Conteudo de 250 DVD armazenado em dispositivo do tamanho de uma moeda

E 1,1 terabyte em algo tão pequeno não é bom?

hoje em dia tens discos de 1 terabyte, mas são muitas vezes maior/mais pesado que uma reles pen.
 
E 1,1 terabyte em algo tão pequeno não é bom?

hoje em dia tens discos de 1 terabyte, mas são muitas vezes maior/mais pesado que uma reles pen.

Claro que é... É sempre bom :)

Mas se demorar 10 anos, acho tempo a mais... Da maneira que a capacidade de armazenamento tem evoluído, deveriamos ter pens de 1Tb em menos tempo.
 
O que quero dizer essencialmente que é irreal pensarem que o futuro é armazenamento online. Se tivermos a falar em baixo volume de dados tudo bem, agora ter um "disco" de 250,500 GB ou mais online e usar muito é simplesmente "coisa impensável".

Quero ver por exemplo enviarem um filme MKV de 12 gb, mesmo com fibra optica 100/10 o tempo... Ou tentar ver o mesmo filme por streaming e o servidor não ter peladala ou a vossa net e vir abaixo.

Então só tenho a dizer que tens uma mente fechada, estás a pensar num futuro em que a tecnologia estagnou certamente.
 
existem limites físicos, aos quais, pelo menos por agora, não são possíveis ultrapassar, por isso, essa estagnação que falas, mais cedo ou mais tarde vai acontecer.

Edit:
De referir que os avanços tecnológicos nao se prendem apenas a Storage, mas também a possibilidade de desenvolver pixeis com 3nm ou na criação de paineis fotovoltaicos de mnaior densidade. Convém ler a noticia toda e não apenas o titulo do tópico. ;)

A reter:
"Every ingredient we use here is nothing special," Xu said.
The scientists said they achieved a storage density of 10Tb (125GB) per square inch, which is 15 times the density of past solutions, with no defects. With this density, the data stored on 250 DVDs could fit on a surface the size of a U.S. quarter, which is 25.26 millimeters in diameter, the researchers said. It might also be possible to achieve a high-definition picture with 3-nanometer pixels, potentially as large as a stadium JumboTron, Xu said. Another possibility is more dense photovoltaic cells that capture the sun's energy more efficiently.

(...)

The new technology could create chip features just 3nm across, far outstripping current microprocessor manufacturing techniques, which at their best create features about 45nm across. Photolithography is running into basic barriers to achieving greater density, and the new approach uses less environmentally harmful chemicals, Xu said. But actually applying the technique to CPUs would pose some challenges, such as the need to create random patterns on a CPU, Xu said.
Among other things, such a leap ahead in storage density could alter either the amount of content that a person could carry with them or the quality of media delivered on discs, said Nathan Brookwood, principal analyst at Insight64. For example, it might allow movies to turn into holograms, he said.
 
Última edição:
Enquanto na tua casinha em breve poderás ter fibra a 100 mbps,

Fibra em casa? No máximo tens é o novo serviço da Netcabo de 100mbps... Mas isso não é fibra mas sim cabo normal, por dizer que funciona com "3" modems em vez de 1.

Fibra vai estar em casas no futuro sem duvida, mas não vai ser assim tão depressa, até porque quem mexe ou já mexeu em fibra como é o meu caso, sabe que não é uma coisa nada útil para ter em casa.
 
Então só tenho a dizer que tens uma mente fechada, estás a pensar num futuro em que a tecnologia estagnou certamente.

Ou seja achas que vai haver velocidades de Internet "estonteantes"?

Quando haver ligações caseiras com 1 gbps, os discos/pens estão também 100x mais rápidos do que hoje em dia...
 
Ou seja achas que vai haver velocidades de Internet "estonteantes"?

Quando haver ligações caseiras com 1 gbps, os discos/pens estão também 100x mais rápidos do que hoje em dia...

Exactamente, por muito rápida que venha a ser a ligação, o suporte físico no local vai ser sempre mais rápido, ou acham que só a tecnologia da internet vai evoluir? As outras também evoluem.

E para não falar nos problemas de privacidade que ter todos os nossos dados na "nuvem" acarreta.
E também problemas causados por avarias nos servidores, ou até falência da empresa fornecedora do espaço.

Eu vou sempre preferir os meus dados ao pé de mim e onde sei quem lhes acede e aos quais posso aceder quando quero.
 
Ou seja achas que vai haver velocidades de Internet "estonteantes"?

Quando haver ligações caseiras com 1 gbps, os discos/pens estão também 100x mais rápidos do que hoje em dia...

Se olharmos para o passado como referencia vemos que tínhamos á 10 anos atrás, internet a 33.6 Kb hoje em dia temos 24mbps para a maioria da população isso dá aproximadamente 700 vezes mais rápido.
Enquanto os discos tínhamos a 5MBps e agora temos como média uns 100MBps 20x mais, não quero com isto dizer que a internet algum dia alcance os suportes físicos, mas a diferença vai-se esbatendo, tal como gravar um DVD a 16x ou 24x, a diferença em MBps é relativamente grande mas reflecte pouco em ganhos de tempo para o publico em geral.

