare for only 99 sek

The has little different situations that t

*current electrical excitement and frequency
*current electrical power and effect factor (faskillnad average excitement/power)
*current effect and effect factor
*Maxeffekt and effect factor during mätperiod with time
*Energiförbrukning (kWh) since the measurement was started
*total cost and time as device been påslagen
*mm.



Producers: W.H. Mandolyn International Ltd. (Hong Kong)
Mock-up noes.: PM-200
Swedish supplier: Proove
 
Última edição:
A electrónica da fonte deve ter um intervalo de funcionamento para o qual não consegue regular correctamente o factor de potência (para uma fonte de 550 W, 70 W é pouco) daí este piorar acentuadamente (0,55)
 
Isso deve-se ao facto de a tua fonte ser Active PFC.

A fonte comporta-se de modo diferente, dependendo da carga requerida.

Como existem sempre atrasos(os sistemas não actuam instantaneamente), quando mudas o consumo de por exemplo: 150W para 70W, existe sempre um tempo em que o sistema se adapta à nova carga, ou seja, existe um tempo que a fonte precisa de se ajustar para obter o melhor FP possivel.
 
(Estamos a poupar 200€ por mês em comparação ao que gastávamos com o gasoil)

Estão a roubar 200€ por mês, queres tu dizer, que vão acabar por ser pagos por todos os consumidores honestos.

Espero bem que sejam descobertos e vos cortem o acesso à energia eléctrica de forma permanente, ou pelo menos de forma a causar grande incómodo, já que duvido do permanente.

Enfim, gente triste, desonesta e sem vergonha.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo