Contadores inteligentes EDP Falta de Privacidade

patarau

Suspenso

Qual a legalidade destes contadores inteligentes?

Gostaria de saber o que a comissão nacional de proteção de dados tem a dizer sobre esta materia, até á data não há comentários deste assunto, pelo qual aqui fica o alerta.

Eu nem facebook quero, quanto mais estas escutas ilegais na nossa lei.

Com isto sabem a vidinha toda eles e quem tiver acesso a esta informação.

Digam NÃO a esta invasão de privacidade se não concordam.

Ou aceitem os novos contadores de bom grado se acharem estas alterações não vos incomoda.
 
Última edição:
So quero que as pessoas fiquem informadas e digam Não se acharema que isto não é invasao de privacidade. No meu caso não quero nada disto.
Já para não falar que é prejudicial á saúde pois emite radiações 24/24horas

Quando quiseram meter chips nas matriculas dos carros não foi para a frente por invasão de privacidade e o controle era so nas passagens das portagens, a meu ver menos grave.


O problema disto é que a informação colectada pode ser hackeada ou vendida a terceiros, bem como remotamente desligar a tua casa!

Procura por smart meters no Google ou youtube.

A meu ver o consumidor tem de poder escolher se quer isto na sua casa ou não, alem do mais o que esta na minha casa é propriedade privada e eu sou dono da minha casa, eu escolho o que quero la meter dentro.

Isto é pior que o tempo da pide
 
Última edição pelo moderador:
Então conta-me lá coisas que não sei, aqui no prédio temos 8 contadores + 1 geral, como é que esmiúças os meus dados, dos do meu vizinho?


Se calhar ele não, mas há quem o consiga em sistemas com segurança mais elevada, ainda por cima via wireless...Mas a questão não é essa.

A questão é que a empresa é apenas contratada para te fornecer electricidade e nada mais, não tem de saber os teu hábitos. E há sempre o risco de a informação colectada cair em mãos que não deve, muito importante não esquecer é que tudo fica registado para sempre e todos os dados que são transmitidos podem ser interceptados, a informação transmitida é publica e para isso basta ser transmitida para a rede.
 
Se calhar ele não, mas há quem o consiga em sistemas com segurança mais elevada, ainda por cima via wireless...Mas a questão não é essa.

A questão é que a empresa é apenas contratada para te fornecer electricidade e nada mais, não tem de saber os teu hábitos. E há sempre o risco de a informação colectada cair em mãos que não deve, muito importante não esquecer é que tudo fica registado para sempre e todos os dados que são transmitidos podem ser interceptados, a informação transmitida é publica e para isso basta ser transmitida para a rede.

Não entendeste o quote que fiz ao user. Ele alega que um contador analógico (ou um terceiro algures) permite à EDP ter dados desta ordem.
 
Então conta-me lá coisas que não sei, aqui no prédio temos 8 contadores + 1 geral, como é que esmiúças os meus dados, dos do meu vizinho?

Pois..como vez, o teu contador não é o único no prédio. E a montante existem mais contadores. A precisão não será a mesma que um contador inteligente, mas a matemática é uma ciência divertida ;)
 
Pois..como vez, o teu contador não é o único no prédio. E a montante existem mais contadores. A precisão não será a mesma que um contador inteligente, mas a matemática é uma ciência divertida ;)
Tens algum conhecimento da área ou estás apenas a jogar postas de pescada pró ar?

Sendo contadores analógicos como é que alguém vai saber o que andaste a consumir?
 
No meu prédio são todos analógicos.

Para se poder fazer o que estás a dizer, tinham que ser todos smart meters e só o dele analógico para saberem o seu consumo a todo o instante.
 
Eu compreendo e respeito as preocupações em torno deste(s) assunto(s).
E percebo igualmente as questões de princípio.
No entanto, e no que me diz respeito, estou-me borrifando para que atentem aos meus hábitos de consumo energético. Não vejo de que forma a minha privacidade possa ser devassada por saberem que tenho a máquina a lavar a roupa ou o telefone a carregar. Mas, uma vez mais, entendo e respeito quem pensa de forma contrária.
Na realidade, o que me lixou a vida privada foi ter pago 400 biscas este mês porque a estimativa da EDP em relação aos últimos 6 meses foi por baixo e agora, quando vieram ver o contador, embrulha que é Natal.
 
Eu compreendo e respeito as preocupações em torno deste(s) assunto(s).
E percebo igualmente as questões de princípio.
No entanto, e no que me diz respeito, estou-me borrifando para que atentem aos meus hábitos de consumo energético. Não vejo de que forma a minha privacidade possa ser devassada por saberem que tenho a máquina a lavar a roupa ou o telefone a carregar. Mas, uma vez mais, entendo e respeito quem pensa de forma contrária.
Na realidade, o que me lixou a vida privada foi ter pago 400 biscas este mês porque a estimativa da EDP em relação aos últimos 6 meses foi por baixo e agora, quando vieram ver o contador, embrulha que é Natal.


Obrigado pela compreensão.

Mas o problema tb passa pela radiação emitida por estes dispositivos, que é prejudicial á saúde.

O outro problema é a privacidade e a facilidade ao que parece de poder haver alterações nas facturas, manipuladas por não sei quem.

Sim assusta-me o facto de me poderem desligar remotamente, basta para isso alguém mal intencionado entrar na rede. Não esquecer que que controla a energia controla o mundo. Alguem se lembra do apagao dos anos 90? O pais ficou sem luz hoje seria o caos. Isto vem tb beneficiar ataques terroristas no futuro.

Há reports de pessoas a pagar mais energia com esse tipo de contadores doq eu quando tinham os outros.

400 biscas para os chinocas...
 
Última edição:
Back
Topo