1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Contas de Utilizador.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por margarida46, 7 de Maio de 2007. (Respostas: 29; Visualizações: 3284)

1. margarida46

margarida46 Power Member

Boa noite. Sou nova neste fórum, e também no mundo Apple, há imensas coisas que desconheço... por isso, venho aqui ver se consigo alguma ajuda.
    Está a acontecer-me uma coisa bastante esquisita no mac ( iMac , Mac OS 10.4.9):
    quando um utilizador entra em protecção de écran, se eu entrar com o meu nome e palavra passe na janela de login que abre para desactivar a protecção de écran, vou parar à conta dele ( sou a administradora do computador), e não à minha conta...
    Será possível que não haja hipótese de configurar doutra maneira, ou seja de forma que qualquer utilizador possa sempre ter o seu ambiente de trabalho protegido?
    Uma boa semana, e noite.
    Cumprimentos.
    Margarida.

2. rasputine

rasputine ChiefCaster

Vai a System Preferences > Security, se activares a caixa "Require password to wake this computer from sleep or screensaver" isso não acontece... Acabei de experimentar com as minhas duas contas (uma de utilizador e uma de administrador), deixei que o screen saver aparecesse da conta utilizador, e ao mexer o rato aparece uma janela de diálogo que permite fazer o log in com a conta de utilizador onde estava ou fazer o user switch... Se optar pelo user switch e colocando os dados de administrador vou para a minha conta de administrador e não a de utilizador...

3. margarida46

margarida46 Power Member

contas de utilizador

Olá rasputine, obrigada pela resposta.
    O problema é que acontece na mesma. Já tinha essa opção activada.
    Não estás é a fazer o mesmo do que eu, ainda agora experimentei de novo.
    Se puderes, experimenta assim :
    - Abre uma conta de utilizador normal, e outra de administrador.
    - Activa a opção que me dizes, nas Preferências do Sistema, e na Segurança, de " requerer password ao despertar do repouso, ou do screensaver".
    - Deixa a conta de utilizador entrar no screensaver.
    - Cilca "enter" : vais parar a um écran negro, com uma janela no meio, onde está o nome do utilizador da sessão, o o "prompt" na linha para a password.
    - Apaga o nome de utilizador, e escreve lá o do administrador, e na password põe claro está, a do administrador.
    - Clica " enter".

Et voilá!... Estás dentro da conta do utilizador!!
    Isto não é um bug, é um Superbug... digo-te, acho isto inacreditável, como é possível isto acontecer?
    Se souberes como é que se dá a volta a isto, se me puderes escrever, agradeço imenso.
    Uma boa semana, e tarde de segunda-feira.
    :)Margarida.

4. zoidberg

zoidberg Folding Member

A conta de administrador permite-te ter acesso aos ficheiros dos users do computador, logo faz sentido que se entrares como administrator na sessão do user, possas ver o que está aberto.

Imagina que um utilizador tem um trabalho por gravar e o computador entra no screensaver.
    Como administrador e sem a presença do user, podes entrar na sessão terminar os programas correctamente, e desligar a sessão sem ter de forçar o logoff.

Para mudar de user usas o user switch como o rasputine disse, ao invés de mudar o user e pass no ecrã de desbloqueio do screensaver.

Apenas as contas de administrador têm previlégios para terminar o screensaver do user, daí parecer que está a fazer logon na conta do user.
    na realidade o que está a acontecer é que o administrador está a terminar o screensaver.

Última edição: 7 de Maio de 2007
  5. rasputine

rasputine ChiefCaster

É verdade sim senhor... Mas parece-me que isso se deve como diz o Zoidberg aos privilégios que o administrador tem... Ao aparecer esse écran, nessa janela tens a opção de "switch user", se não é o teu username que está activo faz então switch user e cais na tua conta de administrador...

6. margarida46

margarida46 Power Member

Obrigada zoidberg.
    De qualquer forma, continuo sem saber como se ultrapassa esta situação... aliás penso é que não se ultrapassa, e que isto é um bug do MAC OS X..
    Ninguém é perfeito, nem o MAC OS..
    Uma boa quarta-feira.
    Margarida.

7. zoidberg

zoidberg Folding Member

Bug não é, pois foi pensado para funcionar assim, não é nenhuma anomalia :)
    agora se n gostas da forma como funciona, isso já é diferente.

mas.. qual situação? não queres que a conta de administrador possa desbloquear os screensavers dos outros users?

