Container HomeMade-Ice

a agua impura congela a temperatura mais baixas
tenho é a ideia de nao ser muita diferença
até podia confirmar o delta para um composto nas coisas de Química-Física, se soubesse delas :x
 
Última edição:
E sal no gelo?? Li algures que podia tornar a experiência interessante, porque altera os pontos de fusão ou algo do género. Sei que usava para arrefecer melhor as cervejas, mas a explicação fisica/quimica não sei dar.
Cumps
 
Pelo que sei de Física/Química, se a água tiver impurezas o seu ponto de fusão diminui (poucos graus).

Isso de misturar sal é verdade e dá algo como fusão do gelo a -8ºC.


A questão é evidenciar o que acontece na mudança de estado sólido->líquido da água (com ou sem impurezas dissolvidas). Durante a fusão, a temperatura da substância mantém-se constante, sendo que o calor recebido é utilizado para quebrar ligações intermoleculares (no caso da água).

Prova: as moléculas de água no gelo têm uma estrutura rígida e a água líquida é um fluido, pelo que as ligações intermoleculares no fluido serão mais fracas (energia recebida na fusão para afastar as moléculas - ligações mais fracas).

Então, ter-se-á algo como -8ºC. Lembro-me vagamente de uma experiência em Física. A professora colocou pedras de gelo e depois juntou sal fino (ou não tão fino, não me lembro bem).
 
Como a agua que vao utilizar nao deve ser destilizada (agua pura, sem qualquer composto) a temperatura de fusao é cerca de -5ºC, e ponto de fusão dá-se entre um intervalo de temperaturas, deve ser entre -5ºC e -3,5ºC, depois de o gelo derreter, vão ter água a essa temperatura, mas a água aquece muito mais rapidamente.
As arcas congeladoras na ultima gaveta costumam estar a -15ºC, se la deixares o gelo umas 12horas fica-te perto dessa temperatura, o que te dá mais tempo, tenta fazer cubos de gelo maiores, pois a área de superfície diminui o que implica menor absorção de radiação e te faz ganhar tempo. Também há compostos que podes adicionar à água que fazem com que ela aguente mais tempo no estado sólido, é uma questão de tentares pesquisar.
Se puderes poe o recipiente onde vais por o gelo no congelador com a água
 
E sal no gelo?? Li algures que podia tornar a experiência interessante, porque altera os pontos de fusão ou algo do género. Sei que usava para arrefecer melhor as cervejas, mas a explicação fisica/quimica não sei dar.
Cumps
Boas,
Houve uma palestra na minha escola sobre LN2,Frio...Etc...
Falaram lá nisso,o ponto de fusão do gelo ,o que o obriga a derreter mais rápido :)
Mas explicação Lógica não encontro :(
Cumps

Edit-
Tonebiclas-
Não deu ainda,está tudo em casa do Yoo Men,ele ainda vive consideravelmente longe de mim,logo,só vem mesmo amanhã :)
Mas estão prometidas as fotos
 
Já o vi,e posso dizer que é parecido com um tubo de escape xD

Ate vai deitar fumo como um real? :lol:

Na brinca estou para ver que consegues fazer com isso!! O melhor e comprar um bilhete para o artico e fazer oc num iceberg! Era porreiro! Na brinca meu e so pa relaxarmos um bocado! Cinceramente ate quero ver como vai ser isso! Cumps e boa sorte
 
Ate vai deitar fumo como um real? :lol:

Na brinca estou para ver que consegues fazer com isso!! O melhor e comprar um bilhete para o artico e fazer oc num iceberg! Era porreiro! Na brinca meu e so pa relaxarmos um bocado! Cinceramente ate quero ver como vai ser isso! Cumps e boa sorte
LoL
Eu destaquei o parecido,até ja cheguei a dizer que era um tubo de escape xD
Btw,
Amanha ele vem aqui pelas 9H da manhã,ele vem de autocarro :)
Aquilo ainda vai levar uma Polidela ,etc...
Cumps
 
Back
Topo