controlador de fans on/off

bem apresento o meu eskema é tao facil kuanto isto!
eskemadefancominterruptnx1.jpg"][U][COLOR=
[/COLOR]
le os apontamentos ke estao no desenho
Que raio de esquema é este? ASNEIRA!
O que tu estás a fazer é curto circuitar a fonte!! Nunca deves ligar o (+) directamente ao (-)
O que tu deves fazer é cortar por exemplo o fio vermelho e colocar lá o interruptor!

___________

Programas para testar circuitos, existe o PSpice. Se quiserem eu arranjo link p versão gratuita/estudante que tem algumas limitações para dá para o efeito..
 
eskece ja nao estava bem kuando estava a fazer o eskema, tens razao corta-se o vermelho i mete-se um interruptor no meio do vermelho!!

cumps
 
pá... tanta conversa e venho eu agora semear discordia.
quem quer um rheobus, todo catita vai a uma loja de computadores gasta 30 euros e poupa montes de chatices do genero "este circuito ta certo?" quem quer so uma cena liga/desliga mete um interruptor no fio amarelo e pronto.

agora pra semear um bocadinho mais de discordia:

teclasOC, se calhar vou dar-te uma novidade, mas tens entre o fio preto e o vermelho da molex 5V de potencial, ou seja, poupas uns trocos naqueles resistencias a mais que meteste pra descer os 12V pra 5V... ou seja, o teu esquema pode ficar muuuuito mais simples.

g_card, pra criar desenhos todos bonitos com resistencias e cenas dessas tens o p-spice como ja foi dito e tens tb o orcad



acho que era só isto.

cumps
 
ola a todos...

vim só aqui deixar a minha próxima invenção... (isto não é da minha autoria)

ldo1_vb.gif


E a isto vou adicionar um botão ON/OFF... este regulador tem 99% de eficiencia..ou seja... fan a velocidade máxima...

ldo1.jpg

Este é o aspecto final...
 
tanta coisa possa se kerem aumentar ou diminuir a velocidade da fan vao la com o dedo i diminuem loool!

mas agora a serio ele so esta a pedir um controlador para LIGAR e DESLIGAR!

cumps
 
....e não é ao fio vermelho mas sim ao amarelo..

Vermelho - 5V
Amarelo - 12V

é so ligar o amarelo do molex ao interruptor...e da saida do interruptor...ligar à fan...o negativo ligas em como e ta feito..

cumps
 
....e não é ao fio vermelho mas sim ao amarelo..

Vermelho - 5V
Amarelo - 12V

é so ligar o amarelo do molex ao interruptor...e da saida do interruptor...ligar à fan...o negativo ligas em como e ta feito..

cumps

ehrm... foi isso que eu disse entre o amarelo e o preto 12V e entre o vermelho e o preto 5V nao é preciso andar a inventar resistencias lá no meio pra tirar 5V dos 12V....
 
nao me estas a dar nenhuma novidade. lol
eu sei k esta la 5v. mas so agora é k vi uma ligacao de um interruptor de tres estados. pensava k so tinha um input, mas afinal um interruptor de 3 estados, tem 2 inputs. assim ja posso aplicar a tensao de 5v e retirar assim as resistencias par diminuir a tensao. mas a diferença é retirar 1 resistencia... lol

o programa k utilizei foi o EWB. encontrei um site de um baybus de 12v/5v/off.
http://www.virtual-hideout.net/guides/5v_12v_baybus/index.shtml
 
Alguem me pode dizer se o valor das resistencias dos esquemas acima pode ser o mesmo para regular uma vantec tornado? Se não, qual deverá ser, ou ideias por favor.
 
