1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conta SAPO ADSL Roubada!!!

Discussão em 'PT COM' iniciada por jacn, 9 de Abril de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 2024)

  1. jacn

    jacn Power Member

    Pois é meus amigos, aconteceu-me algo que jamais estaria à espera.

    No passado dia 7 de abril (sábado) deixei de poder aceder à internet com os meus dados. A mensagem que obtinha era que já se encontrava uma ligação activa e que essa situação poderia dever-se ao facto de alguem estar a utilizar os meus dados sem o meu consentimento ( erro 803 ). Telefonei para o apoio técnico na qual me informaram que de facto existia uma ligação activa à algumas horas, o que eu achei muito estranho porque só tenho um computador pessoal. Disse-lhes entao o que me aconselhavam, ao qual me responnderam que poderia apresentar queixa às autoridades do suposto roubo de dados. Além disso, alterou-me a password e disse-me que teria de ter pacência e esperar que a outra suposta pessoa que estava a utilizar os meus dados, desliga-se a ligação. Passei o Domingo de Páscoa sem Net com o mesmo erro. Só hoje de manhã é que a situação se normalizou e já consigo aceder normalmente.

    Agora, digam me de vossa justiça e pela vossa experiência, o que se terá realmente passado!?

    Eu quando me ligava à internet, o Internet Explorer fazia a ligação automática pois tinha configurado a ligação para memorizar a palavra passe. A Partir de hoje, a palvra passe estará memorizada unicamente nos meu neurónios.

    Será que foi possivel algum Hacker entrar no meu computador e devido ao facto da Password estar memorizada no IE, roubá-la!!!???
     
  2. Figuinhas

    Figuinhas Power Member

    Isso não é possivel, é altamente provável que tenha acontecido.

    IE? Não esperes milagres...

    Faz um reset a todas as passwords.

    Não utilizaste o teu username sapo em nenhum fórum? :D
     
  3. msdevweb

    msdevweb Power Member

    Sim, é muito possivel, e ainda te digo que até ao entrares em algum site em que este tenha um script devidamente configurado, pode fazer esse roubo da informação.
    ve: http://www.businessweek.com/technology/content/jun2004/tc20040629_7734_tc120.htm
    http://www.microsoft.com/windows/ie/community/columns/securityupgrade.mspx
    http://eval.symantec.com/mktginfo/e...t_security_threat_report_xi_03_2007.en-us.pdf
    Vê aqui as dezenas de maneiras "de te poderem roubar informação" e como te protejeres. (informação da symantec).

    Outra maneira são os tão bem conhecidos trojan's, que além de muitas outras coisas, o que muitos fazem é o roubo desse tipo de informações.
    Instala um bom anti-virus aliado a um bom anti-spyware e, acima de tudo, actualiza sempre as tuas aplicações, faz regularmente um scan ao disco e mantem sempre as definições actualizadas do anti-virus e anti-spyware.

    Um abraço.
     
  4. jacn

    jacn Power Member

    Obrigado Pelo conselho Figuinhas. Eu tenho IE7 com todos os updates em dia.

    Obrigado msdevweb. Eu utilizo o Kspersky internet security 6 + Spybot SD + lavasoft Adware

    Tenho que estar ainda mais atento a essas situações.

    Já agora em termos de segurança de password de conta de Internet qual será o Browser que me aconselham?
     
  5. xupetas

    xupetas Banido

    Deves ter trojan nisso...
     
  6. Figuinhas

    Figuinhas Power Member

    Passwords, dos meus sistemas, ficam guardadas na cabeça, as mais extensas ficam escritas, o acesso físico às máquinas, bem... quem passa por elas não sabe o que é um teclado quanto mais para que serve um emaranhado de caracteres sem sentido. :-D