8. Fcirne

Fcirne Power Member

Não é bug!
    Da maneira ke estás a fazer, estás a usar os previlégio de administrador para desativares o screensaver do utilizador, se fizeres com uma conta que ñ seja administrador o screensaver ñ se desativa! claro a não ser ke seva a conta desse screensaver!
    Para entrares na tua conta quer seja administrador ou nao têns de usar a opção de troca de utilizador!
    cmp's

9. ric07

ric07 Power Member

A mim nao aparece a opçao de troca de utilizador...ou para ser mais exacto...nao estou a ver onde esta a opçao da troca de utilizador.

10. margarida46

margarida46 Power Member

Vais-me desculpar, mas o bug é precisamente esse..
    Nenhum administrador deve ter o poder de desactivar o screensaver do utilizador para entrar na conta dele..
    Se assim for, onde está a privacidade do dito utilizador?
    Qualquer utilizador devia ter o direito de deixar a sessão como lhe der na bolha...Eu sou utilizadora Mac, e gosto do Mac, imenso. Mas tenho que reconhecer que isto é uma tremenda falha deste sistema operativo..
    O que devia acontecer, é que pondo eu o meu nome e password, devia ir parar à minha conta e não à dele. Isso sim, faz sentido. Como está, não faz nenhum, pois não protege a privacidade de nenhum dos outros utilizadores..
    Se houver vários admistradores, o que como deves saber é possível, então é o chamado " regabofe", todos a entrarem na sessão uns dos outros, é o que se quer...
    Uma boa tarde.
    Margarida.

11. margarida46

margarida46 Power Member

Tens que configurar isso no sistema, tens que activar o "Fast User Switching", ou seja a Troca Rápida de Usuário.
    " Preferências do sistema : Contas : Opções de login : Activar troca rápida de usuário". E já está.
    Uma boa tarde.
    Margarida

12. margarida46

margarida46 Power Member

Exactamente, não quero que o utilizador possa entrar nas outras contas. Se houver vários utilizadores então é uma festa, todos a entrarem nas contas uns dos outros...
    Não me parece que isto tenha sido pensado assim, se foi, foi muito mal pensado..
    O que me parece , é que devo ser eu que tenho algo mal configurado, por forma a permitir que o adiminstrador possa fazer isto.
    Porque se é assim que isto funciona, ou não foi pensado, ou foi mal pensado.. foi uma falha na segurança, isso sim... ninguém é perfeito, nem o Mac OS X....
    Aliás a Apple no seu site, tem um espaço para os utilizadores reportarem bugs ( e darem sugestões ), logo são eles os primeiros a admitir que os há..e felizmente parece que estão dispostos a ouvir os utilizadores para melhorarem o que acharem por bem..
    Parece-me incrível isto acontecer, continuo a dar o benefício da dúvida à Apple, e a pensar que sou eu que tenho alguma coisa mal configurada.
    Uma boa tarde.
    Margarida

13. Fcirne

Fcirne Power Member

E Não é assim que aconteçe! Só o Administrador é que pode desativar o screensaver de qq utilizador!Um utilizador comum, que não tenha previlegios de administrador não o consegue fazer.! Agora se qualquer utilizador do teu Mac o pode fazer, então têns algo mal configurado! Ou se queres que todos sejam Administradores vais ter de Viver com isso!

Em qualquer sistema o Administrador têm o poder de poder entrar em qualquer conta, nem que para isso tenha de apagar a password do utilizador em questão! A difrença é que no Mac os x o é permitido fazer sem ter de apagar a passowrd que têm os seus pros e contras.

cmp's

14. zoidberg

zoidberg Folding Member

Em qq sistema o administrador consegue fazer tudo claro...
    Se queres manter a privacidade dos ficheiros usa o filevault.
    O administrador consegue mandar o sistema a baixo, se confias esse poder numa pessoa, tens de confiar tb que não vai fazer nada de mal à tua conta...
    Se tens varios administradores, então são responsaveis para fazer o "lock" das ditas sessões usando o switch user e não o screen saver...

Em qualquer das formas, administrador ou não, nunca se deve em QUALQUER sistema usar o screensaver como segurança!
    Deve-se sim colocar o computador no ecrã de login. - para isso activa-se o fast user switching e usa-se sempre o "login window" quando se vai abandonar o computador.

15. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

margarida46,

Por algum motivo é o "administrador". Em windows qualquer admin também pode entrar no teu computador e aceder aos teus ficheiros.

No OS X, se queres total privacidade a única sugestão que te posso dar é que ponhas os ficheiros que pretendes reservar no filevault.

