1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Contraste dinamico Vs Contraste

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por lagosta80, 21 de Dezembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 8245)

1. lagosta80

lagosta80 Power Member

andei a ler pelo forum fora e consegui saber que o contraste dinamico nao é mais do que uma manobra de marketing, até aqui tudo bem, mas uma pessoa quando vai comprar um LCD as sptcs apenas referem o contraste dinamico e nunca ou quase nunca referem o contraste.
    A minha dúvida é quanto é que um LCD deve ter para ser considerado razoavel em termos de contraste?
    Ha alguma relação entre os dois contrastes? Ou como é que o contraste dinamico é atribuido? Para darem um valor ao contraste dinamico alguma coisa têm que medir, certo?

2. major7

major7 Power Member

Diferença entre contraste dinâmico e real/estático:

Cada marca usa o método que bem entende daí que não seja possível comparar mesmo entre os dinâmicos. A única forma de saberes a diferença era se um dono de uma loja usasse o mesmo método para todas as televisões e fizesse uma tabela comparativa..(havia de ser giro).

Se queres uma TV com contraste real(e com valores anunciados reais) a resposta para ti é: PLASMA

Edit: Os LCD's antigamente anunciavam o contraste real mas a partir do momento em que uma marca começou a anunciar o dinâmico foram todas atrás ( para aparecer um número maior nas specs -> técnica de vendas que engana muito boa gente que não tem obrigação de perceber desse assunto)

Última edição: 21 de Dezembro de 2008
  3. cyber

cyber Power Member

Bom topico. Eu tambem tinha estas duvidas(e ainda tenho) quando comprei o lcd.

O meu lcd tem os seguintes valores de contraste :
    > Dynamic contrast ratio 8000:1
    > Contrast ratio 1200:1

Estes valores podem ser considerados maus, bons, normais?
    Eu na loja comparei com uma samsung LE32A336, e não tinha grande ou quase nenhuma diferença, apenas houve uma ou outra imagem, em que a samsung tinha algumas cores diferentes, talvez fosse das configurações das duas.

4. major7

major7 Power Member

5. cyber

cyber Power Member

Pois, eu depois vi e tambem me pareceram um pouco baixos comparando com outros valores, mas lado ao lado, não vi quase diferenças nenhumas.
    Mas tambem o preço foi 299€ e desses 299€, 75€ foram para um cartão para ir usando na loja.

6. lagosta80

lagosta80 Power Member

7. major7

major7 Power Member

Por esse preço tens um contraste muito bom!

O valor do contraste real não se equipara entre plasmas e lcds porque são ecrãs compostos por materiais diferentes. O plasma "usa fósforo" que,excitado electricamente, emite luz enquanto que e o LCD "usa pixels que mudam de cor"(dito em muito grosso modo) com uma fonte de luz por trás.
    Ou seja, quando é preciso emitir "preto" as células de plasma simpesmente não emitem luz enquanto que os pixels bloqueiam a luz atrás do ecrã.

8. strikereg

strikereg Power Member

Exacto. E o contraste dinâmico apresentado pelos LCDs resulta da variação da luz de backlight que está por detrás do ecran: o preto mais preto é medido com a luz no mínimo e o branco mais branco é medido com a luz no máximo.

O problema é que no visionamento normal se nota a mudança de luminosidade da luz traseira do LCD, o que, na minha opinião, é muito incomodativo.

9. lagosta80

lagosta80 Power Member

Conclusao:
    ver para querer :)

10. rafsantos

rafsantos Power Member

Eu por exemplo tenho um Samsung serie 5 e se activar o contraste dinamico não noto nenhuma alteração no backlight.
    Eu penso que nos primeiros LCD a Samsung fazia dinamic dimming, mas agora julgo que não.

11. strikereg

strikereg Power Member

Se não varia o backlight, varia a luminosidade, de qualquer das formas é bem notório e desagradável.

12. rafsantos

rafsantos Power Member

Eu não noto nenhuma variação na luminosidade, mas pronto se calhar não sou sensivel a isso.

13. strikereg

strikereg Power Member

Ainda bem, e é melhor não procurares!

É como os pixels mortos. Até passam despercebidos, mas quando sabemos onde estão...
    :)

Partilhar esta Página