Agora concordo que o uso do armazenamento online não se vai massificar tendo em conta as velocidades alcançadas pela internet por fibra, que sabemos que será extremamente rápida em poucos anos, mas sim da velocidade das tecnologias wireless (que ainda virão), porque qualquer utilizador quer ter os seus arquivos disponíveis em qualquer lugar e não apenas em casa.
Teremos leitores de filmes e musica, telemóveis, netbooks e por ai fora tudo ligado sem fios a um servidor online com todo os nossos ficheiros, falta saber se será em 10 anos ou em 20.
 
Última edição:
Há que ver que a evolução desde as velhas ligações telefónicas foi apenas evolução de protocolos. O meio físico é o mesmo (linha telefónica).

Agora que está saturado tem que investir em novos meios físicos (fibra optica), o que implica investimentos pesados e serviço inicialmente caro e para uma pequena %.

E isso vai demorar por si só uns 10 a 20 anos para teres fibra em 80-90% de Portugal e há lugares que jamais terão fibra. Em Países como o Brasil ainda pior.
 
Fibra em casa? No máximo tens é o novo serviço da Netcabo de 100mbps... Mas isso não é fibra mas sim cabo normal, por dizer que funciona com "3" modems em vez de 1.

Fibra vai estar em casas no futuro sem duvida, mas não vai ser assim tão depressa, até porque quem mexe ou já mexeu em fibra como é o meu caso, sabe que não é uma coisa nada útil para ter em casa.

não há fibra?? eu tenho fibra na minha rua e já está no quadro de comunicações do meu prédio, se quisesse era só pedir e vinham por até casa.

agora 3nm é realmente impressionante. hoje os core i7 a 45nm já são impressionantes e estupidamente rápidos. Fazendo contas se com 45nm se metem 4 cores com 3nm metem-se 35 cores o que com hiperthreading dá 70 cores?
é esperar para ver.... enquanto isso lembrem-se do ?chip? da texas instruments que tinha um transistor.... vai uma diferençazinha, mas claro que para melhor e mais rápido muda-se sempre.
 
E isso vai demorar por si só uns 10 a 20 anos para teres fibra em 80-90% de Portugal e há lugares que jamais terão fibra. Em Países como o Brasil ainda pior.

Sabes que já a bastantes anos que toda a comunicação terrestre de longa distancia (de uns países para o outros) é feita por fibra óptica? Eu acho que tu destr0yer estas a confundir algumas coisas. Fibra óptica vai realmente demorar muitos anos a chegar directamente as residências, por vários motivos, é frágil, é de difícil instalação". Depois a fibra que tens que ter em casa é mais grosa que a fibra que tens em longas distancias, dentro de casa da muitas "curvas" o que a faz perder sinal etc...

A muitas restrições quanto a ter fibra óptica em casa...

Depois, ter fibra óptica directamente até casa é um desperdício... Porque queres ter velocidades de 1Gb/s se maior parte dos PC's de momento não escreve sequer a mais de 100mb/s? (eu sei que já afirmas-te isto anteriormente destroyer e tens razão)

Quanto ao Brasil não sei, mas o que não vai faltar por todo o mundo é sítios onde esta tecnologia se lá chegar algum dia vai levar séculos. Mas por exemplo, São Paulo, eu acredito convictamente que eles lá usam muita fibra óptica, mas ai esta... Já viste os milhões de pessoas que usam computadores ali? Ali esta tudo entupido, ai já não é um problema de que tecnologia usam, mas sim a quantidade que usam.

Como o a nova net da TV cabo. "Fibra Óptica em casa" é o que se diz ai.. Mas quem sabe como funciona sabe que não há ali fibra nenhuma... O que tens é um Modem que funciona como 3 Modems de cabo normal. Ou seja, cada cable modem consegue atingir velocidades de cerca de 40Mb/s, mas ha sempre perdas, o que faz um modem conseguir apenas uns 30 Mb/s, assim sendo quando fazes os 40x3 = 120Mb's, com perdas isto fica te nos 100Mb/s...

Mas depois o pessoal esquese-se de muitos factores:
1º O Headend envia a estas velocidades, mas o CMTS recebe muito menos... tens 100Mb/s, mas so envias 10Mb/s?
2º Os HD de momento esrevem com estas velocidades +/-. Dai até eles so ofrecerem os 100Mb/s, porque com o Docsis 3.0, conseguem alcançar velocidades de 400Mb/s, mas com 8 canais, isto é qualquer coisa como 8 modens? :/


E ai esta o Wideband so dá em algumas zonas e esta em testes ainda, porque nem todos os Headends's têm docsis 3.0 etc...