16. rasputine

rasputine ChiefCaster

Margarida, é exactamente como o resto do pessoal já explicou, só vou se calhar reforçar um pouco... O administrador é o único que tem esse poder de aceder a todas as contas, como no teu caso específico és tu, então não há problema, os outros utilizadores ao usarem esse computador em que tu és a administradora têm que confiar que vais usar esse "poder" LOL para o bem... e não para fins maliciosos. Se estes têm ficheiros sensíveis que querem colocar longe de olhares indiscretos, então podem usar o filevault, como já foi sugerido, ou criarem um .dmg encriptado no disk utility protegido com password e "deitarem" lá esses ficheiros... Não é defeito, é feitio, pois não podes querer ser administrador e não ter os privilégios de ser administrador, e esta característica que dizes ser um "bug" é mesmo uma "feature" de segurança, pois imagina que um dos utilizadores se esquece da password, entra aí o superutilizador LOL que desbloqueia a situação...

Última edição: 9 de Maio de 2007
  17. greetz

Apenas vou reafirmar o que já foi dito e dar uma "achega"

Este aspecto já tinha sido verificado daí que recomendo sempre a todos os users Mac que eventualmente abandonem o posto façam sempre "Apple Menu" - > "Login Window"

uma breve revisão deste problema pode ser compreendida no aspecto empresarial, isto porque todos os produtores de equipamentos/sistema pretendem atacar o mercado empresarial numa primeira linha, "pagando" muitas vezes por isso o cliente final.

Vamos imaginar um ambiente de empresa, em que temos vários postos (Mac's claro :D).
    Cada utilizador tem a sua conta e até pode administrar a máquina, normalmente nestes ambientes existe um administrador de rede/infraestruturas e torna-se necessário permitir acesso aos postos a qualquer hora, remotamente ou mesmo na ausência do utilizador.
    Supondo que um user saisse do seu computador e deixava a máquina em screensaver com pass, o administrador deve poder fazer login (com o seu nome e pass) e assim salvaguardar dados que esse utilizador tivesse aberto, ou mesmo outro tipo de operação e fazer a operação de manutenção que eventualmente fosse necessária.
    Este processo verifica-se também em ambientes Linux e não é uma "falha" exclusiva do Mac OS X.
    No mesmo caso mas em ambiente Windows, esse mesmo administrador apenas teria a hipótese de encerrar a sessão do user fechando assim qualquer documento, pesquisa ou outra operação que estivesse a decorrer sem ocorrer salvaguarda de dados.

O pacote de sistema como é compilado vem com todas as benesses e "defeitos" dos ambientes para os quais foi primariamente desenvolvido.

Cabe a cada um fazer pelo melhor pela salvaguarda e confidencialidade dos seus dados e novamente recomendo que ao invés de lançarem o screensaver, executem o procedimento para o posto ficar com a Login Window.

A todos os que descobrem este "pormenor" vai da ética de cada um fazer o "Switch User" ao invés de explorarem os documentos alheios.

Nenhum sistema é perfeito e infalível, mas diga-se de passagem que o Mac OS X tem uma estabilidade e segurança de rede muito forte.

greetz e desculpem o post "grandinho" espero ter ajudado a compreender a situação por uma outra óptica:)

18. Fcirne

Fcirne Power Member

Desculpa mas estás enganado!!!
    O esse mesmo administrador que provavelmente tambem é administrador da maquina pode apagar a password do utilizador e de seguida entrar nessa mesma conta!!
    Ou seja pode fazer mais ou menos a mesma coisa que no Mac OS X só teria de ir por um caminho difrente!
    Entrar na conta de Administrador, apagar a pass do utilizador e fazer login na conta do utilizador!
    cmp's

19. bruno_eg

bruno_eg Banido

Administrador (ou root) num sistema *NIX (Linux, Mac OS X , Free BSD ... ) é em poucas palavras: DEUS.
    Não é um bug, é assim. Não há privacidade para o administrador, a não ser que encriptes os ficheiros só com uma pass que tu saibas.

20. greetz

expliquei a questão de uma forma muito subjectiva e "não técnica" para dar uma óptica diferente que pudesse explicar o porquê desta questão.

poderia ir por caminhos e travessas e falar em "super users" e conceito de "administrador", "sudo", etc etc... mas não é essa a minha intenção, é apenas tentar passar uma ideia e conceito diferente.

a menos que me tenha enganado a questão era o facto de um outro utilizador aceder a uma conta que não a dele a partir de um screensaver com pass e não, aceder ou fazer reset á pass isso sei muito bem como se processa.

Já agora se tens algum ponto de vista/explicação para o caso apresentado que possa melhorar a compreensão do assunto faz o post ;)

peace :)

Partilhar esta Página