1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Conteúdos NOS com som DOLBY DIGITAL 5.1

Discussão em 'NOS' iniciada por marcolopespt, 17 de Outubro de 2019. (Respostas: 5; Visualizações: 459)

1. marcolopespt

marcolopespt Power Member

Boas!

Sendo um entusiasta de cinema em casa, "sempre" tive som MULTICANAL (desde o velhinho DOLBY SURROUND usado na codificação do SOM das K7 de filmes alugadas - para isso usava um descodificador YAMAHA para sacar a pista de som MONO TRASEIRA, até ao DOLBY DIGITAL 5.1, onde parei há uns bons anos - não me deixei levar pela euforia previsível do 7.1 por exemplo!)

Com o aparecimento do DVD, tornou-se (para mim!) impensável não ver (ouvir) um filme em som multicanal 5.1 (e o DOLBY foi quase sempre o sistema de som escolhido para este suporte), pelo que, fosse comprado ou alugado, SEMPRE ouvi os filmes com um SOM de cinema!

Os sistema de SOM que descodificam DOLBY DIGITAL e DTS tornaram-se corriqueiros nas casas dos consumidores desde há uns bons anos para cá... e o que me deixava perplexo eram... os CONTEÚDOS dos operadores de TV!

Perguntava à NOS todos os anos, para quando, pelo menos, os conteúdos de VIDEO-CLUBE estariam disponíveis em 5.1, até que, FINALMENTE, há uns 10 meses atrás, a NOS anunciou o seguinte: https://forum.nos.pt/filmes-series-e-cinema-9/canais-via-box-com-som-dolby-digital-5-1-7946

BATALHA ganha!

No entanto, e como já tinha desistido desta questão, a minha BOX IRIS tinha passado para o quarto, e não me dei ao trabalho de voltar a colocá-la na SALA de estar (recentemente lá tentei testar a BOX na sala, mas sinal nem vê-lo!!! funciona tudo bem através de DVB-C, mas a BOX não. Ao que parece, é preciso mexer nas derivações na caixa de entrada do COAXIAL em casa, onde o sinal é dividido para as tomadas da casa, pois a saída para a tomada da BOX requer um determinado sinal???)

Com este tópico gostaria o FEEDBACK de quem tem pelo menos um dos seguintes sistemas de ligação com SOM DOLBY DIGITAL 5.1 (ou superior)

1) BOX IRIS / UMA -> CABO OPTICO -> DESCODIFICADOR/AMP DOLBY DIGITAL

2) BOX -> CABO HDMI -> TV -> CABO OPTICO -> DESCODIFICADOR/AMP DOLBY DIGITAL (técnicamente igual ao anterior, caso a TV tenha sistema AUDIO PASS-TROUGH, que significa que o SOM DOLBY DIGITAL passa pelo HDMI para a TV e a TV simplesmente passa-o para a saída ÓPTICA que deverá estar ligado ao DESCODIFICADOR/AMP DOLBY DIGITAL)

NOTA: Actualmente tenho TV DVB-C (GRELHA DIGITAL NOS) -> DESCODIFICADOR DOLBY DIGITAL, e NÃO EXISTEM CANAIS A TRANSMITIR EM DOLBY 5.1 (existem 2 a transmitir em DOLBY 2.0)

Perguntas:

1) Apenas alguns ou TODOS os títulos do video-clube estão disponíveis em DD 5.1? (qualquer feed back seria importante)

2) Existem outros conteúdos NOS a serem transmitidos em DOLBY DIGITAL 5.1?
    a) NOS PLAY - conteúdos específicos?
    b) CANAIS PREMIUM?

Parece incrível que, com tantos programas (quase todas as séries, e todos os filmes) a serem editados com som 5.1, apenas o VIDEO-CLUBE (e apenas os títulos disponibilizados desde há 10 meses atrás) estejam disponíveis com SOM 5.1!