    Não utilizes software para guardar as pass's. Muda para Firefox, e altera regularmente as tuas passwords, por passwords seguras, pelo menos que demorem muito tempo a serem descobertas por crackers da treta com brute-force. Por passwords seguras entendo passwords com muitas caracteres, com todo o tipo de caracteres, vale a pena o esforço de teres de pegar numa folha e a digitares de cada vez que precisas dela. Não evita completamente situações deste tipo, mas para isso já é necessário um crash-course de bom senso hehehehehehe para evitar keyloggers, escreve as pass's numa outra máquina, que esteja realmente segura (desligada de qualquer rede), grava um .txt numa pen, encripta, mete dentro de um .rar, mete um filename tipo "Suzete - amadora apanhada.rar" juntamente com uns jpgs e uns .avi, e liga a pen apenas quando precisares, mas isto já é paranóia com segurança :lol: e com a pen, é tal coisa, as passwords estão num suporte mais facilmente "visto" na rede do que uma folha de papel hehehe

    Em suma, corres sempre o risco de teres as pass's nas mãos de outras pessoas, mas basta teres um bocadinho de bom senso, nas tuas navegações na net, e não vais ter problemas. Depende sempre do tipo de "ameaça" a que possas estar sujeito, mas o mais provável é ter sido um trojan ou um exploit do IE. Faças o que fizeres, as passwords existem, existe sempre a possibilidade de alguém as ver, nem que estejam apenas a escutar o tráfego, elas têm de passar para algum lado ;) neste caso é dificil, pois é a password de acesso do ISP, mas com certeza não é essa a única que tens.

    Pede ao ISP para te alterarem o username, se possível, e a password, formata isso, instala um bom antivirus (Kaspersky, como tens já) e uma firewall de jeito, e tem mais cuidado com o que fazes na net... olha que assim arriscas-te a ter uma bela conta no final do mês, não eras o 1º e com certeza não serias o último.

    Isto são apenas conselhos, não tomes nada do que digo como verdadeiro :002: nem sequer como criticas pessoais!


    E não te esqueças, dás as mãos quando atravessares a estrada! :007:



    (Que longo post, deve ser a cafeína dos comprimidos para a gripe)
     
  7. jacn

    jacn Power Member

    Figuinhas, de certeza que foi um exploit do IE7 porque eu sou cuidadoso em relação aos Trojans. A estupidez da minha parte foi eu ter pedido ao IE7 para memorizar a password do ISP por questões de comunidade ( nao estar sempre a digitá-la quando me ligo). Mas aprendi a lição.

    Tu não tens paranoia de segurança. A internet cada vez mais é um sitio de armadilhas. Vou seguir o conselho e instalar o firefox.

    E quanto ao teu ultimo conselho, podes ter a certeza que sim!!!

    Um abraço
     
  8. Kill Me

    Kill Me Power Member

    melhor do que todas as maneiras descritas em cima, é melhor comprares um router, pois ele guarda a password na memoria do mesmo, a ligação fica "sempre" activa, inclui protecções integradas via "hardware", como ves é uma ideia a pensar e de hoje em dia tens aí router adsl 2+ aos pontapes e a bons preços...

    cumps
     
    Última edição: 11 de Abril de 2007
  9. Purex

    Purex Power Member

    A mim aconteceu-me o mesmo, de repente tinha outra ligação activa, e em 48 horas o "artista" sacou gigas e mais gigas á minha pala !
    Acabei por fazer queixa na PJ, contra desconhecidos por ususrpação de dados informáticos.
    Entretanto, lá consegui alterar a password para uma toda XPTO e nunca mais houve stress.
    No entanto, passado uns tempos encontrei no PC um ficheiro com a seguinte designação: "Resumo SAPO ADSL.txt" onde continha o meu username e password !
    Ficheiro este, que é criado segundo me pareceu, aquando da instalação do modem (Sagem USB, do qual já me livrei e arranjei um ST516v6) e do serviço pela primeira vez....azar dos azares ou azelhice das azelhices, esse ficheiro .TXT estava na pasta partilhada da mula...Claro que me ri de mim próprío, mas o SAPO deveria ter mais cuidado e fazer um CLEANUP aos dados de instalação da conta de internet.
    Cumps !
     
  10. Ksyrium

    Ksyrium Power Member

    Não, está mesmo correcto. Foi uma questão de comunidade, assim deixaste a comunidade ligar-se! :lol:

    Da proxima já sabes, passwords só na carola.
     

Partilhar esta Página