Mas ai é como o destroyer disse, os limites fisicos... ADSL o limite é 16mb's aproximadamente... Do cobre não tiramos mais.... Do cabo o maximo é os tais 40mb/s(não sei valor certo). E os valores maximos destes dispositivos sempre se souberam... Simplesmente não são logo disponiblisados porque os sistemas não aguentam, e nã oestão preparados para valores tão elevados para todos os consumidores. Quando a netcabo apareceu, quanta gente não fazia uncap nos modems e ia até aos 30 Mb/s?? Por isso a cena do comparar os tempos dos 636kb/s, quando a netcabo apareceu ao que temos agora é cenas complicadas, porque os limites já existem, agora é arranjar maneiras de contornar os limites, a do cabo é esta de multi chanels, que é como se tivesses varios cabos e modems ao mesmo tempo.

A fibra vai chegar, mas já sabemos que as velocidades maximas é de 1Gb/s, mas vamos começar provavelemnte pelos 200 Mb/s, etc... Quando chegarmos aos 1Gb/s, e quisermos mais, vamos ter que recorrer a outros metodos.
 
não há fibra?? eu tenho fibra na minha rua e já está no quadro de comunicações do meu prédio, se quisesse era só pedir e vinham por até casa.

Na "tua" rua talvez acredite, até ao PD. Mas no teu prédio? Já viste com os teus olhos? E é engraçado porque não há nenhum modem da Netcabo que tenha entradas de Fibra... Vê se logo que nunca mexes-te em fibra, desculpa te desiludir, mas não tens fibra no teu predio.
 
Sou o unico a achar completamente ridiculo voces estarem a discutir pens após lerem esta noticia??

As aplicações para este tipo de tecnologia vão muito pr'alem da informática:

- significa poder ter um carro electrico com o tejadilho a fornecer energia suficiente para o fazer andar.
- com sensores fotovoltaicos tão pequenos torna-se possivel desenvolver um olho biónico.
- é possivel fazer intervenções médicas a orgãos tão pequenos como o hipotálamo por exmplo e sem danificar areas em redor.
- etc, etc.

É sem duvida um breakthrough a nivel de dimensão... estamos a falar de 3nm.... Vamos ter muito boas noticias nos proximos 10 anos, não fosse a crise e falta de financiamento nos ultimos 8 anos e já estariamos bem mais longe a nivel de tecnologia.

Venha o BOOM silicon Valey dos anos 90!
 
Depois, ter fibra óptica directamente até casa é um desperdício... Porque queres ter velocidades de 1Gb/s se maior parte dos PC's de momento não escreve sequer a mais de 100mb/s? (eu sei que já afirmas-te isto anteriormente destroyer e tens razão)

Deixei de ler aqui.. pah.. sabes que ele não disse 1Gbs, mas sim 1Gbps que é outra coisa totalmente diferente...
E que não tem a ver com esses 100Mb/s.. que também possivelmente em 10anos fica obsoleto com a criação de novas interfaces e novos discos e sistemas de armazenamento

mas voltando atrás

Sabes que já a bastantes anos que toda a comunicação terrestre de longa distancia (de uns países para o outros) é feita por fibra óptica? Eu acho que tu destr0yer estas a confundir algumas coisas. Fibra óptica vai realmente demorar muitos anos a chegar directamente as residências, por vários motivos, é frágil, é de difícil instalação". Depois a fibra que tens que ter em casa é mais grosa que a fibra que tens em longas distancias, dentro de casa da muitas "curvas" o que a faz perder sinal etc...

A muitas restrições quanto a ter fibra óptica em casa...

Sabes que curvas em fibra optica não faz perder o sinal.. alias é uma das grandes vantagens da fibra optica... o ano passado houve um workshop aqui na Faculdade de Ciencias, onde tinham um cantinho das telecomunicações.. e um dos grupos tinha lá uma zona que mostrava o funcionamento, criação e manutenção de linhas de fibra optica.. e num "cabo" do tamanho maior que o de um bico de lapiseira tu podias dobrar aquilo tudo (alias mostraram nos mais de 100M de cabo enrolado sobre si) que ao apontares luz numa das pontas a luz saia basicamente sem perdas do outro lado....
 
Fazendo contas se com 45nm se metem 4 cores com 3nm metem-se 35 cores o que com hiperthreading dá 70 cores?


É pois. é isso e investigar fisica quantica so com a 4a classe...

Que raio de contas são essas?? Achas que um cpu só tem os 4 cores? e os registos, os controladores de memoria, os etc, etc, etc?
 
claro que sim, muito mais. Nunca numa razão de linearidade, mas algo numa relação de potencia. So não se deve esperar algo muito abusado porque os sistemas vão tendo maiores beneficios com aumentos de cache e mais integração de componentes.

De reparar que a intel esta nos 45nm com 4 cores, mas para 32nm planeia lançar-se com 4 cores "apenas" para os desktop . Isto porque vêm e bem mais beneficios em incorporar um gpu.
 
Back
Topo