2. jarvaz

jarvaz Power Member

Uma sugestão com custos mas dado o empenho e gosto nessa qualidade será irrisório:
    um amplificador próprio para sinal cabo / dvb-c com sinal de retorno (o que o diferencia de um normal que deverás ter no teu sistema e impede a comunicação com a NOS não permitindo mais que ver os canais tv
    ex:
    Manata TVF-222VR
    Amplificador Interior 2 Saídas com via Retorno Daxis
    Televes 5525 e 5526
    5525 Amplificador Apartamento CATV 2s+TV "F" G.18/12dB Vs.106dBμV (Retorno Passivo c/Ecualizador)
    5526 Amplificador Apartamento CATV 2s+TV "F" G.20/13dB Vs.107dBμV (Retorno Ativo)
    ALCAD AL223
    Uns são mais carios que outros eventualmente alguns tem mais saidas que outros mas para o efeito devem resolver-te o problema e permitir que usufruas dos filmes na box sem problemas
    E bem pesquisado podem nem ficar tão caros assim..

3. marcolopespt

marcolopespt Power Member

Isso eu resolvo com a NOS quando tiver outra box ou quiser definitivamente mudar a minha box IRIS para a SALA... o que eu queria saber era a nível de conteúdos, o que é que está acessível em termos de SOM 5.1 para os clientes NOS...

Existe tanto conteúdo emitido em SOM 5.1... e tanta gente com sistemas de som 5.1 em casa...

Há 10 anos atrás!!! Programas em DOLBY 5.1!!!
    https://www.hometheaterforum.com/co...are-broadcast-in-5-1-digital-surround.277915/

ABC:
    Desperate Housewives
    Lost
    Life on Mars
    Private Practice
    Gray's Anatomy
    Homeland Security USA
    Ugly Betty

NBC:
    Sunday Night Football
    Chuck
    Heroes
    Law & Order
    Law & Order: Special Victims Unit
    Law & Order: Criminal Intent
    Knight Rider
    Life
    The Office
    30 Rock
    Kath & Kim
    My Name is Earl
    Saturday Night Live
    Friday Night Lights

CBS:
    Cold Case
    The Unit
    The Mentalist
    The Big Bang Theory
    How I Met Your Mother
    Two and a half Men
    Worst Week
    CSI
    CSI:Miami
    CSI:NY
    NCIS
    Without a Trace
    Eleventh Hour
    Ghost Whisperer
    Flashpoint
    Numb3rs
    Most sports

FOX:
    The Simpsons
    Family Guy
    American Dad
    House
    Prison Break
    24
    American Idol
    Fringe
    Lie to Me
    Bones
    Sports coverage

4. jarvaz

jarvaz Power Member

Foi só uma sugestão bem intencionada.

Para mim não é de momento relevante o som mas sei que resolvendo isso ficarias com ele sem compromisso adicional com a NOS. c
    Caro que se eles te resolverem isso na renegociação o problema fica resolvido.
    No meu caso ficou na instalação do serviço porque embora ainda não tivesse vária boxes nem houvesse o rf digital atual o técnico entendeu que era essencial na altura. Bem visto

Última edição: 17 de Outubro de 2019
  5. TekClub

TekClub Power Member

Agora que a maioria dos canais já esta em HD bem que podiam começar a melhorar o som para o mínimo de 5.1 canais, pelo menos nos de filmes e series que os conteúdos desses canais já tem de origem esse formato de som...

6. Boas, vi este tópico e achei interessante pois é algo que também tenho em conta mas ninguém me compreende :-) acham que o som é todo igual mas não é bem assim. Tenho um home cinema com cerca de 10 anos com DTS e Dolby Digital Pro Logic II e na altura quis comprar um com entrada digital pois a maioria não tinha essa entrada e para um consumidor comum, era irrelevante e eram enganados com supostas promoções mas na realidade, estavam advinhar a entrada de novos home cinemas com entradas digitais e queriam se desfazer desses e lá gastei cerca de 600€ só por ter a entrada digital. Passado uns anos, lá começou a vir as tv com saída ótica e neste momento tenho a TV ligada por cabo ótico ao home cinema e a box por HDMI onde o som é transferido. Na sportv, o som sai em 5.1 pois noto uma grande diferença relativamente aos canais generalistas e no home cinema dá um alerta que o DTS ficou ativo. E depois o national Geographic também emite 5.1, de resto não testei. Sei que a Fox HD emite em 2.0 pois é um canal que vejo muito.