Conteudo de 250 DVD armazenado em dispositivo do tamanho de uma moeda

criação e manutenção de linhas de fibra optica.. e num "cabo" do tamanho maior que o de um bico de lapiseira tu podias dobrar aquilo tudo (alias mostraram nos mais de 100M de cabo enrolado sobre si) que ao apontares luz numa das pontas a luz saia basicamente sem perdas do outro lado....

Já passas-te alguma vez cabo por dentro de paredes? Teorias são lindas, mas quando falta a pratica.

Viste isso... ver é bonito... Mas um rolo de fibra não a impede de trabalhar bem, curvas continuas e não muito apertadas... Agora se fizeres uma esquina com fibra óptica, se for mal feita perdes o sinal, dai dentro de casas/prédios etc... A fibra ser mais grossa.

Se fores te informar sobre fibra vais perceber porque a 2 tipos de fibra e as suas aplicações, mais grossa transmissão de dados mais lenta, mas mais flexível, e fina para maior velocidade de transmissão, mas se fazes "curvas" mais apertadas com aquilo boca.

E depois acho piada a parte em que afirmas "tu podias dobrar aquilo tudo", sabes como partes fibra óptica? Basta dares um simples nó nela e ela parte-se sem o menor esforço. Dai o que tu viste... Foi a fibra enrolada, mas de certo não viste essa fibra "muito" enrolada, do género a volta de um lápis...
 
danikiller... é obvio que aquilo não é um objecto final.. é apenas uma amostra (E já agora era uma nova fibra que estava a ser criada aqui na FCUP ou por fisicos aqui licensiados, e se quiseres posso trazer algumas infos de lá)

O que eu quero dizer é que a coisa não é tão má quanto ele pintava..

E que em poucos anos vamos ter fibras opticas mais resistentes e com melhor qualidade..
e btw as curvas são também possivelmente trabalhadas com nodes e outros acessórios que permitem uma manutenção da qualidade..

Se é caro? é obvio que é para já.. mas dificil.. é uma palavra tão vulgarizada nos dias de hoje nas novas tecnologias ;)
 
Sabes que já a bastantes anos que toda a comunicação terrestre de longa distancia (de uns países para o outros) é feita por fibra óptica? Eu acho que tu destr0yer estas a confundir algumas coisas. Fibra óptica vai realmente demorar muitos anos a chegar directamente as residências, por vários motivos, é frágil, é de difícil instalação". Depois a fibra que tens que ter em casa é mais grosa que a fibra que tens em longas distancias, dentro de casa da muitas "curvas" o que a faz perder sinal etc...

Eu me refiro apenas as velocidades de Internet caseira e não backbones. Que existe fibra "internacional" já sei a "séculos". O que estava aqui a discutir é que o pessoal anda a sonhar em ter todo o armazenamento "online" e ainda exigir velocidades de vários gigabits por segundo para acede-los. (exemplo de comparação directa - A norma SATA-2 oferece 2400 mbps utilizáveis, 2,4x mais elevado que a norma gigabit ethernet e 24x mais que os acessos mais rápidos em comercializaçao (zon wideband e clix fibra, não considerando o upstream) e não encontras gigabit em routers "caseiros")
Quando chegar o dia que temos fibra óptica em casa a 1000 mbps, já estará ai normas de armazenamento local a 50-100 gbps...


Quanto ao Brasil não sei, mas o que não vai faltar por todo o mundo é sítios onde esta tecnologia se lá chegar algum dia vai levar séculos. Mas por exemplo, São Paulo, eu acredito convictamente que eles lá usam muita fibra óptica, mas ai esta... Já viste os milhões de pessoas que usam computadores ali? Ali esta tudo entupido, ai já não é um problema de que tecnologia usam, mas sim a quantidade que usam.

Apesar da dimensão de São Paulo, não tens fibra optica lá residencial. Até os acessos ADSL de elevado débido não se encontra por lá facilmente. Já tive a pesquisar e só algumas regiões do Brasil tem fibra óptica residencial fornecido pela Brasil Telecom e a preços absurdos até para um europeu (300 € mensais para 100 mbps)

Mas ai é como o destroyer disse, os limites fisicos... ADSL o limite é 16mb's aproximadamente... Do cobre não tiramos mais.... Do cabo o maximo é os tais 40mb/s(não sei valor certo). E os valores maximos destes dispositivos sempre se souberam... Simplesmente não são logo disponiblisados porque os sistemas não aguentam, e nã oestão preparados para valores tão elevados para todos os consumidores. Quando a netcabo apareceu, quanta gente não fazia uncap nos modems e ia até aos 30 Mb/s?? Por isso a cena do comparar os tempos dos 636kb/s, quando a netcabo apareceu ao que temos agora é cenas complicadas, porque os limites já existem, agora é arranjar maneiras de contornar os limites, a do cabo é esta de multi chanels, que é como se tivesses varios cabos e modems ao mesmo tempo.

Com VDSL2 é possível ir aos 100mbps na rede de cobre... a 500 metros. Com Fibra pode ir a muitos KM's... Daí que andar a enterrar € em xDSL a partir de agora é desperdício.

bem, fica por aqui o offtopic de acessos internet vs armazenamento... Pura e simplesmente o armazenamento caseiro será de longe aquele com melhores velocidades/latências...
 
vá pessoal, já chega de velocidades de internet vs redes vs discos que isso já vai a milhas da noticia da 1ª thread :P

Se querem discutir este assunto eu abro uma thread no IR & S com os posts daqui... (Usem o Contacte o Staff ou PM, não respondam a esta thread...)
 
Back
Topo