Contratos deixam de poder ser celebrados por telefone

Eis o que eu penso em relação a contratos por telefone, a chamadas apesar de serem gravadas a gravação esta do lado do operador, logo fica dependente da boa fé deles cederem a gravação ou não, duvido se alguém tiver um litigio passado 1 ano que eles tenham a gravação ou se tiverem a gravação que por má fé não possam dizer que já não tem a chamada, portanto acho muito bem que fique tudo por escrito. Quando alugamos ou compramos 1 casa não fica tudo por escrito, logo no contrato de prestação de serviços também o deve ser.
 
Eis o que eu penso em relação a contratos por telefone, a chamadas apesar de serem gravadas a gravação esta do lado do operador, logo fica dependente da boa fé deles cederem a gravação ou não, duvido se alguém tiver um litigio passado 1 ano que eles tenham a gravação ou se tiverem a gravação que por má fé não possam dizer que já não tem a chamada, portanto acho muito bem que fique tudo por escrito. Quando alugamos ou compramos 1 casa não fica tudo por escrito, logo no contrato de prestação de serviços também o deve ser.

Não é assim tão mau ;-)

As facturas que entretanto tiveres recebido (e pago) são uma prova clara daquilo que foi contratado. (pista: guardem sempre uma ou outra factura antiga, para documentar algum contracto antigo).

Foi assim que eu me defendi de uma "brincadeira" da NOS. Eu disse "tenho aqui uma factura que prova um contracto verbal, já que na altura em que foi feito não era exigível ser escrito", se vocês dizem que há outro contracto digam qual é, quando foi estabelecido, mostrem as gravações e digam quais as condições, claro que é inimaginável eu poder provar que um contrato não existe (disse, por carta registada com aviso, claro).

Dito isto, eles têm a faca e o queijo na mão. Apesar de nunca terem contestado as minhas afirmações estive quase um mês sem serviço, tendo mesmo sido sujeita a um corte do cabo coaxial, dias depois de, telefonicamente, me terem dado toda a razão.

Isto só se aplica a novas adesões ou também quando se faz um upgrade ao contrato actual?

Não sou advogado, nem nada parecido. No entanto penso que um upgrade, desde que haja alguma mudança no serviço prestado ou do preço, é um novo contrato (que pode ser visto como um aditamento a um contrato anterior, mas mesmo assim é um contrato por si mesmo). No entanto tenho visto algumas acções de legalidade duvidosa.

Se eu tivesse sujeito a um contrato, ou eventual contrato, depois de 14 de Junho, e não tivesse o texto, mandava um carta regista com aviso, a afirmar isso e a pedir o texto do contrato.

No entanto creio que a falta de contrato escrito, ainda por cima sendo ele obrigatório, dificilmente prejudicará o cliente. Na prática apenas o irá beneficiar. Mas vê o que disse acima em resposta ao dj_b-low.
 
Eu tinha m3o fiz upgrade para m4o, o operador disse que ia mandar o contrato por correio e não mandaram e activaram o serviço, sem ter assinado nada, logo por ter dito sim pelo telefone activaram o serviço, será que posso ir reclamar?
 
Já fiz o pedido para cancelarem o m4o, no qual disseram que não ia pagar nada para voltar a traz, e no qual dizem que não é possível porem os valores como estavam antes e a fidelização ter de ser 2 anos outra vez, e que o tal operador não sabia se tal lei.
Será isto justo?
Eles fazem asneiras depois o cliente é que paga.
E ainda não foi cancelado o m4o e já apareceu uma conta em casa para pagar, num valor fora do normal.
O que faço?
 
Eu se fosse a ti não pagava nada enquanto essa situação não ficasse resolvida.

E se eles não quiserem resolver a situação contacta o teu serviço municipal de apoio ao consumidor e pede-lhes para mediarem a resolução do diferendo com o teu prestador.
 
Bom dia, estou mesmo agora a passar por isso, no fim do contrato de fidelização, liguei para a MEO a pedir que o serviço fica-se mais barato, foi me oferecida uma das meobox, MAS SEM ASSINAR NADA porem agora, quero mudar de operadora, para por fibra em minha casa e a meo dizes que eu estou fidelizado.

Alguém sabe dizer se essa lei é valida a todos os utilizadores, ou só aqueles que fizeram a "adsão" depois dela ser publicada?

