Conteúdos NOS com som DOLBY DIGITAL 5.1

marcolopespt

Power Member
Boas!

Sendo um entusiasta de cinema em casa, "sempre" tive som MULTICANAL (desde o velhinho DOLBY SURROUND usado na codificação do SOM das K7 de filmes alugadas - para isso usava um descodificador YAMAHA para sacar a pista de som MONO TRASEIRA, até ao DOLBY DIGITAL 5.1, onde parei há uns bons anos - não me deixei levar pela euforia previsível do 7.1 por exemplo!)

Com o aparecimento do DVD, tornou-se (para mim!) impensável não ver (ouvir) um filme em som multicanal 5.1 (e o DOLBY foi quase sempre o sistema de som escolhido para este suporte), pelo que, fosse comprado ou alugado, SEMPRE ouvi os filmes com um SOM de cinema!

Os sistema de SOM que descodificam DOLBY DIGITAL e DTS tornaram-se corriqueiros nas casas dos consumidores desde há uns bons anos para cá... e o que me deixava perplexo eram... os CONTEÚDOS dos operadores de TV!

Perguntava à NOS todos os anos, para quando, pelo menos, os conteúdos de VIDEO-CLUBE estariam disponíveis em 5.1, até que, FINALMENTE, há uns 10 meses atrás, a NOS anunciou o seguinte: https://forum.nos.pt/filmes-series-e-cinema-9/canais-via-box-com-som-dolby-digital-5-1-7946

NOS-videoclube-dolby-digital.jpg


BATALHA ganha!

No entanto, e como já tinha desistido desta questão, a minha BOX IRIS tinha passado para o quarto, e não me dei ao trabalho de voltar a colocá-la na SALA de estar (recentemente lá tentei testar a BOX na sala, mas sinal nem vê-lo!!! funciona tudo bem através de DVB-C, mas a BOX não. Ao que parece, é preciso mexer nas derivações na caixa de entrada do COAXIAL em casa, onde o sinal é dividido para as tomadas da casa, pois a saída para a tomada da BOX requer um determinado sinal???)

Com este tópico gostaria o FEEDBACK de quem tem pelo menos um dos seguintes sistemas de ligação com SOM DOLBY DIGITAL 5.1 (ou superior)

1) BOX IRIS / UMA -> CABO OPTICO -> DESCODIFICADOR/AMP DOLBY DIGITAL

2) BOX -> CABO HDMI -> TV -> CABO OPTICO -> DESCODIFICADOR/AMP DOLBY DIGITAL (técnicamente igual ao anterior, caso a TV tenha sistema AUDIO PASS-TROUGH, que significa que o SOM DOLBY DIGITAL passa pelo HDMI para a TV e a TV simplesmente passa-o para a saída ÓPTICA que deverá estar ligado ao DESCODIFICADOR/AMP DOLBY DIGITAL)

NOTA: Actualmente tenho TV DVB-C (GRELHA DIGITAL NOS) -> DESCODIFICADOR DOLBY DIGITAL, e NÃO EXISTEM CANAIS A TRANSMITIR EM DOLBY 5.1 (existem 2 a transmitir em DOLBY 2.0)

Perguntas:

1) Apenas alguns ou TODOS os títulos do video-clube estão disponíveis em DD 5.1? (qualquer feed back seria importante)

2) Existem outros conteúdos NOS a serem transmitidos em DOLBY DIGITAL 5.1?
a) NOS PLAY - conteúdos específicos?
b) CANAIS PREMIUM?

Parece incrível que, com tantos programas (quase todas as séries, e todos os filmes) a serem editados com som 5.1, apenas o VIDEO-CLUBE (e apenas os títulos disponibilizados desde há 10 meses atrás) estejam disponíveis com SOM 5.1!
 
Uma sugestão com custos mas dado o empenho e gosto nessa qualidade será irrisório:
um amplificador próprio para sinal cabo / dvb-c com sinal de retorno (o que o diferencia de um normal que deverás ter no teu sistema e impede a comunicação com a NOS não permitindo mais que ver os canais tv
ex:
Manata TVF-222VR
Amplificador Interior 2 Saídas com via Retorno Daxis
Televes 5525 e 5526
5525 Amplificador Apartamento CATV 2s+TV "F" G.18/12dB Vs.106dBμV (Retorno Passivo c/Ecualizador)
5526 Amplificador Apartamento CATV 2s+TV "F" G.20/13dB Vs.107dBμV (Retorno Ativo)
ALCAD AL223
Uns são mais carios que outros eventualmente alguns tem mais saidas que outros mas para o efeito devem resolver-te o problema e permitir que usufruas dos filmes na box sem problemas
E bem pesquisado podem nem ficar tão caros assim..
 