nao me estas a dar nenhuma novidade. lol
eu sei k esta la 5v. mas so agora é k vi uma ligacao de um interruptor de tres estados. pensava k so tinha um input, mas afinal um interruptor de 3 estados, tem 2 inputs. assim ja posso aplicar a tensao de 5v e retirar assim as resistencias par diminuir a tensao. mas a diferença é retirar 1 resistencia... lol

o programa k utilizei foi o EWB. encontrei um site de um baybus de 12v/5v/off.
http://www.virtual-hideout.net/guides/5v_12v_baybus/index.shtml

ha uma maneira de fazer esse controlador mais eficiente ma minha opinião...

pois ligar uma fan a 5V e tê-la desligada acho que é a mesma coisa, logo eu sugeria que no comum dos interruptores em vez de se ligar a massa (0V), ligar os 12V (amarelo) e num dos outros terminais a massa e no outro os 5V (vermelho) pois assim a vam fica a trabalhar ou a 12V ou a 7V ou a nada :P
 
ha uma maneira de fazer esse controlador mais eficiente ma minha opinião...

pois ligar uma fan a 5V e tê-la desligada acho que é a mesma coisa, logo eu sugeria que no comum dos interruptores em vez de se ligar a massa (0V), ligar os 12V (amarelo) e num dos outros terminais a massa e no outro os 5V (vermelho) pois assim a vam fica a trabalhar ou a 12V ou a 7V ou a nada :P

dude, isso vai dar basicamente ao mesmo que eu disse, um interruptor de 3 estados, 12/5/0 depois se quizesse inventar pra la uns potenciometros pra meter aquilo a rodar mais depressa ou mais devagar e uns leds com as respectivas resistencias pra saber se ta a 12 ou a 5... mas continuo a dizer, para o trabalho que isso dá e o dinheiro que se gasta mais vale comprar um rheobus daqueles todos xpto que se arranjam a 30 euros nas lojas, ja vem com reguladores, leds com fartura e uns mostradores todos bonitos...

so a minha opiniao anyways
 
dude, isso vai dar basicamente ao mesmo que eu disse, um interruptor de 3 estados, 12/5/0 depois se quizesse inventar pra la uns potenciometros pra meter aquilo a rodar mais depressa ou mais devagar e uns leds com as respectivas resistencias pra saber se ta a 12 ou a 5... mas continuo a dizer, para o trabalho que isso dá e o dinheiro que se gasta mais vale comprar um rheobus daqueles todos xpto que se arranjam a 30 euros nas lojas, ja vem com reguladores, leds com fartura e uns mostradores todos bonitos...

so a minha opiniao anyways


+/- isso, mas em vez de 12/5/0 dá 12/7/0 que é mais eficiente a meu ver como disse anteriormente...
 
Bem, parece-me que é este o topico ideal para a minha duvida...
Tenho a antec 1200, com 6 fans, todas elas com reguladores independentes,
em tres estados possiveis (low, medium, high).
A questao é que por vezes quero desliga-las por completo, para reduzir ao maximo o ruido...
Alguem pode me ajudar?


Cump.
 
Bem, parece-me que é este o topico ideal para a minha duvida...
Tenho a antec 1200, com 6 fans, todas elas com reguladores independentes,
em tres estados possiveis (low, medium, high).
A questao é que por vezes quero desliga-las por completo, para reduzir ao maximo o ruido...
Alguem pode me ajudar?


Cump.
Simples.
Vais a uma loja de electrónica e compras um interruptor.
Interrompes o circuito e colocas lá o interruptor.
 
Pois... teria de colocar um interruptor, em cada uma das 6 fans...
A ideia é boa sim, mas nao é muito pratico... Teria de fazer um esquema caseirinho para colocar os switchs, salientes de modo a que ficasse pratico...

A ideia é boa, e se opta-se por um controlador???
Eu abri um topico, aqui esta mais esclarecida a minha situaçao.
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=392905

Obrigado!
Cumps.
 
como tens ligado essas ventuinhas?? a molex?? e tão todas perto umas das outras??? se for, arranjas umas fichas molex e cabo e o interruptor...!!! isto(cabos e molex's!!) para não cortar os cabos da fonte...
 
Back
Topo