1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conteudo de menu em ficheiro aparte [problema resolvido]

Discussão em 'Web Development' iniciada por Loni, 18 de Maio de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 705)

1. Loni

Loni Power Member

Boas ppl,
    A minha questão é a seguinte. Eu estou aí a fazer um site para uma Associação, e estou a incluir lá um menu tipo pop-up (quando passam com o rato por cima aparece o sub-menu), uma coisa simples, só com html e css.
    Acontece que a esse menu tem de ser acrescentados constantemente novos sub-menus, e isso torna-se chato andar a alterar em todas as páginas. Assim sendo, o que eu queria era por o conteúdo do menu num ficheiro à parte (tipo XML ou assim), para só actualizar aquele ficheiro, e nas páginas html tinha o link para aquele ficheiro. Mas tipo, queria manter a formatação como está agora e isso.
    Alguma sugestão? Já tentei por frames mas n da.. o menu depois n parece direito...
    Abraços

Última edição: 6 de Junho de 2007
  2. p3dro

p3dro Power Member

Se tiveres a usar php podes construir o menu num ficheiro à parte, depois em todas as páginas que pretenderes usar o include_once("menu.htm"); se for asp podes usar:
    <!-- #include file ="menu.htm" -->

Nesse tal ficheiro menu.htm (ou kker outra extensão que se adapte ao teu ficheiro como é claro) apenas constróis o menu, ou seja não faças as tags <html><body> ...; depois colocas o include_once no "sitio" onde queres que ele apareça, por ex:
    Código:
    <html>
      <body>
        <div class="nav" id="navegacao">
          <?php include_once("menu.html");?>
        </div>
        ..........
        ..........
      </body>
    </html>

espero ter ajudado

3. gooden

gooden Power Member

pedro isso e se ele tiver usando php nao? :\

4. p3dro

p3dro Power Member

Sim, mas se for asp clássico é semelhante

5. Loni

Loni Power Member

Pois... é que eu n estou a usar php.. o servidor onde o site está alojado e da amen e no pacote que a associação subscreveu n posso usar php... outra solução?

6. p3dro

p3dro Power Member

e n tens asp ou asp.net ?

7. Loni

Loni Power Member

Boa pergunta... Sinceramente n sei.. mas é uma questão de experimentar.. como faço com asp?

8. p3dro

p3dro Power Member

É em tudo semelhante, porém em vez do include_once usas #include file

Código:
    <html>
      <body>
        <div class="nav" id="navegacao">
          <!-- #include file ="menu.htm" -->
        </div>
        ..........
        ..........
      </body>
    </html>

9. Loni

Loni Power Member

Problema resolvido. Uma vez que o servidor não suportava PHP ou asp, usei uma porção de código em javascript. Está perfeito, manteve formatação e tudo.
    Ainda assim, obrigado a todos os que tentaram ajudar.
    Cumprimentos

Partilhar esta Página