Contadores inteligentes EDP Falta de Privacidade

Já me trocaram o meu e não vejo disparidades nas facturas

Cheira-me a mais um mito criado... talvez da familia daqueles que dizem que a terra é "plana"
 
Bastava haver leituras remotas a cada 30min que se resolvia o problema.

Quando o consumo fosse várias vezes de 0 num determinado período, equipa de fiscalização em cima.
 
Instalara-me o mes passado um contador landis gyr+. Estes contadores submetem contagens automaticamente as empresas de facturação? Preciso de continuar a submeter?
No site da empresa vejo uma leitura num dia que nao me recordo ter dado, terá sido o contador?
 
Raven_fz2

Os contadores inteligentes como o que tens agora enviam a leitura automaticamente, não precisas de fazer nada, apenas de tempos a tempos dar uma vista de olhos para ver se a contagem esta dentro da normalidade.

Quando te foram ai trocar o contador devem-te ter deixado um panfleto com toda a informação para leres não?
 
No site da empresa vejo uma leitura num dia que nao me recordo ter dado, terá sido o contador?

É posivel, o recomendado é ires dando e verificando o dia que das e se aparece algum que tenhas a certeza que nao foste tu.

Podes tambem não ter comunicacao na tua area. Tens um LED nesses contadores com a descrição "PLC", caso esteja apagado ou vermelho, não ha comunicação e garantidamente não ha leituras.
 
É posivel, o recomendado é ires dando e verificando o dia que das e se aparece algum que tenhas a certeza que nao foste tu.

Podes tambem não ter comunicacao na tua area. Tens um LED nesses contadores com a descrição "PLC", caso esteja apagado ou vermelho, não ha comunicação e garantidamente não ha leituras.

Obrigado. Fui ver agora e o LED PLC está fixo em vermelho. Talvez tenha sido leitura "manual" da empresa.
Não percebo então o beneficio dos contadores se não estão ligados PLC :/
 
Obrigado. Fui ver agora e o LED PLC está fixo em vermelho. Talvez tenha sido leitura "manual" da empresa.
Não percebo então o beneficio dos contadores se não estão ligados PLC :/

Pode ainda nao estar activo, ou teres problemas na rede, pensa que isso é um sistema de internet como qualquer outro.

edit
outra vantagem é a resolução ser maior, maior proteção contra fraude (aqui evoluio aos pontapés)
 
Instalara-me o mes passado um contador landis gyr+. Estes contadores submetem contagens automaticamente as empresas de facturação? Preciso de continuar a submeter?
No site da empresa vejo uma leitura num dia que nao me recordo ter dado, terá sido o contador?
Quem fornece os dados ao comercializador é a EDP Distribuição, o contador é parte da rede e submete dados à EDP Distribuição.

Para o comercializador não mudar grande coisa, passa é a receber dados que resultam sempre de leituras reais.
 
Quem fornece os dados ao comercializador é a EDP Distribuição, o contador é parte da rede e submete dados à EDP Distribuição.

Para o comercializador não mudar grande coisa, passa é a receber dados que resultam sempre de leituras reais.

E as leituras são enviadas constantemente ou é um ponto discreto algures no mês? P.ex., se o meu ciclo de facturação acaba dia 26 do mes, pode ser configurado para enviar a leitura no dia anterior?

So pergunto isto para saber se facilita em alguma coisa a vida, visto que medir electricidade no quadro ja faço de forma automática com um PZEM e tenho gráficos e tal. So gostava de perceber como será a implementação deles.
 
Boas

Neste caso tenho um contador inteligente, como sei que está a enviar as leituras automáticas para o serviço de energia?
recebo ainda a mensagem da EDP a referir para enviar as leituras e na fatura vem lá "leitura estimada" quando vejo no descriminado

obrigado
 
Boas

Neste caso tenho um contador inteligente, como sei que está a enviar as leituras automáticas para o serviço de energia?
recebo ainda a mensagem da EDP a referir para enviar as leituras e na fatura vem lá "leitura estimada" quando vejo no descriminado

obrigado

Dependendo dos modelos, mas se for dos mais recentes têm um led que indica se está sincronizado com o sistema ou não, está vermelho ou verde...
 
Supostamente está a comunicar, eles dizem que enviam sms ao cliente quando o sistema de leituras automáticas fica activo, eu nunca recebi o tal SMS e está a funcionar. Nada como ligar para a EDP para ter a certeza.
 
Supostamente está a comunicar, eles dizem que enviam sms ao cliente quando o sistema de leituras automáticas fica activo, eu nunca recebi o tal SMS e está a funcionar. Nada como ligar para a EDP para ter a certeza.

Eu recebi o SMS, consigo ver as leituras e consumos dos ultimos meses, mas o meu comercializador se não for eu a enviar as leituras à mão via app como sempre fazia atira logo estimativas para cima...
 
Back
Topo