Cumps
 
Um amigo meu tinha MEO e quis terminar o contrato. Contactou os gajos a solicitar a gravação porque não se lembrava se na altura da chamada lhe tinham falado de fidelização ou não. Nunca lhe disseram nada. Entrou em contacto com o provedor do cliente da PT a expor a situação. O gajo respondeu que se não lhe disseram nada é porque não há gravação ou já não lha conseguem arranjar, e que podia enviar para ele o pedido de rescisão. Dito e feito. Terminou o contrato sem pagar nada.
 
AJUDA URGENTE E MUITO IMPORTANTE:

Estou no inicio de um grande problema com a MEO, porque EU não vou ceder nem um milimetro e estou disposto a ir até ao ultimo tribunal. Estou farto de ser roubado por instituições\empresa que deviam ter com linha de comportamento a honestidade e responsabilidade social.

Descrição sintética da situação; No dia 11 de Fevereiro de 2015 verifiquei que as faturas da MEO estavam altas em relação ao que esperava (debito direto), ao verificar a fatura de forma detalhada (por email) constatei que me estavam a cobrar o aluguer da box no valor de 5,499 euros.

Como cliente, decidi telefonar para o apoio ao cliente e resolver isto de forma natural e normal, ou seja pedindo a retificação dos valores indevidamente debitados (cerca de 15 euros de 3 meses indevidamente debitados)... e a partir dai foi o descalabro...

Disseram-me com a maior da lata que o meo pacote M4O Light não tinha qualquer oferta do aluguer da box, e até me explicaram que isso era impossível porque no momento de adesão ao M4O não fiz qualquer portabilidade de cartões telemóvel.

Ora a partir daqui existe muita confusão e incongruências. Além de uma mentira inacreditável, visto que temos presente a conversa do contrato telefônico que fiz...onde alertei e reforcei à colaboradora que só aceitava a nova adesão (M4O) se mantivesse a oferta do aluguer da box...que nunca paguei em todos os pacotes que contratualizei com a MEO.

FACTOS:

  • Fiz um contrato através do telefone (apoio ao cliente ou chamada feita para mim) onde felizmente aquando da leitura das condições do contrato...interpelei a senhora e falei claramente do aluguer da box, imaginem que em dado momento ela disse que não podia oferecer essa "oferta" e eu educadamente expliquei que assim não queria o pacote. Assim a dita colaborado decidiu perguntar-me "Senhor Bruno, então e se lhe oferecer o aluguer da box?"... e então sim aceitei e fizemos o contrato verbal.
  • Ciente disto tudo, quando recebi uma carta com as condições gerais do meu "novo" pacote, onde de forma expressa diz (e me foi dito pelo telefone) que só depois de assinado\enviado o tal Código por SMS a aceitar as condições é que o contrato é validado... tive de não enviar a confirmação, visto que não aparecia a dita oferta.
  • No entanto deixei andar e esperei pela fatura do mês seguinte...e tudo correu bem...visto que já com M4O Light o desconto era realmente feito...
  • E assim foi durante 3 meses, até que em Outubro apareceu o debito indevido, telefonei para o apoio ao cliente e de imediato me foi corrigido.
  • O problema atual é que no dia 11 de Fevereiro verifiquei que em Novembro, Dezembro e Janeiro me foi debitado a mensalidade.

Assim pergunto;

Pela lei, o meu contrato é legal? A não assinatura do contrato enviado por correio (ou o não envio do código) não significa que posso rescindir ou melhor, não cumprir o contrato verbal?

Por outro lado, tendo eu a certeza do contrato feito por mim...posso rescindir por justa causa, visto que não cumprem o acordado.

Resumindo:
  • Não tenho a minima confiança na MEO depois disto tudo.
  • Tenho queixa entregue pelo Apoio ao Cliente
  • Tenho fax enviado a pedir a audição do contrato verbal (que hoje me disseram terem de verificar se esta disponível)
  • Eu quero que se resolve, mas quero acima de tudo que a MEO seja responsabilizada pelo que me fez, porque houve e há muita maldade e má fé... o que posso pedir???
Reparem:
  • Mentiram em relação ao contrato verbal e ao seu conteúdo.
  • Mentiram em relação à razão para me darem o dito desconto durante 3 meses (um colaborador disse que era assim o sistema, outro que era só até ao fim da anterior fidelização - que ironia terminaria só em Maio de 2015)
  • Hoje telefonam a perguntar poque quero ouvir a chamada, o que não me parece correto, visto que a pedi...ponto final. Além disse mandaram logo a indireta de que iam verificar a disponibilidade da mesma.(estão a gozar)~
  • Ontem telefonaram a perguntar afinal o que eu queria???!!?? E eu expliquei tudo de novo...no fim, disseram assim...não se preocupe Sr. Bruno, no fim se tiver razão a MEO terá de cumprir com as condições contratuais e apenas isso...ou seja, devolvem as 3 mensalidades da box...
MAS para mim agora não é só isso que conta...quero que sejam castigados pelo seu comportamento desonesto e calculista.

