Contratos deixam de poder ser celebrados por telefone

Fazer como a Vodafone que vem um estafeta com o contrato integral para assinar e copia do CC. Ainda hoje lamento o tempo que a PT arrastou o processo (e daí não ser cliente deles).
 
Por um lado parece-me um avanço interessante mas no fundo acho uma inutilidade que não muda nada.

Ou os fornecedores passam a mandar um gajo de mota (literalmente) a seguir à chamada para assinar ou então empatam tudo (instalação, etc) até estar assinado.

E depois quando realmente passam as flores e abelhinhas e beijinhos e vem a fase em que as coisas podem correr mal já o consumidor está mais que assinado.
 
Mas pelo menos têm algo de concreto, preto no branco como se costuma dizer, para discutirem.

Discutir conversas telefónicas em que eu digo que disse o que ouvi dizer, sem suporte físico, pode ser complicado.

Concordo, no entanto, que vem complicar ou emperrar a engrenagem.
 
Mas pelo menos têm algo de concreto, preto no branco como se costuma dizer, para discutirem.

Discutir conversas telefónicas em que eu digo que disse o que ouvi dizer, sem suporte físico, pode ser complicado.

Concordo, no entanto, que vem complicar ou emperrar a engrenagem.

O cliente tem acesso há gravação da chamada c/ contrato verbal, basta fazer o pedido para tal.
 
eu trabalho num contact center e a gravaçao de chamada e uma treta nao serve de nada para o cliente, so apenas para controlo de qualidade/segurança do ISp. alem disso a gravaçao esfumasse em 60 dias. cumps
 
então mas imaginemos, estou no final da fidelização, que é de um ano, mas o ISP insiste que é de 2, como eu ou o ISP vamos assumir que são 1 ou 2 anos, se eu nunca assinei um contrato, nem há chamada, só existe eu a pagar a 1º factura? como é que fica ?
 
exacto o pagamento da primeira factura e a aceitação tácita das condições gerais do contrato efectuado entre ambas as partes. como indiquei a gravaçao de chamada e apenas para controlo de qualidade/segurança do ISp. por isso quando mais tarde apos a activaçao do serviço o cliente por algum motivo pede o comprovativo(gravaçao chamada. os ISPs estao se sempre a ''bater em malucos''. porque a gravaçao passado pouco tempo esfumasse. e a palavra do ISP contra a do cliente. por isso esta nova lei vem alterar tudo para o bem do cliente
 
a situação e que os problemas começam a surgir mais tarde após fidelização. isto nas renegociações de contratos, ligando para a linha de fidelização para desistir o assistente propõe aquelas promoções ''especiais'' para os clientes não desistirem. o cliente aceita e fica retido. mas depois nem sequer informam do período de fidelização imposto ao cliente, depois o cliente por algum motivo quer desistir e ai fica agarrado mais 24 meses lol
 
Acho bem que seja necessário assinar um contrato.
Porque pelo telefone eles ativam, desativam, fazem à maneira deles e se um gajo reclama eles dizem que foi o cliente que pediu, sem terem qualquer prova e mesmo sem qualquer prova a lei fica do lado deles. Assim só o que é assinado é que se torna oficial perante a lei, e aí sim vai no papel tudo o que o cliente quer e o seu consentimento.
 
No seguimento do que foi dito antes, existe realmente nova legislação, mas que só entrou em a 13 de Junho (depois de todos os comentários antes deste, pelo que as situações reportadas não estão abrangidas).

Algures atrás é dito que é a partir de 14 de Julho, penso que é a partir de 13, mas isso é quase irrelevante.

De qualquer maneira a partir de agora estamos todos abrangidos. É o Decreto-Lei n.º 24/2014 de 14 de Fevereiro.

O texto poder ser ligo, ou mesmo guardado, a partir de https://dre.pt/pdf1s/2014/02/03200/0139301403.pdf

ou goglando "24/2014 14 fev" (sem as aspas) o que até pode dar mais informação, como comentários, etc, confirmar sempre que é o decreto lei do governo de Portugal.

É ler e comentar...
 
Acabei de fazer um contrato verbal/telefonico com a Meo e perguntei se tinha que assinar algo como titular quando me viessem instalar o serviço e responderam-me que não. Com esta noticia como ficamos ? O contracto que fiz hoje verbal tem alguma validade ? Devo pedir que me tragam o contracto para assinar quando vieram instalar o serviço ?
 
Última edição:
por lei tem que haver contrato, caso eles não te deem um para assinares, podes rescindir, e eles podem nem sequer instalar, telefona hoje e pede o contrato, diz que é lei e diz que é esse o decreto lei, caso eles digam que não dizes que só entram na tua casa depois de teres isso assinado, isso acontece agora para não haver as tretas que dava x e y e afinal só te deram z e ficas a arder, agora tens que obrigatoriamente assinar um contrato
 
por lei tem que haver contrato, caso eles não te deem um para assinares, podes rescindir, e eles podem nem sequer instalar, telefona hoje e pede o contrato, diz que é lei e diz que é esse o decreto lei, caso eles digam que não dizes que só entram na tua casa depois de teres isso assinado, isso acontece agora para não haver as tretas que dava x e y e afinal só te deram z e ficas a arder, agora tens que obrigatoriamente assinar um contrato

Obrigada pela resposta. Liguei para eles antes de ler o seu comentário e disseram-me que iriam enviar as condições contratuais por email. Eles tem mesmo que me dar um contrato em papel e eu tenho de o assinar por lei certo ? É possivel isso acontecer no dia da instalação do serviço ou terá quer ser antes ?

Agredeço a disponibilidade
 
isso de mandar por mail nada vale, o que eles vão mandar esta no site deles. eles tem que mandar tudo por escrito, como diz no inicio.
Os consumidores só vão ficar vinculados a um contrato depois de assinarem a oferta ou de enviarem o seu consentimento escrito aos operadores, deixando de ser possível dar este passo por telefone.

https://dre.pt/pdf1s/2014/02/03200/0139301403.pdf, depois nesse site lê o artigo 4, 5, 6 do capitulo 2

penso que esses sejam os mais importantes, como vês esta lei é para nós utilizadores defendermo-nos melhor em caso de haver coisa. pede tudo e mais alguma coisa, no contrato pede mensalidade toda detalhada, fidelização tudo, e depois aceitas ou não, mas tens que assinar e enviar, tens que ter uma prova. diz isso a eles diz que é a lei e eles não se escapam, se não te mandarem dizes que não aceitas nada a ser instalado, e nem pagas nada ( que assim podem dizer que já ficaste fidelizado e afins )
 
Voltei a ligar para lá e mencionei aquilo que me disse, que está na lei ter que assinar e referi o paragrafo da anacom que diz "Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao operador.". Disse-lhes que só aceitava depois de ver e assinar o contrato. Não quiseram. Disseram que ficava vinculada à empresa se respondesse "sim" quando me enviassem por email as condições contratuais. Disse que não estava interessada dessa forma porque queria mesmo o contrato em papel e assinado conforme a lei. Perguntei se indo a uma loja fariam desta forma e se tinha direito às mesmas promoções que me fizeram telefone e disseram-me que sim. Cancelei então a adesão por ainda estar nos 14 dias (aceitei-a hoje) e amanhã irei à loja. A ver vamos.
 
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