Contraste dinâmico: dá para desligar?

p_martins,

No meu, para aceder a esse conjunto inferior de funcionalidades, foi preciso ir ao debug no mesmo menu e ligá-lo e, obviamente, desliguei-o no fim.

Ou seja:
1. Acedi ao menu de servico e coloquei o debug em ON. Desliguei o televisor.
2. Acedi ao menu de serviço e desliguei o Dynamic Dimming, colocando na posição OFF. Desliguei o televisor.
3. Voltei a aceder ao menu de serviço para deixar o debug como estava, colocando-o na posição OFF.

Não foi muito complicado mas foi preciso «isolar-me do mundo» para fazer isto já que me chateia um bocado andar a mexer neste menu. Com consequências que podem ser chatas. Mas a coisa até correu bem. :)
 
NightRune,
O dito cujo código alfanumérico de quatro dígitos/letras abre com um A.

Pois.
Esse painel não é S-PVA, e secalhar é por isso que a Samsung desligou o contraste dinâmico.
O "firmware" deve estar preparado para ajustes nos paineis originais, e não nestes que a Samsung se lembrou de colocar, indo contra a especificação que anunciam no próprio site.
 
Se te informares sobre as diferenças entre um painel A-MVA (o teu) e um S-PVA (o anunciado) verás que este último prima por melhores níves de contraste real, maior nível de cor (+ bits) e melhor tempo de resposta.

PVA
PVA (Patterned Vertical Alignment) and S-PVA (Super Patterned Vertical Alignment) are alternative versions of MVA technology offered by Samsung. Developed independently, it suffers from the same problems as MVA, but boasts very high contrast ratios such as 3000:1. Value-oriented PVA panels also use dithering/FRC. S-PVA panels all use true 8-bit color electronics and do not use any color simulation methods. PVA and S-PVA can offer good black depth, wide viewing angles and S-PVA can offer additionally fast response times thanks to modern RTC technologies.
 
Última edição:
Pois.
Esse painel não é S-PVA, e secalhar é por isso que a Samsung desligou o contraste dinâmico.
O "firmware" deve estar preparado para ajustes nos paineis originais, e não nestes que a Samsung se lembrou de colocar, indo contra a especificação que anunciam no próprio site.

Estive agora num forum Australiano e noutro Norte Americano a discutir sobre esta questão dos modelos S e R da Samsung terem o Contraste Dinamico desligado de fábrica, e de todos com quem falei (e foram bastantes) nenhum deles vem com o contraste dinâmico ligado de fábrica...

Por isso parece-me mais que todos os painéis R e S têm esta caracteristica e não apenas alguns...
 
Estive agora num forum Australiano e noutro Norte Americano a discutir sobre esta questão dos modelos S e R da Samsung terem o Contraste Dinamico desligado de fábrica, e de todos com quem falei (e foram bastantes) nenhum deles vem com o contraste dinâmico ligado de fábrica...

Por isso parece-me mais que todos os painéis R e S têm esta caracteristica e não apenas alguns...

Mas algum deles tinha o serial que falei a começar por S?
É que nos úiltimos tempos é raro verem-se tv da série R com paineis S-PVA.
 
Mas, seja qual for o painel, qualquer um deles tem de fazer contraste dinâmico porque, caso contrário, ios valores anunciados para o contraste (mesmo dinâmico) são um embuste.
 
Semnick,
obrigado pela dica para activar a opção do dynamic dimming na 32n71 no menu de serviço. Agora já consegui e já desliguei aquilo.

Cumps
 
acho q essa letra identifica o fabricante do painel, pelo menos acho q é assim q estão identificados os lcds para os pc's. S -> samsung e A-> AU optronics. A minha tv está claramente identificada no site e nas especificações q tem painel s-pva e tem letra A no tal autocolante
 
acho q essa letra identifica o fabricante do painel, pelo menos acho q é assim q estão identificados os lcds para os pc's. S -> samsung e A-> AU optronics. A minha tv está claramente identificada no site e nas especificações q tem painel s-pva e tem letra A no tal autocolante

Uma pessoa dum centro técnico confirmou que os paineis com A são A-MVA e não S-PVA. Eu pessoalmente não sei a diferença entre os dois tipos, nem qual será melhor (secalhar até são equivalentes), mas que é certo é que o painel que vem não é o anunciado. Só a Samsung fabrica paineis S-PVA! A AUO só fabrica A-MVAs.
Podes também ver isso tirando uma foto à TV muito de perto com macro, e verificando a forma dos subpixeis.