Ainda ontem vi um caso em que a MEO cobra 95 euros por falha contratual de um cliente que pagou 4 mensalidades em atraso com serviço cortado...então se o homem pagou tudo para trás com juros porque raio ainda paga uma multa?

QUERO MUITO rescindir com eles e penaliza-los...

O que sugerem???
 
Tao e qual o que me aconteceu mas comigo foram as chamadas internacionais. E sabes o que foi mais engraçado? Eu também disse "sem chamadas internacionais não quero", foram falar com alguém (presumo que com um supervisor) e confirmaram que as tinha de ter, depois na factura vinham cobradas.

O resto da história está de forma resumida aqui http://forum.zwame.pt/threads/ano-de-2015-precos.888303/page-6 e de forma mais detalhada algures pelo fórum que já foi à uns meses.

Cada vez mais me convenço que não são erros, isto é propositado pois é sistemático. Vale tudo para redefilizar as pessoas e depois vale tudo para lhes meter medo com ameaças de tribunal etc etc.

Com estes meninos por telefone nunca mais, as gravações de chamadas são válidas apenas para os beneficiar e nada mais. A anacom a anda dormir ou finge que nada vê.
 
fizeste o contrato depois da nova lei ou antes?
tens mesmo a a certeza que eles davam a box?
Sim amigo, tenho a certeza de toda a conversa minha e dela durante o contacto do contrato verbal...não tenho duvidas.

O contrato verbal foi realizado no dia 5 de Julho, penso que a adesão pela Meo no dia 7 (sistema deles) e infelizmente só entrou na minha casa, ou seja serviços a funcionar passado umas 2 semanas...

Mas objetivamente o contrato telefônico foi dia 5 de Julho.

A carta enviada por eles data de 06-07-2014 mas chegou a mim muito mais tarde...
 
então é pela novas regras, eles tinham que mandar uma carta com o contrato e tu devias de assinar e mandar de volta, sendo assim, tu não tens contrato.

telefona para a provedoria da PT ( eles irão ajudar muito melhor ), e diz que o que ficou acordado, e que segundo a nova lei que devia ter recebido um contrato e não recebeste, pede para rectificarem ou avanças com a rescisão, e não fales a gritar nem parecido, porque eles sabem melhor da lei e vão ajudar muito mais

edit: a oferta da box não foi só durante 6 meses?
 
caso não tenhas reparado a lei mudou.....
O que é mais grave ainda pois eu fiz essa alteração depois de a lei ter mudado e mesmo assim não me queriam dar razão nem queriam saber dessa lei(eu falhei-lhes dela), para ver onde chega o nível e o quanto estão dispostos a ir.

Até te digo mais, eu tinha e ainda tenho uma carta registada deles a dizerem que não têm chamadas nenhumas naquelas datas em que o contrato foi efectuado e nem assim queriam dar razão ou corrigir a situação ou fazer o que quer que fosse. Só quando aceitei a "sugestão" deles de ir a tribunal para eles me darem acesso à chamada, só e apenas nesse momento é que deixaram de tentar enganar.

Um cliente de 25 anos ou mais, débito directo à descrição e que nunca falhou com nada. Fizeram um excelente trabalho em fazer com que uma pessoa que até adorava a Pt, e não se importava de pagar mais porque queria a Pt (manias) os ficasse a odiar com as suas mentiras e insinuações sobre a nossa "capacidade de compreensão" quando o contrato foi efetuado. Pessoa essa que nesse momento mal tenha uma alternativa credível manda-os dar uma volta. Foi inacreditável.
 
Última edição:
vai depender de quando fizeste o contacto telefónico, e os operadores muitas das vezes não conhecem estas leis e os que conhecem são obrigados a não conhecer
 
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