1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Contraste dinâmico: dá para desligar?

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por rjtd, 31 de Março de 2007. (Respostas: 37; Visualizações: 7361)

1. rjtd

rjtd Power Member

Boas.
    Alguém me sabe dizer se se pode desligar o contraste dinâmico nas TVs LG e Samsung?
    Cumps.

2. Gasuinas

Gasuinas Power Member

Basta ires ás cores e escolheres outra que não seja o DynamicWide... acho que é isto nos Samsungs...

3. rjtd

rjtd Power Member

E vocês preferem ter isso ligado ou desligado?
    Estive a ver na LC25R e fazia um bocado de confusão ver a backlight a "saltitar" níveis de intensidade.

4. NightRune

NightRune Power Member

Por acaso já tinha reparado nesse efeito da intensidade da Backlight oscilar nas TV's Samsung, mas não sabia que isso tinha a ver com a TV estar ou não no modo Dinâmico.

5. semnick

semnick Power Member

Nas Samsung há forma de desligar, embora só possa ser feito no menu de serviço.

Contudo, ainda não compreendi a diferença (porque ainda ninguém me explicou apesar de o ter perguntado) entre o Dynamic Dimming (o tal responsável pelo efeito do backlight) e o Dynamic Contrast.

É que, acedendo ao menu de serviço, o Dynamic Contrast está, por defeito, desligado (pelo menos o meu estava...) pelo que apenas precisei de desligar o Dynamic Dimming. Esse sim aparecia ligado e era o responsável pelo tal efeito de intensidade de luz de que muitos se queixam.

Se quiseres, então, desligar o Dynamic Dimming podes fazê-lo; procura a forma algures neste fórum.

6. rjtd

rjtd Power Member

Tinha ideia que o contraste dinâmico era obtido variando a intensidade de backlight.
    Agora, lendo o que escreveste, já fiquei sem saber que raio é o contraste dinamico afinal.

Ok, já pecebi:
    Contraste dinâmico = ajuste da backlight + ajuste dos valores de gamma.

Última edição: 2 de Abril de 2007
  7. NightRune

NightRune Power Member

Nem fazes ideia do que me andava a irritar este problema da intensidade da luz do ecrã variar constantemente nas cenas mais escuras. Fiz um search no goolge e encontrei a solução para o problema tal como tu referiste.

Obrigado pela dica :004:

8. semnick

semnick Power Member

Faço, faço... :)
    Estive quase a devolver a minha à loja por esse motivo. Se não tivesse descoberto a forma de desligá-lo podes ter a certeza que o devolvia...

Mas, ainda relacionado com a relação entre o Dynamic Dimming e o Dynamic Contrast, continuo, de facto, sem percerber se perdi ou não o Constraste Dinâmico por ter desligado o Dimming; mas o que me causa alguma estranheza é o Dynamic Contrast estar desligado por defeito quando se entra no menu de serviço...

Já que vais fazer a coisa, verifica se também o teu está desligado ou não, por defeito. E posta aqui, depois.

9. rjtd

rjtd Power Member

Se desligares o dimming perdes concerteza o contraste de 5000:1 que falam.
    Isso é garantido, porque esses contrastes são obtidos com a backlight ao minimo para os pretos, e com a backlight ao máximo para os brancos.

10. NightRune

NightRune Power Member

Na minha o Dynamic Contrast está desligado por feito, já vinha assim de fábrica.

E pelo que tenho estado a ler na net, está desligado em todos os LCD's da Samsumg (pelo menos série R e S)

11. NightRune

NightRune Power Member

rjdt tens a certeza disso? Ou é uma dedução que fazes?

Nos vários foruns que ando a ler acerca disto, alguns pensam como tu, outros dizem que isso não altera o Contraste Dinâmico...

Gostava realmente de saber ;)

12. rjtd

rjtd Power Member

Uhmm...
    Importam-se de ver na etiqueta de trás o pequeno serial number de 4 letras que lá tem? Deve começar com um A, um C ou um S.
    Poderá estar ai a explicação para estarem todos com o dynamic contrast desligado.

13. rjtd

rjtd Power Member

Tenho a certeza absoluta que os valores de contraste dinâmico anunciados são obtidos variando a intensidade da backlight.

14. semnick

semnick Power Member

Sabes que também retirei essa ilacção...

Fico sem perceber bem se ao desligar o dimming ficamos sem o valor de contraste anunciado ou se uma coisa não tem, de facto, a ver com outra já que o dito contraste dinâmico já estava desligado antes de eu fazer o que quer que fosse... Mesmo que o contraste dinâmico precisasse do dimming para fazer o contraste este devia estar ligado e não desligado... 8|

Penso que. algures num fórum, vi alguém dizer que tinha desligado o dimming e «algumas semanas depois» tinha feito o mesmo ao contraste, significando isso que, pelo menos no LCD desse user, o contraste também estava em posição ON e não na OFF, como a minha.

Mas a verdade é que, caso a alternativa seja perder o contraste, prefiro mesmo perder o contraste e não ser aborrecido com as variações de luz. Em cenas escuras com legendas, a própria legenda também escurece/ilumina e isso chateia-me mesmo muito. E as acções ganham um «movimento» que ninguém previu. >(

15. rjtd

rjtd Power Member

Não te importas de ver o tal serial number de 4 letras, e depois dizer aqui?
    Interessa principalmente saber a primeira letra desse pequeno serial.
    Cumps.

16. semnick

semnick Power Member

Ok, quando chegar a casa já vejo e depois posto aki.

17. NightRune

NightRune Power Member

Estive agora a verificar e na parte de trás da TV na etiqueta que lá tem, não existe nenhum serial number 4 letras.

Tenho o serial number da TV que começa por A mas no total são 15 caracteres Alfanumericos e não 4.

Será isto que perguntavas?

Última edição: 4 de Abril de 2007
  18. p_martins

p_martins Power Member

Boas.
    Tenho uma samsung 32N71 e tentei fazer como vocês explicam aqui, mas no meu menu de serviço tenho o dynamic dimming a on mas não consigo aceder a esta opção para o alterar, está a cinzento.
    Sabem o que poderá ser ?
    Cumps

19. rjtd

rjtd Power Member

A tua não é uma R71B?

20. NightRune

NightRune Power Member

Não, o meu LCD é um S71B. Mas a solução para o problema da intensidade do backlight é precisamente a mesma.

Última edição: 4 de Abril de 2007

Partilhar esta Página