Voltando ao tópico, estive a ver e nas novas S8X e R8X já se pode alterar a intensidade da backlight e desligar/ligar o contraste dinâmico atravez do menu da televisão.

Cumps.
 
Última edição:
Continuo apenas sem perceber o que faz o contraste dinâmico... >( Visto ele estar desligado no menu de serviço devo, então, ligá-lo?
 
O contraste dinâmico consiste em variar a intensidade da backlight por forma a que fique mais escura quando a imagem de entrada é maioritáriamente escura ou vice-versa.
Agora não faço ideia o que é que a Samsung quer dizer com essas opções do menu de serviço.
 
Seja como for, o pessoal no AV Forums garante que o melhor painel é o auo_mva... O meu, portanto. :)

«Theres a version marked am01 on the side of the tv which has a panel called auo_mva with an incredible picture with excellent blacks, good viewing angle etc this is the one on display everywhere and then theres the one marked cm01 - which seems to be in all the ones they want to sell you and that has a cmo panel which appears to be markedly inferior in all respects - the blacks arent so good, theres ghosting, dead pixels and backlight bleed»
 
Seja como for, o pessoal no AV Forums garante que o melhor painel é o auo_mva... O meu, portanto. :)

«Theres a version marked am01 on the side of the tv which has a panel called auo_mva with an incredible picture with excellent blacks, good viewing angle etc this is the one on display everywhere and then theres the one marked cm01 - which seems to be in all the ones they want to sell you and that has a cmo panel which appears to be markedly inferior in all respects - the blacks arent so good, theres ghosting, dead pixels and backlight bleed»

Obviamente o AUO é melhor que o da CMO.
Mas aí eles não compararam o AUO com o painel que a Samsung anuncia para o modelo: S-PVA.
Isto é, falta comparar o AM01 com o SP01. Pelo que li o painel fabricado pela Samsung seria bastante melhor que todos os outros, AUO e CMO.
 
É verdade que, saindo de um CRT, não sou muito exigente com o primeiro LCD... mas tenho um monitor Samsung aqui no trabalho e desde sempre que ouço dizer, de facto, que são deles os melhores monitores. Confrontados com a necessidade de dar resposta a tanat procura acabaram por ceder a entregar alguma produção a outras empresas... Mas continuo a achar o LE32N71 como bom «value for money». Sinceramente, noutra altura, iria para um Philips ou, num acesso de loucura, para um Loewe (a marca do meu CRT) mas a ideia era comprar um LCD não muito caro e que satisfizesse. Mas falta-me a grande prova dos nove que é ligar uma fonte realmente boa (para aí uma PS3) e ver como, de facto, responde.

Mas também é verdade que, graças ou não ao facto de ter desligado o dimming e do contraste dinâmico estar desligado, os pretos perderam todo o contraste. Tenho de fazer novamente o ensaio de ligar ambos, depois desligar cada um deles, e ver qual o reflexo dessas operações na imagem. Obviamente consigo viver com a imagem que tenho mas li uma crítica especializada que dizia que este LCD «will make the greenies go mad». E é disso mesmo que se trata. Para quem não está habituado a lidar com LCD este painel dá imenso trabalho de «calibração». No CRT é... plug & play...
 
hummmm, aparentemente, o contraste dinâmico no menu de serviço nunca fica ligado, com o sem o dynamic dimming ligado. Quando se coloca o contraste dinâmico em ON e se regressa ao menu de serviço este aparece sempre desligado...
 
Fica ligado dependendo do modo em que tens a imagem.
Axo que em movie mode não dá para escolher, mas noutros já dá.
É questão de experimentares.

Já agora, para esclarecer bem isto ficam aqui as conclusões que eu tirei depois de ter lido bastante sobre o assunto:

Contraste dinâmico de 5000:1 = Dynamic Dimming + Dynamic Contrast
Dynamic Dimming: Variação da backlight por forma a que acompanhe as caracteristicas principais da cena; cena clara = luz mais forte, cena escura = luz mais fraca
Dynamic Contrast: Alteração do histograma da imagem atravez de processamento de imagem; básicamente consiste na variação atrávés do DSP da TV dos parametros da imagem por forma a tornar os escuros mais escuros e os claros mais claros, sem que saiam da gama de contraste real da imagem
 
Última edição:
Back
Topo