Uma sugestão com custos mas dado o empenho e gosto nessa qualidade será irrisório:
um amplificador próprio para sinal cabo / dvb-c com sinal de retorno (o que o diferencia de um normal que deverás ter no teu sistema e impede a comunicação com a NOS não permitindo mais que ver os canais tv
ex:
Manata TVF-222VR
Amplificador Interior 2 Saídas com via Retorno Daxis
Televes 5525 e 5526
5525 Amplificador Apartamento CATV 2s+TV "F" G.18/12dB Vs.106dBμV (Retorno Passivo c/Ecualizador)
5526 Amplificador Apartamento CATV 2s+TV "F" G.20/13dB Vs.107dBμV (Retorno Ativo)
ALCAD AL223
Uns são mais carios que outros eventualmente alguns tem mais saidas que outros mas para o efeito devem resolver-te o problema e permitir que usufruas dos filmes na box sem problemas
E bem pesquisado podem nem ficar tão caros assim..

Isso eu resolvo com a NOS quando tiver outra box ou quiser definitivamente mudar a minha box IRIS para a SALA... o que eu queria saber era a nível de conteúdos, o que é que está acessível em termos de SOM 5.1 para os clientes NOS...

Existe tanto conteúdo emitido em SOM 5.1... e tanta gente com sistemas de som 5.1 em casa...

Há 10 anos atrás!!! Programas em DOLBY 5.1!!!
https://www.hometheaterforum.com/co...are-broadcast-in-5-1-digital-surround.277915/

ABC:
Desperate Housewives
Lost
Life on Mars
Private Practice
Gray's Anatomy
Homeland Security USA
Ugly Betty

NBC:
Sunday Night Football
Chuck
Heroes
Law & Order
Law & Order: Special Victims Unit
Law & Order: Criminal Intent
Knight Rider
Life
The Office
30 Rock
Kath & Kim
My Name is Earl
Saturday Night Live
Friday Night Lights

CBS:
Cold Case
The Unit
The Mentalist
The Big Bang Theory
How I Met Your Mother
Two and a half Men
Worst Week
CSI
CSI:Miami
CSI:NY
NCIS
Without a Trace
Eleventh Hour
Ghost Whisperer
Flashpoint
Numb3rs
Most sports

FOX:
The Simpsons
Family Guy
American Dad
House
Prison Break
24
American Idol
Fringe
Lie to Me
Bones
Sports coverage
 
Foi só uma sugestão bem intencionada.

Para mim não é de momento relevante o som mas sei que resolvendo isso ficarias com ele sem compromisso adicional com a NOS. c
Caro que se eles te resolverem isso na renegociação o problema fica resolvido.
No meu caso ficou na instalação do serviço porque embora ainda não tivesse vária boxes nem houvesse o rf digital atual o técnico entendeu que era essencial na altura. Bem visto
 
Última edição:
Agora que a maioria dos canais já esta em HD bem que podiam começar a melhorar o som para o mínimo de 5.1 canais, pelo menos nos de filmes e series que os conteúdos desses canais já tem de origem esse formato de som...
 
Boas, vi este tópico e achei interessante pois é algo que também tenho em conta mas ninguém me compreende :-) acham que o som é todo igual mas não é bem assim. Tenho um home cinema com cerca de 10 anos com DTS e Dolby Digital Pro Logic II e na altura quis comprar um com entrada digital pois a maioria não tinha essa entrada e para um consumidor comum, era irrelevante e eram enganados com supostas promoções mas na realidade, estavam advinhar a entrada de novos home cinemas com entradas digitais e queriam se desfazer desses e lá gastei cerca de 600€ só por ter a entrada digital. Passado uns anos, lá começou a vir as tv com saída ótica e neste momento tenho a TV ligada por cabo ótico ao home cinema e a box por HDMI onde o som é transferido. Na sportv, o som sai em 5.1 pois noto uma grande diferença relativamente aos canais generalistas e no home cinema dá um alerta que o DTS ficou ativo. E depois o national Geographic também emite 5.1, de resto não testei. Sei que a Fox HD emite em 2.0 pois é um canal que vejo muito.
 
Back
Topo